sábado, 24 de abril de 2010

prova filosofia/sociologia 3º ano

01 - Leia a tirinha e responda à questão.

Assim como Lucy, a personagem da tirinha, todos sabemos que é importante “ter consciência do que se passa no mundo”, mas o fato é que muita vezes nos comportamos de maneira alienada. Em sua opinião, por que isso acontece?
Isso acontece porque o indivíduo sucumbe às pressões sociais, sem sequer refletir sobre o modo como a consciência coletiva contribuiu para delimitar suas ações e seu modo de pensar , é o que chamamos de alienação. Nela as pessoas passam a respeitar um padrão de comportamento, uma norma de conduta, uma lei, uma ideologia, que lhes são impostos, sem que haja a possibilidade de discordar da força coercitiva dos fatos sociais.

02 – (UFMG) Leia este fragmento de poema:
As Contradições do Corpo
Meu corpo não é meu corpo/ é ilusão de outro ser.
Sabe a arte de esconder-me/ e é de tal modo sagaz/ que a mim de mim ele oculta.
..............................................
Quero romper com meu corpo/ quero enfrentá-lo, acusá-lo,/ por abolir minha essência,/ mas ele nem sequer me escuta/ e vai pelo rumo oposto.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Corpo; novos poemas. Rio de Janeiro: Record. p. 7-9.
REDIJA um texto, explicitando a temática filosófica presente nesse fragmento de poema.
A temática filosófica presente se da pela linha existencialista. Ao analisarmos o poema podemos perceber que Drumond trabalha o corpo como uma determinação, e que o corpo se torna a negação do ser, pois este (ser) quer romper com esta essência que é dada pelo corpo. Drumond nos remete que nos escondemos atrás de algo que não somos, ou seja, o corpo. Podemos notar a vontade de construção do homem. Não podemos esquecer que a corrente existencialista parte da existência para a essência, como vemos claramente no poema de Drumond.

03 – (UFMG) CLASSIFIQUE os argumentos que se seguem em indutivos ( I ) ou dedutivos ( D ):
( I ) Pedro, Joana, Francisco e Andréia têm ótimas notas em Matemática e são bons jogadores de xadrez. Fernando tem ótimas notas em Matemática. Fernando é bom jogador de xadrez.
( D ) Alunos brilhantes nunca estudam aos domingos. Maria sempre estuda aos domingos. Maria não é uma aluna brilhante.
( D ) Se o determinismo é uma doutrina verdadeira, a vontade humana não é livre. O determinismo é uma doutrina verdadeira. A vontade humana não é livre.
( I ) Insisto em dizer que a infração de que sou acusado se deve a um engano do guarda de trânsito, já que dirijo há mais de trinta anos e nunca fui multado.
( D ) Deus arrependeu-se de ter criado o homem. Ora, quem se arrepende do que faz age impensadamente. Portanto Deus age impensadamente.
Resposta:
I, D, D, I, D
Indutivo: Diversos dados singulares chegaram a proposições universais. O conteúdo da indução excede o das premissas.
Dedutivos: Modelo a rigor, estéril, não ensina nada de novo. Organiza o conhecimento já adquirido. Parte de premissas gerais para uma conclusão geral ou Particular

04 - A sociologia pode ser definida como uma ciência que estuda
a) as relações econômicas de um grupo social.
b) como a esfera social se manifesta e conserva seus valores.
c) a cultura de um povo.
d) os valores e regras de conduta de um povo.
e) a produção e circulação de bens econômicos.


05 - Quanto à teoria sociológica de Comte, podemos afirmar que

a) os homens diferem de acordo com suas etnias.
b) não há um progresso contínuo da Humanidade.
c) o todo e as partes não se diferenciam.
d) as sociedades passam por uma evolução de três estágios.
e) as sociedades evoluem através da luta de classes sociais.
06 - “Os homens nascem bons mas a sociedade os corrompe”.
Este pensamento social é de
a) Rousseau.
b) Voltaire.
c) Diderot.
d) Santo Agostinho.
e) Comte.


07 - Qual destes exemplos abaixo pode ser considerado um fato social, de acordo com Durkheim?
a) Uma inspiração artística.
b) Um distúrbio psicológico.
c) Uma visão de qualquer coisa.
d) Uma regra escolar.
e) Uma relação amorosa.

08 - Como exemplo de solidariedade mecânica podem destacar
a) a divisão do trabalho. d) a religião.
b) a moda masculina. e) a violência.
c) a genética.

09 – O que é maiêutica?
Criada por Sócrates no século IV a.C., a maiêutica é o momento do "parto" intelectual da procura da verdade no interior do Homem. A auto-reflexão, expressa no "conhece-te a ti mesmo", põe o Homem na procura das verdades universais que são o caminho para a prática do bem e da virtude. Sócrates aplicou-a para questionar os supostos "detentores do conhecimento", que na verdade eram os nobres, que se diziam mais sábios que o resto da população, e logo, que podiam controlá-los, pois eram superiores.

10 - Os que acreditavam que a filosofia era utilizar a persuação eram:
a) os sofistas d) os democratas
b) os epicuristas e) os aristocratas
c) os céticos

11 - O que é o mito da caverna?
Com esta história Platão quer mostrar para todos nós que devemos aprender a raciocinar por nós mesmos, e não pensar apenas sobre o que querem que pensemos, e que é preciso aprender a ver não só o que as pessoas que tem o poder nos mostram, mas ver além das coisas concretas. Os homens que não queriam sair da caverna, somos nós que não estamos dispostos a pensar, porque já estamos acomodados a esta vida medíocre que levamos, acostumados a ver somente o que os donos do poder nos mostram e acreditando que somente aquilo é verdadeiro que somente eles estão certos, e que nós não precisamos pensar porque já tem que o faça por nós.

12 - O mundo das idéias é, segundo Platão:
a) onde nada é certo.
b) onde tudo é permitido.
c) onde existe o verdadeiro conhecimento.
d) onde tudo é ilusório.
e) onde existe o falso conhecimento.

prova sociologia/filosofia 2° ano

01 - Tales foi o iniciador da filosofia da physis, pois foi o pri¬meiro a afirmar a existência de um princípio originário único, causa de todas as coisas que existem, sustentando que esse princípio é a água. Essa proposta é importantíssima... po¬dendo com boa dose de razão ser qualificada como a primeira proposta filosófica daquilo que se costuma chamar civilização ocidental.REALE, G. História da filosofia: Antigüidade e Idade Média. São Paulo: Paulus, 1990, p. 29.
A filosofia surgiu na Grécia, no século VI a.C. Seus primeiros filósofos foram os chamados pré-socráticos. De acordo com o texto, assinale a alternativa que expressa o principal problema por eles investigado.
a) A ética, enquanto investigação racional do agir humano.
b) A estética, enquanto estudo sobre o belo na arte.
c) A epistemologia, como avaliação dos procedimentos científicos.
d) A cosmologia, como investigação acerca da origem e da ordem do mundo.
e) A filosofia política, enquanto análise do Estado e sua legislação.

02 - Quando é, pois, que a alma atinge a verdade? Temos de um lado que, quando ela deseja investigar com a ajuda do corpo qualquer questão que seja, o corpo, é claro, a engana radicalmente.
– Dizes uma verdade.
– Não é, por conseguinte, no ato de raciocinar, e não de outro modo, que a alma apreende, em parte, a realidade de um ser?
– Sim.
[...] – E é este então o pensamento que nos guia: durante todo o tempo em que tivermos o corpo, e nossa alma estiver misturada com essa coisa má, jamais possuiremos completa¬mente o objeto de nossos desejos! Ora, esse objeto é, como dizíamos, a verdade.
PLATÃO. Fédon. São Paulo: Nova Cultural, 1987, pp. 66-67.
Com base no texto e nos conhecimentos sobre a concep¬ção de verdade em Platão, é correto afirmar:
a) A verdade reside na contemplação das sombras, refleti¬das pela luz exterior e projetadas no mundo sensível.
b) A verdade consiste na fidelidade, e como Deus é o único verdadeiramente fiel, então a verdade reside em Deus.
c) A principal tarefa da filosofia está em aproximar o máximo possível a alma do corpo para, dessa forma, obter a verdade.
d) A verdade encontra-se na correspondência entre um enunciado e os fatos que ele aponta no mundo sensível.
e) O conhecimento inteligível, compreendido como verdade, está contido nas idéias que a alma possui.

03 - Todo aquele que ama o saber conhece por experiência que, quando a filosofia toma conta de uma alma, vai encontrá-la prisioneira do seu corpo, totalmente grudada a ele. Vê que, impelida a observar os seres, não em si e por si, mas por meio desse seu caráter, paira por isso na mais completa ignorância. Mas mais se dá ainda conta do absurdo de tal prisão: é que ela não tem outra razão de ser senão o desejo do próprio prisioneiro, que é assim levado a colaborar da maneira mais segura, no seu próprio encarceramento.
Platão, Fédon. Brasília: UnB, 2000, p. 66.
Após analisar o texto acima, assinale a alternativa correta.
a) A ignorância é fruto da observação do que é em si e por si.
b) A filosofia para Platão é inata, não sendo necessário nenhum esforço de quem a ela se dedica para obtê-la.
c) A alma encontra-se prisioneira do corpo por desejo do próprio homem.
d) A alma do filósofo encontra-se desde o início liberta dos entraves do corpo como demonstram, claramente, a Alego¬ria da Caverna e o texto acima.

04 - De acordo com a filosofia de Aristóteles, considere o trecho a seguir e marque para as alternativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa ou (SO) sem opção.
Diferente de seus predecessores, Aristóteles considera que a essência verdadeira das coisas naturais e dos seres humanos e das suas ações não está em um mundo inteligível, separado do mundo sensível, onde as coisas naturais existem e onde vivemos. As essências, diz Aristóteles, estão nas próprias coi¬sas, nos próprios homens e nas suas ações e é a tarefa da filosofia conhecê-las ali mesmo onde existem e acontecem. Como conhecê-las? Partindo das sensações para alcançar a intelecção.
CHAUÍ, Marilena. Convite à filosofia. São Paulo, Ática, 2002. p. 217
1.( ) Segundo Aristóteles, as essências das coisas são meras ficções do pensamento, expressas em palavras, uma vez que no mundo real só existem seres singulares.
2.( ) Um dos predecessores de Aristóteles de que fala o texto de Platão.
3.( ) O conhecimento de idéias gerais se faz por abs¬tração: a partir das realidades singulares, o pensamento identifica o que há de universal nelas.
4.( ) Somente os seres humanos possuem essência, que é a sua alma.

F, V, V, F

05 - Sobre a filosofia grega, assinale a alternativa correta.
a) a filosofia aristotélica se pautava pela busca do conhe¬cimento e, para isso, acreditava ser o mundo inteligível a verdadeira fonte de sabedoria.
b) os filósofos gregos se pautaram pela arte da retórica e da persuação, de tal maneira que estas se tornaram a mais confiável fonte de conhecimentos para o mundo atual.
c) os sofistas, a exemplo de Sócrates, responsáveis pela produção de obras no campo da mitologia, consolidaram os princípios da filosofia grega.
d) a teoria do conhecimento de Platão consiste em privile¬giar o mundo sensível em detrimento do mundo das idéias, já que o verdadeiro conhecimento vem dos sentidos.
e) os gregos foram os criadores de quase todos os campos importantes do conhecimento filosófico, como a metafísica, a lógica, a ética e a filosofia política.

06 - Uma definição para a palavra razão pode ser:
a) emoção.
b) sensação.
c) religiosidade.
d) argumento.
e) mito.

07 - Qual a relação existente entre protestantismo e capitalismo, segundo Weber?
O protestantismo contribuía para o desenvolvimento do capitalismo pregando a valorização do trabalho e da parcimônia, qualidades apreciadas nas sociedades industriais.
Segundo a lógica de pensamento de Weber, o capitalismo teve parte de sua base inicial na ação social dos membros que seguiam a ética protestante calvinista estudada por ele.
Os calvinistas tinham uma ética de vida voltada ao trabalho e à disciplina muito forte, pois acreditavam que trabalho e sucesso seriam indícios de que além de estarem glorificando a Deus estariam garantindo sua salvação.
Na crença dos calvinistas, os homens já nascem predestinados à salvação ou ao inferno. Assim sendo, como ninguém poderia fazer nada contra o destino, para salvar-se, dedicavam-se a glorificar Deus pelo trabalho.
Com o passar dos tempos, essa idéia de que a predestinação e o sucesso profissional seriam indícios de salvação da alma foi perdendo força. Mas o interessante é que o trabalho disciplinado e a busca do sucesso, diga-se, acúmulo de capital, continuou a existir independente da motivação religiosa. Isto resultou no aparecimento dos primeiros capitalistas, segundo Weber.
Para Weber, ser capitalista é sinônimo de ser disciplinado no que se faz. Seria pela grande dedicação ao trabalho que resultaria o sucesso e o enriquecimento. Herança da ética protestante.


08 - Segundo Durkheim, o fato social é tudo aquilo que pode ser considerado como coisa, ou seja, tratado da maneira como a Física estuda os corpos e os movimentos destes. Nas palavras do próprio autor, o fato social “é toda aquela maneira de fazer, fixada ou não, suscetível de exercer sobre o indivíduo uma coerção exterior”.
Nos filmes Sociedade dos Poetas Mortos e Quem não cola não sai da escola, os alunos mostram posições contrárias quanto às regras da instituição escola.Em qual das duas prevaleceu a alienação e em qual prevaleceu a transgressão. Justifique sua resposta.
Resposta pessoal.
O conceito de fato social pode passar a impressão de que os indivíduos estão sempre obrigados a respeitar um padrão de comportamento, uma norma de conduta, uma lei, uma ideologia, que lhes são impostos, sem que haja a possibilidade de discordar da força coercitiva dos fatos sociais. Isso não é verdade.
Na realidade, todos reconhecemos o peso que a estrutura familiar, a escola, a religião, os partidos políticos ou os meios de comunicação exercem sobre cada um de nós. Mas isso não significa que a aceitação desses valores seja sempre caracterizada pela passividade. Quando isso acontece – e o indivíduo sucumbe às pressões sociais, sem sequer refletir sobre o modo como a consciência coletiva contribuiu para delimitar suas ações e seu modo de pensar –, estamos diante de um caso de alienação.
Mas há situações em que o sujeito se recusa a aceitar as coerções sociais (assumindo todos os riscos que essa postura pode acarretar), acreditando que é necessário romper com a ordem vigente, o que pressuporia novas formas de “representações coletivas”. Quando isso ocorre, temos a transgressão.



09 - Como exemplos de solidariedade mecânica, podemos destacar
a) a divisão do trabalho. d) a religião.
b) a moda masculina. e) a violência.
c) a genética.

10 - O poder político é
a) a relação entre pai e filho.
b) a relação entre um homem e uma mulher.
c) a relação entre o Estado e a sociedade.
d) a relação entre um chefe e um subordinado.
e) a relação entre um líder religioso e seus seguidores.

Prova sociologia e filosofia 1º ano

01 - Na sociologia de Max Weber, o conceito de ação social tem sido fundamental em inúmeros estudos importantes sobre as so¬ciedades modernas. Considere as alternativas teóricas apresentadas, assinale a incorreta e aponte o erro.
a) O conceito de ação social independe das relações sociais. Nesse sentido, cada in¬divíduo age isoladamente.
b) Para Max Weber, sociologia é a ciência que pretende interpretar os sentidos pro¬váveis da ação social, suas causas, seus efeitos e suas regularidades, que se ex¬pressam sob a forma de usos, costumes e situações de interesse, por diversos indi¬víduos.
c) Max Weber define ação social como uma conduta dotada de um significado subje¬tivo dado pelo sujeito que o executa. Esse indivíduo orienta seu próprio comporta¬mento tendo em vista a ação de outros sujeitos conhecidos ou desconhecidos.
d) Para Max Weber, a explicação sociológica busca compreender os sentidos, o desen¬volvimento e os efeitos da conduta de um ou mais indivíduos em relação a outros.

02 - Considere as seguintes afirmações:
I - Ideologia é um corpo de idéias, no qual são expressos os valores e verdades que têm, como finalidade, preservar a ordem social.
II - Os anúncios publicitários representam uma das formas de espalhar a ideologia.
III - Ideologia é uma tentativa, por meio de idéias que serão transformadas em verdades, de mascarar a realidade.
Está (ão) correta(s):
a) todas as alternativas.
b) somente a I.
c) somente I e II.
d) somente II e III.
e) somente I e III.

03 - Sobre a filosofia grega, assinale a alternativa correta.
a) a filosofia aristotélica se pautava pela busca do conhecimento e, para isso, acreditava ser o mundo inteligível a verdadeira fonte de sabedoria.
b) os filósofos gregos se pautaram pela arte da retórica e da persuação, de tal maneira que estas se tornaram a mais confiável fonte de conhecimentos para o mundo atual.
c) os sofistas, a exemplo de Sócrates, responsáveis pela produção de obras no campo da mitologia, consolidaram os princípios da filosofia grega.
d) a teoria do conhecimento de Platão consiste em privile¬giar o mundo sensível em detrimento do mundo das idéias, já que o verdadeiro conhecimento vem dos sentidos.
e) os gregos foram os criadores de quase todos os campos importantes do conhecimento filosófico, como a metafísica, a lógica, a ética e a filosofia política.

Leia o trecho da música e depois responda às questões 4, 5,6 e 7.
Ideologia
Meu partido/ É um coração partido/ E as ilusões estão todas perdidas
Os meus sonhos foram todos vendidos/ Tão barato que eu nem acredito
Ah, eu nem acredito/ Que aquele garoto que ia mudar o mundo/ (Mudar o mundo)
Freqüenta agora as festas do “Grand Monde”/ Meus heróis morreram de overdose
Meus inimigos estão no poder/ Ideologia / Eu quero uma pra viver

4 - Descreva, brevemente, o que você entendeu sobre o significado de ideologia.
Ideologia corresponde a um conjunto de idéias, valores, comportamentos e formas de pensar estipulados como verdades absolutas. Essas idéias, geradas para falsear a realidade, são produzidas pela classe dominante a fim de assegurar-se no poder e preservar a estrutura social.

5 - Relacione o conceito de ideologia às pa¬lavras “ilusões” e “sonhos”, que se encontram na letra da música.
A ideologia cria ilusões e sonhos a serem nutri¬dos e alcançados, tornando-os ideais essenciais à felicidade do homem.

6 - O compositor emprega a palavra “ideolo¬gia” como título da canção. Releia a canção e indique o significado que esse termo possui.
Na letra da canção, ideologia representa ideal; razão para viver.

7 - Considerando o último verso da canção e relacionando-o à letra da música, percebe¬mos que o compositor deixa explícitos alguns sentimentos.
Aponte-os.
Desilusão, indignação e conformismo


8 - Zeus ocupa o trono do universo. Agora o mundo está or¬denado. Os deuses disputaram entre si, alguns triunfaram. Tudo o que havia de ruim no céu etéreo foi expulso, ou para a prisão do Tártaro ou para a Terra, entre os mortais. E os homens, o que acontece com eles? Quem são eles? VERNANT, Jean-Pierre. O universo, os deuses, os homens. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. p. 56.
O texto acima é parte de uma narrativa mítica. Consi¬derando que o mito pode ser uma forma de conhecimento, assinale a alternativa correta.
a) A verdade do mito obedece a critérios científicos de comprovação.
b) O conhecimento mítico segue um rigoroso procedimen¬to lógico-analítico para estabelecer suas verdades.
c) As explicações míticas constroem-se de maneira argumentativa e autocrítica.
d) O mito busca explicações definitivas acerca do homem e do mundo, e sua verdade independe de provas.
e) A verdade do mito obedece a regras universais do pen¬samento racional, tais como a lei de não-contradição.

9 - Uma definição para a palavra razão pode ser:
a) emoção.
b) sensação.
c) religiosidade.
d) argumento.
e) mito.

10 - Leia a tirinha para responder à questão que segue.

Como você classificaria a visão de mundo de Manolito? Justifique.
Ele está tendo uma atitude individualista. Esta é uma atitude de quem procura satisfação pessoal a qualquer custo, vivendo exclusivamente para si; trata-se de um comportamento – digamos “egoísta” –, que nega todas as formas de solidariedade. Dessa forma, o individualismo é incompatível com a idéia de que o homem é um ser social

Provas da 8ª série(9º ano)

Leia o texto que se segue e responda às questões 01e 02 propostas sobre o mesmo.
“Nas zonas onde os raios solares caem inclinados, o aquecimento das terras e das águas é menor nas zonas onde os raios solares caem perpendicularmente. Assim, nas médias e altas latitudes, a atmosfera possui temperaturas baixas e, nas áreas de baixa latitude, as temperaturas são elevadas, não considerando, neste caso, as elevadas altitudes. Tais características definem as qualidades térmicas das massas de ar”.
01) Quais são as zonas onde os raios solares caem inclinados?
As zonas polares e temperadas.

02) O que é zona de baixa latitude?
É aquela localizada próxima à linha do Equador.

03 - “Meteorologistas alertam para mudanças no clima - Mudanças perigosas na composição da atmosfera provocadas pelas atividades humanas estão ocorrendo de forma bastante rápida, colocando seriamente em risco algumas formas vivas da Terra, a saúde das pessoas, o surgimento de água e a produção de alimentos.”
(O GLOBO - 23/03/94)

O gráfico mostra o aumento da emissão de gases (CO2) provocado pela queima de combustíveis fósseis, através de queimadas, poluição industrial, etc. A concentração desses gases na atmosfera, gera uma “capa” que impede a fuga do calor, provocando um aumento da temperatura do planeta (o efeito estufa).

04 - Segundo a Climatologia Dinâmica, o clima deve ser entendido como:
a) Uma situação ou combinação passageira dos estados de tempo.
b) Uma sucessão habitual dos tipos de tempo, durante um longo período.
c) O conjunto de fenômenos atmosféricos que caracterizam o estado médio da atmosfera em um ponto qualquer da superfície terrestre.
d) O deslocamento das massas de ar que assumem as características da superfície terrestre, onde estacionaram.
e) Uma situação passageira dos fatores do clima.

05 - Todas as alternativas apresentam características climáticas das regiões intertropicais, EXCETO
a) Amplitudes térmicas anuais maiores do que as diárias, as quais são bastante reduzidas.
b) Diversidade climática que resulta mais dos diferentes regimes e totais pluviométricos do que dos regimes térmicos.
c) Influência quase permanente dos anticiclones subtropicais, dos ventos alísios e das baixas pressões equatoriais
d) Médias mensais superiores a 18ºC, exceto nas regiões de planaltos elevados e nas áreas montanhosas.
e) Mudanças de tempo resultantes da atuação de massas e frentes polares, ciclones e linhas de instabilidade.

06 - Os desertos são regiões naturais de escassa precipitação e cobertura vegetal praticamente nula ou muito pobre. São ambientes áridos e inóspitos, porém muitas vezes diversificados. Podem ser quentes (Saara) ou frios (Patagônia) e normalmente de ocupação humana escassa e rarefeita.
As atividades humanas tradicionais são pastoreio nômade (cabras, carneiros, etc.) e a lavoura de jardinagem (nos oásis). Modernamente sobressaem a extração mineral (petróleo, ouro, etc.) e a agricultura irrigada (desertos de neve, do Colorado, etc.).
Os principais desertos do mundo são: Saara e Kalahari (África), Arábico, Gobi, Thar (Ásia), Australiano (Oceania), Colorado e Atacama (América). A maior parte dos desertos encontra-se ao longo ou nas proximidades dos trópicos.
A leitura atenta do texto anterior, SOMENTE permite afirmar que as regiões desérticas:
a) apresentam, invariavelmente, déficit hídrico; apesar de conterem formas vivas diversificadas.
b) não possibilitam a ocupação humana em larga escala; apesar de serem áreas potenciais produtivas.
c) distribuem-se, praticamente, por todos os continentes; apesar de estarem restritas à faixa intertropical.
d) são ambientes de marcado rigor climático; apesar de coexistirem e se associarem a todos os tipos de climas possíveis.

07 - Complete o desenho, identificando os principais círculos da esfera terrestre e as chamadas zonas térmicas.

Círculos:polar ártico, trópico de câncer, equador, trópico de capricórnio e polar antártico.
Zonas térmicas: polar norte, temperada norte, intertropical, temperada sul e polar sul.


08 - O solo é um dos elementos da crosta ter¬restre. É resultado da ação de outros elementos da natureza como a chuva, o calor, os ventos e os seres vivos sobre os diferentes tipos de rochas e minerais. Ao longo do tempo, esses agentes do intemperismo provocam a erosão das rochas da superfície.
O solo é composto de 4 elementos básicos. Quais são?
Matéria orgânica, matéria mineral, água é ar.

09 - A água é uma substância renovável gra¬ças à seu ciclo. O mundo está acabando com a água doce própria para consumo. Sem água, o mundo acaba.
Justifique essa afirmativa levando em consideração as mudanças espaciais nos ambientes urbanos.
As transformações espaciais que ocorrem com o processo de urbanização e degradação de espécies vegetais causam a diminuição da quantidade de água infiltrada no solo e au¬mentam as condições de escoamento super-ficial, o que ocorre em função do excesso de pavimentação do solo.

10 - Nos últimos 50 anos, ocorreu grande crescimento da utilização da água no mundo. Qual atividade humana mais consome água?
69% na agricultura, 21% na indústria, 6% nas cidades e 4% em perdas nos reservatórios.

11 – São os elementos do clima ou atributos cli¬máticos, exceto
a) Umidade relativa do ar,
b) pressão atmosférica,
c) temperatura atmosférica.
d) Latitude

12 – Complete.
As_________________________ são extensas massas de água que se deslocam pelos oceanos com características próprias de temperatura, salinidade e pressão.
Correntes marítimas

13 - É o clima das regiões polares com temperaturas muito bai¬xas no inverno, com médias térmicas em tor¬no de –35 °C, e no verão podem atingir 10 °C.
Assinale a alternativa que contém o clima descrito acima.
a) Temperado
b) Polar
c) Subpolar
d) de Montanha
e) Subtropical.

14 – Descreva o fenômeno El Niño.
El Niño é um fenômeno climático natural. O aumento da temperatura do oceano provoca maior intensidade da evaporação, com o aumen¬to do índice de chuvas em algumas regiões do planeta e ocorrência de estiagens em outras.

15 - (MACK) No mapa-múndi, estão assinalados:

a) os desertos
b) as regiões de grandes altitudes
c) as regiões florestais
d) os grandes adensamentos populacionais
e) as regiões carboníferas

16 - Identifique e relacione o tempo com o clima.
O tempo representa a condição momentânea da atmosfera, enquanto o clima representa sucessão habitual dos tipos de tempo, cujos elementos são a temperatura, a pressão e a umidade atmosférica.

17 - Em que medida a insolação diferente nas terras e águas influi nas temperaturas e, portanto, nos climas? (continentalidade e maritimidade)
A proximidade do mar influi nas temperaturas e climas da Terra, pois o calor específico da hidrosfera é maior que o da litosfera, portanto o mar se aquece e perde calor mais lentamente que o continente, daí as áreas continentais terem uma amplitude térmica diária e anual maior que as litorâneas, bem como serem menos chuvosas que elas.

18 - (UNIFEI) À medida que crescem a população e as cidades, ocorre também uma crescente demanda pela água, que é utilizada de diversas formas como, por exemplo, no uso doméstico, nas indústrias, na agricultura e pecuária. Com relação à demanda de água, assinale a alternativa que mostra onde a água é requerida em maior quantidade.
a) No uso doméstico, pelas atividades cotidianas como as de limpeza e lazer.
b) Na agricultura, principalmente na irrigação de lavouras.
c) Na pecuária, na dessedentação de animais.
d) Na indústria, principalmente nos parques industriais para, por exemplo, mover máquinas, resfriar peças e gerar energia.

19 – (Unifal)
“O crescimento demográfico não é causa primeira do subdesenvolvimento, mas ele contribui poderosamente para o desenvolvimento das contradições econômicas, sociais e políticas. O número de camponeses sem terra e dos desempregados não cessa de crescer, certamente para o maior lucro, a curto prazo, dos industriais e proprietários fundiários, mas as tensões sociais não param de se ampliar. O aumento da população não é excessivo senão em relação a um crescimento econômico restrito, e o impulso demográfico não teria tomado tal velocidade e engendrado tais dificuldades se a natalidade tivesse progressivamente sido reduzida pelos efeitos de um desenvolvimento econômico e social.”
Adaptado de Lacoste, Ives. Geografia do subdesenvolvimento. 7 ªed. São Paulo: Difel, 1985. p.119-126.
A partir desse fragmento e das teorias sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo.
I - O autor retrata as idéias da teoria neomalthusiana, que se caracteriza pela explícita oposição às idéias malthusianas.
II - O autor propõe a adoção de uma política antinatalista rigorosa sem a qual não seria possível o desenvolvimento socioeconômico.
III - A solução para os problemas sociais e econômicos não pode basear-se, unicamente, na limitação dos nascimentos e, sim, em uma melhor distribuição de renda, o que melhora a qualidade de vida da população.
Marque a alternativa correta.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) Apenas I e III estão corretas.

20 - (Unimontes) O livro intitulado “Ensaio sobre o Princípio da População”, de Thomas Robert Malthus, mostra uma teoria demográfica que
a) defende que o avanço tecnológico provoca a fome e o desemprego estrutural.
b) explica que o crescimento populacional será reduzido com a urbanização.
c) afirma que a fome é provocada pela desigualdade socioeconômica entre as pessoas.
d) relaciona crescimento populacional com a fome.

21 – (Ufpe) Levando-se em consideração a importância de se estudar e compreender o comportamento e a dinâmica de uma população, algumas afirmativas foram colocadas para que sejam analisadas. Coloque V para verdadeira e F para falsa nas seguintes afirmativas:
( ) No Brasil, além do Recenseamento que foi realizado no ano 2000, o IBGE, em 2007, fez uma Contagem Populacional, investigando um subconjunto de características da população em um universo que não correspondeu a todo o território nacional mas apenas os municípios com até 170.000 habitantes.
( ) O pós Segunda Guerra Mundial foi o período de maior e mais rápido crescimento demográfico, em virtude da grande elevação que houve nas taxas de natalidade, apesar da manutenção das altas taxas de mortalidade.
( ) O tamanho médio das famílias varia nas diversas partes do mundo. Assim, na África e na Ásia elas são maiores do que na América do Norte e na Oceania.
( ) Ao contrário dos Neomalthusianos que vêem no ainda elevado crescimento populacional dos países periféricos , o principal obstáculo ao desenvolvimento, os adeptos da teoria demográfica Reformista ou Marxista consideram que é a própria condição de fome e de miséria que acarreta o grande crescimento populacional naquele grupo de países.
( ) Existem países que podem ser classificados como populosos mas que não são densamente povoados. É o caso, por exemplo, do Canadá.
Resposta: VFVVF

22 - (Unifesp) Na Espanha, casais recebem 2500,00 euros caso gerem um filho ou adotem uma criança. Além disso, o governo socialista legalizou cerca de 3 milhões de imigrantes ilegais nos últimos anos. Estas ações podem ser justificadas pela
a) pressão popular para cumprir promessas de campanha.
b) participação de mulheres no alto escalão do governo.
c) estagnação do crescimento econômico no país.
d) ausência de mulheres em idade reprodutiva.
e) necessidade de repor mão-de-obra.

23 - (Ufal) Desde o século XIX, as taxas de mortalidade de vários países da Europa começaram a diminuir. Esse processo só chegou aos países subdesenvolvidos após a Segunda Guerra Mundial. Essa rápida queda da taxa de mortalidade
a) foi acompanhada na mesma intensidade pela diminuição das taxas de natalidade e de fecundidade.
b) promoveu um forte crescimento populacional que os neomalthusianos denominaram explosão demográfica.
c) deu início à transição demográfica adotada pela maior parte dos países africanos e asiáticos.
d) deu início à estabilização da população mundial que passou a crescer menos desde os anos de 1960.
e) representou mudanças na estrutura etária da população dos países pobres que passaram a ter altas porcentagens de velhos.

24 - (Ufrr) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da
Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha.
Isso ocorre em função do:
a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.
b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.
c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.
d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.
e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

terça-feira, 20 de abril de 2010

avaliação 2º ano ensino médio 20-04-2010

01 – (PAS UFLA) “Globalização econômica é o termo utilizado para designar um crescente processo de integração das economias nacionais que vem transformando a superfície do planeta num espaço econômico cada vez mais unitário”. (Míriam & Míriam, Globalização Econômica, 1999)
Podemos considerar os anos 90 uma década em que houve expressiva aceleração do processo de globalização da economia. Sobre o Brasil e sua inserção no mundo globalizado nesse período, pode-se afirmar, EXCETO:
a) O desequilíbrio da balança comercial na época deveu-se, entre outros motivos, à defasagem tecnológica do complexo produtivo em relação ao de outros países.
b) O desemprego no Brasil só não trouxe conseqüências mais desastrosas porque o país possui grandes e sólidos sistemas de amparo e benefícios para o desempregado.
c) A entrada de investimentos considerados de risco gerou a expansão e a modernização de vários setores da indústria.
d) A privatização das estatais levou ao aumento da internacionalização da economia nacional, pois as empresas foram adquiridas em grande parte por grupos estrangeiros.
e) A automação fabril determinou a expansão do desemprego e as pessoas passaram a procurar o subemprego, o que marcou um acelerado crescimento da economia informal.

02 –(PASES –UFV) Observe a tabela a seguir:
Com base na análise dos dados da tabela e nos conhecimentos sobre comércio exterior brasileiro, assinale a afirmativa CORRETA:
a) As importações cresceram continuamente, em função das importações de produtos agrícolas europeus e de material eletroeletrônico do Mercosul.
b) O crescimento nas exportações deve-se ao desempenho das indústrias brasileiras de produtos de alta tecnologia no mercado africano.
c) O aumento das exportações brasileiras ocorreu porque a Organização Mundial do Comércio (OMC) reduziu as barreiras comerciais dos países ricos aos produtos oriundos do Mercosul.
d) O superavit na balança comercial deve-se aos esforços políticos do governo federal e ao bom desempenho dos produtos agropecuários, como a soja, no mercado internacional.
e) O aumento das exportações é conseqüência do processo de globalização, que ampliou trocas comerciais internacionais, reduzindo a desigualdade entre os países ricos e pobres.

03 – (PASES UFV) Observe a tabela abaixo, que mostra dados sobre a União Européia, o Mercosul e a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Com base na análise da tabela e em conhecimentos sobre a dinâmica dos blocos econômicos e da formação de áreas de acordos comerciais, assinale a afirmativa CORRETA:
a) Os dados revelam que a grande desigualdade socioeconômica intra e interblocos reflete os diferentes processos de formação sócio-espacial.
b) A área de acordo comercial na África Austral é a mais promissora, devido ao grande mercado consumidor e à maior igualdade social.
c) O Mercosul é o bloco que se encontra no estágio mais avançado de integração, entrando na fase da união monetária.
d) A União Européia, mesmo tendo os melhores índices de PNB e renda per capita, encontra dificuldades no processo de integração que permanece na união aduaneira.
e) Os blocos, mesmo tendo diferenças, são exemplos de como os países podem se fortalecer numa estratégia contra a hegemonia do capitalismo imperialista.
04 – (PAS UFLA) Mercosul ganha nova dimensão com a Venezuela, diz Lula.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, em Montevidéu, no Uruguai, que a adesão plena da Venezuela ao Mercosul marca o início de um novo momento da integração sul-americana. (...) A partir de agora, o governo venezuelano poderá participar de todas as reuniões dos membros plenos do Mercosul, mas só terá direito a veto quando se adequar a todas as regras e acordos do bloco, o que ainda deve durar alguns meses. www1.folha.uol.com.br
Sobre as características políticas e socioeconômicas da Venezuela, assinale a alternativa INCORRETA.
(A) Sua economia baseia-se na exploração do petróleo e integra a OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo).
(B) A importância da adesão da Venezuela ao Mercosul se deve ao rompimento desse país com a ALCA, o que, por sua vez, o fortalece.
(C) Apresenta uma das mais elevadas rendas per capita da América do Sul: cerca de 5300 dólares.
(D) Esse país andino caracteriza-se por apresentar uma distribuição de renda marcada por uma grande desigualdade.

05 – (PAS UFLA) Enumere a segunda coluna (produtos da balança comercial brasileira) de acordo com a primeira
(produtos exportados e produtos importados pelo Brasil) e, em seguida, marque a alternativa CORRETA.
1. Produtos de exportação
2. Produtos de importação
(A) 2 – 1 – 2 – 1
(B) 2 – 1 – 1 – 2
(C) 1 – 1 – 1 – 2
(D) 1 – 2 – 1 – 2

06 – (PAS UFLA) “Na 2a semana de julho, a balança comercial apresentou exportações de US$ 3,283 bilhões e importações de US$ 2,063 bilhões, resultando um superávit de US$ 1,220 bilhão. Até a 2a semana de julho, as exportações acumulam US$ 6,844 bilhões e as importações, US$ 3,931 bilhões, com superávit de US$ 2,913 bilhões.” (Fonte: www.desenvolvimento .org.br acessado em 19/07/2006)
Com base no texto, pode-se afirmar que
(A) as duas primeiras semanas do mês de julho registraram um saldo positivo para a balança comercial do Brasil.
(B) as importações na segunda semana de julho foram inferiores às ocorridas na primeira semana.
(C) no acumulado nas duas semanas do mês em questão, o superávit foi superior a US$ 3 bilhões.
(D) as exportações na primeira semana do mês de julho foram duas vezes maior que as registradas na segunda semana do mesmo mês.

07 – (PISM UFJF) O setor de leite e derivados, de longa tradição em Minas, é responsável por mais de 30% da produção brasileira. A Itambé (Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais), maior empresa do ramo, em meados de 2000, anunciou que estudava a transferência de sua produção para Goiás, onde mantém duas fábricas. Alegava que o governo de Minas cobra 7% de ICMS sobre o leite longa-vida, ao passo que o estado de Goiás oferece isenção de 80% para o mesmo produto.
Fonte: Adaptado de http://www.scielo.br/scielo
Este processo envolvendo diferentes interesses de agricultores e empresas, cuja atribuição é de responsabilidade dos governos estaduais, recebe o nome de:
a) guerra fiscal.
b) tarifa aduaneira.
c) isenção de imposto de renda.
d) taxa de câmbio.
e) guerra fria.

08 – (PISM UFJF) Observe a charge.
Marque a alternativa que apresenta CORRETAMENTE o que está representado na charge.
a) O questionamento dos líderes sindicais latino-americanos, no tocante às modificações das leis trabalhistas defendidas pelo governo do presidente Lula.
b) A resposta do presidente da Espanha ao pedido do presidente Lula para o Brasil ter assento permanente no Conselho de Segurança da ONU.
c) A tentativa da Comissão Internacional de Energia Atômica de inspecionar as instalações brasileiras de enriquecimento de urânio, em Resende (RJ).
d) A disputa de popularidade entre os dois maiores líderes mundiais dos países subdesenvolvidos: presidente Lula e presidente Hugo Chávez.
e) A discussão sobre as barreiras impostas pelos argentinos, limitando a importação dos produtos brasileiros da chamada “linha branca”.

09 – (PAIES UFU) Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), no início do século XXI existiam no mundo mais de 300 milhões de trabalhadores informais, sendo mais de 30 milhões de brasileiros.
Sobre a economia informal, marque para as alternativas abaixo (V) verdadeira, (F) falsa ou (SO) sem opção.
1 (V ) No Brasil, a economia informal constitui uma das faces do desemprego estrutural, conseqüência do deslocamento de empregos dos setores primário e secundário para o terciário.
2 (V ) A renda gerada pelo circuito informal influi diretamente na economia formal, na medida em que boa parte desses rendimentos são gastos com o consumo de produtos fabricados por empresas que funcionam legalmente.
3 (F ) A economia informal ocorre exclusivamente em países subdesenvolvidos, pois nos desenvolvidos a PEA concentra-se no setor secundário da economia, resultado do intenso processo de industrialização.
4 (F ) Nos países subdesenvolvidos, na Rússia e nos países do Leste europeu, o setor informal constitui o principal gerador do PIB, visto que representa a única alternativa para gerar emprego e renda para a grande maioria da população.


10 – (UFV –PASES) Ao final do século XX, frente às exigências da globalização dos mercados e a mundialização da cultura, forjam-se novas fronteiras, fomentando novas identidades em escala planetária. Como parte desse processo, temos no campo econômico o advento dos blocos econômicos regionais, como o Nafta e o Mercosul, na América. Longe de terem como critério identidades culturais históricas, a formação desses blocos econômicos, em suas fronteiras, respeita, sobretudo, a lógica da globalização dos mercados.
Tendo em vista as particularidades dos blocos econômicos, aponte, ao menos, duas características básicas do Mercosul.
* Caracteriza-se pela livre circulação de bens e serviços, isto é, não há pagamento de impostos sobre a circulação de produtos.
* Os países participantes adotam também tarifas externas comuns, ou seja, importam produtos e serviços de terceiros com tarifas iguais.
* É uma União Aduaneira.

11 – (PAS UFLA) Observe o gráfico abaixo relativo à participação de alguns setores da economia nas exportações.
Com base na análise das informações acima, é possível concluir:
(A) Todos os produtos apresentaram um crescimento nas suas exportações superior a 100% no período analisado.
(B) Verifica-se que a soja foi o único produto que apresentou decréscimo na participação das exportações no período analisado.
(C) Entre os produtos apresentados, a cana-de-açúcar foi o produto que apresentou o menor crescimento nas exportações entre 2000 e 2007.
(D) Evolutivamente, a carne bovina foi o produto que apresentou decréscimo nas exportações entre 2000 e 2007.

12 – (PAS UFLA)
Analise as proposições abaixo, com base nos seus conhecimentos e no gráfico acima.
I- O aumento do consumo de petróleo em países emergentes, como a China e a Índia, contribui para a alta do preço do barril.
II- Verifica-se o aumento do consumo de biodiesel em escala global que, para sua fabricação, necessita do petróleo como matéria-prima.
III- A descoberta de novas jazidas petrolíferas localizadas em alto mar contribuiu para o aumento da oferta desse produto, condicionando o barril de petróleo a um significativo aumento.
IV- Pelo fato de o preço do barril de petróleo ser cotado em dólar, a desvalorização dessa moeda contribui para a alta do preço do barril de petróleo.
V- Ao subsidiar o preço da gasolina, a maioria dos países emergentes mantém o consumo em nível elevado, aumentando a procura do produto.
As proposições que se relacionam CORRETAMENTE à questão do petróleo são:
(A) Somente as proposições II, III e IV.
(B) Somente as proposições I, III e IV.
(C) Somente as proposições I, IV e V.
(D) Somente as proposições II, IV e V.

13 – (PAS UFLA) A indústria brasileira integrou-se à economia globalizada constituindo se internamente por fatores considerados positivos e negativos. Assinale a alternativa em que, no que diz respeito aos elementos constitutivos de uma economia globalizada, possam ser considerados um fator positivo e um negativo, respectivamente.
a) Valorização cambial - ausência de incentivos governamentais.
b) Custo de mão-de-obra - custo de equipamentos importados.
c) Crescimento do mercado interno - carga de impostos.
d) Carga de impostos - custo de mão-de-obra.

14 – (PAS UFLA) “Globalização econômica é o termo utilizado para designar um crescente processo de integração das economias nacionais que vem transformando a superfície do planeta num espaço econômico cada vez mais unitário”. (Míriam & Míriam, Globalização Econômica, 1999)
Podemos considerar os anos 90 uma década em que houve expressiva aceleração do processo de globalização da economia. Sobre o Brasil e sua inserção no mundo globalizado nesse período, pode-se afirmar, EXCETO:
a) O desequilíbrio da balança comercial na época deveu-se, entre outros motivos, à defasagem tecnológica do complexo produtivo em relação ao de outros países.
b) O desemprego no Brasil só não trouxe conseqüências mais desastrosas porque o país possui grandes e sólidos sistemas de amparo e benefícios para o desempregado.
c) A entrada de investimentos considerados de risco gerou a expansão e a modernização de vários setores da indústria.
d) A privatização das estatais levou ao aumento da internacionalização da economia nacional, pois as empresas foram adquiridas em grande parte por grupos estrangeiros.

15 – Qual é o bloco econômico, o mais organizado e o com a maior integração entre seus membros.
União Européia

16 - Assinale a alternativa correta.
a) A ideia da OMC é controlar todos os preços dos produtos exportados.
b) Todos os países do G8 participam do G20.
c) O Brasil lidera o bloco dos produtos industrializados.
d) O produto industrial brasileiro é caracterizado pelo alto valor.
e) As “rodadas” são realizadas pela OMC para discutir os problemas comerciais.

17 - A livre circulação de produtos e as TEC’s caracterizam o bloco chamado de:
a) Mercado Comum.
b) Zona de Livre Comércio.
c) União Aduaneira.
d) União Política e Monetária.
e) NAFTA.

18 - Um fator importante que pode impedir a China de se tornar uma das sete maiores potências mundiais até 2050 é(são):
a) os sérios problemas na educação.
b) a falência da infraestrutura urbana.
c) a economia informal.
d) os altos índices de corrupção.
e) a superexploração da mão-de-obra.

19 - Assinale a alternativa que apresenta um sério problema que pode impedir a Rússia de se tornar uma das sete maiores potências mundiais até 2050.
a) Sérios problemas na educação
b) Falência da infraestrutura urbana
c) Economia informal
d) Altos índices de corrupção
e) Superexploração da mão-de-obra

20 - "A situação das economias desses países é muito diferente. Mas, de maneira geral, os BRIC estão mais bem posicionados para a recuperação do que muitas outras economias", disse Markus Jaeger, responsável por análises de longo prazo no Deutsche Bank.
Cite os países membros do BRIC.
Brasil, Rússia, Índia e China.

21 – Quanto as penínsulas européias, relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
1. Escandinava
2. Jutlândia
3. Ibérica
4. Balcânica
(4) Grécia
(1) Noruega e Suécia
(2) Dinamarca
(3) Portugal e Espanha

22 – Qual o nome do canal que liga o Reino Unido – França?
Canal da Mancha.

23 – Que países são separados pelo Estreito de Gibraltar?
Espanha – Marrocos

24 – São dobramentos modernos da Europa, exceto
a) Pirineus
b) Alpes
c) Apeninos
d) Montes Urais
e) Cáucaso

avaliação 1º ano ensino médio - 20-04-2010

01 – (PISM) Leia o fragmento de texto a seguir:
Tais mudanças nas partes superficiais do globo pareciam, para mim, improváveis de acontecer se a Terra fosse sólida até o centro. Desse modo, imaginei que as partes internas poderiam ser um fluido mais denso e de densidade específica maior que qualquer outro sólido que conhecemos, que assim poderia nadar no ou sobre aquele fluido. Desse modo, a superfície da Terra seria uma casca capaz de ser quebrada e desordenada pelos movimentos violentos do fluido sobre o qual repousa.
Sobre a estrutura interna da Terra, pode-se AFIRMAR que:
a) a crosta é uma camada única constituída de uma placa tectônica, dividida em duas seções.
b) a litosfera é a camada mais densa e se mantém em movimento devido às correntes convectivas.
c) as camadas da Terra são separadas umas das outras por áreas denominadas descontinuidade e
d) ela é formada por camadas alternadas, de densidades semelhantes, que diminuem da superfície para o centro.
e) o núcleo divide-se em duas partes: superior e inferior e seu material é o magma.

02 – (PISM) Observe as imagens e o mapa a seguir. Eles representam a mesma área.
As imagens de satélite são uma importante fonte de informação para a elaboração de mapas e compõem uma área da cartografia chamada:
a) altimetria computacional.
b) cartografia digital.
c) levantamento topográfico.
d) modelo 3D do terreno.
e) sensoriamento remoto.

3 – (PISM) Observe o perfil de relevo elaborado a partir da classificação do relevo brasileiro de Jurandyr Ross
a) A extensão do perfil é de 9 cm no mapa. Aplicando-se a escala do mapa, que é de 1 : 30.000.000, qual a extensão total do perfil (em km) na realidade?
D= EXd - 1/30.000.000 x 9 = 2.700 km
b) Em toda a sua extensão, o perfil de relevo abrange áreas de quais regiões brasileiras?
Norte, centro-oeste e sudeste.
c) Qual a forma de relevo predominante na região em que se encontra Brasília (DF)?
Planalto Central

04 – (PAS UFLA)
O REI DOS RIOS
Tudo indica que o Amazonas é o rio mais longo do planeta, e não o Nilo (...). Um grupo de cientistas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) divulgou os resultados de dezesseis anos de pesquisas, durante os quais retraçou o curso do Amazonas de sua foz, na divisa do Pará com o Amapá, até a nascente, nas cabeceiras do Rio Apurimac, no Peru.
Com base em imagens de satélites e uma pesquisa de campo na Cordilheira dos Andes, os cientistas do INPE concluíram que o rio sul-americano é 592 km maior do que se propunha. O grupo aplicou os mesmos critérios ao Nilo e descobriu que ele também estava subdimensionado. A diferença passou a ser de 140 km – em favor do Amazonas. Revista Veja, 9 de Julho de 2008 - Adaptado.
Considerando que a discussão permite abordar elementos da cartografia e, tendo por base as informações disponíveis no texto e nos mapas, assinale, entre as alternativas abaixo, o tamanho real do Rio Amazonas:
(A) 7054 km
(B) 7444 km
(C) 6852 km
(D) 6992 km

05 - Observe abaixo os diferentes exemplos de rochas quanto a sua origem e leia as proposições seguintes.
I- As rochas magmáticas resultam da solidificação do magma após o resfriamento sofrido na superfície ou no interior da Terra.
II- As rochas sedimentares dividem-se em três tipos quanto à sua origem: as detríticas, as orgânicas e as químicas.
III- As rochas metamórficas resultam da metamorfose de rochas magmáticas e sedimentares quando submetidas a certas condições de temperatura e pressão no interior da Terra.
IV- As rochas ígneas são divididas em dois grupos: as intrusivas (associadas ao resfriamento lento do magma) e as extrusivas (associadas ao resfriamento rápido do magma).
Assinale a alternativa que apresenta uma associação correta entre os exemplos de rochas e as proposições.
(A) As proposições I e IV associam-se ao basalto.
(B) As proposições II e III associam-se ao arenito.
(C) As proposições I e II associam-se ao mármore.
(D) As proposições III e IV associam-se ao carvão mineral.

06 – (PAS UFLA) Sabe-se que Orientação é o mesmo que rumo e direção e que Orientação Geográfica significa determinar nossa posição ou a posição de algum lugar em relação aos chamados "pontos cardeais".
Uma vez que os pontos cardeais indicam quatro direções opostas, essas direções foram estabelecidas com base
a) no movimento de rotação da Terra.
b) no movimento de translação da Terra.
c) no movimento da Lua em volta da Terra.
d) no movimento dos planetas em torno do Sol.
e) na observação humana em relação ao movimento das estrelas.

07 – (PAS UFLA) Em um mapa de uma cidade qualquer, para que a distância real entre dois pontos seja de 3 km, a distância medida no mapa e a escala deveriam ser, respectivamente, de
a) 1,5 cm e 1: 30000000.
b) 2 cm e 1: 150000.
c) 3 cm e 1: 2000000.
d) 6 cm e 1: 1000000.
e) 2,5 cm e 1: 250000.

08 - Considere as principais zonas de extração mineral do País e suas respectivas áreas de localização, relacione as colunas 1 e 2 e assinale a seqüência CORRETA.
1 - Quadrilátero Ferrífero
2 - Morro do Urucum
3 - Serra dos Carajás
4 - Serra do Navio
5 - Areia Branca ( ) Rio Grande do Norte
( ) Mato Grosso do Sul
( ) Minas Gerais
( ) Pará
( ) Amapá
a) 5 - 2 - 1 - 3 - 4
b) 1 - 2 - 3 - 4 - 5
c) 2 - 3 - 4 - 1 - 5
d) 5 - 1 - 3 - 2 - 4
e) 1 - 3 - 5 - 4 - 2

09 – (PAS UFLA) No mapa abaixo, sobre a faixa em destaque pode-se afirmar, EXCETO:
a) A mesma corresponde ao chamado "círculo do fogo", área de intensos vulcanismos.
b) Corresponde às faixas do território do planeta de origem geológica recente.
c) Corresponde a terrenos inconsolidados, instáveis e sujeitos a movimentos tectônicos.
d) Corresponde às áreas formadas na Era Cenozóica e que pertencem à mesma Era Geológica em que teria surgido o homem, na Terra.
e) A mesma corresponde às áreas do globo constituídas por formação geológica antiga.

10 – (PAS)Todas as alternativas abaixo estão corretas com relação ao fuso horário brasileiro, EXCETO:
a) As horas do Brasil encontram-se todas atrasadas em relação ao Meridiano Mestre, pois o território brasileiro localiza-se no Hemisfério Oeste.
b) Fernando de Noronha possui uma diferença horária de 3 horas atrasadas em relação ao Acre.
c) A hora oficial do Brasil (horário de Brasília) diferencia-se da hora das ilhas oceânicas do país em 1 hora.
d) O Brasil possui, devido à sua localização e extensão, 4 fusos horários.
e) Nos dias de verão, os horários do Brasil são alterados, pois alguns Estados têm os relógios adiantados em 1 hora devido à adoção do “horário de verão”.

11 – (PAS) Tendo em mente o mapa da América e o espaço geográfico brasileiro, coloque V (verdadeiro) ou F (falso) para as proposições abaixo e assinale a alternativa CORRETA.
( ) O Brasil faz fronteira com quase todos os países latino-americanos, exceto Equador, Chile, Peru e Trindad y Tobago.
( ) A linha do Equador atravessa o Brasil, ao norte do Amazonas, sul de Roraima, norte do Pará e sul do Amapá.
( ) O Trópico de Câncer atravessa o extremo sul do Mato Grosso do Sul, o sul de São Paulo e norte do Paraná.
( ) Com uma área superior a 8 milhões de km2, o Brasil é um dos 5 países mais extensos da Terra, superado apenas pela Rússia, EUA, Canadá e China.
a) F – F – V – F
b) V – F – F – V
c) V – V – F – F
d) F – V – F – V
e) V – V – V – F

12 – (PAS) O mapa abaixo apresenta a regionalização que caracteriza três complexos regionais: Amazônia, Nordeste e Centro-Sul. Sobre esses complexos regionais, é CORRETO afirmar que
a) a Amazônia, maior dos três complexos, é palco de lutas pela posse da terra; tais lutas envolvem posseiros, grileiros, indígenas, seringueiros, empresários e políticos.
b) o Nordeste teve ocupação recente, pois só despertou interesse econômico após o ciclo da borracha.
c) os três complexos regionais possuem os mesmos tipos de clima e de vegetação.
d) o Centro-Sul é a região mais povoada e não se desenvolveu mais porque na Amazônia encontra-se a Zona Franca de Manaus, que é responsável por mais de 70% das exportações do país.
e) o Estado de Goiás é o responsável por fazer do Centro-Sul uma área de saída de pessoas em direção à Amazônia.

12 – (PAS) Observe as seguintes afirmações no que dizem respeito à área de conhecimento Cartografia:
I - O seu conhecimento a partir de informações estratégicas permite uma rápida localização em termos globais e mesmo em nível regional e local, assim como de noções bastante próximas de clima e relevo. Basta ter como referência uma noção das linhas imaginárias, assim como da inserção de sua região/localidade no interior dessas últimas.
II - A informação sobre tempo, no sentido do “tempo medido”, “tempo como hora”, é de extrema importância para determinadas funções administrativas, categorias profissionais, entre outras áreas, razão pela qual é importante o seu conhecimento, mesmo que em linhas gerais.
As afirmações acima se referem, respectivamente,
(A) à “rosa dos ventos” e às escalas cartográficas.
(B) às coordenadas geográficas e ao sistema de fusos horários.
(C) ao canevá e ao sistema de curvas de nível.
(D) às projeções cartográficas e ao movimento de rotação da Terra.

13 – (PAS) Analise as afirmações abaixo sobre a formação da crosta terrestre e coloque V (verdadeira) ou F (falsa) em cada afirmativa. Em seguida, marque a alternativa CORRETA.
( ) Há cerca de 4 bilhões de anos, a matéria incandescente que se encontrava na superfície da Terra começou a se esfriar e se solidificou, formando a crosta terrestre.
( ) As primeiras rochas que se consolidaram foram as magmáticas.
( ) Existem, além das rochas magmáticas, as rochas metamórficas e as sedimentares.
( ) Entre as rochas metamórficas, encontram-se as plutônicas e as vulcânicas.
(A) V – V – V – F
(B) V – F – V – V
(C) F – V – F – V
(D) V – F – V – F

14 – (PAS) Observe o mapa.
De acordo com o mapa, marque a alternativa que apresenta a coordenada geográfica CORRETA.
(A) Ponto A: (60ºS; 0º)
(B) Ponto C: (20ºS; 60ºE)
(C) Ponto E: (30ºN; 50ºW)
(D) Ponto D: (20ºS; 50ºW)

15 –(PAS) O Relevo forma-se a partir de diversas dinâmicas, uma das quais é a interna. Considerando que o chamado
“Círculo do Fogo” refere-se à dinâmica interna do relevo, todas as alternativas abaixo dizem respeito a essa região, EXCETO:
(A) constitui-se por uma série de vulcões chamados de “vulcões de limites de placa”, que se alinham no “encontro” das placas tectônicas.
(B) pode-se inserir o Brasil no “Círculo do Fogo” na medida em que nos situamos na borda da placa de Nazca.
(C) estende-se pelos Oceanos Pacífico e Índico.
(D) liga-se ao conceito geomorfológico da Tectônica das Placas pelo qual sabe-se que todo o relevo terrestre se assenta sobre placas geológicas distintas.

17 – (UFLA) Entende-se por “intemperismo” o conjunto de diversas ações pelas quais o resultado final é a formação do solo.
As alternativas abaixo indicam os diversos processos que formam o solo, EXCETO:
(A) Processo de aquecimento das rochas durante o dia e seu resfriamento durante a noite gera a dilatação e contração dos minerais das rochas, quebrando-as em pedaços menores.
(B) Processo de decomposição química dos minerais das rochas, provocada pela ação da água, gases e ácidos. Ocorre principalmente em regiões úmidas.
(C) As bactérias, os fungos, as algas, os liquens e os musgos exercem um tipo de ação, a biológica, na medida em que produzem nitratos, ácidos orgânicos, gás carbônico e outras substâncias que, incorporadas à água, também decompõem a rocha.
(D) Intensidade do carreamento de sedimentos provocados pela ação hídrica.

18 - Segundo o Tratado de Petrópolis, assinado em 1903, o Brasil adquiriu uma porção do território boliviano, em troca de uma quantia em dinheiro e do compromisso de dar a esse país uma saída para o mar, construindo uma estrada de ferro que cortaria a floresta até chegar às margens do rio Amazonas. O estado brasileiro que corresponde hoje a esse território e a ferrovia citada são, respectivamente:
a) Estado do Acre e Estrada de Ferro Carajás.
b) Estado do Acre e Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
c) Estado de Rondônia e Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
d) Estado de Rondônia e Estrada de Ferro Carajás.

20 - O mapa abaixo representa uma divisão de terras proposta por meio de qual tratado?
Tratado de Tordesilhas

21 - (FUVEST) Observe o mapa:
Em conseqüência da grande extensão territorial, da posição geográfica e da configuração do seu território, o Brasil é abrangido por 4 (quatro) fusos horários, delimitados no mapa. Assim, quando em São Paulo forem 12 horas, em Manaus e São Luís serão, respectivamente?
11 e 12 horas.

22 - Observe as afirmações a seguir, a respeito da distribuição cronológica dos eventos na escala geológica, e responda à questão.
I) Nessa era geológica verificava-se a existência de uma só massa continental no planeta, a Pangea.
II) Nessa era geológica formaram-se grandes cadeias montanhosas e inúmeras jazidas de carvão mineral.
III) Nessa era geológica observam-se a formação dos dobramentos modernos e a ocorrência das últimas glaciações no planeta.
As eras geológicas destacadas nas afirmações são, respectivamente:
a) Cenozóica, Paleozóica e Mesozóica.
b) Arqueozóica, Proterozóica e Paleozóica.
c) Mesozóica, Cenozóica e Paleozóica.
d) Proterozóica, Paleozóica e Cenozóica.
e) Paleozóica, Mesozóica e Cenozóica.
e) Estado de Roraima e Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

23 - A teoria da tectônica das placas, segundo a qual os continentes e oceanos se movimentam continuamente por sobre o magma, defende a idéia de que a Índia desgarrou-se da Antártida e da Austrália e avançou para o norte, em direção à Ásia. Nesse choque das placas deu-se a formação do mais elevado conjunto montanhoso da Terra. O cientista que iniciou o estudo desses movimentos de placas e a cadeia montanhosa em questão são, respectivamente:
a) Darwin — Cordilheira dos Andes.
b) Humboldt — Montanhas Rochosas.
c) Labrador — Cadeia dos Alpes.
d) Wegener — Cordilheira do Himalaia.
e) Falklands — Cadeia da Patagônia.

24 - Cerca de 1/3 do território brasileiro é formado de terrenos antigos, cujas idades datam do início da formação da Terra. Destes terrenos, destacam-se os proterozóicos, cuja principal importância é a presença:
a) de intensos fenômenos vulcânicos.
b) das menores altitudes do Brasil.
c) de grandes reservas de petróleo e gás natural.
d) dos melhores solos para a produção de soja e trigo.
e) de importantes jazidas minerais, como ferro e manganês.

25 - Que diferenças podemos estabelecer entre a região Norte na classificação do IBGE e a 1.8. Amazônia dos complexos regionais e da classificação do geógrafo Milton Santos?
A região Norte do IBGE é definida com base no critério das regiões homogêneas, limi¬tando-se a uma classificação com base na divisão político-administrativa (estados). Já a classificação dos complexos regionais leva em conta as afinidades econômicas, extrapo¬lando os limites da região Norte. E a classificação do professor Milton Santos baseia-se no desenvolvimento técnico-científico-informacional (infraestruturas).

26 - Por qual motivo o governo Vargas, durante o Estado Novo, criou o IBGE? O que foi considerado na regionalização oficial do território brasileiro?
Para fazer um levantamento estatístico das potencialidades do território brasileiro, levando-se em conta que o país entrava na era industrial, era necessário saber esses dados para conhecer as suas riquezas regionais e explorá-las. A divisão regional de 1942 consi¬derou os aspectos naturais.