segunda-feira, 19 de maio de 2008

PROVA 2º ANO DIA 19-05-2008

01 - (Unifal)
“O crescimento demográfico não é causa primeira do subdesenvolvimento, mas ele contribui poderosamente para o desenvolvimento das contradições econômicas, sociais e políticas. O número de camponeses sem terra e dos desempregados não cessa de crescer, certamente para o maior lucro, a curto prazo, dos industriais e proprietários fundiários, mas as tensões sociais não param de se ampliar. O aumento da população não é excessivo senão em relação a um crescimento econômico restrito, e o impulso demográfico não teria tomado tal velocidade e engendrado tais dificuldades se a natalidade tivesse progressivamente sido reduzida pelos efeitos de um desenvolvimento econômico e social.”
Adaptado de Lacoste, Ives. Geografia do subdesenvolvimento. 7 ªed. São Paulo: Difel, 1985. p.119-126.
A partir desse fragmento e das teorias sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo.
I - O autor retrata as idéias da teoria neomalthusiana, que se caracteriza pela explícita oposição às idéias malthusianas.II - O autor propõe a adoção de uma política antinatalista rigorosa sem a qual não seria possível o desenvolvimento socioeconômico.III - A solução para os problemas sociais e econômicos não pode basear-se, unicamente, na limitação dos nascimentos e, sim, em uma melhor distribuição de renda, o que melhora a qualidade de vida da população.
Marque a alternativa correta.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) Apenas I
e III estão corretas.

02 - (Unimontes) O livro intitulado “Ensaio sobre o Princípio da População”, de Thomas Robert Malthus, mostra uma teoria demográfica que
a) defende que o avanço tecnológico provoca a fome e o desemprego estrutural.
b) explica que o crescimento populacional será reduzido com a urbanização.
c) afirma que a fome é provocada pela desigualdade socioeconômica entre as pessoas.
d) relaciona crescimento populacional com a fome.

03 - (Ufpi) Sobre o crescimento demográfico dos continentes, analise os dados da tabela a seguir:
I. As taxas de crescimento demográfico da América do Norte vêm se mantendo superiores às da Europa.
II. A África é o único continente que se mantém com um elevado ritmo na taxa de crescimento demográfico.
III. Comparando a variação da taxa de crescimento demográfico entre a África e a América Latina, observa-se que a redução dessa taxa é mais lenta na última.
IV. A Ásia e a Oceania são os continentes que apresentam uma maior semelhança no nível de crescimento demográfico, bem como no ritmo de decréscimo desse crescimento.
Está correto o que se afirma em:
a) I e II
b) II e III
c) II e IV
d) I, II e III
e) I, II e IV

04 - (Unifal) Analise as charges a seguir.

A partir dessas charges, pode-se afirmar que:
a) carnaval e futebol são manifestações da cultura popular brasileira que ao longo dos anos vêm polarizando inúmeros programas sociais, os quais contribuíram, inclusive, para a extinção da fome no país.
b) o programa Fome-Zero erradicou a fome no Brasil e, por isso, esse programa é motivo de grande destaque na mídia, assim como são carnaval e futebol.
c) as críticas das charges não procedem, pois não há casos de fome no Brasil.
d) no Brasil, enquanto carnaval e futebol merecem grande destaque na mídia, a fome continua assolando, silenciosamente, parte da população do país.

05 - (Ufba/Ufrb)
Com base na análise do gráfico e nos conhecimentos sobre a população brasileira, defina crescimento natural ou vegetativo e explique a evolução demográfica do país, no século XX, indicando duas causas das elevadas taxas de mortalidade nas duas primeiras décadas, duas medidas adotadas pelo Estado nas décadas de 30/40 no combate a essa mortalidade e uma conseqüência dessas medidas nas décadas seguintes.
Resposta:
- Crescimento natural ou vegetativo é a diferença entre a proporção das pessoas que nascem (taxa de natalidade) e a das pessoas que morrem (taxa de mortalidade).- Causas das elevadas taxas de mortalidade nas duas primeiras décadas: precárias condições médico‑sanitárias, escassez de remédios e vacinas e a falta de infra-estrutura nos serviços de água encanada e esgotos, os quais serviam apenas a uma pequena parcela das residências.- Medidas adotadas pelo Estado nas décadas de 30/40, no combate a essa mortalidade: ampliação da infra-estrutura de saneamento básico (água encanada, esgoto, coleta de lixo, etc.), além de melhorias nos serviços de assistência médica e hospitalar.- Conseqüência, entre outras, dessas medidas nas décadas seguintes, foi a grande diminuição das taxas de mortalidade e o aumento no índice de crescimento natural da população brasileira, já que as taxas de natalidade permaneceram altas.

06 - (Upb)
Os movimentos separatistas – regionais, religiosos e étnico-nacionais - são marcas que reordenam os territórios pertencentes a diversas sociedades mundiais. Em alguns países, grupos étnico-nacionais diferentes convivem tranqüilamente, enquanto que, em outros, há sérios conflitos e movimentos sociais que acabam redefinindo os territórios. Um exemplo é a África do Sul, que, ao longo dos anos de 1980 e de 1990, com a questão do Apartheid, teve vários conceitos associados a essa barreira ideológica.
Nesse sentido, associe cada termo citado, na 1ª coluna, ao respectivo significado descrito, na 2ª coluna:
(1) Muro Antiimigração
(2) Comunidade
(3) Identidade étnico-cultural
(4) Etnia
(5) Sociedade
( ) É contrário(a) ao espírito de cooperação, contraponto da relação bilateral em seu conjunto, e prevalece para garantir a segurança na fronteira, gerando um clima de tensão entre ascomunidades fronteiriças.
( ) Está associado(a) a determinadas formas de organização social que surgem e se desenvolvem através da experiência de grupos humanos identificados por crenças, normas, idiomas e técnicas,aprovadas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos.
( ) É constituído(a) por comunidades diferenciadas pela cor da pele, por uma cultura específica e pela origem em uma dada população nacional.
A seqüência correta é:
a) 1, 3, 4
b) 1, 2, 3
c) 2, 3, 5
d) 1, 2, 4
e) 2, 4, 5

07 - (ESPM) Observe as palavras de Gerry Adams a seguir:
Todas as unidades do IRA receberam ordens de depor as armas. Todos os voluntários foram instruídos a assistir aos desenvolvimentos dos programas puramente políticos e democráticos por meios exclusivamente pacíficos. Os voluntários não devem se engajar em nenhuma outra atividade de qualquer tipo. A liderança do IRA também autorizou nosso representante(...) para completar o processo para depor suas armas de forma confiável de modo a aumentar a confiança pública e para concluir esse processo o mais rápido possível. (Planeta Porto Alegre, 2005)

Sobre o assunto em questão, está correto afirmar:
a) O IRA, mencionado no texto, é um grupo protestante extremista que defende a soberania britânica sobre a ilha da Irlanda.
b) A questão irlandesa envolve um conflito religioso entre cristãos e muçulmanos sobre a soberania da ilha.
c) O Eire reivindica a porção norte da Irlanda para juntar-se ao seu Reino.
d) Gerry Adams lidera um partido que defende a unificação da Irlanda sob um regime republicano.
e) A deposição de armas do grupo protestante do IRA abriu um novo capítulo que permite, a partir de agora, a unificação da ilha.

08 - (Puc-rio)
A charge apresentada acima:
I −caracteriza os problemas de ordem étnico-territorial na Europa dos Bálcãs, que refletem as seculares disputasnuma região dominada pelos sérvios, no último século;
II −representa o conflito entre as identidades nacionais na Europa, reforçado pelo desmonte dos Estados socialistas no Leste europeu, na última década do século XX;
III −exemplifica a causa típica dos conflitos que assolaram os Bálcãs, principalmente após a Guerra Fria, quandoos sérvios espalhados por outros territórios da antiga Iugoslávia lutavam pela manutenção da sua hegemoniana região.
Das afirmações acima, está(ão) correta(s):
a) apenas a I.
b) apenas a II.
c) apenas a III.
d) apenas a I e II.
e) todas.

09 - (Unipam) Segundo o historiador britânico, Eric Hobsbawm, o “breve século XX” encerrou-se com a fragmentação do império soviético e com o conseqüente fracasso da referência sócio-ideológica do Socialismo Real. No entanto, é possível, perante a fragilidade das instituições multilaterais, observar acontinuidade de manifestações étnicas, religiosas e nacional-territoriais. O fim de uma Era não possibilitou a descontinuidade de ocorrências violentas em áreas de conflitos.
a) Cite o nome das seis repúblicas que formavam a ex-Iugoslávia.
SÉRVIA, CROÁCIA, ESLOVÊNIA, MACEDÔNIA, BÓSNIA, MONTENEGRO.
b) Que problema étnico ocorre atualmente na Espanha?
O ETA (abreviação de Euskadí ta Azkatasuna - Pátria Basca e Liberdade) é um movimento criado em 1958 com nobres ideais de independência e de luta contra a opressão do regime do ditador Francisco Franco.
A fisionomia do grupo ETA se alterou quando, em 1977, a democracia chega à Espanha, mas não chegou a liberdade para o “PAÍS BASCO”. O rei Juan Carlos, que iniciou o processo de redemocratização da Espanha, empenhou-se e foram aprovados os estatutos de autonomia de todas as províncias. A região passou a ter um governo próprio, sendo suspensas as restrições à divulgação da cultura e da língua basca.Entretando o ETA-M (braço armado do ETA) não se satisfaz e intensifica as ações terroristas, exigindo aformação de um Estado basco independente.


10 - (Ufpi-específica) Julgue as afirmativas e dê a soma da(s) verdadeira(s).
Após o término da bipolaridade, que caracterizou o período da Guerra Fria, os conflitos armados:
1- Diminuíram, devido ao surgimento de outros pólos de poder no mundo.
2 - Diminuíram, como conseqüência da derrota do socialismo soviético.
4- Aumentaram, devido à retomada de antigas diferenças étnicas e religiosas entre os povos envolvidos.
8 - Aumentaram, em função do crescimento populacional de países envolvidos nos conflitos.

Resposta: FFVF

Nenhum comentário: