quinta-feira, 12 de junho de 2008

prova 1º ano dia 12-06-2008

01 - (Unifei) A maior parte dos fenômenos meteorológicos, como as chuvas, os ventos e os deslocamentos de massas de ar, ocorre na:
a) Estratosfera
b) Troposfera
c) Mesosfera
d) Termosfera

02 - (URCA) A classificação mais utilizada para os diferentes tipos de clima do Brasil assemelha-se a criada pelo estudioso Arthur Strahler, que se baseia na origem, natureza e movimentação das correntes e massas de ar. De acordo com essa classificação, os tipos de clima do Brasil são os seguintes; EXCETO:
a) Subtropical: presente na região sul dos estados de São Paulo e Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Caracteriza-se por verões quentes e úmidos e invernos frios e secos. Chove muito nos meses de novembro a março. O índice pluviométrico anual é de, aproximadamente, 2.000 mm. As temperaturas médias ficam em torno de 20º C. Recebe influência, principalmente no inverno, das massas de ar frias vindas da Antártida.
b) Semi-árido: presente, principalmente, no sertão nordestino, caracteriza-se pela baixa umidade e pouquíssima quantidade de chuvas. As temperaturas são altas durante quase todo o ano.
c) Equatorial-Tropical encontra-se na região da Amazônia. As temperaturas são elevadas durante quase todo o ano. Chuvas em grande quantidade, com índice pluviométrico acima de 2.500 mm anuais.
d) Tropical de altitude: ocorre principalmente nas regiões serranas do Espírito Santo, Rio de Janeiro e Serra da Mantiqueira. As temperaturas médias variam de 15 a 21º C. As chuvas de verão são intensas e no inverno sofre a influência das massas de ar frias vindas pelo Oceano Atlântico. Pode apresentar geada no inverno.
e) Tropical Atlântico (tropical úmido): presente, principalmente, nas regiões litorâneas do Sudeste, apresenta grande influência da umidade vinda do Oceano Atlântico. As temperaturas são elevadas no verão (podendo atingir até 40°C) e amenas no inverno (média de 20º C). Em função da umidade trazida pelo oceano, costuma chover muito nestas áreas.

03 - Com o desenvolvimento da Teoria das Placas Tectônicas, nos anos 60 e 70, fenômenos como o vulcanismo, os terremotos e a formação de cadeias montanhosas vêm tendo uma compreensão mais aprofundada. Isto permite, inclusive, a previsão de eventos de alta intensidade destrutiva, conforme a possibilidade de que a Califórnia, nos próximos anos, venha a sofrer um grande terremoto, já que, nessa região, a crosta terrestre:
a) apresenta uma zona de encontro de placas tectônicas com expansão do assoalho oceânico.
b) se encontra profundamente fraturada pela formação de uma dorsal oceânica.
c) está sendo empurrada para baixo formando uma fossa abissal.
d) forma uma área de separação de placa com forte epirogênese.
e) se divide em duas placas que deslizam paralelamente em sentidos contrários.

04 - Apresente as evidências de que a crosta terrestre se movimenta, provocando mudanças na posição dos continentes e modificando o relevo da Terra.
As áreas de instabilidade geológica sujeitas a terremotos e vulcanismo.

05 - Observe a figura e analise as proposições:
( F ) A distribuição geográfica dos vulcões coincide com as áreas orogenéticas muito antigas.
( F ) É muito comum a ocorrência do fenômeno vulcânico no interior dos continentes.
( V ) Atualmente, não existem vulcões ativos no Brasil. Entretanto, em épocas geológicas passadas, o Brasil foi palco de diversas atividades vulcânicas.
( V) O círculo do fogo do Pacífico forma um alinhamento vulcânico que vai desde a Cordilheira dos Andes até as Filipinas, passando pela costa Ocidental da América do Norte e pelo Japão.
( V ) As principais áreas vulcânicas modernas ocorrem ao longo das costas oceânicas.

06 - Observe as proposições a seguir:
I) As rochas cristalinas do tipo magmática foram formadas nas primeiras eras geológicas.
II) O tectonismo corresponde ao processo de dobramento e fraturamento da crosta terrestre.
III) As voçorocas são enormes buracos feitos pela erosão, resultantes da ação conjugada de enxurradas e águas subterrâneas em terrenos de fragilidade.
IV) As restingas são acumulações arenosas que unem ilhas a continentes, originando penínsulas.
V) As planícies são superfícies mais ou menos aplainadas ou mesmo acidentadas, formadas por erosão e acumulação, em estruturas cristalinas.
Estão incorretas:
a) IV e V;
b) I, II e III;
c) II, IV e V;
d) III e IV;
e) III, IV e V.

07 - Discorra sobre os principais fatores internos e as suas ações nas formas de relevo da superfície da Terra.
Agentes endógenos, tectonismo com terremotos e vulcanismo.

08 - Indique os fatores que explicam as diferenças de temperatura entre as cidades mencionadas na tabela que se segue:
Quanto maior a altitude, menor a temperatura, pois diminui a superfície de irradiação.

09 - As massas de ar são um dos elementos fundamentais na dinâmica da atmosfera, influindo determinantemente no tempo. Quanto às áreas de origem, elas podem ser:
a) temperadas, desérticas e polares.
b) marítimas, continentais e de montanhas.
c) orográficas, marítimas e de planícies.
d) polares, tropicais e equatoriais.
e) tropicais, polares e orográficas.

10 - Observe o mapa a seguir

As áreas assinaladas correspondem ao clima:
a) equatorial superúmido.
b) subtropical de altitude.
c) tropical semi-árido.
d) tropical alternadamente úmido e seco.
e) subtropical úmido.

11 - O Brasil possui uma das mais amplas, diversificadas e extensas redes fluviais de todo o mundo. Em relação à rede hidrográfica brasileira podemos dizer:
( V) em sua maior parte, os rios brasileiros são perenes, isto é, nunca secam;
( F) no Brasil, predominam rios com foz do tipo delta, com exceção do rio Amazonas que possui foz do tipo misto;
( F) na bacia Amazônica, além do rio Amazonas e de seus afluentes, podemos observar a presença de paranás-mirins, que são córregos ou pequenos rios que unem rios maiores entre si;
( V) a bacia do Tocantins-Araguaia, apesar de apresentar muitos trechos navegáveis, possui um importante potencial hidrelétrico, encontrando-se nela a usina do Tucuruí, cuja energia abastece o projeto Carajás;
( V ) o São Francisco é um rio de planalto, que nasce na serra da Canastra, em Minas Gerais, e atravessa os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.

12 - Antônio Conselheiro, o líder da rebelião de Canudos, profetizou: "O sertão vai virar mar e o mar vai virar sertão". Sá e Guarabira, na música "Sobradinho", mostram que o sertão já virou "mar", inundando as cidades de Remansa, Casa Nova, Sento Sé e Pilão Arcado.
Assinale a alternativa que indica o rio represado para a construção do reservatório de Sobradinho e o estado brasileiro onde se localiza essa represa.
a) Rio Parnaíba, Ceará.
b) Rio Jaguaribe, Rio Grande do Norte.
c) Rio São Francisco, Pernambuco.
d) Rio Parnaíba, Piauí.
e) Rio São Francisco, Bahia.

Um comentário:

Elisangeala Costa disse...

cadê o gabarito e a explicação dele?