quinta-feira, 13 de maio de 2010

gabarito da prova do 2º ano 13/05/2010

Turma A
01 - (Unesp) A divisão territorial da ex-Iugoslávia originou seis novos países. Assinale a alternativa que contém o nome destes países e sua localização geográfica.
a) República Tcheca, Eslovênia, Macedônia, Croácia, Sérvia, Montenegro; Europa do Sul.
b) Albânia, Macedônia, Bósnia, Croácia, Sérvia, Montenegro; Europa Ocidental.
c) Romênia, Croácia, Eslovênia, Bósnia, Sérvia, Montenegro; Europa do Norte.
d) Bósnia, Macedônia, Croácia, Eslovênia, Sérvia, Montenegro; Europa Oriental.
e) Bulgária, Bósnia, Eslovênia, Macedônia, Sérvia, Montenegro; Europa Mediterrânea.

02. Observe a pirâmide etária desenhada abaixo e aponte a alternativa que identifica, de forma correta, o país europeu representado e suas características demográficas:
a) Rússia, com perfeito equilíbrio na distribuição sexual da população.
b) França, com desequilíbrio sexual na população, principalmente entre o grupo de idosos.
c) Mônaco, com razoável equilíbrio na distribuição da população por todas as faixas etárias.
d) Alemanha, com predominância de jovens e adultos, o que indica elevados índices de natalidade, associados à baixa expectativa de vida.
e) Albânia, com grande quantidade de idosos, o que significa baixas taxas de mortalidade e baixa expectativa de vida.

03. (CESGRANRIO) Examine as seguintes informações:
I. Em quase todos os países da Europa Ocidental, o número de nascimentos tem caído rapidamente nas últimas décadas.
II. Na Europa Ocidental, vivem mais de 30 milhões de imigrantes, dos quais 10 milhões são trabalhadores, e o restante, suas mulheres e seus filhos.
III. Em muitas cidades européias, o racismo e a hostilidade contra os imigrantes vêm aumentando, gerando choques, às vezes violentos, e um crescente “estrangeiros, fora!” é ouvido por toda parte.
A respeito da atual situação econômica e social dessa região da Europa, qual das opções melhor articula as informações dadas?
a) Se, num passado recente, os imigrantes, pouco exigentes, serviram para cobrir o déficit de mão-de-obra para serviços menos qualificados, hoje o aumento do desemprego tem levado os europeus a se sentirem prejudicados com a presença desses trabalhadores.
b) Essa região sofre os efeitos da política de descolonização, pois todos os seus países se vêem obrigados a aceitar milhares de desempregados oriundos de suas antigas colônias, provocando inevitáveis choques raciais.
c) A crise econômica que a região vem sofrendo, decorrente do seu pequeno crescimento demográfico, faz com que os governos locais estimulem cada vez mais a vinda de trabalhadores estrangeiros, o que descontenta os europeus, temerosos de perderem os seus valores culturais.
d) A Europa Ocidental sofre uma “crise demográfica”, pois o aumento da oferta de empregos, decorrente do crescimento econômico local, não tem sido acompanhado de um aumento equivalente do número de europeus adultos.
e) A Europa Ocidental vive uma crise social, decorrente da prosperidade das comunidades de imigrantes, cujos membros ocuparam os melhores empregos, impedindo o acesso dos cidadãos europeus ao trabalho.

04. Na Europa, as variações de clima, solo e tradições culturais determinam uma grande diversificação do espaço agrícola.
Sobre o assunto podemos afirmar que:
a) Na Escandinávia os rigores climáticos impedem a agropecuária, por isso a pesca e a silvicultura foram muito desenvolvidas.
b) Na área mediterrânea a concentração de chuvas no verão facilita a produção agrícola, especialmente da uva e da videira.
c) As produções de trigo mecanizadas ocupam grandes espaços nas planícies no centro-norte, destacando-se como produtores a Alemanha, França e Rússia.
d) Nas regiões de grande altitude os verões frescos permitem a produção agrícola mecanizada de frutas e verduras.
e) Nas margens dos mares Negro e Cáspio, o clima mais úmido favorece a produção de algodão e girassol.

05. Sobre a industrialização do continente europeu, podemos afirmar que:
a) de forma geral ela se concentra na sua porção meridional.
b) ela atravessa uma grave crise, devido a dissolução da União Soviética.
c) seu crescimento recente, através da Comunidade Européia, fez com que a produção de vários países ultrapassasse a do Japão e a dos Estados Unidos.
d) suas taxas de crescimento, muito lentas, foram superadas pelos índices de crescimento agrícola.
e) ela se disseminou por todo seu espaço, mas se concentra na porção centro-norte ocidental.

06. (Espm) Após anos de violência, a Sérvia assistiu em dezembro de 2006 ao plebiscito na região para decidir sobre o futuro da soberania do sul. No momento, a região está sob intervenção da Otan. A Albânia, interessada direta na questão, acompanha de perto o pleito.
A região em questão é:

a) Bósnia Herzegóvina.
b) Montenegro.
c) Krajina.
d) Voivodina.
e) Kossovo.


07. A Suécia foi o primeiro país do mundo, na década de 1980, a criar um plano de desativação de usinas nucleares. O governo da Alemanha iniciou a desativação de suas 20 usinas em 2003. Enquanto isso, no Brasil, se discute a continuidade da obra de usina nuclear de Angra III. Sobre o assunto, analisa a tabela e as afirmações:
I. Muitos países estão chegando à conclusão que não vale a pena manter usinas nucleares, já que os riscos e os custos de contaminação ambiental são muito elevados.
II. Para muitos países a desativação dessas usinas é um processo difícil e caro, já que eles não dispõem de outras fontes de fácil acesso e sua matriz energética é muito dependente de fontes nucleares.
III. Depois do “apagão” que atingiu o Brasil, em 2002, tornou- se evidente que o uso de usinas nucleares não podia mais ser evitado.
IV. Uma das fases mais difíceis e caras no processo de desativação dessas usinas é o do armazenamento do lixo nuclear.
São verdadeiras apenas as afirmativas:

a) I, II e IV.
b) II e III.
c) II e IV.
d) I e IV.
e) II, III e IV.


08 - Leia o texto abaixo e indique a alternativa que apresenta corretamente os nomes dos rios indicados por I e II.
“Na América Anglo-Saxônica, deve ser dado um destaque especial ao complexo lacustre dos Grandes Lagos, na divisa entre Estados Unidos e Canadá, que por meio da navegação fluvial do rio …… (I) …… interliga o oceano Atlântico a essa importante área industrial dos dois países. Ainda nos Estados Unidos, na vertente do Golfo do México, um outro importante curso fluvial deve ser destacado, o rio …… (II) …… Ao atravessar uma rica planície fértil, intensamente aproveitada para a exploração agrícola, este rio se transformou, historicamente, na mais importante opção de transporte de mercadorias voltadas para o abastecimento das agroindustriais instaladas ao longo do seu vale.

a) (I) Missouri; (II) Mississipi.
b) (I) São Lourenço; (II) Mississipi.
c) (I) Hudson; (II) São Lourenço.
d) (I) Columbia: (II) Colorado.
e) (I) Colorado; (II) Hudson.

09 - Como se explica as elevadas amplitudes térmicas da Planície Central Americana?
_____________________________________________________________________________________Durante o verão, a região é atingida por massas quentes provenientes das zonas tropicais do Golfo do México; quando chega o inverno, a área recebe a influência das massas polares.

10. Leia a notícia:
“As autoridades de San Francisco lançaram hoje um plano de preparação para o norte da Califórnia enfrentar as conseqüências do chamado Big One, um grande terremoto, que poderia causar inúmeras mortes e prejuízos de até 200 bilhões de dólares. Neste ano, o Instituto de Pesquisa em Engenharia de Terremotos quer conscientizar as pessoas sobre os efeitos que esse terremoto poderá ter quando vier a ocorrer.” Adaptado de Folha Online,17 abril 2002.
Com base no texto acima e em seus conhecimentos, assinale a alternativa correta:
a) A região encontra-se numa área formada por rochas sedimentares, local muito vulnerável às atividades tectônica e vulcânica.
b) A região está situada numa área geológica muito antiga, formada por escudos cristalinos, fato que explica a ocorrência de terremotos.
c) O Big One deverá atingir com intensidade ainda maior o Golfo do México, no sul dos Estados Unidos, onde se encontra a maior falha geológica da América.
d) O Big One poderá causar grandes estragos no oeste dos Estados Unidos, onde se encontram os dobramentos modernos, bem como a falha geológica de San Andreas.

11. Analise os dados relativos à grande diversidade do quadro natural da América Anglo- Saxônica:
I) Na porção ocidental ocorrem extensas planícies, em sua maior parte de origem glacial.
II) Das bacias hidrográficas mais importantes, destacam-se a do Rio São Lourenço, na Vertente Atlântica; a dos rios
Mississipi-Missouri, na Vertente do Golfo do México; e a dos rios Colúmbia e Colorado, na Vertente do Pacífico.
III) As extensas florestas dos Estados Unidos, mesmo nos períodos de colonização e de desenvolvimento industrial, foram bem preservadas, o que explica os protestos da população norte-americana com a destruição florestal no
Brasil.
IV) Entre os fatores que definem os tipos climáticos da América Anglo-Saxônica, as correntes marítimas é que fazem as temperaturas aumentarem do sul para o norte, influenciando a ocorrência de climas áridos e semi-áridos no Canadá.
Estão incorretas somente as afirmações:
a) I e II
b) I, III e IV
c) II e III
d) II, III e IV
e) III e IV

12 - (ESPM) Observe as palavras de Gerry Adams e o mapa a seguir:
Todas as unidades do IRA receberam ordens de depor as armas. Todos os voluntários foram instruídos a assistir aos desenvolvimentos dos programas puramente políticos e democráticos por meios exclusivamente pacíficos. Os voluntários não devem se engajar em nenhuma outra atividade de qualquer tipo.A liderança do IRA também autorizou nosso representante (...) para completar o processo para depor suas armas de forma confiável de modo a aumentar a confiança pública e para concluir esse processo o mais rápido possível. (Planeta Porto Alegre, 2005)
Sobre o assunto em questão, está correto afirmar:
a) O IRA, mencionado no texto, é um grupo protestante extremista que defende a soberania britânica sobre a ilha da Irlanda.
b) A questão irlandesa envolve um conflito religioso entre cristãos e muçulmanos sobre a soberania da ilha.
c) O Eire reivindica a porção norte da Irlanda para juntar-se ao seu Reino.
d) Gerry Adams lidera um partido que defende a unificação da Irlanda sob um regime republicano.
e) A deposição de armas do grupo protestante do IRA abriu um novo capítulo que permite, a partir de agora, a unificação da ilha.

Turma B
01. Considere a tabela:
Baseados em seus conhecimentos demográficos sobre a Europa e nos dados expressos pela tabela, concluímos que:
a) o crescimento vegetativo da Alemanha e da Hungria são negativos, indicando que eles se encontram na quarta fase da evolução demográfica.
b) as elevadas taxas de mortalidade da Alemanha e da Hungria indicam que elas estão em um estágio de desenvolvimento demográfico anterior ao dos demais países.
c) as elevadas taxas de natalidade da Albânia e da Macedônia, associadas à sua baixa taxa de mortalidade, determinam sua posição na quarta fase de evolução demográfica.
d) as taxas de mortalidade mais baixas da Albânia e da Macedônia indicam melhores condições sanitárias e médicas que na Alemanha e na Hungria.
e) os dados são insuficientes para apoiar uma análise.

02. Após a Guerra da Bósnia, a antiga Iugoslávia continuou assolada por conflitos e acirramento das tensões étnicas. Em que outra área específica da região balcânica o conflito atingiu proporções desumanas?
a) Na Ucrânia, parte da Croácia, de maioria russa.
b) Na Eslováquia, de grande maioria grega.
c) Na Eslovênia, hoje independente e região mais rica e industrializada.
d) No Kosovo, parte da atual Iugoslávia, e de maioria albanesa e muçulmana.
e) Em Montenegro, ao norte da Sérvia, de maioria turca.

03. Observe os dados da tabela abaixo:
A partir desses dados podemos concluir que:
a) não houve mudanças significativas na estruturas etária da população.
b) a pirâmide etária vem, gradativamente, ampliando a sua base e estreitando seu ápice.
c) o processo de rejuvenescimento da população é lento na região, o que acarreta o crescimento da parcela de idosos.
d) a parcela de população em idade ativa está sofrendo uma redução lenta e a de idosos um aumento rápido, o que poderá acarretar problemas de mão-de-obra.
e) a redução da parcela de jovens é conseqüência da imigração acelerada nas últimas décadas e o crescimento dos idosos é fruto do repartimento de população.

04. Quando observamos a agricultura européia, sob o ponto de vista da qualidade ou da quantidade, a agricultura francesa surge como uma das mais desenvolvidas. A extensão territorial e a variedade de climas contribuem para esse processo, associado também aos pesados subsídios pagos pelo Estado. São características dessa produção a:
a) alta mecanização, determinadora do pequeno uso de mão-de-obra.
b) alta produtividade por unidade de terra e de mão-de-obra, permitindo grandes exportações.
c) exploração direta da terra, com predomínio das médias propriedades.
d) a elevada renda média do agricultor, apesar da pequena participação na formação do PIB.
e) todas as alternativas são corretas e se completam.

05 - (UEL-PR-adaptada) Leia o texto:
“A região do Mediterrâneo em torno de um mar percorrido por mercadores desde muito antes da era cristã, uma faixa litorânea de dimensões variáveis, apresenta características únicas. Isto se deve a uma longa história em comum, a fenômenos socioeconômicos recentes e a um clima bastante diferenciado.”
Adaptado de PITTE, J.R. Geografia: a natureza humanizada. São Paulo, FTD, 1998. pág. 132.
Sobre a região citada é correto afirmar que:
a) O cultivo da oliveira persiste há séculos e prende-se principalmente às condições climáticas.
b) As chuvas abundantes e bem distribuídas facilitam a triticultura na região.
c) É um pólo de atração turística devido ao clima quente equatorial.
d) Por ser um mar interior não tem conexão com os fenômenos climáticos e agrícolas.
e) Contém os países mais desenvolvidos devido às facilidades do desenvolvimento da agropecuária.

06. Sobre as matérias-primas na Europa, podemos afirmar que:
a) o continente é rico em recursos minerais metálicos, mas pobre em recursos energéticos.
b) elas são exportadas em grande volume, já que há excedentes.
c) há abundância de ouro, prata e cobre.
d) todas têm que ser importadas.
e) de forma geral o continente é pobre, havendo, no entanto, boas jazidas de carvão e ferro.

07. (UFMG) Com respeito ao desenvolvimento industrial italiano, assinale a alternativa falsa:
a) Entre as fontes de energia italiana, o carvão é escasso e sua produção, insuficiente.
b) O potencial hidráulico é muito importante e o seu aproveitamento permitiu compensar a escassez do carvão.
c) Os capitais estrangeiros têm participação muito insignificante no desenvolvimento industrial do país.
d) A industrialização da Itália teve início após a unificação e foi acelerado entre as duas guerras mundiais.

08. (Uff) O processo de integração dos países da Europa Ocidental não tem evitado que velhos conflitos reapareçam e imprimam sua marca de violência no interior de estados nacionais. Isto fica evidente ao se observar:
a) as imposições do partido nacional flamengo, exigindo um parlamento independente da Inglaterra;
b) a escalada do regionalismo político na Alemanha por parte de grupos separatistas neonazistas;
c) as reivindicações de autonomia no sul da Itália (Padânia) por parte dos partidos locais;
d) a ascensão dos grupos paramilitares de origem corsa, que reclamam sua autonomia nacional perante a Bélgica;
e) a ofensiva do grupo ETA que reivindica a independência da histórica região basca, localizada entre o norte da Espanha e o sudoeste da França.

09 - (UEL-PR-adaptado) Na Nova Ordem Internacional, a crescente migração internacional tem gerado uma série de problemas. A charge a seguir se refere a um fenômeno que vem se ampliando no mundo.
A charge apresentada pode ser interpretada como sendo:
a) as barreiras à imigração de africanos e latino-americanos, por parte dos países da União Européia.
b) as tentativas frustradas de países menos desenvolvidos de ingressar na União Européia.
c) o processo de exclusão social a que são submetidos os europeus desempregados, como os espanhóis e portugueses.
d) o início de uma economia protecionista por parte da União Européia, para equilibrar sua Balança Comercial.
e) o início da restrição estabelecida pela União Européia à livre circulação de pessoas.

10 - A taxa de fecundidade do Brasil está hoje em torno de 2 filhos por mulher em idade fértil, ou seja, o país já está ficando abaixo da taxa de reposição da população. Compare a nossa situação atual com a de dois países europeus nas últimas décadas.
Observando os dados podemos afirmar que os dois países europeus têm uma parcela de idosos maior que o nosso. Você concorda com essa afirmação? Justifique.
Observando os dados podemos ter certeza de que a parcela de idosos da Itália e da Espanha é maior que a do Brasil, já que esses países estão com taxas de fecundidade abaixo de 2,1 há muito mais tempo: a Itália desde a segunda metade da década de 1970 e a Espanha desde a metade da década de 1980. Se a taxa de fecundidade cai, o número de nascimentos é menor, a parcela de jovens se reduz e a de idosos aumenta.
11. Certas partes da América Anglo-Saxônica estão sujeitas, todos os anos, a intensos furacões.
Alguns deles causaram grandes prejuízos, como o Andrew (1992), que provocou danos da ordem de 26 bilhões de dólares, e mais recentemente (2006) o Katrina, com prejuízos ainda maiores. Aponte a alternativa correta sobre esse fenômeno:
a) As regiões mais atingidas são o sul sudeste e o leste do continente, com maior ocorrência no verão e no outono.
b) Durante o verão, as águas do Golfo do México e do Mar das Antilhas têm suas temperaturas elevadas, facilitando a formação dos furacões.
c) Os furacões são acompanhados de violentas tempestades e alterações do nível dos mares, podendo provocar alagamento da costa e destruição de cidades.
d) Seu deslocamento, em direção aos Estados Unidos, é determinado pelas baixas pressões na parte central desse país.
e) Todas as alternativas anteriores são corretas e completam a visão do problema.

12. A América Anglo-Saxônica possui diversas particularidades naturais. Das alternativas indicadas abaixo, aponte quais são as verdadeiras e some-as.
1. (V) A extensa região de clima subpolar ao norte é explicada por sua elevada latitude.
2. (V) Os dobramentos modernos concentram- se na costa ocidental (oeste), ao lado do Oceano Pacífico.
4. (F) A Corrente marítima do Golfo é quente e não passa pela costa do Pacífico e sim no Golfo do México, onde provoca chuvas.
8. (F) As extensas florestas de coníferas se estendem do Atlântico ao Pacífico no Canadá e nas áreas montanhosas do oeste dos EUA.
16. (V ) A vegetação mediterrânea ocupa o sul da costa da Califórnia, no Oceano Pacífico e não a borda do Golfo do México.
SOMA: 19