sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Prova de geografia 3º ano

01 – Observe o perfil de relevo apresentado a seguir.

Considerando-se somente o perfil do rele¬vo, o trecho que melhor se presta ao desenvolvimento das atividades agrárias está entre:
a) o oceano Pacífico e a serra Nevada.
b) o oceano Pacífico e o rio Mississipi.
c) a serra Nevada e as Montanhas Rochosas.
d) a base das Montanhas Rochosas e a base dos Apalaches.
e) a base dos Apalaches e o oceano Atlântico.

02 - (UNESP- 2010) Correlacione os conceitos a seguir:
( ) As aglomerações urbanas mantêm e reforçam laços interdependentes entre si e com outras áreas que elas atraem. Estas áreas que sofrem atração podem, às vezes, pertencer a regiões homogêneas diversas. Estas áreas criam um sistema urbano regional mais bem definido. Portanto, as regiões, de forma geral, nada mais são que recortes territoriais destas áreas.
( ) A característica marcante da estrutura dos sistemas de cidades que varia de acordo com seu tamanho, com a extensão de sua área de influência espacial e com a sua qualidade funcional no que se refere aos fluxos de bens, de pessoas, de capital e de serviços. No esquema atual das relações entre as cidades, uma vila pode se relacionar diretamente com a metrópole nacional, ao contrário do esquema clássico, onde a vila se relaciona, primeiramente, com a cidade local, depois com o centro regional, e em sequência, com a metrópole regional e nacional.
( ) O processo vinculado às transformações sociais que provocam a mobilização de pessoas, geralmente, de espaços rurais para centros urbanos. Essa mobilização de pessoas é motivada pela busca por estratégias de sobrevivência, visando à inserção no mercado de trabalho bem como na vida social e cultural do centro urbano.
( ) O conjunto articulado ou integrado de áreas urbanas que cobrem um determinado espaço geográfico e que se relacionam continuamente.
( ) O termo empregado para cidade central de uma determinada região geográfica, densamente urbanizada, que assume posição de destaque na economia, na política, na vida cultural, etc. A mancha urbana é formada, geralmente, por cidades com tendência ao fenômeno de conurbação. Vários municípios formam uma grande comunidade, interdependente entre si e com a preocupação de resolver os problemas de interesse comum.
I. Urbanização;
II. Rede urbana;
III. Hierarquia urbana;
IV. Polarização e
V. Metrópole.
A sequência correta obtida a partir da correlação entre os conceitos e as definições é:
a) I, II, IV, V, III.
b) II, V, I, III, IV.
c) IV, III, I, II, V.
d) III, IV, I, II, V.
e) IV, I, V, II, III.

03 - (UEG- 2010) A intensidade da ocorrência de problemas urbanos de natureza climática tem sido a tônica dessas últimas décadas. Um dos fatores que contribuem para o desenvolvimento desses problemas está relacionado ao crescimento demográfico humano. A figura abaixo representa o crescimento da população humana em uma determinada metrópole brasileira a partir da década de 1920.


Com base nas informações e no gráfico, é CORRETO afirmar:
a) na década de 1970, como o número de habitantes era menor se comparados ao dos anos atuais, a inexistência de problemas ambientais se deve a uma maior sensibilização ambiental por parte da população.
b) à medida que o crescimento demográfico humano aumenta, a existência de problemas ambientais se torna evidente, uma vez que as más condições de habitação e saneamento são ocorrentes nas metrópoles.
c) a implantação de programas de natalidade e de programas referentes às políticas ambientais desencadeia a tendência de o número de habitantes se estabilizar nos países subdesenvolvidos, nos últimos anos.
d) o crescimento populacional e a consequente expansão territorial urbana a partir da década de 1960 estão relacionados a vários fatores, sendo que as enchentes e os alagamentos são determinantes.

04 - (UFC) O processo de urbanização é um dos traços marcantes do mundo contemporâneo presente em países desenvolvidos e subdesenvolvidos, entretanto a urbanização apresenta características distintas em cada uma dessas realidades. Analise as afirmações abaixo sobre essas características.
I. Nos países desenvolvidos, as cidades estruturam-se gradativamente para absorver os migrantes e, por conseguinte, melhoram as condições de moradia, de serviços e a oferta de emprego.
II. Nos países subdesenvolvidos, a urbanização acelerada está associada às péssimas condições de vida no campo e à estrutura fundiária concentrada, o que estimula o êxodo rural.
III. Nos países subdesenvolvidos, o rápido e desordenado crescimento das cidades deu origem ao fenômeno denominado macrocefalia urbana.
IV. Nos países desenvolvidos, a urbanização está relacionada à presença da indústria na cidade e à ausência de técnicas modernas no campo, o que acentuou a migração rural-urbana.
Assinale a alternativa correta.
a) Apenas II é verdadeira.
b) Apenas I e II são verdadeiras.
c) Apenas I, II e IV são verdadeiras.
d) Apenas I, II e III são verdadeiras.
e) Apenas II, III e IV são verdadeiras.

05 - (UFV-2010) Com relação ao conceito de “rede urbana”, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Constitui um sistema integrado de cidades formado exclusivamente pela infraestrutura de transporte, energia e informação.
b) Apresenta-se como um conjunto de cidades interdependentes com um núcleo urbano central que articula as atividades econômicas entre elas.
c) Define um sistema integrado de cidades formado por uma realidade material (rede técnica) e outra imaterial (rede social).
d) Representa um conjunto de cidades com um sistema integrado a partir dos eixos centrais de distribuição de mercadorias.

06 - (FUVEST- 2009)

O mapa acima retrata a distribuição espacial, no planeta, de núcleos urbanos com mais de 10 milhões de habitantes, as megacidades. Sobre megacidades e os processos que as geraram, é correto afirmar que
a) a maior do mundo, Tóquio, teve vertiginoso crescimento após a Segunda Guerra Mundial, em razão do expressivo desenvolvimento econômico do Japão nesse período.
b) as latino-americanas cresceram em razão das riquezas geradas por atividades primárias e do dinamismo econômico decorrente de suas funções portuárias.
c) a maior parte delas localiza-se em países de elevado PIB per capita, tendo sua origem ligada a índices expressivos de crescimento vegetativo e êxodo rural.
d) as localizadas em países de economia menos dinâmica cresceram lentamente devido à expansão do setor primário.
e) as localizadas no Oriente Médio são expressivas em número, em razão do desenvolvimento econômico gerado pelo petróleo.

07 - (UFJF-2008) Leia o texto
“Para avaliar se uma cidade é global, considera-se: o número de escritórios das principais empresas (em contabilidade,consultoria, publicidade, banco e consultorias) a sua rede financeira/bancária, de telecomunicações, etc.. As cidadesglobais são vetores importantes da globalização. Elas são sede de poder e por meio delas que a economia global éadministrada, coordenada e planejada. Elas formam uma rede onde transitam os trilhões que alimentam os mercadosfinanceiros internacionais. [...] Estudos recentes registram 55 cidades globais no mundo”. Fonte: Maria da Glória in: http://lite.fae.unicamp.br/revista/gohn.html
Com base no texto, pode-se afirmar que cidade global é definida pela:
a) quantidade de habitantes.
b) localização geográfica.
c) influência supranacional.
d) economia sócio-democrata.
e) reserva de biodiversidade.


08 - (PUCRS- 2010) Aproximadamente 300.000 brasileiros vivem fora do país, produzindo em terras estrangeiras. São agricultores que saíram para trabalhar além da fronteira, provocando tensão geopolítica entre o Brasil e o país vizinho.
O país vizinho referido e os estados brasileiros que se limitam com esse país são
a) Uruguai – Rio Grande do Sul e Santa Catarina
b) Paraguai – Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul
c) Argentina – Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná
d) Paraguai – Paraná e Mato Grosso do Sul
e) Uruguai – Rio Grande do Sul e Paraná

09 - (MACKENZIE-2010 ) Neste país, aproximadamente 30% dos filhos de estrangeiros são descendentes de um determinado grupo de imigrantes, somando mais de sete milhões de pessoas. Eles já são a metade de todos os imigrantes constantes deste país e também a maior parcela dos imigrantes ilegais. Talvez por isso, a violência, o abandono e a perseguição aguardam os que ainda tentam entrar pelos quase 4 mil quilômetros de fronteiras. (www.adital.com.br. Adaptado.)
O texto aborda a situação atual dos imigrantes
a) turcos na Alemanha.
b) mexicanos nos Estados Unidos.
c) brasileiros em Portugal.
d) argelinos na França.
e) paquistaneses na Inglaterra.

10 - (FGV – SP direito- 2010)
Considerando a dinâmica das migrações inter-regionais brasileiras, qual o significado de “saldo migratório positivo” e de “saldo migratório negativo”? De modo geral, do que decorre cada um desses saldos?
O saldo migratório positivo indica que o número de imigrantes é superior ao de emigrantes.
O saldo migratório negativo ocorre quando o número de imigrantes é inferior ao de emigrantes.
O saldo positivo decorre de fatores de atração, como a oferta de terras, na Amazônia, e de empregos, em São Paulo e Rio de Janeiro.
O saldo negativo indica a existência de fatores de repulsão, como a estagnação econômica e o aumento da concentração fundiária.


11 - (UERJ)


O Globo, 25/04/2010
Nas duas últimas décadas, o governo federal vem propondo ações no sentido de oferecer uma resposta às transformações na composição etária da população brasileira.

Essas ações têm seguido uma tendência que se manifesta mais diretamente na seguinte iniciativa:
a) revisão das bases da legislação sindical
b) alteração das regras da previdência social
c) expansão das verbas para o ensino fundamental
d) ampliação dos programas de prevenção sanitária

12 - (MACKENZIE) No Brasil, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realiza o recenseamento da população a cada dez anos, desde 1940. Assim, as informações nos permitem realizar análises com base em séries históricas e apontar certas tendências.
Se considerarmos os dados a serem coletados e divulgados após o censo de 2010, é razoável afirmarmos que, provavelmente, teremos
I. uma continuidade do processo de queda da taxa de fecundidade e um aumento do percentual da população jovem em decorrência disso.
II. a confirmação de que a violência urbana é um fenômeno preocupante e que explica, por si só, a contínua redução da expectativa de vida verificada nas últimas quatro décadas.
III. a manutenção do processo de redução dos índices de natalidade, que tem ocorrido desde o fim da década de 1970, e que resulta, entre outros fatores, no aumento do acesso a métodos contraceptivos, mesmo entre as camadas mais pobres da população.
IV. a elevação da proporção de idosos em decorrência da ampliação do acesso a serviços de saúde e saneamento, que tem determinado o aumento da longevidade.
Estão corretas, apenas,
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I e III.
e) II e IV.

13 - As áreas montanhosas da porção ocidental dos Estados Unidos apresentam como características:
a) estabilidade tectônica e vulcanismo.
b) instabilidade tectônica e baixas altitudes.
c) epirogênese e escudos antigos.
d) abalo sísmico e vulcanismo.
e) vulcanismo e pequena altitude.
14 - (UFSCar-SP) Em linhas gerais, o relevo da América do Norte pode ser caracterizado da se¬guinte maneira:
a) na porção oriental, domínio das grandes planícies; na porção central, velhos planaltos bas¬tante erodidos, e, na porção ocidental, domínio das altas montanhas de formação recente.
b) a leste, altas montanhas de formação terciária, planaltos e baixas montanhas a oeste, e, ao centro, grandes planaltos.
c) a leste, planaltos e montanhas desgastados; ao centro, as planícies; e a oeste, os dobramentos modernos com suas altas montanhas.
d) a oeste, domínio das grandes planícies de diferentes origens; ao centro, os dobramentos modernos com suas altas montanhas, e, a les¬te, as áreas de planaltos e montanhas de baixa altitude.
e) grandes planícies a oeste e na porção central, dobramentos modernos na porção ocidental.

15 - A vegetação típica das planícies cen¬trais dos Estados Unidos é a:
a) floresta tropical.
b) mediterrânea.
c) floresta de coníferas.
d) pradaria ou prairie.
e) floresta temperada.

16 - (Vunesp) Observe o mapa.

Utilizando seus conhecimentos geográfi¬cos, assinale a alternativa que indica o esta¬do destacado no mapa e o tipo de clima que favorece a grande ocorrência de incêndios florestais em determinada época do ano.
a) Flórida; clima subtropical, com verões quentes e secos e invernos amenos.
b) Texas; clima tropical, com invernos secos e verões quentes e chuvosos.
c) Oregon; clima mediterrâneo, com invernos secos e verões chuvosos.
d) Nevada; clima temperado, com invernos rigorosos e verões extremamente secos e quentes.
e) Califórnia; clima mediterrâneo, com ve¬rões quentes e secos e invernos chuvosos.

17 - Leia as afirmativas que destacam a in¬dustrialização dos Estados Unidos:
I - O vale do Silício possui indústrias tradi¬cionais que necessitam de grande volume de matérias-primas.
II - A região nordeste ainda apresenta grande concentração industrial.
III - As megalópoles estão localizadas nas antigas áreas industriais.
IV - A região do golfo do México está inseri¬da no sun belt.
Estão corretas somente as afirmativas:
a) I e II.
b) II e IV.
c) II e III.
d) III e IV.
e) I e III.

18 - As conurbações são tão próximas umas das outras que formam uma grande avenida de cidades reunidas sob o nome de megaló¬pole. Nessa cidade gigante, concentram-se portos, centros comerciais, indústrias bastan¬te diversificadas de importância mundial e, ainda, decide-se a vida econômica e política de muitas nações dependentes dos Estados Unidos.
É mais provável que os aspectos dos Esta¬dos Unidos descritos no texto sejam encontra¬dos na região:
a) nordeste.
b) noroeste.
c) sudoeste.
d) sudeste.
e) das planícies centrais.

19 - (UEL-PR) Observe os esboços para res¬ponder à questão.

A observação dos esboços e os demais conhe-cimentos sobre o tema permitem concluir que:
a) com as mudanças ocorridas nos tipos de imigrantes que se dirigem aos Estados Unidos, tem decrescido percentualmente o grupo ét¬nico branco.
b) nestas últimas décadas, os imigrantes que chegam aos EUA apresentam elevada qualifica¬ção técnica.
c) com o elevado número de imigrantes no país, a participação percentual dos negros no conjunto da população americana tende a diminuir.
d) a flexibilidade e as facilidades legais têm cada vez mais atraído imigrante latinos e asiático para os Estados Unidos.
e) a rápida integração sociocultural e econô mica do imigrante têm representado um fator a mais para que grandes levas de pessoas para lá se dirijam.

20 - O _____________________________ , é uma faixa agrícola que se dedica à produção de alimentos perecíveis: leite e produtos horti¬granjeiros. Localiza-se no nordeste, ao redor dos núcleos urbanos industriais situados às margens dos Grandes Lagos e da costa do Atlântico. Gonçalves, C. W. P. Geografia hoje.
Rio de Janeiro: Editora Ao livro técnico.
A lacuna é preenchida corretamente por:
a) wheat belt
b) dairy belt
c) corn belt
d) cotton belt
e) ranching belt

21 - (UFSCar-SP) Sobre a atual organização industrial dos Estados Unidos, é correto afir¬mar que:
a) o nordeste apresentou um sensível declínio a) do setor industrial e está em franca decadência econômica.
b) a região das planícies centrais substituiu as tradicionais atividades agrícolas pela in¬dústria.
c) as regiões sul e oeste formam o sun belt (cinturão do sol), que se destaca pela presen¬ça de indústrias de alta tecnologia.
d) a região de fronteira com o Canadá transformou-se em área industrial degradada, o chama¬do rust belt (cinturão da ferrugem).
e) as Rochosas apresentaram forte crescimento industrial graças à descoberta de inúmeras re¬servas minerais.

22 - (FGV-SP) Assinale a alternativa que apresenta uma informação correta sobre os tecnopolos ou polos científicos. a) Considerados como uma superação dos antigos centros ou distritos industriais, os polos tecnológicos são encontrados apenas nos países do Norte desenvolvido, pois de¬pendem de um sistema de telecomunicação avançado para funcionarem.
b) O tecnopolo mais famoso dos EUA é o vale do Silício, na Califórnia, cuja origem se arti¬cula com o desenvolvimento de armamentos de alta tecnologia na época da Guerra Fria.
c) São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre são os exemplos mais significativos de cida¬des brasileiras que correspondem aos tecno¬polos do mundo desenvolvido.
d) A França iniciou o desenvolvimento dos polos tecnológicos apenas nesta década, concen¬trando-se prioritariamente em torno de Paris.
e) Apesar de seu grande desenvolvimento téc¬nico e científico, a exiguidade territorial do Ja¬pão permitiu a construção de apenas um tecno¬polo: a conhecida cidade científica de Tsukuba.


23 - (Fuvest-SP) Nos Estados Unidos, compa¬re as regiões do Nordeste com as da costa do Pacífico do ponto de vista da estrutura das indústrias e da organização do trabalho.
A região industrial do nordeste e dos Grandes Lagos desenvolveu-se a partir das últimas décadas do século XIX, em função do contexto socioeconômico e dos recursos naturais pre¬sentes. A região industrial da costa do Pacífico desenvolveu-se no pós-guerra, em função de incentivos governamentais desconcentradores das novas possibilidades de localização indus¬trial e do dinamismo do comércio na bacia do Pacífico. A estrutura industrial da região nor¬deste/Grandes Lagos apoiou-se no desenvolvi¬mento dos ramos de base e mecânico-automo¬tivo, beneficiando-se da ocorrência de recursos minerais, tais como o carvão (Apalaches) e o ferro (Lago Superior). Na costa do Pacífico, desenvolveram-se indústrias de bens duráveis, com destaque para o setor eletroeletrônico e os setores apoiados em novas tecnologias (ae¬ronáutica, bélica, informática). Na região nor¬deste/Grandes Lagos, a produção industrial organizou-se sobre a base do uso intensivo de mão-de-obra de qualificação intermediá¬ria, da serialização e das linhas de produção tradicionais (fordismo). Como reação, emergi¬ram grandes organizações corporativas (Trade Unions), organizando a força de trabalho. Na costa do Pacífico, a produção industrial, apoia¬da em intensa automação, utiliza estratégias de terceirização, fragmentação das operações fabris e distinção entre concepção e execução. Em consequência, a força de trabalho, de alta qualificação, apresenta elevada flexibilidade e fraca rigidez corporativa.

24 – (UFSCar-SP) A industrialização norte-americana começou no nordeste do país e se espalhou pela região dos Grandes Lagos, com setores como o siderúrgico, o naval e o auto¬mobilístico. Esse foi, durante muito tempo, o padrão espacial predominante nos Estados Unidos. Contudo, com a revolução técnico-científica e informacional, novos padrões de distribuição industrial foram produzidos, gerando um processo de descentralização e de reorganização territorial da atividade produtiva. Considerando o processo descri¬to, responda
Quais tipos de indústrias caracterizam o novo padrão industrial americano?
O novo padrão industrial americano, característico da terceira Revolução Indus¬trial, fundamenta-se nas indústrias de tecno¬logias de ponta, destacando-se informática, mecatrônica, aero espacial, telecomunicações, nanotecnologia, química fina, biotecnologia ou engenharia genética. Merece destaque a manutenção e até mesmo o aumento no com¬plexo bélico-industrial.