terça-feira, 25 de agosto de 2009

avaliação 2° B - 25-08-2009

01 - (FAPA-RS-Adaptada) O território japonês é freqüentemente abalado por tremores de terra, de intensidade variada. Os terremotos mais violentos causam muitos danos, não só materiais, mas também humanos. Isso acontece porque o Japão:

a) está localizado em latitude subtropical, onde se chocam massas de ar frias e quentes.

b) é o país mais populoso do Oceano Índico, onde a plataforma submarina apresenta fragilidades por ser de formação recente.

c) praticamente esgotou seu outrora abundante lençol petrolífero, provocando movimentos de acomodação de camadas rochosas.

d) é um país densamente povoado e fortemente urbanizado, com as aglomerações urbanas exercendo intensa pressão sobre a litosfera.

e) está localizado sobre faixa de contato de placas tectônicas.

02- (FAAP-SP) Sobre a população do Japão é correto afirmar que:

a) seu crescimento vegetativo vem aumentando.

b) o êxodo rural é conseqüência do esgotamento da terra.

c) o país é tipicamente imigrante, recebendo coreanos e chineses.

d) predominam no país as populações analfabetas, com problemas de saúde e moradia.

e) apesar de haver problemas de moradia nos grandes centros urbanos, pode-se afirmar que o país apresenta um elevado padrão de vida.

03. (MACK-SP) Considere as seguintes afirmações sobre as áreas A e B destacadas no mapa do Japão.

I — A área A caracteriza-se pelo clima frio, provocado pela alta latitude e pela influência de correntes marítimas frias.

II — A área B apresenta climas que variam dos temperados úmidos aos subtropicais.

III — A área A é constituída por planícies aproveitadas para o cultivo de cereais, como o arroz.

IV — A área B corresponde à principal concentração urbano- industrial do país.

V — A área A apresenta baixas densidades demográficas.

VI — Apesar dos marcantes contrastes naturais, A e B não se diferenciam do ponto de vista demográfico.

Assinale:

a) se apenas I, II e VI forem verdadeiras.

b) se apenas I, II, III, IV e V forem verdadeiras.

c) se apenas II, IV e VI forem verdadeiras.

d) se apenas I, III e V forem verdadeiras.

e) se apenas I, II, IV e V forem verdadeiras.












04. (CEFET-PR-Adaptada) Leia o texto relativo ao processo iniciado no Japão:

“Os movimentos que vêm modificando as relações de trabalho foram iniciados com a implantação de um novo padrão de acumulação capitalista, chamado toyotismo, especialmente a partir dos anos de 1990, em paralelo com a intensificação da globalização e do uso de tecnologia. A exposição da economia à competição internacional contribuiu para a incorporação de processos de reestruturação produtiva, os quais flexibilizaram o mercado de trabalho — aumentando a liberdade dos empregadores na contratação e demissão de mão-de-obra — e introduziram novas tecnologias que tornaram obsoletos muitos postos de trabalho.”

Em relação às consequências do processo descrito no texto, assinale a única alternativa incorreta:

a) Nos EUA o toyotismo foi responsável pela transferência da força industrial para as regiões Oeste e Sul, onde formam o chamado Sun Belt.

b) A flexibilidade do mercado de trabalho obriga a PEA a ter maior nível de especialização, exigências dos melhores empregos no setor terciário.

c) Nos países desenvolvidos intensificou-se a migração da PEA para o setor terciário, que hoje emprega a maior parte da população adulta.

d) Em países emergentes à liberação da mão-de-obra da indústria somou-se a PEA que vem do campo em função da crescente mecanização rural.

e) A perda dos cargos industriais para a automação sempre resultou na criação de um número maior de postos de trabalho que o de desempregados.

05. (PUC-PR-Adaptada) Em muitas fábricas do Japão os operários das linhas de montagem foram substituídos por robôs. A soldagem das carrocerias é feita por robôs que fazem o trabalho de trinta operários. Cinqüenta motoristas de empilhadeiras foram substituídos por cinco programadores que controlam por computador a distribuição automática de peças.

Com isso não podemos afirmar que:

a) na época da automação, a maior parte das indústrias pode ou poderá produzir mais com menos operários.

b) em países industrializados já está ocorrendo uma redução progressiva da jornada de trabalho, sem redução salarial.

c) com o avanço da informática, telecomunicações, pesquisa científica e tecnológica, o setor terciário é o que mais vem crescendo nas últimas décadas.

d) desde os anos de 1980, os níveis de desemprego estão diminuindo, pois o setor secundário está empregando cada vez mais operários.

e) os novos setores industriais, com tecnologia de ponta, representam aplicações de conhecimentos científicos muito avançados.

06 - A Era Meiji (1868-1912) representou para o Japão uma série de grandes mudanças sócio-político-econômicas. Com relação a essas grandes transformações, assinale a única opção correta:

a) Implantou-se o poder dos "xoguns", que eram senhores feudais interessados no fortalecimento da figura do Imperador como Chefe de Estado.

b) Reestruturaram-se as Forças Armadas, de acordo com padrões ocidentais, visando ao futuro expansionismo na Ásia de Sudeste e no Pacífico.

c) Criaram-se condições para a formação dos ZAIBATSUS, isto é, dos grandes monopólios pertencentes a antigos clãs feudais e ao capital norte-americano.

d) foi aprovada uma Constituição, em 1889, que aboliria os poderes Legislativo, Executivo e Judiciário e os entregaria aos "Samurais" do Imperador.

e) Houve a contratação de técnicos europeus para reestruturar a indústria de tecidos, já existente no país desde o século XVIII, nas cidades de Kyoto e Tóquio.

07 - Caracterize a população do Japão e sua distribuição espacial.

O Japão é um país populoso e povoado que se concentra nas áreas litorâneas de planície.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

08 - Um dos países mais conhecidos e desenvolvidos da Ásia é o Japão. Seu progresso tecnológico e sua produção industrial são mundialmente famosos. Por outro lado, sua economia depende muito da importação quase total de matérias-primas. Faça uma relação entre a dependência do Japão em relação às matérias-primas e seu quadro natural.

As formações geológicas do Japão são recentes, o que dificulta a formação de recursos minerais.__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

09 - O milagre japonês de desenvolvimento baseia-se em vários fatores, dentre os quais o da orientação da indústria japonesa em trabalhar cada vez mais com valores agregados maiores. Assim, "1 tonelada de satélite" custa 200 vezes mais do que "1 tonelada de automóvel" e 20.000 vezes mais do que "1 tonelada de navio cargueiro".

Baseado nesse princípio, o governo japonês estimulou, nas últimas décadas, a(o):

a) substituição dos materiais que equipam os navios cargueiros, buscando ampliar as margens de lucro dos armadores japoneses.

b) reaparelhamento dos estaleiros, informatizando-os e aumentando, também, o valor agregado dos navios.

c) sucateamento da indústria naval e os investimentos maciços em "chips" para computadores que vão equipar satélites.

d) investimento decrescente na indústria automotiva e naval, e crescente na astronáutica, robótica e de brinquedos.

e) deslocamento crescente de instalações industriais de baixo valor agregado para fora do Japão, sobretudo para os Tigres Asiáticos.

10 - Analise o gráfico apresentado abaixo


A leitura do gráfico permite afirmar que o Japão

a) é o principal país exportador de automóveis do mundo.

b) apresenta uma balança comercial superavitária.

c) mantém a liderança no comércio mundial.

d) sofre, atualmente, grande concorrência dos Tigres asiáticos.

e) tem nos produtos industriais a base de suas exportações.

11 - "(...) O Japão está sendo ameaçado por uma nova epidemia, que provoca cerca de 10 mil vítimas fatais por ano, disse o 'The independence', no dia 30 de agosto (1998). A terrível doença não é aids, mas sim 'Karoshi' que significa 'excesso de trabalho'.

(...) Médicos japoneses dizem que o estresse provocado por longa jornada de trabalho vem causando um número crescente de mortes por problemas cardíacos (...)" PASSINE, Elza Yasuko. "Japão: que país é este?" Belo Horizonte, Lê, 1998. p.103.

Tendo como base as informações do trecho anterior e sabendo que, no Japão, existe uma grande integração do trabalhador aos objetivos traçados pela empresa, é FALSA a opção:

a) Os valores éticos antigos que eram passados de geração a geração não existem mais no Japão; por conta disso, as empresas acabam explorando muito os trabalhadores, mesmo contra sua vontade.

b) Algumas empresas têm semana de sete dias, limitando o descanso apenas aos feriados.

c) Considerando a ética do trabalho desenvolvida na sociedade japonesa, quando o trabalhador fica doente, ele pede férias para não prejudicar a "sua" empresa.

d) Essa integração trabalhador-empresa ajuda a explicar o desenvolvimento econômico do Japão, mas, por outro lado, tem causado desgastes físicos e emocionais ao trabalhador.

e) O trabalhador japonês sente a obrigação moral, pela empresa e pela pátria ou pelo país, de "produzir a maior quantidade em menor tempo."

24 - Em junho de 2008, comemorou-se o centenário da imigração japonesa para o Brasil. Em 18.06.1908 o navio Kasato Maru aportou em Santos, SP, trazendo 781 japoneses, que compunham a primeira leva de imigrantes. Observe os gráficos.

Utilizando seus conhecimentos, assinale a alternativa que indica causas que contribuíram para reforçar os acordos nipo-brasileiros no início do século XX e a direção atual do fluxo migratório.

(A) Elevada densidade populacional no Japão; menor população e escassez de mão-de-obra agrícola no Brasil; inversão do fluxo com brasileiros, descendentes ou não de japoneses, emigrando para o Japão.

(B) Acelerado processo de urbanização no Japão; menor população e escassez de mão-de-obra industrial no Brasil; manutenção do fluxo, exclusivamente com japoneses altamente qualificados imigrando para o Brasil.

(C) Cobrança de impostos elevados no Japão; abolição da escravatura no Brasil; interrupção total do fluxo migratório entre os dois países.

(D) Política de privilégios para o primogênito no Japão; baixa esperança de vida e escassez de mão-de-obra industrial no Brasil; inversão do fluxo, exclusivamente com descendentes de japoneses emigrando para o Japão.

(E) População muito maior no Japão; densidade populacional elevada com grande expansão urbana no Brasil; aumento do fluxo em mais do que o dobro, exclusivamente com brasileiros natos emigrando para o Japão.