quarta-feira, 9 de junho de 2010

Prova do 3º ano - 09/06/2010

01 - A cidade de Aparecida, no estado de São Paulo, é descrita pelo Guia Quatro Rodas como um “importante centro de peregrinação. Em 12 de outubro, dia da padroeira, cerca de 200 mil pessoas assistem às missas da basílica. Mas nos outros finais de semana, especialmente aos domingos, o movimento também é muito grande. Um shopping center foi construído ao lado da basílica nova para dar apoio aos romeiros.”
A descrição dessa cidade deixa clara a sua:
a) função urbana.
b) situação urbana.
c) forma de sítio urbano.
d) metropolização.
e) urbanização.

02 - (PUCCAMP-SP – Adapt.) Analise a tabela a seguir:
Pode-se afirmar que a urbanização dos países subdesenvolvidos, mostrada na tabela, é explicada, entre outras razões:
a) pelo elevado crescimento industrial, sobretudo a partir da entrada das indústrias de capital transnacional.
b) pela modernização rural e emprego de maquinaria na produção agrícola, liberando contingentes populacionais do campo.
c) pela precariedade das condições socioeconômicas do campo, provocando o êxodo rural.
d) pelo crescimento considerável do setor terciário ampliando a oferta de emprego nas cidades.
e) pelo elevado crescimento vegetativo ocorrido nas cidades, devido à industrialização.

3 - (ESPM-SP – Adapt.) A expansão do setor de serviços é típica das sociedades urbanas modernas, mesmo que elas estejam concentradas apenas em grandes metrópoles, como é o caso de alguns países subdesenvolvidos. Sobre o assunto, analise os textos:
1 - Na grande cidade, há cidadãos de diversas classes, desde os fartos de recursos, que podem utilizar a metrópole toda, até os que, por falta de meios, somente a utilizam parcialmente, como se fosse uma pequena cidade.
Milton Santos. O espaço do cidadão. 1987. (Com adaptações.)
2 - Em São Paulo, 90% dos restaurantes, 89% dos teatros, 73% dos cinemas e 61% dos museus estão no centro histórico e no centro expandido da cidade, regiões que ocupam apenas 14% da área do município e onde vivem somente 20% da população. Júlia Faliveni Alves. Metrópole: cidadania e qualidade de vida, 1992. (Com adaptações.)

Com base em seus conhecimentos geográficos e nos textos apresentados, você diria que:
a) apesar de seu tamanho, a metrópole de São Paulo funciona como uma pequena cidade para seus habitantes, pois todos os recursos utilizáveis ainda estão próximos.
b) São Paulo não pode ser considerada uma metrópole pois, apesar de seu crescimento periférico, a maior parte de seus habitantes se concentra em 14% do município.
c) mesmo em metrópoles como São Paulo, é possível encontrar modos de vida que se assemelham mais aos de cidades do interior, onde todas as coisas são sempre muito próximas.
d) o maior poder aquisitivo, em geral, é determinante para que pequena parcela da população tenha acesso aos recursos oferecidos pela metrópole.
e) Em São Paulo, a falta de meios de deslocamento faz com que a população e os recursos se concentrem em uma estreita área que compreende 14% do município.

4 - (UFMS – Adapt.) Ao lado da revolução urbana, a internacionalização da economia vem consolidando nas últimas décadas o que vários sociólogos e urbanistas convencionaram chamar de cidades globais – os vetores mais importantes da globalização. As cidades globais, segundo pesquisa da Universidade de Loughborough (Inglaterra), são aquelas que concentram perícia e conhecimento em serviços ligados à globalização, independente do tamanho da sua população. Isso é medido pela presença de escritórios das principais empresas mundiais em contabilidade, consultoria, publicidade, bancos e advocacia. Folha de S.Paulo, 2 de maio de 1999. (Com adaptações.)
Sobre o processo de urbanização e o surgimento das cidades globais, é correto afirmar que:
a) cidades globais são fenômenos exclusivos de países capitalistas desenvolvidos, com alto índice de industrialização.
b) o processo de urbanização brasileiro é recente e não apresentou qualquer cidade com as características do que se convencionou chamar de cidades globais.
c) grandes centros urbanos, de localização privilegiada, são importantes para o processo de globalização porque neles instalam-se centros de decisão, como escritórios de empresas transnacionais e de grandes instituições financeiras, além de serem bem-servidos pela rede de comunicação e de serviços.
d) na América Latina nenhuma cidade alcançou a posição de cidade global, já que nenhuma apresenta o número de habitantes que caracteriza esse tipo de espaço urbano.
e) os grandes centros urbanos europeus não são cidades globais porque a presença de um intenso processo de industrialização não é condição necessária para que uma cidade seja considerada global.

5. (CESGRANRIO) Examine as seguintes informações:
I. Em quase todos os países da Europa Ocidental, o número de nascimentos tem caído rapidamente nas últimas décadas.
II. Na Europa Ocidental, vivem mais de 30 milhões de imigrantes, dos quais 10 milhões são trabalhadores, e o restante, suas mulheres e seus filhos.
III. Em muitas cidades européias, o racismo e a hostilidade contra os imigrantes vêm aumentando, gerando choques, às vezes violentos, e um crescente “estrangeiros, fora!” é ouvido por toda parte.
A respeito da atual situação econômica e social dessa região da Europa, qual das opções melhor articula as informações dadas?
a) Se, num passado recente, os imigrantes, pouco exigentes, serviram para cobrir o déficit de mão-de-obra para serviços menos qualificados, hoje o aumento do desemprego tem levado os europeus a se sentirem prejudicados com a presença desses trabalhadores.
b) Essa região sofre os efeitos da política de descolonização, pois todos os seus países se vêem obrigados a aceitar milhares de desempregados oriundos de suas antigas colônias, provocando inevitáveis choques raciais.
c) A crise econômica que a região vem sofrendo, decorrente do seu pequeno crescimento demográfico, faz com que os governos locais estimulem cada vez mais a vinda de trabalhadores estrangeiros, o que descontenta os europeus, temerosos de perderem os seus valores culturais.
d) A Europa Ocidental sofre uma “crise demográfica”, pois o aumento da oferta de empregos, decorrente do crescimento econômico local, não tem sido acompanhado de um aumento equivalente do número de europeus adultos.
e) A Europa Ocidental vive uma crise social, decorrente da prosperidade das comunidades de imigrantes, cujos membros ocuparam os melhores empregos, impedindo o acesso dos cidadãos europeus ao trabalho.

6. (FURG-RS – Adapt.) Nos grandes aglomerados urbanos, as mudanças no uso do solo e o aumento na concentração de poluentes na atmosfera alteram os processos de absorção, difusão e reflexão da radiação solar que, por sua vez, afetam a dinâmica atmosférica, gerando o chamado clima urbano.
São fenômenos comuns do clima urbano:
I. Ilha de calor.
II. Buraco na camada de ozônio.
III. Enchentes.
IV. Inversão térmica.
V. Geadas.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e III d) I e IV
b) II, III e IV e) I, II e V
c) II e IV

7. As enchentes estão entre os mais graves problemas urbano-ambientais que atingem várias das grandes cidades brasileiras. São feitas muitas análises das causas desse fato e apontadas diferentes soluções, legalmente viáveis. Analise algumas delas:
I. Uma das causas das enchentes está relacionada com o processo de ocupação desordenada dessas cidades, fato exemplificado pela ocupação das áreas de várzea de rios, onde se constroem avenidas e edificações.
Uma das formas de minimizar esse problema seria destruir – por decisão unilateral do poder executivo municipal – as construções existentes nessas várzeas e replantar a vegetação original.
II. Como muitas dessas cidades tiveram uma ocupação urbana sem planejamento, elas estão quase totalmente tomadas por avenidas e edificações, o que impede que a água das chuvas seja absorvida pelo solo. Uma das formas de minimizar esse problema é construir grandes reservatórios, denominados piscinões, para captação do excesso de água das áreas sujeitas às inundações.
III. Uma das causas das enchentes nas grandes cidades está relacionada com o intenso assoreamento dos rios que as atravessam, já que esse processo torna os rios mais rasos e, consequentemente, faz com que eles transbordem rapidamente em dias de chuvas in tensas. A melhor forma de minimizar esse problema é rebaixar as calhas desses cursos fluviais.
IV. A culpa das enchentes é inteiramente das populações urbanas que têm o hábito de jogar lixo nas ruas, o que entope bueiros e galerias pluviais, que deveriam escoar a água das chuvas. Uma das formas de minimizar esse problema seria, por decisão do poder municipal, multar quem joga lixo nas ruas.
Das análises, são corretas apenas as dos itens:
a) I, II e III d) II e IV
b) I, III e IV e) III e IV
c) II e III

8 - (MACK-SP) O Projeto Calha Norte prevê:
a) a construção de uma estrada internacional ligando a bacia Amazônica aos portos mais setentrionais da América do Sul.
b) a abertura de uma concorrência com firmas internacionais a fim de construir aeroportos que serão utilizados para comércio direto com o Caribe.
c) uma rápida urbanização das margens do rio Amazonas, para facilitar as expedições de caráter ecológico.
d) o combate direto aos projetos de ocupação da Amazônia que não tenham recebido o apoio das autoridades nacionais.
e) reforço na ocupação da fronteira do Brasil com a Colômbia, a Venezuela, a Guiana, a Guiana Francesa e o Suriname.

9. (UFRJ – adaptada)
Apesar da falta de verbas, Calha Norte é ampliado
BRASÍLIA. O governo decidiu ampliar a presença militar na região Norte do país. O presidente Lula, atendendo ao pedido do Ministro da Defesa aumentou a área de atuação do Programa Calha Norte, criado em 1985. O número de municípios atingidos pelo programa saltará de 74 para 151. A linha de fronteira incluída no Calha Norte aumentará de 7.400 quilômetros para cerca de 11 mil quilômetros. A área total do Calha Norte será de 2,5 milhões de quilômetros quadrados, que representam 25,6% do território nacional. Adap.: O Globo, 10 jan. 2003.
Com base na reportagem acima, cite dois objetivos do governo brasileiro ao ampliar o Programa Calha Norte.
Objetivos: evitar a ação de contrabandistas; combater a ação do narcotráfico; preservar a soberania nacional na exploração dos recursos naturais da região.

10 - (UFRO – modificada) Sobre a ocupação da região amazônica, assinale a afirmativa correta.
a) As atividades de mineração ganharam destaque a partir da década de 1980, com as obras de infraestrutura patrocinadas pelo Governo Federal, na implantação dos projetos para extração de combustíveis fósseis.
b) Com a intensa ocupação humana nos últimos anos, a Amazônia brasileira transformou-se numa região de média densidade demográfica, ocupando o segundo lugar no ranking brasileiro.
c) Foi instalado o Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) que tem como objetivo fiscalizar as ações predatórias em relação à natureza e coibir o tráfico de drogas na imensa zona de fronteira morta do Brasil.
d) As reservas extrativistas são áreas de manejo sustentável da floresta, criadas inicialmente no Pará e Amapá, tendo como idealizador o seringalista Chico Mendes.
e) A agropecuária é o setor econômico mais importante da Amazônia desde a década de 1970, tendo na criação de gado para consumo na região, o forte de sua arrecadação.

11. (UFRO – modificada) Sobre a Amazônia Legal, uma das últimas fronteiras de expansão da economia agropecuária brasileira, assinale a afirmativa correta.
a) Há diversas alternativas econômicas ambientalmente sustentáveis, tais como a plantação de soja e a criação de gado que permitem a inserção da área na economia nacional.
b) Seu processo de ocupação ocorre de forma planejada e permite a manutenção dos recursos da sua enorme biodiversidade.
c) Sua biodiversidade é alvo da cobiça internacional fazendo com que diversos laboratórios farmacêuticos invistam maciçamente na instalação de laboratórios de pesquisa e plantas industriais.
d) O Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam) é uma rede de monitoramento constituída, em parte, de alta tecnologia, originária dos laboratórios de pesquisa nacionais.
e) Apresenta uma incipiente rede de vias de transporte, o que aumenta consideravelmente os custos de seus produtos nos centros consumidores do centro-sul do país.

12 - (CEFET-PR-Adaptada) No dia 12 de outubro de 1999, em um ato simbólico realizado pela ONU, a Terra recebeu o seu habitante de número 6 bilhões, nascido em Sarajevo. Veja as quatro fases, de forma desordenada, pelas quais o crescimento da população mundial passou, até chegar a atualidade:
I. Crescimento lento. Altas taxas de natalidade e mortalidade. Aumento populacional muito pequeno.
II. Crescimento rápido. Altas taxas de natalidade e mortalidade em queda. A população mundial dobrou em 123 anos.
III. Diminuição do crescimento demográfico. Queda acentuada da taxa de natalidade. Envelhecimento crescente da população.
IV. Altos níveis de crescimento vegetativo. Explosão demográfica. A população mundial dobrou em 43 anos.
Coloque as fases em ordem cronológica e marque a alternativa que representa essa ordem:
a) III – II – V – IV d)V – IV – III – II
b) I – II – IV – III e) IV – II – V – III
c) II – III – IV – V

13 - Observe a evolução da pirâmide etária do Canadá:
a) O estreitamento da base foi determinado pela queda da taxa de mortalidade a partir de aproximadamente
1965/1970.
b) O estreitamento das faixas etárias masculina e feminina passa a ter diferenças entre si acima de 65 anos,
devido à queda das taxas de natalidade.
c) O estreitamento nas faixas etárias mais altas não impede que a população idosa, com mais de 65 anos, forme uma parcela superior a 20% e esteja entre as mais elevadas do mundo.
d) O alargamento da pirâmide nas faixas etárias entre 25 e 49 anos foi determinado pela elevação da expectativa de vida e pela queda da taxa de natalidade.
e) A manutenção da largura das faixas etárias jovens indica que as taxas de mortalidade infantil estão em queda e a expectativa de vida aumentando.

14 - Recentemente a Comissão Européia divulgou que há, nos 27 membros da União Européia, mais de 23 milhões de imigrantes, dos quais mais de 8 milhões estão ilegalmente nos países-membros. A quase totalidade desses imigrantes se concentra nos países mostrados abaixo:
Podemos afirmar que:
a) essa imigração não tem importância econômica, já que a maior parte dessa população é proveniente de países pobres do norte da África e do Oriente Médio.
b) como a maior parte desses imigrantes vive ilegalmente na Europa entende-se a aversão que parte da população dos países receptores sente em relação a eles.
c) o número desses imigrantes está em rápida redução graças à adoção de políticas de expulsão dos ilegais e de fechamento das fronteiras entre os países membros da U.E.
d) o incentivo à imigração tem aumentado o que provocou a elevação da parcela de ilegais e o crescimento dos protestos sindicais contra essa política estatal.
e) considerando que esses países têm uma população idosa numerosa, pode-se supor que a elevada parcela de imigrantes, entre 4 e 10% da população absoluta, é importante como mão de obra.


15 - (UFCE – Adapt.) Sobre a atividade agropecuária no Brasil e no mundo, é possível afirmar que:
a) com a modernização das técnicas agrícolas e o uso da biotecnologia, elevaram-se os índices de produtividade e a quantidade de trabalhadores rurais no mundo.
b) nos países subdesenvolvidos, o processo técnico-científico atingiu o setor com mais intensidade nas regiões especializadas na produção para o mercado externo.
c) o uso de produtos agrícolas transgênicos é questionado e proibido em todo o mundo, por serem seus efeitos sobre a saúde humana ainda desconhecidos.
d) enquanto no mundo desenvolvido aumenta o uso de mão de obra na agricultura, o êxodo rural esvazia permanentemente o campo, nos países subdesenvolvidos.
e) a redução da concentração fundiária, que é marco principal da reforma agrária que está sendo efetivada em todo o mundo, reduz a dependência humana de produtos agrícolas não renováveis.

16 - O gráfico abaixo indica a evolução do uso de irrigação no Brasil:
Com base nos dados do gráfico, nos seus conhecimentos sobre a agricultura brasileira e nas condições naturais de seu espaço geográfico, pode se afirmar que o:
a) uso crescente de irrigação eleva a produtividade agrícola, sendo um excelente exemplo o vale do rio São Francisco, uma das maiores áreas fruticultoras do país.
b) uso de irrigação parece positivo à primeira vista, mas com o tempo sempre conduz à salinização da terra.
c) uso da irrigação só é indicado para áreas muito secas, portanto só aparece no sertão nordestino, em áreas com produções de subsistência.
d) crescimento da área irrigada ocorreu pela ampliação de seu uso no sul da Amazônia, fato determinado pelas prolongadas secas locais.
e) Todas as alternativas, em conjunto, explicam a elevação observada no gráfico.

17 - (MACK-SP – Adapt.) A economia agrícola de plantations, caracterizada pelos cultivos tropicais, provoca, nos países subdesenvolvidos:
a) uma produção excedente de produtos agrícolas, de fácil aquisição por parte das populações carentes.
b) o êxodo rural, motivado pelo pequeno uso da mão de obra diante da alta tecnologia dos métodos aplicados.
c) a redução da lavoura de subsistência, pois ocupa os melhores solos e a maior parte da mão de obra rural.
d) uma independência no setor dos produtos alimentícios, gerando uma produção maior dos produtos básicos para a região.
e) um impacto na economia que, desta forma, liberta-se da dependência dos produtos procedentes do Primeiro Mundo.

18. (UFCE – Adapt.) Sobre a atividade agropecuária no Brasil e no mundo, é possível afirmar que:
a) com a modernização das técnicas agrícolas e o uso da biotecnologia, elevaram-se os índices de produtividade e a quantidade de trabalhadores rurais no mundo.
b) nos países subdesenvolvidos, o processo técnico-científico atingiu o setor com mais intensidade nas regiões especializadas na produção para o mercado externo.
c) o uso de produtos agrícolas transgênicos é questionado e proibido em todo o mundo, por serem seus efeitos sobre a saúde humana ainda desconhecidos.
d) enquanto no mundo desenvolvido aumenta o uso de mão de obra na agricultura, o êxodo rural esvazia permanentemente o campo, nos países subdesenvolvidos.
e) a redução da concentração fundiária, que é marco principal da reforma agrária que está sendo efetivada em todo o mundo, reduz a dependência humana de produtos agrícolas não renováveis.

19 - (PUC-MG – Adapt.) A humanidade se apropria da natureza e cria o espaço geográfico, o que de certa forma pode ser visto nos mapas seguintes:

Um título adequado integrando os dois mapas poderia ser:
a) Substituição da pecuária pela lavoura.
b) Substituição da vegetação natural por áreas de atuação antrópica.
c) Implantação de parques e reservas nas áreas de Cerrado.
d) Expansão da desertificação nas áreas de Cerrado.
e) Lavouras irrigadas no domínio do Cerrado.

20 - (FUVEST – Adapt.) Leia o texto:
Evidentemente que hoje a reforma agrária que sonhamos não é mais a reforma agrária clássica capitalista
(…). Hoje, o desenvolvimento das forças produtivas na agricultura e na sociedade e o modelo agrícola que foi adotado exigem o que chamamos de reforma agrária de novo tipo (…) em que não é mais suficiente apenas dividir a terra, lotear em parcelas e botar o pobre em cima que se vire. Cinquenta anos atrás, ele se viraria, mas hoje não consegue mais. João Pedro Stedile, um dos coordenadores nacionais do MST. Em: Caros Amigos, nº- 18, pág. 5, set. 2003.
Caracterize essa “reforma agrária de novo tipo” a que o texto se refere.
O que se denomina no texto de “reforma agrária de novo tipo” é a perspectiva de uma nova forma de distribuição das propriedades rurais, que atenda a três grandes objetivos:
• satisfazer as necessidades sociais básicas do homem do campo, como alimentação, habitação, saúde e educação;
• solucionar parte dos problemas econômicos do agricultor, permitindo sua evolução para uma melhor situação de bem-estar;
• inserir essa nova área produtora no contexto da economia nacional, a fim de aumentar a produção agrícola e a renda regional, gerando um dinamismo que se distribua por toda a comunidade.

21 - (UFRGS) Observe a figura abaixo.
A principal consequência da prática agrícola ilustrada nessa figura é:
a) o aumento da infiltração da água no solo.
b) o aumento da erosão do solo.
c) a diminuição do escoamento das águas pluviais.
d) a melhoria da saúde das plantas.
e) o incremento da produtividade da lavoura.

22 - Analise o texto:
“O estudo avaliou o desempenho das culturas de milho, arroz e soja, plantadas em áreas antes ocupadas com a Crotalaria juncea, planta usada como adubo verde e na fabricação de papel de cigarros, cordas e tapetes. Os resultados confirmaram as suspeitas dos pesquisadores: as culturas anuais de milho e arroz tornam-se mais produtivas quando semeadas depois da crotalária ou da soja, duas representantes da família das leguminosas”.
Adaptado de: “Adubo natural”. Revista Pesquisa Fapesp. Agosto de 2003, nº- 90, pág. 68.
No texto, o plantio de arroz e milho, após a colheita de crotalária e soja – duas leguminosas – caracteriza, na prática agrícola, a chamada
1 _____________.As duas leguminosas enriquecem o solo com compostos nitrogenados, graças à ação de bactérias
2______________existentes nos nódulos radiculares.
Os termos que preenchem corretamente as lacunas 1 e 2 do texto acima são:
a) consorciação de culturas – nitrificantes.
b) adubação verde – desnitrificantes.
c) rotação de culturas – fixadoras de nitrogênio.
d) adubação orgânica – fixadoras de nitrogênio.
e) rotação de culturas – fixadoras de hidrogênio.

23 - (UEL-PR) Em relação à agricultura dos Estados Unidos, é incorreto afirmar:
a) Caracteriza-se pela presença de cinturões agrícolas e belts.
b) Apresenta um elevado grau de mecanização.
c) Detém o maior índice de produtividade do planeta.
d) Caracteriza-se pela agroindústria.
e) Caracteriza-se por empregar a maior parte de sua população em atividades agrícolas.

24 - Discuta a veracidade da afirmação seguinte sobre a agricultura italiana.
“A existência de uma topografia plana, clima suave e solos férteis determinou que as mais importantes áreas agrícolas da Itália se concentrassem no centro-sul do país, onde se destacam produções mediterrâneas como a vinha e a oliva.”
A afirmação não é verdadeira, porque a área com fatores favoráveis é o norte do país, região da planície do rio Pó, onde se destacam as produções de cereais.

25 - Discuta a veracidade da afirmação a seguir.
“A incorporação de mão de obra no interior das colônias, para o trabalho nas plantations, exigia o deslocamento desses trabalhadores das suas atividades tradicionais, geralmente vinculadas à agricultura de subsistência, aumentando o problema de carência de alimentos para suas famílias.”
A afirmação é correta, pois a instalação das plantations desarticulava a estrutura tradicional de produção nas colônias, que estava voltada para a subsistência dos agricultores e suas famílias.

26 - (CESGRANRIO-RJ) Primeiro “usa” a África, depois “USA for África” (We are the World…). Anos seguidos de seca no Sahel africano tornaram muito conhecida no mundo essa margem do deserto sujeita a catástrofes que redundaram na destruição da economia, nas migrações de fome e miséria para as cidades e para os países do sul, e da Etiópia para o Sudão. A caridade internacional se manifesta tardiamente. Ela é muito inferior às necessidades e só pode evitar uma maior perda de vidas humanas.
A que fatos podemos relacionar a situação apresentada acima?
I. À aridez permanente de toda a área, o que torna impossível o cultivo de produtos agrícolas e a criação de gado, tornando necessário o auxílio internacional.
II. À dificuldade de deslocamento dos povos nômades e seminômades que, com as fronteiras mais controladas entre os novos Estados africanos, veem seu meio de vida tradicional ser substituído por formas sedentárias de produzir.
III. À inserção da região na divisão internacional do trabalho com cultivos de exportação, o que tem provocado a diminuição da produção de alimentos, problema não solucionável por movimentos eventuais de caridade.
Assinale:
a) se somente a afirmativa I estiver correta.
b) se somente a afirmativa III estiver correta.
c) se somente as afirmativas II e III estiverem corretas.
d) se somente as afirmativas I e II estiverem corretas.
e) se todas as alternativas estiverem corretas.


27 - (UFU-MG – Adapt.) A água é um composto mineral abundante na superfície do planeta Terra e ocorre, naturalmente, nos estados líquido, sólido e gasoso. É indiscutível a importância da água para o ser humano, tanto do ponto de vista biológico como econômico. Com o aumento das populações, ocorreu um proporcional aumento da utilização da água disponível no planeta.
Em relação ao uso desse importante recurso, é incorreto afirmar que:
a) a utilização das águas subterrâneas para o consumo humano vem crescendo ano a ano, inclusive no Brasil, sendo entre nós adiantadas e de uso corriqueiro as práticas de proteção e conservação dos aquíferos.
b) os esgotos sanitários lançados nos corpos hídricos provocam um elevado consumo de oxigênio por parte das bactérias que degradam a matéria orgânica; consequentemente, ocorre a mortandade de peixes por falta desse gás dissolvido na água.
c) a navegação, a pesca e a produção de energia elétrica representam formas de utilização da água que não provocam alterações significativas na sua qualidade.
d) as práticas de irrigação artificial visam a suplementar as quantidades de água dos solos durante os períodos de estiagem, garantindo a produção agrícola em níveis elevados de produtividade.
e) a água também pode ser utilizada como fonte de lazer e recreação, por meio da pesca esportiva e da prática de esportes aquáticos.

28 - (UFMG – Adapt.) Analise o gráfico a seguir, em que está representada a variação da erosão do solo ocorrida em certa região durante um período de mais de 200 anos:
* Por que ocorreu um decréscimo de erosão quando foi introduzido o reflorestamento?
O reflorestamento estabelece a cobertura do solo e evita a ação direta das chuvas e enxurradas sobre a superfície terrestre, reduzindo significativamente a erosão e a perda de terras férteis.

* Por que ocorreu um grande acréscimo de erosão durante a construção da cidade?
A construção de uma cidade em um curto período de tempo (como o gráfico indica) é fruto de um planejamento
(Brasília, por exemplo). Obra de tal vulto se faz com o desmatamento de extensas áreas, movimentação de terras, abertura de estradas, etc. Todos esses processos deixam a terra desnuda, o que facilita a ação dos processos erosivos e explica a elevação da tonelagem de solos perdidos.

29 - (ENEM – Adapt.) Um organismo transgênico é aquele que recebeu genes de outra espécie, por técnicas de engenharia genética. Os vegetais transgênicos podem receber genes para aumentar sua produtividade ou sua resistência a pragas e ao frio, entre outras coisas. Os genes transferidos são obtidos de bactérias, de outras espécies vegetais ou mesmo de espécies animais. Embora existam restrições de ordem econômica e eventuais riscos ecológicos, muitas variedades de plantas geneticamente modificadas vêm sendo produzidas, a maioria em fase de testes, mas algumas já são comercializadas, como tomates, batatas, soja, trigo e milho transgênicos. Para a humanidade, a principal vantagem da produção de organismos transgênicos consiste em:
a) obter organismos modificados favoravelmente pela ação de genes recebidos de outras espécies.
b) transformar espécies vegetais em espécies animais resistentes a pragas.
c) produzir genes resistentes a pragas por técnicas de engenharia genética.
d) formar cópias idênticas de determinado organismo com características favoráveis, a partir do uso de células corporais.
e) desenvolver novos tipos de organismos, obtidos por meio da fusão natural de duas espécies diferentes.

30 - (PUC-MG – Adapt.) O crescimento urbano e a urbanização são dois processos distintos, embora interligados. De acordo com esse entendimento, assinale a afirmativa incorreta:
a) O crescimento urbano ocorre com aumento da população ou do espaço ocupado pela cidade.
b) As Regiões Metropolitanas brasileiras têm apresentado intenso crescimento urbano.
c) Com a industrialização, verificou-se um rápido processo de urbanização.
d) A taxa de urbanização aumenta quando o crescimento da população urbana é superior ao da rural.
e) A urbanização resulta simplesmente do aumento do espaço físico das cidades.