segunda-feira, 2 de maio de 2011

Exercícios de geografia 9º ano

Atividade 14
Os limites e as várias fronteiras dos países
Exercícios de Aplicação

1 - E
2 - B
3 - As metrópoles europeias dividiram o continente africano segundo seus interesses político--econômicos (imperialistas) e não consideraram a diversidade étnico-cultural. Essas fronteiras arbitrárias e artificiais condicionam até hoje vários conflitos e guerras na África.

4 - Alternativa C
O território africano foi dividido pelos europeus de acordo com os seus próprios interesses, desprezando as características socioculturais das comunidades locais. Assim, as tribos inimigas passaram a conviver num mesmo território. As
consequências da divisão estabelecida pelos colonizadores foram os conflitos étnicos, as guerras civis e os graves problemas sociais.

5 - Não. Os limites chegaram a esse formato por causa da divisão do mundo em territórios controlados por Estados nacionais. São, portanto,uma criação histórica recente.

Atividade 15
A indústria, fronteira do espaço mundial
Exercícios de Aplicação

1 - C
2 - Porque, quando os grupos hegemônicos conquistaram o poder econômico e político, suas ideias de fronteira foram impostas a outros grupos sociais ou às nações que não eram dominantes.
3 - À medida que as transnacionais se expandem, seus limites de produção e investimentos ultrapassam as fronteiras do país-sede, tornando-se cada vez maiores e mais poderosas, e o capitalismo vai se reorganizando e se tornando cada vez mais mundializado.
4 - A
5 -A Primeira Revolução Industrial, em que predominava a indústria têxtil e cuja principal fonte de energia era o carvão mineral.
A Segunda Revolução Industrial, na qual a tecnologia das indústrias metalúrgica, química e automobilística se destacou tendo o petróleo como principal fonte de energia. Além disso, o sistema de transporte passou a formar uma rede de interdependência nos diversos espaços do mundo, estabelecendo as fronteiras tecnológicas.
6 - Ao financiar a produção industrial de algumas corporações, o capital financeiro criou um grupo de empresas diferenciadas, que puderam se fortalecer ainda mais, intensificando e barateando a sua produção, chegando a melhores resultados na concorrência por novos mercados, principalmente no período do liberalismo econômico, iniciado na segunda metade do século XIX.


Atividade 16
A organização territorial – As fronteiras nas cidades
Exercícios de Aplicação

1 - É necessário considerar o processo histórico das diferentes sociedades que existiram e que existem e de que forma elas apropriaram-se dos lugares, criando e recriando fronteiras.

2 - É necessário buscar indícios na aparência dos lugares porque a sua configuração é resultado das regras ditadas pelos grupos sociais dominantes.

3 - Antes da Revolução Industrial, as cidades estavam a serviço do mundo rural e possuíam outras fronteiras. Com a industrialização, as modificações nas cidades foram se tornando visíveis: as ruas, os prédios, as praças e os bairros foram adquirindo uma nova configuração.
A cidade é o lugar de expressão da produção industrializada, onde a produção e o consumo se viabilizam.

4 - Bairros, prédios, ruas, avenidas e centros comerciais e industriais. Esses elementos podem mostrar bem claramente as fronteiras sociais, evidenciando a grande distância social entre as classes mais abastadas e as menos favorecidas dentro de um grande centro urbano.

Atividade 17
Os blocos econômicos como fronteiras
Exercícios de Aplicação

1 - B
2 - B
3 - D
4 - Sequência:2,1,4,3

Atividade 18
As relações Norte-Sul
Exercícios de Aplicação

1 - O critério usado para essa divisão é o econômico, levando em conta o nível de riqueza do país, a industrialização e o padrão de vida do povo. É um critério social e não natural.

2 - Norte e Sul são denominações mais “neutras” ou diplomáticas porque não têm a conotação negativa ou pejorativa que as outras apresentam, como avanço ou atraso, superioridade ou inferioridade.

3 - V,F,V,V

4 - Portugal, Grécia ou Irlanda, por exemplo, possuem economias menos industrializadas que as dos Estados Unidos, do Japão, do Canadá, do Reino Unido e fazem parte dos países do Norte. Albânia, Turcomenistão e Quirquízia possuem economias menos industrializadas em relação às do Brasil e da Argentina e padrões médios de vida para as suas populações, e a Rússia pode ser comparada ao Brasil. Mesmo assim, eles fazem parte do grupo de países do Norte.

5 - B
6 - Não, pois com a criação dos blocos ecônomicos, as mercadorias encontram livre circulação, como se as fronteiras não existissem; já para as pessoas, as fronteiras se encontram fechadas e dificultam as tentativas de imigrantes, em especial de pessoas vindas de países pobres para entrarem em países ricos. Ex.: mexicanos e a fronteira dos Estados Unidos.

Um comentário:

Blog das letras disse...
Este comentário foi removido pelo autor.