terça-feira, 30 de setembro de 2008

ALUNO EM RECUPERAÇÃO DO 3º ANO -ENSINO MÉDIO

05;
08;
10;
13;
14;
15;
20;
21;
26;
27;
28;
34;
41;
43;
44.
A prova será na 5ª feira, dia 02-10-2008 e a matéria será a do bimestre(ou seja, que caiu nas duas provas).

gabarito prova 3º ano 30-09-2008

PROVA A
01 - A América do Norte é um bloco continental ligado à América do Sul por uma estreita faixa de terras conhecida como América Central Ístmica, como se vê no mapa abaixo:
Sobre esse continente afirma-se:
I. Sua posição geográfica apresenta extremos de latitude muito maiores que os da América do Sul.
II. Sua extensão longitudinal é maior que a da América do Sul, o que permite deduzir que o seu número de fusos horários também é maior.
III. O fato de ser cortada pelo Círculo Polar Ártico, garante que os climas do seu extremo setentrional sejam mais frios que os da porção meridional da América do Sul.
IV. A passagem do Trópico de Capricórnio por seu território garante que todo o continente se encontra na Zona Temperada Setentrional.
V. De forma geral os seus países são mais extensos e em menor número, quando comparados à América do Sul.
São corretas apenas as afirmações:
a) II, III e IV. d) IV e V.
b) I, II, III e V. e) III, IV e V.
c) I e IV.

2. (UEMaringá-adaptada) Analise as afirmações sobre os aspectos físicos e biogeográficos da Europa:
I. Na porção meridional localizam-se montanhas formadas por dobramentos recentes. Essas áreas estão sujeitas
a instabilidades tectônicas, podendo ocorrer terremotos ou vulcanismo, como na Itália, onde se destacam os vulcões Etna e Vesúvio.
II. Muitos rios europeus são de pequena extensão, se comparados aos grandes rios brasileiros. No entanto, a navegação fluvial é importante, graças à boa distribuição da rede de drenagem e à interligação das bacias por meio de canais.
III. Os fiordes, vales glaciais que foram invadidos pelas águas do mar; são comuns no litoral da Noruega.
IV. A corrente marítima quente do Golfo influi no clima da porção Noroeste da Europa, amenizando os rigores da temperatura e elevando a umidade.
V. Ventos quentes que se originam do continente africano, no deserto do Saara, influem no clima da porção setentrional da Europa, conferindo-lhe características de aridez, principalmente durante o verão.
VI. O clima mediterrâneo apresenta invernos muito secos e verões úmidos, favorecendo o cultivo da oliveira e da videira.
VII. A maior parte da Europa apresentava, como vegetação natural, pradarias e estepes.
São verdadeiras apenas as afirmações:
a) V, VI e VII.
b) I e VII.
c) I, II, III e IV.
d) III, VI e VII.
e) V e VI.

3. (CESGRANRIO-Adaptada) O México é um país latino-americano que contém, na sua área de fronteira com os EUA,
grande número de indústrias “maquiladoras”. Sobre elas é correto afirmar que:
a) os produtos por elas gerados são destinados, na sua maioria, ao mercado interno, fortalecendo a economia do próprio país.
b) as empresas do setor de cosméticos respondem por mais de 40% das indústrias “maquiadoras”, justificando-lhes tal denominação.
c) a industrialização é um resultado direto da expansão das “maquiadoras”, nas várias regiões daqueles países.
d) são responsáveis por elevado desenvolvimento regional das áreas onde se instalam, já que pagam altos impostos aos governos.
e) são empresas de montagem, que transformam, reparam e embalam mercadorias estrangeiras, voltadas para a reexportação.

04 - Como se explica as elevadas amplitudes térmicas da Planície Central Americana?
Durante o verão, a região é atingida por massas quentes provenientes das zonas tropicais do Golfo do México; quando chega o inverno, a área recebe a influência das massas polares.

05 - Em qual das rotas aéreas, traçadas no mapa, haverá maior possibilidade de os passageiros visualizarem o canal da Mancha, a planície da bacia de Londres, o rio Tâmisa e águas dos mares do Norte e Cantábrico?
a) Rota Madri-Atenas.
b) Rota Lisboa-Oslo.
c) Rota Copenhague-Moscou.
d) Rota Roma-Estocolmo.
e) Rota Sófia-Helsinque.

06 - O crescente direcionamento da economia dos Estados Unidos para o exterior permite ver uma nova forma de divisão regional do país, organizada em três vertentes Atlântico, Caribe e Pacífico, separadas por uma grande zona interior, pouco povoada e essencialmente agrícola. Observe:
Com relação às regiões propostas podemos afirmar:
Vertente do Atlântico — Esteve orientada para os mercados europeus até finais do século XVIII, quando, através dos Grandes Lagos, voltou-se para o interior; ainda hoje. O papel dirigente das grandes metrópoles dessa região permanece dominante; apresenta declínio relativo nos setores industriais do aço e têxteis, além de declínio populacional.
Vertente do Pacífico — Na costa oeste encontram-se as metrópoles californianas com bom desempenho econômico e crescimento populacional; ponto de convergência dos fluxos humanos e de capitais entre Ásia, América Latina e América do Norte; alto desenvolvimento de setores industriais de ponta.
Vertente do Caribe — Definida pelos espaços imensos e poucos povoados, é fortemente marcada pelo peso das atividades agrícolas; ressente-se da falta de uma rede urbana nitidamente hierarquizada; funciona como uma imensa área de ligação entre o Nordeste e o Pacífico.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) afirmação(ões):
a) 1 .
b) 1 e 2.
c) 1 e 3.
d) 2 e 3.
e) Todas são corretas.

07 - A maioria das indústrias siderúrgicas dos Estados Unidos da
América localiza-se:
a) junto das minas de ferro e dos depósitos de calcário.
b) junto das minas de carvão e dos grandes centros consumidores.
c) junto dos locais de recepção da matéria-prima do Canadá.
d) junto das reservas de carvão das Montanhas Rochosas.
e) junto ao Golfo do México.

08 - (CESUPA-adaptada) A revolução científica e tecnológica tem proporcionado mudanças importantes na estrutura e dinâmica do espaço geográfico mundial. A interatividade por meio da informática, os avanços nas comunicações e nos transportes têm encurtado as distâncias e tornado mais próxima a relação entre as diversas sociedades no mundo contemporâneo.
Milton Santos, geógrafo brasileiro, denominou esse espaço geográfico de meio técnico-científico-informacional, principalmente porque:
a) A difusão das redes computadorizadas, como a internet, e a criação de novas tecnologias impregnaram diversas partes do espaço geográfico, transformando a percepção do espaço-tempo.
b) A tecnologia mudou todas formas de utilização da natureza pela humanidade, homogeneizando a produção do espaço geográfico mundial.
c) A ciência e a informática estão na base de todas as formas de criação, utilização e funcionamento do espaço geográfico.
d) A difusão da informação tornou-se mais rápida em todo o mundo, transformando integralmente as estruturas espaciais de todas as sociedades.
e) A ciência remodelou completamente a tecnologia, criando novas formas de produção que se socializaram por todos os espaços geográficos.

09 - (FUVEST-adaptado) Leia os textos e responda à questão.
Mais da metade do gênero humano jamais discou um número de telefone. Há mais linhas telefônicas em Manhatan do que em toda a África ao sul do Saara. (Mbeki, vice-presidente da África do Sul, 1995.)
Nos Estados Unidos, os brancos representam 88,6% dos usuários da Internet, e os negros, apenas 1,3%, embora correspondam a 12% da população. (Adaptado de Douzet, 1977.)
Considerando as informações dos textos dados, assinale a alternativa correta.
a) O nível de vida das populações e o grau de desenvolvimento tecnológico dos países explicam a desigual distribuição de usuários da rede Internet.
b) A cibercultura e universal e constitui um instrumento de massificação e construção de uma identidade cultural global.
c) Os fluxos de informação telefônica não devem ser confundidos com as infovias, que têm uma distribuição mais igualitária no mundo.
d) Os custos de conexão virtual são mais elevados nos países ricos do que nos pobres, o que explica sua distribuição desigual.
e) O centro mundial de fornecimento de serviços da rede Internet são os Estados Unidos, devido à grande quantidade de telefones disponíveis.

10 - (PUC-SP-adaptada) Se, num futuro de automação vamos passar a desfrutar de mais horas de lazer, o problema que se coloca não é: Como é que a humanidade vai ser capaz de consumir todas essas unidades de tempo adicionais?; mas sim: Qual será a capacidade de inovação dos homens que vão ter que viver uma parcela importante de seu tempo sem nenhuma vinculação com as obrigações de trabalho? Se a noção de tempo útil se tornar menos compulsiva, os homens terão de voltar a aprender algo da arte de viver que perderam com a Revolução Industrial — o modo de preencher os intervalos dos seus dias com relações pessoais e sociais mais ricas, o modo de quebrar mais uma vez as barreiras entre o trabalho e a vida pessoal.
(Adaptado de E. P. Thompson. O tempo, a disciplina do trabalho e o capitalismo industrial in Tomaz T. da Silva, Trabalho, educação e prática social. Artes Médicas, Porto Alegre, 1991.)
O texto possibilita afirmar que:
a) a automação, produto da Revolução Industrial, será a condição suficiente e necessária para libertar o homem da carga excessiva de trabalho, deixando-lhe mais tempo livre para o lazer.
b) a racionalização, por meio da divisão de tarefas e da impessoalidade do controle, tenderá a libertar o operário de tarefas mecânicas e repetitivas, possibilitando a ele racionalizar seu tempo livre.
c) o operariado, frente a novas formas de organização do trabalho, deverá aprender a consumir adequadamente seu tempo livre, transformado pela Revolução Industrial em uma mercadoria.
d) as formas de trabalho impostas pela Revolução Industrial tenderão a ser “suavizadas” pela automação, democratizando o acesso ao tempo livre e ao lazer, estabelecendo uma nítida separação entre as esferas da vida pessoal e do trabalho.
e) o sistema de trabalho imposto pela Revolução Industrial destruiu formas tradicionais de sociabilidade, impondo uma nítida separação entre “vida” e “trabalho”, formas essas que deverão ser recuperadas frente a novas possibilidades.

PROVA B
01 - A tabela abaixo mostra a evolução da população e da pobreza nos Estados Unidos, comparando dados de 1970 e 2007.
01 - Com base nos dados da tabela, analise a evolução da pobreza em números absolutos e relativos. Confirme ou negue a afirmação de que “a pobreza cresceu muito no país”.
Os dados da tabela indicam que o número absoluto de pobres aumentou, de 27,1 para 36,4 milhões de pessoas, e que o número relativo diminuiu, de 13,6 para 12,3%. Portanto, a pobreza não cresceu muito no país, já que houve a redução da parcela de pobres.
02 - A redução da parcela de pobres no Sul do país indica melhoria da situação socioeconômica da região? Explique.
Sim. Se a parcela de pobres diminuiu (enquanto a das outras regiões aumentou), isso indica que a renda tem sido mais bem distribuída, que mais pessoas têm encontrado trabalho e que a economia regional está crescendo.
A Revolução Industrial teve início na Inglaterra e já no século XIX provocou profundas mudanças na economia do Reino Unido. Analise, no gráfico abaixo, algumas dessas mudanças.
04 - Usando os dados do gráfico, descreva o que ocorreu com a PEA do setor primário e aponte as causas desse fato.
A PEA britânica do setor primário foi reduzida de 36%, em 1801, para apenas 9%, em 1901. Isso ocorreu pela crescente mecanização do setor rural, que dispensou mão-de-obra do campo.
05 - Como se explica o aumento da parcela da PEA usada pelo setor secundário, considerando que na época ele já era baseado no uso de máquinas?
O rápido aumento do uso de mão-de-obra pelo setor industrial, que saltou de 28% da PEA, em 1801, para 48%, em 1901, indica que essa atividade apresentou um intenso crescimento, já que usava cada vez mais trabalhadores, apesar do processo de mecanização.

06 - (ESPM-adaptada) A política internacional muitas vezes se faz por disputas localizadas e neste aspecto, entroncamentos marítimos assumem um ponto chave, por serem verdadeiros nós geoestratégicos disputados, muitas vezes, de forma tensa entre as nações. Neste contexto, o acidente geográfico em questão torna-se vital, pois é a saída do Mediterrâneo, um dos mais movimentados mares do mundo, e seu controle por um país que não tem litoral nesse mar é motivo de litígio com a Espanha. Trata-se do:
a) canal de Suez. d) estreito de Ormuz.
b) estreito de Bósforo. e) estreito de Gibraltar.
c) estreito de Bering.

07 - A Europa é um dos continentes mais povoados, com mais de 70 habitantes por quilômetro quadrado. A distribuição da população, no entanto, é muito irregular. Nas planícies que beiram os mares do Norte e Báltico, concentram-se, em alguns pontos, mais de 500 habitantes por quilômetro quadrado.
Atravessando o mar Báltico, em direção ao norte, existem locais com menos de 1 habitante por quilômetro quadrado. Essa imensa diferença pode ser explicada pela(o):
a) rigor dos climas escandinavos.
b) efeito da Segunda Guerra, determinadora do despovoamento do norte.
c) presença da agricultura mecanizada nas planícies litorâneas.
d) política desenvolvida pela UE, que desvaloriza o norte.
e) emigração, que atingiu de forma intensa a região mais povoada.

08 - Leia a notícia:
“As autoridades de San Francisco lançaram hoje um plano de preparação para o norte da Califórnia enfrentar as conseqüências do chamado Big One, um grande terremoto, que poderia causar inúmeras mortes e prejuízos de até 200 bilhões de dólares. Neste ano, o Instituto de Pesquisa em Engenharia de Terremotos quer conscientizar as pessoas sobre os efeitos que esse terremoto poderá ter quando vier a ocorrer.”
Adaptado de Folha Online,17 abril 2002.
Com base no texto acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta:
a) A região encontra-se numa área formada por rochas sedimentares, local muito vulnerável às atividades tectônica e vulcânica.
b) A região está situada numa área geológica muito antiga, formada por escudos cristalinos, fato que explica a ocorrência de terremotos.
c) OBig One deverá atingir com intensidade ainda maior o Golfo do México, no sul dos Estados Unidos, onde se encontra a maior falha geológica da América.
d) O Big One poderá causar grandes estragos no oeste dos Estados Unidos, onde se encontram os dobramentos modernos, bem como a falha geológica de San Andreas.

09 - (CESUMAR-adaptada) Observe a pirâmide populacional do México:
Interpretando a pirâmide afirma-se que:
I. sua base indica que ainda há necessidade de investimentos nas áreas de educação e saúde.
II. seu topo indica a necessidade de priorizar programas de redução da mortalidade infantil.
III. a população masculina é menor que a feminina na faixa até 10 anos.
IV. a maioria da população tem menos de 20 anos.
Está correto o que se afirma em:
a) I e II apenas.
b) I e III apenas.
c) I e IV apenas.
d) II e III apenas.
e) III e IV apenas.

16 - (ENEM) O consumo diário de energia pelo ser humano vem crescendo e se diversificando ao longo da História, de acordo com as formas de organização da vida social. O esquema apresenta o consumo típico de energia de um habitante de diferentes lugares e em diferentes épocas. Segundo esse esquema, do estágio primitivo ao tecnológico, o consumo de energia per capita no mundo cresceu mais de 100 vezes, variando muito as taxas de crescimento, ou seja, a razão entre o aumento do consumo e o intervalo de tempo em que esse aumento ocorreu.
O período em que essa taxa de crescimento foi mais acentuada está associado à passagem:
a) do habitante das cavernas ao homem caçador.
b) do homem caçador à utilização do transporte por tração animal.
c) da introdução da agricultura ao crescimento das cidades.
d) da Idade Média à máquina a vapor.
e) da Segunda Revolução Industrial aos dias atuais.

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

MATÉRIA PARA PROVA DO 3° ANO

Em geral, os geógrafos associam os países a 3 processos distintos de industrialização:
Industrialização Clássica
É aquela que se vincula à Revolução Industrial (ou 1.a Revolução Industrial, pelo critério
tecnológico), cujo país pioneiro foi a Inglaterra, no período 1750 . 1850, estendendo-se
posteriormente aos demais países da Europa Ocidental (França, Bélgica, Alemanha, etc), aos EUA e ao Japão.
Nesse processo de industrialização, a máquina a vapor teve um papel essencial; o carvão
mineral constituiu-se na principal fonte de energia e as zonas industriais já nasciam junto às reservas minerais, particularmente nas proximidades das bacias carboníferas. Dessa forma, até os dias de hoje, extensas concentrações industriais localizam-se próximo de matérias primas, ou fortemente dependentes de sistemas de transportes que permitem acessá-las. Vamos enumerar algumas delas:
· Vale dos rios Reno e Ruhr, na Alemanha, em cidades como Colônia, Düsseldorf, etc;
· A Bacia do Tâmisa, as Midlands, o Eixo Manchester . Liverpool, na Inglaterra;
· A região de Calais, a Bacia de Paris e região da Alsácia e Lorena na França;
· O Nordeste dos EUA .
No caso do Japão, o padrão de localização industrial obedeceu a diferentes imperativos: a
carência de recursos naturais favoreceu a implantação de gigantescos pólos industriais nas zonas
portuárias, articulados com esquemas de importação maciça de ferro, carvão mineral, petróleo e toda sorte de recursos minerais.
Da segunda metade do século XIX ao início do século XX, uma 2.a Revolução Industrial
dominou o processo produtivo. O desenvolvimento da eletricidade e dos motores a combustão interna foram suas marcas principais; paralelamente, teve curso um extraordinário aperfeiçoamento da metalurgia e da siderurgia, o desenvolvimento do setor petroquímico e a afirmação do automóvel como o carro-chefe do setor de bens de consumo.
Esta segunda etapa intensificou ainda mais a concentração espacial das indústrias.
Industrialização Planificada
Nos países que implantaram economias socialistas, durante parte do século XX, o processo industrial estruturou-se de modo diferente. A dependência dos recursos naturais
evidentemente não era superada e a planificação econômica criou sistemas combinados de
extrativismo de recursos naturais e produção industrial. O Estado, porém, optava muitas vezes por uma maior dispersão espacial das indústrias.
No caso da ex-URSS, por exemplo, muitas zonas industriais foram implantadas em áreas
distantes de Moscou, objetivando uma melhor ocupação dos vastos vazios demográficos, dentro das preocupações de defesa do território, na ótica geopolítica da Guerra Fria.
Eis algumas concentrações industriais do antigo bloco soviético:
· Moscou, São Petersburgo, Donbass e região dos Urais, na URSS;
· Região da Silésia, na Polônia;
· Região da Boêmia, na atual República Tcheca

Industrialização Tardia
Os países subdesenvolvidos, outrora agrupados dentro do .Terceiro Mundo., tiveram
uma industrialização bem posterior ao nascimento das grandes potências industriais. Esse processo consolidou-se fundamentalmente logo após a 2.a Guerra Mundial e apoiou-se nos seguintes fatores:
· atuação do Estado na infra-estrutura e na indústria de base;
· estratégia de .substituição de importações., através de políticas protecionistas (restringindo as
importações de bens industriais) e fomento à nascente indústria nacional;
· estímulo à implantação de filiais das empresas transnacionais ou multinacionais, principalmente no setor de bens de consumo duráveis (automobilísticas e eletro-eletrônicas, por exemplo);
· produção voltada essencialmente para o mercado interno.
A industrialização dos países subdesenvolvidos também gerou significativas concentrações industriais, algumas das quais estão relacionadas a seguir:
· Sudeste do Brasil;
· Grande Buenos Aires, na Argentina;
· Eixo cidade de México . Guadalajara . Monterrey;
· Cidade do Cabo e Johanesburgo, na África do Sul

A industrialização dos .Tigres Asiáticos.
Os países do Extremo Oriente e Sudeste Asiático passaram por um processo de
industrialização com características diferentes dos países latino-americanos. Coréia do Sul, Taiwan, Cingapura e Hong Kong (hoje incorporado à China) industrializaram-se sob as seguintes condições:
· direcionamento da economia para o mercado externo, constituindo verdadeiras .plataformas de
exportação.;
· parceria entre o Estado e os conglomerados empresariais capazes de ocupar posições vantajosas no mercado internacional;
· emprego de mão-de-obra barata, embora beneficiada por grande investimento em educação;
· ética voltada para a disciplina, o trabalho e sentimento de coesão nacional.

O fenômeno da desconcentração geográfica da indústria
A 1.a Revolução Industrial, situada historicamente entre 1750 e 1850, foi baseada na
máquina a vapor e no carvão mineral. A 2.a Revolução Industrial fundamentou-se na eletricidade, na siderurgia,no motor a combustão interna e, portanto, na dependência do petróleo.
Atualmente, vivemos uma 3ª etapa tecnológica: a era da microeletrônica, das tecnologias de informação, da robótica e da biotecnologia. As novas conformações do trabalho e da produção capitalistas, aliadas a esses novos padrões técnicos e científicos, impuseram intensas transformações às indústrias. São várias as estratégias indispensáveis à atual economia, altamente competitiva, integrada e globalizada. Entre elas, podemos citar:
· a automação do processo produtivo, com a substituição da mão-de-obra por equipamentos
automatizados;
· exigência de trabalho cada vez mais qualificado;
· reestruturação da linha de montagem, com maior integração entre as tarefas ou etapas do processo produtivo (superando o antigo e rígido sistema taylorista);
· flexibilização das normas do trabalho, que possam restringir a atividade das empresas;
· o sistema .just-in-time., que consiste na redução ao mínimo dos estoques das empresas (a expansão dos transportes e das comunicações permite atualmente que se atenda aos clientes com maior rapidez, evitando-se os gastos com manutenção desses estoques).
Já não estamos no tempo em que as indústrias procuravam a proximidade das antigas
concentrações, na antiga ótica de localização espacial, cujo lema era .indústria atrai indústria. A
modernização dos transportes, o uso de novos materiais, a dependência da pesquisa científica e a
velocidade das inovações tecnológicas libertaram as indústrias das áreas tradicionais.
No passado, a tendência era a de concentração espacial das indústrias, uma vez que era
muito vantajoso, de fato, aproveitar-se a infra-estrutura já instalada nessas regiões. Obedecia-se
também à lógica de complementaridade produtiva entre as indústrias.
Entretanto, as grandes concentrações industriais tornaram-se muito onerosas para as
empresas, devido ao alto preço dos terrenos, aos problemas ambientais, aos custos elevados que o trânsito intenso e caótico representa e, até mesmo, ao fortalecimento dos movimentos sindicais que tendem a elevar os padrões salariais. Esse fenômeno ocorre tanto nos países centrais da economia capitalista, como naqueles considerados .emergentes.
Os Estados Unidos, por exemplo, passam atualmente por um processo de descentralização industrial; o enorme cinturão industrial localizado no nordeste do país - denominado
manufacturing belt - parece ter atingido um ponto de esgotamento.Dentro do novo padrão espacial as indústrias estão se deslocando para o sul e para o leste, buscando áreas onde os custos de produção são menores ou a proximidade de universidades e centros de pesquisa, geradores de novas tecnologias. Entre as cidades que mais crescem pode-se citar Dallas, Houston, Phoenix, Atlanta, São Francisco, Los Angeles, Seattle, entre outras.
Forma-se, assim, um novo cinturão industrial - denominado Sun Belt . que se estende entre o sul e a costa oeste do país, incluindo áreas de acelerado desenvolvimento, nos setores de ponta. A Califórnia, por exemplo, tem se destacado nas áreas de informática e microeletrônica; na
cidade de Houston, no Texas, os setores mais desenvolvidas são o petroquímico e o aeroespacial;
Seattle é sede da mais importante indústria aeronáutica, a Boeing.
A nova divisão do trabalho e da produção no mundo
Desde a década de 1970, a concentração de capitais, o domínio das tecnologias de ponta
e a grande desigualdade de desenvolvimento entre os países convergiam para a formação de novos padrões espaciais da produção industrial. Na década seguinte, o aperfeiçoamento dos transportes e das tecnologias de informação permitiram grande dispersão da produção de peças e componentes industriais. Atualmente, os três principais pólos industriais . EUA, União Européia e Japão concentram-se em determinadas funções da atividade econômica e dispersam suas empresas pelo mundo, aproveitando incentivos, facilidades e custos vantajosos de países menos desenvolvidos:
- As empresas transnacionais preferem concentrar em suas sedes, nos países desenvolvidos,
atividades como pesquisa, desenvolvimento tecnológico, gerência e marketing.
- A montagem dos produtos cada vez mais é transferida para os países emergentes, onde os
custos de produção são mais baixos (terrenos mais baratos, salários menores, leis ambientais menos severas, etc).
O caso brasileiro
O que ocorre atualmente com a concentração industrial da Grande São Paulo,
particularmente o ABCD, é um exemplo muito ilustrativo. Essa área encontra-se praticamente saturada e acarreta custos muito elevados para as empresas. Atualmente, muitas indústrias estão preferindo localizações alternativas como o interior de São Paulo, o Vale do Paraíba fluminense e o sul de Minas.
Observa-se também que muitas indústrias têxteis estão se transferindo para o Nordeste, onde o custo da mão-de-obra é menor; por outro lado, empresas que lidam com tecnologias mais avançadas preferem a proximidade de universidades e centros de pesquisa, como é o caso das cidades de Campinas, São Carlos e São José dos Campos, caracterizadas como tecnopólos do estado de São Paulo.
A montadora Mercedes Benz, por exemplo, optou por uma localização alternativa às
grandes concentrações industriais como o ABCD, em São Paulo, a área metropolitana do Rio de
Janeiro ou a Grande Belo Horizonte. A escolha recaiu sobre a cidade de Juiz de Fora, no sul de Minas Gerais, que apresenta vantagens e baixos custos de produção, proximidade com o Quadrilátero Ferrífero, no centro do estado, além do fato de ser bem servida por rede de transportes e não estar situada muito longe dos principais centros urbanos.

EUROPA
POPULAÇÃO – Total: 743,9 milhões (2001);
País mais populoso: Federação Russa (144,7 milhões) (2001).
País menos populoso: Vaticano (880) (2000).
Densidade: 71,87 hab./ km² (2001).
População urbana: 75% (2000).
Crescimento demográfico: -0,2% (2000-2005).
Natalidade: 10,1‰ (1999). Mortalidade: 11,3‰ (1999).
Mortalidade infantil: 9‰ (2000-2005).
Analfabetismo: 1,3% (2000).
IDH: 0,777 (Europa Oriental) (1999).
Área: 10.349.915 km2. Maior país: Federação Russa (17.075.400 km2 dos quais 4.238.500 km2 na porção européia).
Menor país: Vaticano (0,44 km2).
Características físicas:
A Europa pertence à massa de terra chamada Eurásia.
A fronteira convencional com o continente asiático compreende os montes Urais, o rio Ural, o mar Cáspio, as montanhas do Cáucaso e o mar Negro.
O litoral, bastante recortado, apresenta cinco grandes penínsulas – Ibérica, Itálica, Balcânica, Escandinava e da Jutlândia –;
Várias ilhas e arquipélagos, entre os quais Grã-Bretanha, Islândia, Córsega, Sicília e Creta.
O continente europeu apresenta uma altitude média de 340m, sendo seu relevo caracterizado por áreas com menos de 200m acima do nível do mar. Essas áreas representam 2/3 de seu território e, em grande parte, são constituídas por planícies fluviais.
Na Europa distinguem-se duas regiões geomorfológicas: a setentrional e a meridional, e três grandes conjuntos morfológicos: as planícies, os planaltos e as montanhas. É um continente com um relevo pouco acidentado, se comparada com outros. As regiões mais elevadas do relevo europeu, como os Alpes, os Pireneus e o Planalto Central da Rússia, funcionam como importantes centros dispersores de água. Eles são a nascente de grandes parte dos rios existentes nesse continente.
RELEVO
montanhoso prevalece na porção norte – montes Escandinavos e as cadeias das ilhas Britânicas; velhos maciços montanhosos (Ex.: Alpes Escandinavos – Noruega e Suécia);
Na porção sul – Pirineus, Alpes, Cárpatos e Bálcãs. Maciços montanhosos recentes da era terciária e portanto vulnerável à terremotos (Ex.: Pirineus, Alpes, Apeninos, Balcãs e Cáucaso);
No centro existe uma vasta planície que se estende, quase sem interrupção, dos Pirineus aos montes Urais, extensas planícies sedimentares (Ex.: Londres, Paris, Germano-Polonesa e Russa );
CLIMA E VEGETAÇÃO
O clima temperado predomina no continente, mas existem variações.
No sul, ele é mediterrâneo e a vegetação, que obedece às mudanças climáticas, formada por arbustos.
No centro e no leste, o clima é continental e torna-se mais frio à medida que se avança para o interior – florestas temperadas e de coníferas ocupam essa faixa.
No noroeste prevalece o clima oceânico.
O extremo norte tem clima polar e a vegetação típica é a tundra.
Cerca de 68% das florestas originais da Europa já foram desmatadas. As maiores extensões de mata nativa são de coníferas e encontram-se na Suécia e na Finlândia.
Fatores que influenciam o clima EUROPEU
Corrente do Golfo: quente que regula a temperatura no noroeste da Europa (Noruega Suécia e Finlândia).
Ventos Dominantes: do Atlântico leva a umidade do oceano para o interior do continente. Do norte da África leva calor e baixa umidade para o sul (simium).
FOG:denso nevoeiro que ataca as ilhas britânicas
SMOG: poluição e nevoeiro (ocorrência que tem sido controlada pelas autoridades britânicas.
Continentalidade na região interior.
Vegetação
NORTE (Noruega, Suécia, Finlândia e norte da Rússia): clima polar e tundra ao norte logo seguida pela floresta de coníferas a medida que caminhamos para o centro dos países.
CENTRO-OESTE :devido ao clima temperado oceânico e chuvas abundantes temos a floresta temperada de folhas caducas (muito destruídas)
SUDESTE:(Ucrânia, Hungria, parte da Rússia) devido ao clima temperado seco temos a presença de estepes.
SUL:(Mediterrâneo) devido ao clima mediterrâneo temos a vegetação MAQUIS E GARRIGUE(vegetações muito pobres e parcialmente destruídas).
INDUSTRIA
ALEMANHA: Terceira economia do mundo com suas industrias situadas principalmente na Bacia do Reno (Vale do Rhur).
As grandes empresas de iniciativa privada que dominam os mercados são denominadas KONZERNS;
REINO UNIDO: Suas industrias são beneficiadas pelas reservas de carvão.(Manchester e Newcastle);
FRANÇA: Concentra-se na região de Paris e de Lyon (Vale do Ródamo);
ITÁLIA: Concentra-se na região norte (Vale do Rio Pó) com destaque paras as cidades de Milão,. Bérgamo e Turim.
SUÉCIA: indústria siderúrgica;
NORUEGA: indústria pesqueira(bacalhau, arenque e baleia).
Cada vez mais o material humano é substituído por máquinas nos processo de produção.
Governo, empresários e trabalhadores já discutem alternativas de curto prazo para o desemprego estrutural causado pela automação industrial.
Há propostas de redução da jornada de trabalho para quatro dias semanais.
Atualmente, cerca de 14% da população mundial está desempregada.
RECURSOS MINERAIS
CARVÃO: Inglaterra (Vale do Clyude), França (Lorena), Alemanha (Vale o Rhur), Ucrânia (Donbass) e Polônia (Silésia).
PETRÓLEO : Principalmente no mar do norte (Holanda Bélgica Reino Unido e Alemanha).
A Europa ocidental é a que mais importa;
MINÉRIO DE FERRO: Rússia (montes Urais) Ucrânia França (Lorena) e Suécia (Laponia)
MERCÚRIO: Espanha Itália e Rússia.
AGROPECUÁRIA
Altamente produtiva e mecanizada, uma vez que se utiliza de irrigação e em conjunto com a pecuária.
POLDERS(Holanda e Bélgica); TERRACEAMENTO (Mediterrâneo); JARDINAGEM (áreas densamente povoadas);
Principal produto agrícola: îTRIGO: plantado em todos os países com destaque para FRANÇA, UCRÂNIA RÚSSIA.
PECUÁRIA: Predomínio do pecuária INTENSIVA com/ rigorosa seleção de raças;
Destaque:LEITE = HOLANDA, SUÍÇA E DINAMARCA
CORTE = RÚSSIA, REINO UNIDO E ESPANHA .

alunos em prova de recuperação - 1º ano

1º A
07,09,10,12,13,16,18,19,21,27,29,30,33,34,37,38,39.

1º B
03, 10, 11, 16, 24, 31, 32.

avaliação 1º ano dia 26-09-2008

avaliação A
01 - O Brasil é um país de jovens, adultos ou velhos? Justifique sua resposta.
O Brasil é um país de adultos. Isso pode ser verificado em nossa pirâmide etária, que apresenta a seguinte configuração: jovens, 40,5%, adultos, 50,6% e velhos, 8,9%, de acordo com o Censo de 2000.
02 - Baseando-se na pirâmide abaixo, aponte a alternativa incorreta:
a) É a estrutura de um país desenvolvido.
b) Esse país apresenta baixa natalidade.
c) Esse país apresenta baixa mortalidade.
d) É a estrutura de um país subdesenvolvido.
e) Esse país apresenta grande porcentagem de adultos.

03 - Sobre os setores de atividades econômicas, assinale a alternativa incorreta:
a) A agropecuária, o extrativismo vegetal e o garimpo são atividades enquadradas no setor primário da economia.
b) As atividades industriais e da construção civil são enquadradas no setor secundário da economia.
c) As atividades de pesquisa, comércio e prestação de serviços são enquadradas no setor terciário da economia.
d) A extração mineral é enquadrada como atividade do setor terciário da economia.
e) Atividades relacionadas com educação e saúde são enquadradas no setor terciário da economia.

04 - Observando a dinâmica da transição demográfica brasileira, através da evolução da natalidade e da mortalidade, podemos afirmar que:
a) o Brasil apresenta um excesso populacional em relação a sua área.
b) a natalidade e a mortalidade aumentaram constantemente até os dias atuais.
c) no século XX, ocorreu um elevado crescimento natural, que persistirá no próximo século.
d) de 1950 a 1970, a população brasileira obteve o seu maior crescimento natural.
e) se persistirem as elevadas taxas de crescimento natural, a explosão demográfica brasileira ocorrerá por altura do ano 2020.

05 - (Pucpr) Leia o texto a seguir:
“...Por causa da retração observada entre as famílias da classe média e alta, a cidade São Paulo está próxima de ver o que há pouco tempo se imaginava impensável: reduzir sua população. É uma tendência que já se percebe em algumas metrópoles brasileiras. Como chegam menos imigrantes e nascem menos crianças, o crescimento populacional paulistano está abaixo de 1,9%, fronteira da chamada taxa de reposição – morre mais gente do que nascem crianças ou chegam imigrantes. Os mais abastados, com as famílias encolhidas, sentem-se ilhadas diante da pobreza crescente, com as famílias ampliadas. ...” (DIMENSTEIN, Gilberto. A geração dos filhos únicos. Folha de São Paulo, 09/11/2003.)
A respeito do tema tratado e com base no conteúdo do texto, é correto afirmar:I. Embora não ocorra na mesma proporção nas famílias de diferentes classes sociais, tem-se constatado nos últimos recenseamentos uma redução no número de filhos por casal.II. Já se percebe uma mudança de tendência no crescimento populacional de algumas metrópoles brasileiras, inclusive em São Paulo, a maior entre todas, onde há uma acentuada desaceleração no ritmo do crescimento vegetativo da cidade.III. Em conseqüência do aumento de postos de trabalho, decorrente da tendência neoliberal da economia brasileira, na última década do século XX e no início do século XXI registra-se um significativo aumento de novos imigrantes emSão Paulo, provenientes principalmente do interior do Nordeste do país.IV. A diminuição do tamanho das famílias, sobretudo as das classes média e alta, se relaciona, entre outras causas, com o fato de a população brasileira ser cada vez mais urbana, bem como com o crescente enquadramento da mulher no mercado de trabalho.V. A redução do número de filhos se manifesta como um fenômeno temporário, de curto prazo, associado diretamente à crise econômica atual que aflige o país, mas que não pode ser avaliado como uma tendência ou uma nova característicada demografia brasileira.Estão corretas:
a) apenas I e III. b) apenas I, II e III. c) apenas I, II e IV.
d) apenas II, III e V. e) II, III, IV e V.

06 - (Fgv) "Os países ricos, em função de sua renda mais elevada e conseqüente nível de consumo, são responsáveis por mais de metade do aumento da utilização de recursos naturais. A população dos países mais pobres do mundo paga, proporcionalmente, o preço mais elevado pela poluição e degradação das terras, das florestas, dos rios e dos oceanos, que constituem o seu sustento. Uma criança que nascer hoje em Nova lorque, Paris ou Londres vai consumir, gastar e poluir mais durante a sua vida do que 50 crianças em um país 'em desenvolvimento'." (Adapt.) Relatório do Desenvolvimento Humano/ PNUD, 1998. Baseando-se nos princípios explicativos das teorias demográficas, o texto acima:
a) Concorda com a teoria Reformista, que atribui ao excesso populacional a causa da miséria no mundo, constituindo uma ameaça aos recursos naturais necessarios à sobrevivência humana.
b) Comprova a teoria Neomalthusiana, que defende a necessidade de controlar a natalidade nos países pobres, para que eles possam atingir os níveis de desenvolvimento e consumo dos países ricos.
c) Nega a teoria Malthusiana, que defende a elevação do padrão de vida e de consumo nos países pobres, entendendo a fecundidade como uma variável independente a ser controlada.
d) Nega a teoria Neomalthusiana, que identifica uma população numerosa como principal causa do desemprego, pobreza e esgotamento dos recursos naturais.
e) Comprova a teoria Malthusiana, que associa crescimento populacional e esgotamento

07 - (Fgv) A evolução demográfica no decorrer dos séculos XIX e XX permite tecer várias considerações:
I - O relativo equilíbrio entre nascimentos e mortes foi rompido nos países desenvolvidos, já no século passado, e posteriormente nos países subdesenvolvidos, como resultado das transformações provocadas pelo processo de industrialização e urbanização.
II - A mortalidade no mundo subdesenvolvido declinou após a Segunda Guerra Mundial, mas os índices de mortalidade infantil ainda são muito elevados.
III - Os índices de esperança de vida ao nascer já são equivalentes entre os países subdesenvolvidos industrializados e os de industrialização clássica.
IV - Uma característica marcante das últimas décadas foi a redução do número de filhos nos países desenvolvidos capitalistas e socialistas, transformação que não foi alcançada pelos "países emergentes".
São verdadeiras apenas as afirmações:
a) I e II.
b) I e III.
c) II e III.
d) III e IV.
e) II e IV.

08 - (FUVEST) Analisando o gráfico abaixo, pode-se afirmar que a curva denota:
a) uma população caminhando, a médio prazo, para a superpopulação.
b) uma evolução típica de países agrários tradicionais.
c) a passagem de uma economia agrária para urbano-industrial.
d) uma emigração seletiva e gradativa de grupos populacionais com famílias numerosas.
e) o insucesso das políticas de controle de natalidade.

09 - (UEBA) Quando se estudam as principais atividades econômicas da população de um país, é muito comum relacionar o número de pessoas que trabalham na agricultura com o número de pessoas que trabalham na indústria. A nomenclatura utilizada para designar o conjunto de pessoas que trabalham, respectivamente, na atividade agrícola e na industrial é:
a) setor primário e setor secundário
b) setor primário e setor terciário
c) setor primário e setor quaternário
d) setor secundário e setor primário
e) setor de economia formal e setor de economia informal.

10 - Explique o que é taxa de fecundidade.
Taxa de fecundidade: corresponde a média de filhos por mulher na idade de reprodução; é uma estimativa do numero médio de filhos que uma mulher teria até o final de seu período reprodutivo.

Prova B
01 - Explique o que é taxa de fecundidade.
Taxa de fecundidade: corresponde a média de filhos por mulher na idade de reprodução; é uma estimativa do numero médio de filhos que uma mulher teria até o final de seu período reprodutivo. ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

02 - Qual das afirmações a seguir apresenta uma interpretação adequada para o gráfico abaixo?
a) Ele representa a distribuição etária do Brasil válida somente para depois do ano 2000.
b) Ele provavelmente representa a distribuição etária do Brasil nas décadas de 1950 a 1970.
c) Ele nunca poderia representar a distribuição etária do Brasil.
d) É uma situação só encontrada em países do bloco desenvolvido.
e) O gráfico não apresenta informações suficientes para se fazer uma análise precisa.

03 - A explicação para o declínio da mortalidade no país, a partir de 1940 estaria, sobretudo, ligada:
a) à melhoria das condições de saneamento básico, particularmente no campo.
b) à melhoria do nível de renda da população brasileira e suas implicações.
c) à diminuição das desigualdades sociais, sobretudo nas áreas urbanas do país.
d) à melhoria da distribuição de renda no país que, direta ou indiretamente, eliminou o problema da subnutrição.
e) ao avanço da medicina, sobretudo da preventiva.

04 - França pagará 750 euros mensais por terceiro filho
O governo francês irá pagar uma licença de 750 euros (cerca de R$ 2.050,00) por mês durante um ano a famílias que decidirem ter um terceiro filho, anunciou ontem o primeiro ministro do país, Dominique Villepin. Folha de S. Paulo, 23/09/2005. Folha mundo, p. A-16.
A medida anunciada pelo governo francês está diretamente relacionada
a) à política anti-imigração (xenófoba) e de purificação racial adotada pela França nas últimas décadas.
b) às elevadas taxas de natalidade verificadas no país e em toda a Europa.
c) à sobrecarga no sistema de previdência social francês, em que um número cada vez menor de jovens precisa sustentar um número cada vez maior de aposentados.
d) à aproximação do governo francês com as idéias da Igreja Católica, que proíbe o uso de métodoscontraceptivos não naturais.
e) à idéia imperialista de que o poderio econômico de uma nação está diretamente ligado ao tamanho de sua população.

05 - (Ufc) Os mecanismos regentes da dinâmica populacional são objetos de discussões teórico-ideológicas que orientam as ações adotadas para controlá-la. Sobre as teorias demográficas e a dinâmica populacional, é possível afirmar, de forma correta, que:
a) os seguidores da teoria de Malthus, sobre a população, consideram o grande crescimento populacional um obstáculo ao desenvolvimento socioeconômico da humanidade, defendendo políticas de controle radical da natalidade entre as classes sociais mais pobres.
b) o aumento da expectativa de vida da população mundial decorreu dos avanços da medicina, da higiene sanitária, da tecnologia alimentar e da alfabetização em massa, que elevou as taxas de natalidade e o crescimento vegetativo nos países em desenvolvimento.
c) os métodos anticoncepcionais, difundidos em todo o mundo, eliminaram o risco de explosão demográfica e asseguraram taxas de natalidade e de crescimento vegetativo uniforme e equilibrado, nos diversos continentes e países entre as diferentes classes sociais que os habitam.
d) o desenvolvimento técnico-científico permitiu a ocupação de áreas antes consideradas anecúmenas, como o norte da Ásia e a África Equatorial, que passaram a ser povoadas e populosas, devido ao grande crescimento demográfico nelas ocorrido no século XX.
e) os movimentos migratórios são responsáveis pela difusão da população na Terra e pela existência de equilíbrio nas estruturas, por sexo, por idade e por ocupação, nos continentes, países ou regiões e lugares onde ocorrem mais intensamente.

06 - (Mack) As conquistas femininas redefiniram o papel social da mulher. A sua maior participação no mercado de trabalho e, conseqüentemente, no orçamento doméstico, provocou também uma redefinição de seu papel perante a família. Invalidou-se a visão do homem como "chefe da casa" nas sociedades modernas.É conseqüência do fenômeno citado no texto:
a) a redução das taxas de natalidade.
b) o aumento do desemprego.
c) o aumento da economia informal.
d) o incremento do subemprego.
e) a diminuição do desemprego.

07 - O Brasil é um país de jovens, adultos ou velhos? Justifique sua resposta.
O Brasil é um país de adultos. Isso pode ser verificado em nossa pirâmide etária, que apresenta a seguinte configuração: jovens, 40,5%, adultos, 50,6% e velhos, 8,9%, de acordo com o Censo de 2000.
08 - O termo “mortalidade infantil” emprega-se à faixa etária compreendida entre:
a) 0 a 1 ano (incompleto)
b) 0 aos 5 anos
c) 0 aos 7 anos (idade escolar)
d) 0 aos 10 anos
e) todo jovem antes dos 15 anos

09 - (NEWTON PAIVA) A análise dos indicadores demográficos brasileiros demonstra que o crescimento vegetativo vem-se reduzindo de forma sistemática desde os anos 60. A taxa de crescimento vegetativo, que era de 2,9% nos anos 60, reduziu-se para 1,4% em 2005. A principal causa dessa redução tem sido
a) a queda significativa da taxa de natalidade, decorrente da redução do número médio de filhos das famílias em todas as regiões e classes sociais.
b) o aumento das taxas de mortalidade, provocado pelo envelhecimento da população brasileira.
c) a manutenção de elevadas taxas de mortalidade infantil nas regiões mais pobres e, sobretudo, nas periferias das metrópoles brasileiras.
d) a imposição de uma política de controle da natalidade baseada na limitação do número de filhos por casal, acompanhada de amplas facilidades de realização do aborto nos hospitais da rede pública.
e) a inversão do processo migratório, que vem provocando a expulsão de milhões de trabalhadores brasileiros para os países mais desenvolvidos.

10 - A figura abaixo mostra o tamanho médio da família em diversas partes do mundo na década de 80. As famílias I, II e III referem-se mais provavelmente:
a) à África, ao Oriente Médio e à América do Sul.
b) à América do Sul, ao Sudeste da Ásia e à Península Escandinava.
c) à América Latina, à Europa e ao Continente Africano.
d) aos seguintes países, respectivamente: Índia, China e Brasil.
e) ao Sul da Europa, à África e ao Oriente Médio.




quinta-feira, 18 de setembro de 2008

correção prova 8ª B 18-09-2008

01 - Dos países abaixo, qual é considerado um Tigre Asiático?
a) Arábia Saudita
b) Cazaquistão
c) Rússia
d) Malásia
e) Irã

02 - Observe o mapa abaixo e responda ao que se pede sobre a Ásia.
Cite o nome do país destacado pela letra A, no mapa, e explique a causa que mais prejudicou seu desenvolvimento econômico ao longo do tempo, apesar de ele ter sido abolido oficialmente nos anos 1950.
O país em questão é a Índia e o problema apresentado é a divisão da sociedade em castas.

03 - Sobre a China, explique a que se refere o termo “um país, dois sistemas”.
O termo refere-se a existência do partido único, o Partido Comunista, e a abertura econômica que introduziu a economia de mercado no país.

04 - Qual é o principal motivo de atração de empresas do mundo todo até a China?
Sem dúvida o custo da mão-de-obra que é um dos menores no mundo.

05 - Explique como é o funcionamento do clima das monções de inverno.
São ventos sazonais, responsáveis por períodos de chuvas no verão e secas no
inverno, direcionados pelas diferenças de pressão atmosférica entre o oceano e o
continente.


06 - A China considera que possui uma “província rebelde”, que é:
a) Hong Kong.
b) Macau.
c) Goa.
d) Tibet.
e) Taiwan.

07 - Na região da Caxemira Indiana, a maior parte da população segue o:
a) catolicismo.
b) espiritismo.
c) islamismo.
d) protestantismo.
e) judaísmo.

08 - O grande líder da independência indiana foi:
a) Winston Churchill.
b) Nehru.
c) General Suharto.
d) Comandante Tito.
e) Mahatma Gandhi.

09 - A região indiana separatista, cuja população é de maioria muçulmana, é a:
a) Moldávia.
b) Punjab.
c) Ossétia do Sul.
d) Quirguízia.
e) Caxemira.

10 - A posição da Índia em termos populacionais no mundo é:
a) primeira.
b) segunda.
c) terceira.
d) quarta.
e) quinta.

prova 8ª A - dia 18-09-2008

01 - Observe o deslocamento dos ventos de monções na Ásia Meridional:
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
a) ( ) São ventos sazonais, responsáveis por períodos de chuvas no verão e secas no inverno.
b) ( ) São ventos direcionados pelas diferenças de pressão atmosférica entre o oceano e o continente.
c) ( ) No inverno as chuvas aumentam, pois as massas de ar chegam da Sibéria e o frio provoca a condensação do vapor d’água.
d) ( ) Além de soprar no sul e sudeste asiático, esses ventos são comuns no Oriente Médio, contribuindo para a formação dos desertos.

a) V; b) V; c) F; d) F.

02 - A urbanização cresceu rapidamente no continente asiático, mas suas regiões e países apresentam particularidades. Associe corretamente:
I. Apresenta alguns dos menores índices de urbanização do continente, exceto em um de seus países.
II. Percentualmente, têm pequena população urbana, mas somam mais de 700 milhões de habitantes nas cidades.
III. Vários países têm mais de 50% da população vivendo em cidades, geralmente situadas em áreas mais úmidas.
( ) Oriente Médio
( ) China e Índia
( ) Sudeste Asiático
III; II; I.

Leia o texto que relata aspectos de Bangladesh, na Ásia meridional:
Todos os anos milhares de pessoas morrem e milhões ficam desabrigadas por causa das inundações em Bangladesh. As chuvas começam em junho e se estendem pelo menos até setembro, provocando o transbordamento dos três principais rios nacionais — Ganges, Bramaputra e Megnha. Durante esses meses, cerca de 75% do país (área total de 144 mil km²), um dos mais povoados do mundo, com mais de 1.000 hab./km², fica inundado.
Em conseqüência disso, a maior parte das colheitas (arroz, juta e chá) fica perdida. Estradas são destruídas e, às vezes, cidades inteiras ficam sem uma única construção em pé. A falta de água potável provoca constantes doenças, sendo muito comum a disenteria endêmica. Praticamente todos os anos organizações internacionais como a ONU e outras ajudam a alimentar a população por pelo menos dois meses. Além disso, o país precisa sempre de todo tipo de ajuda material, financeira e médica.
Agora responda às questões 3, 4 e 5.
3 - Caracterize o clima da região onde se localiza esse país.
O clima da região em questão é quente e úmido, sujeito ao regime das monções, ou seja, apresenta chuvas concentradas no verão em função das monções oceânicas.
4- Quais elementos do texto sugerem que este país é subdesenvolvido?
O texto apresenta seguramente dois elementos indicativos de uma situação de subdesenvolvimento: a ausência de estoques reguladores de alimentos, remédios, combustíveis e as graves deficiências sociais relacionadas à saúde e ao saneamento básico.
5 - Qual é, aproximadamente, a população absoluta do país? Como você chegou a esse número?
A população total do país é de pelo menos 144 milhões de habitantes. Isso é calculado pela multiplicação do número de habitantes por km2 (“mais de 1.000 hab./km2”, segundo o texto) pela área total do país (144 mil km2, também segundo o texto).

6 - Milhares de pessoas chegam anualmente a Benares para purificar seu espírito nas águas do rio sagrado. Durante as cheias, suas águas depositam grande quantidade de limo nas margens, fazendo com que as terras cortadas pelo rio sagrado sejam talvez, as mais férteis do mundo, concentrando-se aí cerca de 150 milhões de pessoas cuja maioria vive de agricultura e, portanto, do benefício direto e indireto do sagrado rio.
Entre as alternativas abaixo, o texto melhor se aplica ao rio e ao país:
a) Tigre, Irã.
b) Ganges, Índia.
c) Meckong, Vietnã.
d) Eufrates, Iraque.

7 - Os cereais constituem as mais importantes culturas agrícolas da China. Entre os principais, destacam-se:
a) o trigo e o milho
b) o arroz e o trigo
c) o milho e a cevada
d) a cevada e a aveia

8 - O clima árido e semi-árido ocorre nas seguintes regiões da Ásia, exceto:
a) Península Arábica.
b) Oriente Médio.
c) Magreb.
d) Noroeste da China.

9 - Grande densidade da população obrigando a plantar em pequenos espaços, a fim de que estes produzam muito, com presença de mão-de-obra abundante, caracterizam a agricultura:
a) rotativa na Europa Ocidental
b) de jardinagem na Ásia Meridional
c) mecanizada nos estados Unidos
d) de plantation na América Central

10 - 10 - “A pobreza em recursos naturais, a escassez de terras agrícolas e a forte pressão demográfica caracterizavam esse país como áreas totalmente inviáveis para o crescimento econômico. No entanto, a atitude da sociedade em relação ao desenvolvimento, a frugalidade da população, o talento humano e a abertura da economia para o comércio exterior superaram as entraves das condições iniciais.” O texto melhor se aplica:
a) ao Japão;
b) à Índia;
c) a Israel;
d) ao Reino Unido;

sábado, 13 de setembro de 2008

8ª Série - exercícios sobre a África

A África no contexto mundial - Exercícios de Aplicação
1. Observando o mapa-múndi, ele nos per-
mite afirmar que a África apresenta:
a) a totalidade de suas terras no hemisfério sul.
b) a maior parte das suas terras na zona
temperada do sul.
c) mais da metade de suas terras no hemis-
fério norte.
d) a maior parte de suas terras na zona
temperada do norte.
e) a totalidade de suas terras na zona in-
tertropical.
Alternativa C

2. Assinale as alternativas falsas (F) e as
verdadeiras (V) sobre o continente africano.
a) ( F ) É o mais populoso dos continentes.
b) ( F ) É o mais povoado dos continentes.
c) ( F ) É o continente de maior extensão
territorial.
d) ( V ) É o continente que apresenta o maior
índice de pobreza e subdesenvolvimento.
e) ( V ) É o continente com os maiores desertos.
f) ( V ) Apresenta as maiores taxas de crescimento demográfico do mundo.

3. Relacione:
a) Oceano que banha a África ao oeste
b) Oceano que banha a África ao leste
c) Mar localizado ao norte da África
d) Mar localizado ao nordeste da África
( B ) Índico
( A ) Atlântico
( C ) Mediterrâneo
( D ) Vermelho

4 - O mapa representa a expansão do fundamentalismo islâmico na África do Norte. Esse
fenômeno está associado:
a) às lutas de independência nacional, diversidade de povos que habitam a região e conflitos entre as seitas religiosas.
b) à difusão da cultura judaica entre os povos árabes.
c) ao fracasso dos modelos ocidentais de desenvolvimento adotados, crescente
pauperização da sociedade e resistência à cultura ocidental.
d) às diferenças étnicas dentro de um mesmo país e autoritarismo dos Estados religiosos.
e) à propagação das seitas religiosas ortodoxas, crise dos valores ocidentais e conflitos
sociais herdados da colonização alemã.
Alternativa C

5 - Existe alguma ligação entre os conflitos na África e a colocação dos países africanos quanto
ao IDH (Índice de Desenvolvimento Humano)?
Existe. Em vários países africanos, milhares de pessoas têm morrido nos conflitos e também
de fome, pois a guerra desestruturou por completo as suas frágeis economias, piorando os
indicadores sociais. Os poucos recursos, muitas vezes, são gastos em armas, em vez de alimen-
tação, saúde e educação.


6 -Analise as relações econômicas do continente africano com a economia mundial,
observando o mapa.
O continente africano está dentro do contexto internacional como fornecedor de matérias-pri-
mas, de origem mineral e agrícola, aos países industriais.

7. O grande problema africano é a herança colonial. Qual o único traço de ligação deixado pelos colonizadores.
Os colonizadores deixaram como traço de ligação apenas a língua oficial, vinda de diferentespaíses europeus

Atividade 29 - As diferentes paisagens naturais da África - Exercícios de Aplicação

1. O mapa apresentado destaca o conjunto dos espaços onde vivem e predominam populações negras
A chamada “África Negra” se estende, principalmente, por áreas de climas:
a) tropicais e temperados, com domínio de desertos e savanas.
b) temperados e subtropicais, cobertos de savanas, desertos e estepes.
c) equatoriais, com domínio de savanas, florestas e desertos.
d) equatoriais e tropicais, onde ocorrem florestas, savanas e estepes.
e) equatoriais, cobertas de florestas e desertos.
Alternativa D

2. Sobre o clima e a vegetação do continente africano não é correto afirmar que:
a) a vegetação retrata principalmente as condições climáticas.
b) a pradaria ocupa grande parte do território africano onde o clima é tropical.
c) a porção central atravessada pelo Equador tem clima quente e úmido e vegetação
florestal.
d) os extremos norte e sul são domínios do clima mediterrâneo.
e) a estepe surge nas áreas compreendidas entre as savanas e os desertos, em áreas de pouca
chuva.
Alternativa B

3. Relacione:
a) Considerado o maior deserto do mundo
b) Aumento das áreas áridas
c) Paisagem típica da África tropical
d) Clima predominante no continente africano
( B ) desertifi cação
( D ) tropical
( A ) Saara
( C ) Savana

4. O conjunto de lagos destacados no mapa,na coluna anterior, está associado a:
a) fossas tectônicas.
b) glaciares de altitude.
c) barragens de hidrelétricas.
d) projetos de irrigação.
Alternativa A

5. Sobre os climas africanos, pode-se dizer que:
a) as diferenças mais marcantes entre os grandes domínios climáticos da África são causadas, sobretudo, pelas variações pluviométricas.
b) a ocorrência de climas desérticos em mais da metade do território africano é resultado, principalmente, da ação de correntes marítimas quentes, ao longo de sua costa.
c) as diferenças mais marcantes entre os grandes domínios climáticos da África fi cam por conta das variações térmicas.
d) a ocorrência de climas desérticos, sobretudo ao norte, explica-se, entre outros fatores,
pela disposição do relevo no continente.
e) na zona intertropical do seu território, observam-se exclusivamente climas quentes,
caracterizados por elevados índices pluviométricos e ausência de estação seca.
Alternativa A

6. A paisagem vegetal dominante na área caracterizada, por apresentar secas prolongadas, é a das estepes. A área em questão é:
a) Costa mediterrânea.
b) Vale do Nilo.
c) Sahel.
d) Vale do Congo.
e) Maghreb.
Alternativa C

7. Considerando o mapa ao lado, podemos comparar o clima e a vegetação da África, obtendo a seguinte relação, com exceção:
a) a vegetação que aparece como o número 1 no mapa, ocupando os extremos norte e sul que corresponde ao clima mediterrâneo e recebe o nome de maquis e garrigues.
b) a vegetação que aparece como o número 2 no mapa, ocupando os desertos do Saara e Calaari, corresponde ao clima árido ou desértico e recebe o nome de xerófilas.
c) a vegetação que aparece com o número 3 no mapa, ocupando as áreas de maior altitude, que corresponde ao clima temperado e a vegetação de araucária.
d) a vegetação que aparece com o número 4 no mapa, que corresponde ao clima tropical e recebe o nome de savana.
e) a vegetação que aparece com o número 5, ocupando a área central africana, que corresponde ao clima equatorial e recebe o nome de clima equatorial.
Alternativa C

8. Observando o mapa da África, na proxima página, o rio cujo regime apresenta características equatoriais mais bem definidas é o:

A) Orange.
B) Níger.
C) Zambeze.
D) Congo.
E) Nilo

Alternativa D

9 - Sobre o deserto do Saara, responda ao que se pede.
a) Riqueza do subsolo:
petróleo, ferro, gás natural e fosfato.

b) Mudanças que estão ocorrendo na paisagem do deserto:
A presença de rodovias, refinarias e oleodutos.

c) Contrastes encontrados ao lado das rodovias:
Os nômades com camelos e tendas.

d) "Ilhas" de povoamento junto a uma fonte:
Oásis.

Atividade 30 - A colonização e a descolonização da África - Exercícios de Aplicação

1 - Assim como foi rápida a penetração euro1. péia na África, com a conseqüente definição do continente como espaço colonial, também foi muito rápido o processo de descolonização verificado a partir da Segunda Guerra Mundial. Um dos aspectos mais expressivos do processo de independência dos novos Estados africanos é que ele:
a) atendeu mais aos interesses das grandes a) potências mundiais que aos interesses dos países independentes.
b) veio acompanhado de rápido desenvolvib) mento social e econômico.
c) permitiu a junção de vários territórios anc) teriormente divididos em grandes nações.
d) eliminou a influência européia do continente d) que passou a ser influenciado pela Rússia.
e) formou um bloco coeso de nações fortes e) com grande poder de interferência nas decisões da ONU.
Alternativa A

2 - A colonização da porção meridional do continente africano começou por volta de 1652, quando os agricultores holandeses chegaram até essa região e procuraram as melhores terras.
O trecho acima refere-se a que país africano?
a) Namíbia
b) África do Sul
c) Angola
d) Moçambique
e) Nigéria
Alternativa B

3 - Observe o mapa da África. Seus conhecimentos sobre a economia africana permitem afirmar que:
a) as principais vias férreas africanas foram implantadas na primeira metade do século XIX, com o objetivo de facilitar o acesso de colonizadores europeus.
b) a atual distribuição dos transportes ferroviários na África apresenta um forte caráter de integração regional.
c) a rede ferroviária do leste africano caracterizou-se por maior grau de modernização que aquela encontrada no lado oeste.
d) as ferrovias africanas construídas no século XX apresentam alto índice de atualização, sendo consideradas elementos fundamentais para o desenvolvimento de várias regiões.
e) no continente africano a malha ferroviária foi criada, principalmente, para o escoamento rápido das matérias-primas, destinadas sobretudo aos países europeus.

Alternativa E

4 - Éramos colônias e não gostávamos disso. 4. Então nos organizamos e tivemos sucesso. Chegamos a pensar que poderíamos chegar à Lua, mas com o tempo percebemos que era mais fácil conquistar a independência política do que a independência econômica. Descobrimos também que sem independência econômica não se tem independência política. E assim, perdemos um pouco do nosso entusiasmo. (de um ex-governador africano).
Assinale a alternativa que contém a idéia implícita do texto.
a) A presença de regimes totalitários reduz a possibilidade de as antigas colônias e promoverem o desenvolvimento econômico e social.
b) Numa nova conjuntura internacional, as áreas recentemente descolonizadas têm papel fundamental e, sobretudo, superam seus problemas de atraso econômico.
c) O equilíbrio do poder político nas áreas subdesenvolvidas da África depende da superação dos problemas internos, dentre os quais se destacam as diferenças étnicas e econômicas.
d) O equilíbrio político e a justiça social são fatores indispensáveis para a consolidação dos novos países africanos.
e) A dependência econômica e tecnológica, e) geradora da pobreza, dificulta a concretização de um projeto político estável.
Alternativa E

5 - Quais os fatores que aceleraram o processo de descolonização da África pós-guerra?
O fim da hegemonia européia, após a Segunda Guerra Mundial, e as rebeliões coloniais, visando à independência, multiplicaram-se.

6 - O processo de ocupação e exploração do continente africano pelos europeus pode ser analisado de duas formas. Explique quais são elas.
Pode ser analisado sob o aspecto mercantilista, que ocorreu entre os séculos XV e XIX com a ocupação das áreas litorâneas, que funcionaram como entrepostos comerciais, envolvendo mercadorias e escravos, e também sob o aspecto imperialista, que teve início na metade do século XIX e caracterizou-se pela ocupação efetiva do continente africano, pelos europeus, provocada pela Revolução Industrial e a independência das colônias americanas.

7 - Quais as conseqüências do colonialismo no continente africano?
Economia dependente, subordinada ao mercado internacional capitalista.
– Economia comercial, em que organizaram grandes plantations, cujos produtos estão voltados para o mercado externo.
– Desintegração da rede de transportes.
– Criação de fronteiras artificiais, não respeitando as diferenças e particularidades de seus povos ou entre grupos étnicos e culturais.
– O grau de instabilidade que ocorre até hoje.
– As instituições estatais e a língua oficial do colonizador.
– Fome, subnutrição, mão-de-obra mal remunerada, entre outras.



Atividade 31 - Divisão regional do continente africano – vale do Nilo, o Magreb e região do Saara
Exercícios de Aplicação

1 - O continente africano apresenta grande diversidade étnica, cultural e política, dificultando a
regionalização. Mesmo assim, podemos considerar duas formas de regionalização da África. Responda quais são essas formas, explicando o por quê.
A primeira forma é a partir da localização de cada região que é mais tradicional e valoriza a localização de cada conjunto e a segunda forma é a partir de traços étnicos e culturais, assinalando a existência de dois grandes conjuntos regionais, que são a África Branca ou Setentrional e a África Negra ou subsaariana.

2. Qual a importância da cidade do Cairo e Assuã para a economia local e regional ? Em
qual país elas se localizam ?
Elas estão localizadas no Egito. São importantes centros políticos e comerciais. Cairo, a capital, e Assuã, influenciam na economia do país por serem pólos nacionais e regionais, respectivamente.

3 - O Canal de Suez, liga o mar vermelho ao mar Mediterrâneo, e é localizado na península do Sinai. Qual a importância desse canal para a população do Egito, da Somália e da Etiópia?
O canal de Suez, desde sua criação, foi um importante entreposto comercial entre a Índia e a
Inglaterra (1869), influenciando toda a região. Aí são comercializados, principalmente, matéria-prima e alimento.

4. Assinale C nas afirmativas corretas e erradas.
a) ( E ) A África Setentrional possui exclusivamente povos brancos ou caucasianos.
b) ( E ) Não existem povos caucasianos ou brancos ao sul do Saara, na África Subsaariana.
c) ( C) A região islâmica ou mulçumana
d) ( C ) As culturas africanas tradicionais normalmente têm religiões animista ou fetichistas.
e) ( E ) Na África Setentrional não existem outras religiões além do islamismo.
f) ( C ) A pobreza é maior na África Subsaariana do que na África Setentrional.

5. Sobre o Magreb, responda ao que se pede:
a) O seu significado:
significa “onde o sol se põe”.
b) Os países que aí se localizam:
Marrocos, Argélia, Tunísia, Líbia, Mauritânia e Saara Ocidental.

6. Identifique o país assinalado no mapa,na página seguinte. Explique a originalidade agrícola desse país por causa do clima da região.
O país é o Egito e a agricultura é marcada pela forte dependência das águas do rio Nilo, pois o
clima dominante é árido ou desértico. As condições climáticas determinam que a atividade
agrícola se concentre no vale do rio Nilo e noseu delta ao longo da história do país


Relacione:
a) Clima do Magreb
b) Recurso mineral mais importante do Norte da África
c) Área onde se localizava Marrocos, Argélia, Tunísia, Saara Ocidental e Mauritânia.
d) Zona de transição entre a Savana e o deserto do Saara.
e) Ocupa grande parte do Egito e do Sudão.
f) Liga o mar Vermelho ao mar Mediterrâneo.
g) País mais industrializado do norte da África.
h) Religião predominante do norte da África.
i) País extremamente militarizado.
( I ) Líbia
( E) Vale do Nilo
( G ) Egito
( C ) Magreb
( F ) Canal de Suez
( B ) Petróleo
( A ) Subtropical mediterrâneo
( D ) Sahel
( H ) islamismo

7. A área destacada no mapa corresponde a uma região marcada pela fome e por profundas transformações.
a) Qual o nome dessa região e por que ocorem essas transformações ?
É a região do Sahel e essas transformações ocorrem em conseqüência da pressão demográfica sobre as terras férteis e ao aumento da atividade criatória.

b) O que significa Sahel ?
Em árabe, significa costa do deserto. É a zona de transição entre a Savana e o deserto do Saara.

Atividade 32 - África Ocidental, África Subtropical, África Central e África Oriental - Exercícios de Aplicação

1. Assinale a alternativa que contém a informação incorreta sobre a África Ocidental.
a) É o maior dos conjuntos regionais africanos, com 17 países.
b) A Nigéria possui um território relativamente grande e uma população de aproximadamente 125 milhões de habitantes.
c) Os países dessa região são pouco industrializados, com baixa renda per capita.
d) É atravessada pela bacia do Congo e tem clima equatorial quente e úmido.
e) A maioria da população está concentrada principalmente na foz do rio Niger.
Alternativa D

2. Sobre a África Oriental, assinale as informações verdadeiras (V) e falsas (F).
( V ) É considerada a região de terras mais elevadas da África.
( F ) Cortada ao centro pelo trópico de Capricórnio e ao norte pelo Equador, essa região possui cinco países.
( F ) A economia regional vem conhecendo um notável aumento de industrialização nas ultimas décadas.
( V ) Predomina uma agricultura de plantation voltada para a exportação (café, banana, algodão).
( V ) As duas guerras da África mais trágicas dos anos 90 ocorreram na Somália e em Ruanda.
( F ) Apesar da economia frágil, não existem, nessa região, sérios problemas de fome subnutrição e carência de alimentos.

3. Como se explica a baixa produção de alimentos na África, apesar de mais da metade da população africana estar localizada na zona rural?
O processo de colonização de exploração direcionou a produção agrícola para o mercado externo, característica mantida após a descolonização. As unidades produtoras para exportação(plantation) apropriaram-se dos melhores pólos e as culturas alimentares são produzidas por
pequenos proprietários, sem capital e tecnologia, o que implica a baixa produtividade e autilização de solos pouco férteis


4. Sobre a África meridional, assinale a alternativa incorreta.
a) Angola é a “potência” econômica, rica em minério e bastante industrializada.
b) Moçambique e Angola foram colonizadas por Portugal.
c) A África do Sul é a verdadeira “potência” regional desse conjunto, com economia mais forte e industrializada.
d) O regime do apartheid, recentemente abolido, deixou marcas profundas na sociedade sul-africana.
e) Os conflitos entre as etnias zulu e xosa podem colocar em risco a tentativa de construir uma democracia na África do Sul.
ALTERNATIVA A

5. Relacione
a) África Ocidental ( 1 )
b) África Meridional ( 2 )
c) África Central ( 3 )
d) África Oriental ( 4 )
( 4 ) Países que se tornaram independentes na segunda metade do século XX. Países pouco
industrializados, predominando a agricultura de plantation.
( 1 ) A economia desses países está fundamentada na exportação de minérios. Costa do Marfim e Nigéria destacam-se economicamente.
( 2 ) É a parte da África, localizada entre os oceanos Índico e Atlântico.
( 3 ) Os oito países que a compõe localizam-se na bacia do Congo.


6 - Basicamente, a mineração e a agricultura são as principais atividades econômicas da África. Quais as formas de praticar a agricultura na África?
• Agricultura de subsistência, praticada pelos nativos das florestas e das savanas
• Agricultura permanente, utilizando técnicas rudimentares.
• Plantation, onde são cultivados os produtos de exportação.



Atividade 33 - A África do Sul e o Apartheid - Exercícios de Aplicação

1 - Sobre o apartheid, na África do Sul, são feitas as seguintes afirmações:
I - A política do apartheid, implantada pelos ingleses na África do Sul, não conseguiu sobreviver à descolonização que invadiu o continente, no pós-guerra.
II - A formação dos bantustões, pelo governo branco da África do Sul, agravou o clima de revolta da maioria negra, marginalizada do poder no país.
III - A política do apartheid, institucionalizada pelos brancos de origem holandesa, os bôeres, não conseguiu sobreviver por muito tempo, após o témino da guerra fria.
a) São corretas as afirmações II e III.
b) Apenas a afirmação I correta.
c) Apenas a afirmação III é correta.
d) Apenas a afirmação II é correta.
e) São corretas as afirmações I, II e III
Alternativa A

2 - De um total de 36 milhões de hectares na África do Sul, 27 milhões eram negros, dos quais, mais da metade estava distribuída pelos dez bantustões criados pelo governo de Pretória: seis autônomos e quatro proclamados independentes.
a) O que eram bantustões e por que foram criados?
Bantustões eram reservas territoriais criadas na África do Sul, para abrigar os diferentes grupos étnicos. Sua criação visava a privar a maioria negra de qualquer direito nacional e a preservar a mão-de-obra abundante e barata.

b) Por que as autoridades sul-africanas persistiam nesta política territorial não reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas)?
Essa política, cujo horizonte era a independência de todos os bantustões, constituiu uma alternativa da elite branca, ao voto universal, e terá, por conseqüência, o estabelecimento de um governo representado pela maioria populacional negra.

3 - Sobre a África do Sul, responda ao que se pede.
a) Quais os fatores que favoreceram a expansão industrial?
A existência de reservas minerais, especialmente ouro, diamante, cobre, ferro, manganês, platina e carvão mineral, e a ocorrência de um grande potencial hidráulico no rio Orange.
b) Quais as áreas de concentração industrial?
As indústrias se concentram nos centros urbanos, principalmente na cidade de Cabo, Durban e Port Elizabeth, onde se localiza grande parte da população.
c) Qual o setor industrial que mais se destaca?
As indústrias ligadas ao setor metalúrgico.


5 - São regiões que explicam o desenvolvimento econômico desencadeado nas ultimas décadas na República sul-africana, exceto:
a) a presença de uma população de origem européia em contato constante com o desenvolvimento científico e técnico da Europa.
b) a existência de recursos naturais abrangentes, como ouro e diamantes.
c) a posição geográfica muito distante dos países principais mercados mundiais.
d) a assistência constante do Estado controlando grande parte das cooperativas agrícolas, dando auxilio técnico e financeiro à agricultura, administrando a quase totalidade dos meios de transportes.
e) a presença marcante de capital estrane) geiro nas atividades de manutenção, industria têxtil e automobilística.
Alternativa C

6 - A política do apartheid foi um feito histórico que marcou a África do Sul e deixou muitas marcas recentes nesse país. É comum falar em "apartheid social". O que significa essa terminologia e quais as referencias à política sul-africana?
O "apartheid" social é muito usado para designar a exclusão a que uma parcela da população mundial é submetida pelas condições de miséria em que vive. A referência à política sul-africana é que as pessoas são, pelas condições socioeconômicas que possuem, discriminadas de forma semelhante ao que a política do apartheid determinava.

7 - A respeito dos bantustões, as afirmações a seguir estão corretas, com exceção de uma. Assinale-a.
a) A idéia dos bantustões surgiu como mais uma tentativa do governo sul-africano de institucionalizar o apartheid.
b) Embora fossem nominalmente independentes, os bantustões econômica e administrativamente eram dependentes da África do Sul.
c) Os bantustões funcionavam como mão-de-obra barata em disponibilidade na África do Sul.
d) A criação dos bantustões tinha por objetivo fortalecer politicamente os movimentos de libertação dos negros.
e) A criação dos bantustões não constituiu somente uma segregação racial, mas uma estratégia que assegurava a dissociação especial entre brancos e negros.
Alternativa D

Os conflitos africanos Exercícios de Aplicação
1 - Explique por que os conflitos internos nos países africanos se intensificaram nos anos 1990, com o fim da Guerra Fria.
Com o fim da Guerra Fria, o alinhamento político com os países africanos não interessava mais às superpotências. Assim, os antigos aliados das superpotências perderam poder, incentivando os adversários (clãs) a lutarem pelos espaços perdidos durante a Guerra Fria.

2 - Explique por que, no "chifre da África", os conflitos mais graves foram na Etiópia ?
A Etiópia, além de arcar com as implicações decorrentes das lutas contra a Somália e de uma prolongada seca em seu território, teve de enfrentar um conflito interno que terminou em 1993, com a independência da Eritréia.

3 - O fim da Guerra Fria provocou transformações geopolíticas na África, entre as quais pode-se destacar:
a) o fortalecimento da ajuda financeira e militar dos Estados Unidos aos seus antigos aliados no continente.
b) o término dos conflitos de origem tribal no continente, pois as grandes potências deixaram de interferir no processo.
c) o fortalecimento da ajuda financeira e militar da Rússia.
d) o agravamento dos conflitos de origem tribal e territorial no continente.
e) O fortalecimento da economia dos países do continente em função da ajuda financeira externa.
alternativa D

4 - As regiões 1, 2, 3, 4 e 5 estão assinaladas no mapa, na página seguinte. Todas as regiões estão corretamente caracterizadas em seus problemas políticos, exceto:
a) Na região 1, a política de discriminação racial tem sido marcada por fortes conflitos entre brancos e negros.
b) Na região 2, os focos de tensão gerados por disputas de poder têm estimulado lutas violentas.
c) Na região 3, as diferentes posições dos países frente à política árabe e às relações entre judeus e palestinos têm gerado certa instabilidade.
d) Na região 4, a plena emancipação de uma das últimas colônias africanas tem sido dificultada pela interferência dos países vizinhos.
e) Na região 5, os choques entre brancos mulçumanos e negros não-mulçumanos têm se ampliado nos últimos anos.
alternativa E

5 - Explique as características gerais dos conflitos que ocorreram em Angola e Moçambique e suas implicações gerais para os países.
Tanto em Angola quanto em Moçambique, após a independência, os grupos que lutaram passaram a disputar o poder entre si, dando início à guerra civil. Atualmente, os dois países encontravam-se em situação de extrema pobreza.

6 - Quais os grupos étnicos envolvidos nos conflitos em Ruanda? Quais fatores relacionados ao processo colonial aumentaram a rivalidade entre os dois grupos?
Em Ruanda e Burundi, hutus e tutsis lutam pelo poder. A rivalidade entre os dois grupos aumentou durante a colonização, porque os colonizadores belgas e alemães colocaram no poder a maioria tutsi, desagradando a maioria hutu.

7 - O avanço do fundamentalismo islâmico é um dos fatos políticos mais marcantes nos dois países, por isso as chances de o Islamismo político chegar ao poder, por via eleitoral, é muito grande. Os países do continente africano a que se refere a afirmação são os seguintes:

a) Sudão e Angola.
b) Marrocos e Sudão.
c) Egito e Argélia.
d) Líbia e Moçambique.
e) Ruanda e Burundi. Alternativa C