terça-feira, 24 de junho de 2008

prova 2º ano dia 23-06-2008

01- (UE-MT) Israel possui, atualmente, fronteiras com o Egito, ainda, com:
a) Jordânia, Líbano e Turquia.
b) Jordânia, Líbano e Síria.
c) Jordânia, Líbano e Iraque.
d) Jordânia, Iraque e Síria.
e) Arábia Saudita, Líbano e Turquia.

02. (UnB) As discordâncias entre árabes e israelenses apresentam as seguintes características, EXCETO:
a) controle de rotas marítimas
b) interesses industriais
c) interesses raciais e religiosos
d) interesses ideológicos

03. (UNIP) Nesta última década do século XX, verifica-se o recrudescimento da ideologia do nacionalismo em todo o mundo, gerando a ocorrência de movimentos separatistas, que, não raramente, desembocam em sangrentos conflitos, a exemplo do que ocorreu entre o Iraque de Saddam Hussein e a etnia:
a) armênia
b) libanesa
c) sunita
d) palestina
e) curda.

04. (OSEC) As guerras entre árabes e judeus, que se verificam no Oriente Médio, tiveram como causa principal:
a) a guerra civil, no Líbano;
b) o problema de uma população sem território - os refugiados palestinos - que surgiu com a criação do Estado de Israel;
c) o fato de que maiores reservas mundiais de petróleo, se localizam nos países árabes;
d) um discurso do líder Yasser Arafat, na Assembléia na ONU;
e) o controle do canal de Suez, por parte do Egito.

05 - Com base no texto abaixo assinale as afirmações verdadeiras (V) e as falsas (F):
“O Iraque tem cerca de 115 bilhões de barris de petróleo em jazidas comprovadas – a segunda maior reserva do mundo. A Arábia Saudita tem reservas comprovadas de 265 bilhões de barris.” Fonte: Saeed Shah. Folha de S.Paulo, 16 mar. 2003.

a) ( V ) A imensa quantidade de reservas petrolíferas acumuladas nesses países explica o interesse geopolítico que a região do Golfo Pérsico desperta.
b) ( V ) Toda a movimentação militar e estratégica norte-americana no Golfo Pérsico leva em consideração
a realidade descrita no texto.
c) ( V ) O petróleo ainda é a mola econômica do mundo e a região à qual pertencem os dois países citados no texto detém aproximadamente 65% das reservas mundiais.

06 - Leia a frase:
“Se o Iraque produzisse rabanetes, em vez de petróleo, a quem ocorreria invadir esse país?” Eduardo Galeano, citado por Roberto Pompeu de Toledo. Canto de passarinho numa hora dessa? Revista Veja. São Paulo, 26 mar. 2003.
a) A que invasão o autor se refere?
b) Qual o motivo alegado pelo invasor para realizar essa violação da soberania nacional?
c) Que outros motivos, não apontados pelo invasor, poderiam motivar a invasão do Iraque?

a) À invasão do Iraque pelas forças anglo americanas em 2003.
b) Os governos dos Estados Unidos e do Reino Unido alegaram que o Iraque estava armazenando grande quantidade de armas de destruição em massa (atômicas, bacteriológicas etc.) e por isso colocava em risco a segurança mundial. Tal fato nunca foi comprovado.
c) Como afirma Eduardo Galeano, o motivo é o interesse pelo controle da segunda maior reserva de petróleo do mundo, já que as relações dos Estados Unidos com a Arábia Saudita (1ª- mundial em reservas) não estão satisfatórias.

07 - Para as Nações Ocidentais, detentoras de poder, o Oriente Médio é um desafio exótico e complexo:
De acordo com o contexto da charge, indique o princípio que NÃO pertence à cultura dos povos árabes, mas ao ocidente:
A) Leis muito duras.
B) Povo extremista e fanático.
C) Sua religião é o dinheiro.
D) Costumes tradicionais e patriarcais.
E) Crenças presentes no Corão e Tora.


( ) ONU lança um ultimato a Saddan Hussein deixar o Kuwait, mas o líder iraquiano estava resoluto na sua decisão, ameaçando lançar mísseis em Israel.
( ) Quando os EUA interviram no conflito Yom Kippur favorável a Israel para vencer a Liga árabe, houve um controle absoluto do petróleo para retaliar o intervencionismo estrangeiro na região.
( ) Presidente George Bush (pai) inicia a operação “tempestade do deserto” com bases militares na Arábia Saudita. O Iraque deixa o Kwait incendiando poços petrolíferos, além de sofrer embargo econômico.
( ) O Irã efetua uma revolução cultural a partir da deposição de Reza Pahlevi. Há a ocorrência de um governo teocrático sob o comando de Khomeini, que passa a não exportar mais para os EUA seu petróleo.

08 - Os principais países exportadores de petróleo formaram, na década de 60, uma organização chamada OPEP, cuja intenção era controlar a exploração e o preço do petróleo no mercado internacional. Contudo, esse cartel ganhou mais força entre os anos 70 e 90, desencadeando sucessivos choques do Petróleo. Com base nisso, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.

1 – Primeiro choque do Petróleo.
(1973).

2 – Segundo choque do Petróleo.
(1979).

3 – Terceiro choque do Petróleo.
(1990).





Considerando as informações e a opções de enumeração, marque a alternativa que indica a resposta CORRETA:
A) 3, 1, 3, 2.
B) 2,1,3,3,1.
C) 1,2,3,1,2.
D) 3,2,1,3,2.
E) 2,2,3,3,1.

09 - A escassez de água no Oriente Médio levou os países da região a disputas pela posse das nascentes. Veja o texto seguinte:
"A Síria e Israel disputam as Colinas de Golan, local das nascentes desse rio. A Síria perdeu as Colinas de Golan para Israel na Guerra dos Seis Dias e, ainda hoje, tenta reavê-la pela via diplomática”.

Determine qual é o rio que está em disputa, segundo o texto:
A) Tigre.
B) Jordão.
C) Eufrates.
D) Nilo.
E) Volga.

10 - O fundamentalismo é um fenômeno que também pode ser identificado nas religiões cristãs, principalmente em alas mais conservadoras, tanto católicas quanto protestantes, em que a intolerância para com as opiniões diferentes impede a liberdade de opinião:

As charges apresentam o atual presidente dos EUA vem defendendo um discurso fundamentalista protestante em seu governo. Estabeleça qual é o alvo que alimenta a prática de extremismo e de intolerância religiosa em território norte-americano, segundo as charges:
A) As comunidades negras, que são perseguidas pelos americanos, desde a guerra de Secessão.
B) Os migrantes latino-americanos, em especial os brasileiros, que entram ilegalmente nos EUA.
C) As comunidades árabes extremistas, responsáveis pelo atentado de 11 de setembro.
D) Os conceitos científicos universais estudados pela biologia e história, como o Darwinismo.
E) O crescimento da atuação feminina em diversas frentes do mundo globalizado.

11 - Logo após o fim da Guerra Fria, o mundo entrou em um período em que as referências ideológicas aparentemente perderam sentido. Com a vitória do capitalismo, houve o declínio de todo um conjunto de ideologias socialistas, acompanhado pela ascensão dos valores e ideologias capitalistas como o neoliberalismo. Veja o infográfico dos países que estão liderando e adotando estes novos princípios:
Determine a razão que proporciona uma posição de destaque aos dois países do Oriente Médio nesse gráfico:
A) A existência de grupos extremistas religiosos que aumentaram o seu poder na era da globalização, aproveitando-se do ódio, desamparo e rancor das populações árabes.
B) A posição do Estado e seu papel nesses países passaram a ser enxuto e eficiente, tornando-se um verdadeiro provedor de facilidades para a acumulação de lucros pelas empresas privadas.
C) A condição em que se encontram certas classes sociais nesses países: os conglomerados apropriam-se das riquezas, gerando um mercado consumidor com renda concentrada.
D) A ocorrência de crises financeiras que só destroçam as populações da periferia dos grandes centros urbanos, alimentando a indústria bélica e a miséria.
E) A existência de meios de comunicação controlados pelas grandes corporações financeiras, que estabelecem novos padrões culturais e de comportamento, eliminando os fanatismos.

12 - O muro de Berlim, que simboliza a divisão entre o capitalismo e o socialismo foi derrubado em 1989, mas na nova ordem mundial, outros estão sendo erguidos, para evitar que pessoas “indesejáveis” entre nos países que os constróem. Veja o exemplo seguinte:
O muro dessa charge divide territórios entre israelenses e palestinos. Quais são as justificativas que os dois povos apresentam, divergentemente, sobre a construção deste muro?
* Israelenses: alegam que é uma medida preventiva para garantir a segurança dos israelenses contra atentados palestinos. Foi construído por eles, a partir de 2003, no governo de Ariel Sharon.
* Palestinos: alegam que a intenção de Israel é separar as cidades palestinas para ter maior controle sobre o território da Cisjordânia e, até, definir o tamanho do território da futura Palestina.

Nenhum comentário: