sexta-feira, 19 de março de 2010

gabarito prova 3º ano 1ª março

01 - (UFBA)
A Segunda Guerra Mundial intensificou o processo de descolonização e independência dos países asiáticos e africanos e muitos deles tornaram-se socialistas. Os aliados também dividiram a Alemanha em zonas de ocupação: soviética, francesa, inglesa e americana. Mais tarde, a zona soviética transformou-se na República Democrática Alemã, também socialista. (CÁCERES, 1997, p. 400).
A partir da análise do texto e dos conhecimentos sobre o segundo pós-guerra, pode-se afirmar:
(01) A referida descolonização no continente africano propiciou a integração dos novos países como parceiros no processo de expansão do capitalismo internacional.
(02) O processo de descolonização, nos países asiáticos, assumiu o caráter de não-violência e desobediência pacífica, preconizado por Mahatma Ghandi.
(04) A presença da URSS na partilha do território alemão decorreu do fato de os soviéticos terem participado, como aliados, da vitória das democracias contra o Eixo, formado pela Alemanha, Itália e seus aliados.
(08) A construção do muro de Berlim (1961) decorreu do aprofundamento dos confrontos de interesses entre Estados Unidos juntamente com a Europa versus URSS, no contexto da Guerra Fria.
(16) A política da Perestroika e do Glasnost, instalada na URSS durante o governo de Mikhail Gorbachev, relaciona-se com o esfacelamento do sistema socialista no Leste Europeu.
(32) O desmembramento da antiga União Soviética propiciou o surgimento de movimentos nacionalistas nas repúblicas do Leste Europeu, resultando no reordenamento das fronteiras políticas naquela região.

Resposta: 04 + 08 + 16 + 32 (60)

02 – (FATEC 2010) No atual processo de globalização econômica, vem ocorrendo uma verdadeira divisão econômica e geopolítica do mundo, que distingue centros de inovação tecnológica, áreas de difusão de indústria e agroindústria avançadas, áreas em desindustrialização, áreas com economia tradicional em decadência e áreas a serem preservadas. Sob o comando dos grandes agentes econômicos capitalistas transnacionais, o território dos países é utilizado intensivamente, afetando o poder dos Estados e alienando a vida das sociedades que vivem nesses territórios.
Analise as afirmações a seguir como elementos em jogo no processo de globalização descrito.
I. Hegemonia dos processos produtivos baseados na 3ª Revolução Industrial.
II. Macropolíticas estatais controladoras dos fluxos econômicos e protetoras da mão-de-obra.
III. Divisão mundial do trabalho entre centros hegemônicos e periferias e semiperiferias.
IV. Tendência ao aumento das áreas naturais preservadas pelo “desenvolvimento sustentável” capitalista.
Pode-se assinalar, como verdadeiros elementos desse processo de globalização, o que está contido nas afirmações
(A) I, II, III e IV.
(B) I, II e III, apenas.
(C) I e III, apenas.
(D) II e IV, apenas.
(E) IV, apenas.

03 - (ENADE)
No seu nascedouro, a palavra “descolonização” já vem carregada de ideologia, parecendo definir um destino histórico dos povos colonizados: depois de ter colonizado, o europeu “descoloniza”, estando, pois, implícita a vontade do país colonizador de abrir mão de pretensos direitos adquiridos em determinado momento. A generalização do termo implica, de certa forma, uma interpretação eurocêntrica da História, ou seja, a noção de que só a Europa possui uma história ou é capaz de elaborá-la.
Os outros não têm história: nem passado a ser contado nem futuro a ser elaborado.
LINHARES, Maria Yedda Leite. Descolonização e lutas de libertação nacional. In: REIS FILHO, Daniel Aarão; FERREIRA, Jorge; ZENHA, Celeste (orgs.). O século XX. O tempo das dúvidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2000. 3 v. Vol. 3: p. 41.
Nas décadas de 1950 e 1960, as reivindicações das ex-colônias africanas e asiáticas resultaram em alterações na dinâmica bipolar do sistema internacional da Guerra Fria. Por meio do Movimento de Países Não-Alinhados (MPNA), os países do “Terceiro Mundo” buscaram (re)escrever a sua história e elaborar projetos próprios para o futuro.
A respeito da descolonização do mundo afro-asiático e da formação do Terceiro Mundo, constata-se que:
a) o não-alinhamento implicou a recusa a qualquer forma de cooperação com alguma das duas superpotências.
b) o discurso terceiro-mundista, esboçado na Conferência de Bandung, consolidou-se no MPNA, denunciando o subdesenvolvimento como fruto da dominação imperialista.
c) o MPNA buscou articular um pólo alternativo de poder, eqüidistante das duas superpotências da Guerra Fria, para atuar no Conselho de Segurança da ONU.
d) o MPNA entrou em declínio nas décadas de 1970 e 1980, devido à “diplomacia do pingue-pongue”, à crise do pan-arabismo e ao fracasso militar das lutas de libertação nacional.
e) a Conferência de Bandung contou com a participação exclusiva de países subdesenvolvidos e excluiu das discussões os países alinhados aos EUA ou à URSS.

04 – (Unesp 2010) A fábrica global instala-se além de toda e qualquer fronteira, articulando capital, tecnologia, força de trabalho, divisão do trabalho social e outras forças produtivas. Acompanhada pela publicidade, a mídia impressa e eletrônica, a indústria cultural, misturadas em jornais, revistas, livros, programas de rádio, emissões de televisão, videoclipes, fax, redes de computadores e outros meios de comunicação, informação e fabulação, dissolve fronteiras, agiliza os mercados, generaliza o consumismo. Provoca a desterritorialização e reterritorialização das coisas, gentes e ideias. Promove o redimensionamento de espaços e tempos. (Octavio Ianni, Teorias da Globalização, 2002.)
Partindo da metáfora de fábrica global de Octavio Ianni, pode-se identificar como características da globalização
(A) o amplo fluxo de riquezas, de imagens, de poder, bem como as novas tecnologias de informação que estão integrando o mundo em redes globais, em que o Estado também exerce importante papel na relação entre tecnologia e sociedade.
(B) a imposição de regras pelos países da Europa e América do Sul nas relações comerciais e globais que oprimem os mais pobres do mundo e se preocupam muito mais com a expansão das relações de mercado do que com a democracia.
(C) a busca das identidades nacionais como única fonte de significado em um período histórico caracterizado por uma ampla estruturação das organizações sociais, legitimação das instituições e aparecimento de movimentos políticos e expressões culturais.
(D) o multiculturalismo e a interdependência que somente podemos compreender e mudar a partir de uma perspectiva singular que articule o isolamento cultural com o individualismo.
(E) a existência de redes que impedem a dependência dos pólos econômicos e culturais no novo mosaico global contemporâneo.

05 - (PUCMG) As mudanças do sistema capitalista a partir de 1870/1880, nas sociedades mais industrializadas, tiveram como característica principal:
a) Fortalecimento da democracia como regime mais racional na condução dos povos civilizados.
b) Fortalecimento das práticas de livre-cambismo devido à concorrência perfeita desenvolvida no capitalismo da época.
c) Aumento da concentração e da centralização do capital monopolista dentro da lógica do imperialismo.
d) Aparecimento de uma nova esquerda, fundadora de uma ética mais humanista e voltada para os interesses populares.

06 - (UFSJ) Concentração de capital em grandes conglomerados de empresas (trustes e cartéis), a emergência da Alemanha e dos Estados Unidos como potências industriais e uma nova base tecnológica fundamentada na eletricidade, no motor a explosão e na Química.
As características acima correspondem ao período da história da economia mundial denominado
a) Capitalismo mercantil.
b) Escravismo colonial.
c) Capitalismo monopolista.
d) Capitalismo globalizado.

07 – (UFMG 2010) A 5ª Cúpula das Américas, evento continental que reuniu 34 líderes das Américas, em abril de 2009, em Trinidad e Tobago, reacendeu e levou para a mídia a temática dos organismos de integração e desenvolvimento regionais que atuam nesse Continente.
Um jornal, à época, relacionou os seguintes órgãos: Comunidade do Caribe (Caricom); Sistema de Integração Centro-Americano (SICA); Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA); Organização dos Estados da América Latina e Caribe (Oealc), também chamada, não sem uma dose de ironia, de OEA do B; União das Nações Sul-Americanas (Unasul); Organização dos Estados Americanos (OEA). E pode-se, ainda, citar alguns outros  por exemplo, Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) e Mercado Comum do Sul (Mercosul).
Considerando essas informações, analise esta afirmativa:
Avalia-se que a proliferação de tantos organismos de cooperação, integração e desenvolvimento regionais é desfavorável ao desenvolvimento sustentável do Continente.
Você CONCORDA com essa afirmativa? Sim.
JUSTIFIQUE sua resposta. Tecnicamente, o conceito de sustentabilidade está relacionado à capacidade de um sistema em propiciar meios de subsistência a determinada população em intervalos espaço/temporais definidos. Tantos organismos de integração numa mesma região geográfica, com propostas distintas acaba sendo um entrave considerável ao desenvolvimento sustentável. Além disso, as rivalidades históricas, o personalismo de alguns líderes regionais e as diferenças evolutivas contribui de forma decisiva para não integração.

08 - (FGV - Direito) Após os ataques de 11 de setembro, os Estados Unidos adotaram em sua política externa uma estratégia unilateral para consolidarem sua supremacia político-militar, a qual ficou conhecida como “Doutrina Bush”.
Qual objetivo geopolítico estadunidense a charge ironiza? Justifique sua resposta.
A charge ironiza a ação dos Estados Unidos no mundo islâmico – Afeganistão e Iraque – modificada pela luta contra o terrorismo e a que se constituiu numa ação de violência extrema, que violou direitos internacionais, provocou a morte de civis, além de desencadear uma reação, uma resistência a essa intervenção que tornou essas regiões ainda mais instáveis.
A ironia está no argumento americano de que “o mundo mudou depois de 11 de setembro”.
Antes dos atentados em setembro de 2001, os Estados Unidos se constituiram o maior poder econômico, cultural e militar, e isso, a despeito dos investimentos que o país estabeleceu, nos últimos anos, não sofreu alteração significativa nos últimos anos.
O mundo, na verdade, não mudou, pois continua-se a assistir a supremacia dos Estados Unidos nos âmbitos econômicos, culturais e militares. Apesar do país não conseguir, com eficiência, solucionar crises nessas áreas, muitas vezes geradas pela insatisfação que essa dominação traz a diferentes culturas e formas de organização política e social.

Quais interesses econômicos justificaram ações estadunidenses como o ataque ao Afeganistão e a ocupação do Iraque?
Vistas em seu conjunto as ações estadunidenses no Afeganistão, a partir de 2001, e no Iraque, a partir de 2003, visavam assegurar a estabilidade política e por extensão econômica, regional e ampliar a influência de Washington sobre a região. O argumento inicial da ação no Afeganistão foi o combate ao governo do Talibã que estava por trás dos atentados de 11 de setembro de 2001.
Contra o Iraque, mais propriamente com o regime autoritário de Saddam Hussein, foi a alegação que o país detinha e desenvolvia armas de destruição em massa.
A justificativa, de Washington para intervir no Afeganistão e no Iraque, camuflaram o real interesse que era o de ampliar a influência do país sobre a região que encerra as maiores reservas de petróleo do planeta, e que tem os Estados Unidos como os maiores importadores mundiais.


09 - (IBMECRJ) A última década do século XX foi marcada pela crise que atingiu o bloco socialista. Sobre esse processo são feitas as seguintes afirmativas:
I - Sob o ponto de vista econômico, a planificação é uma das características desse sistema;
II - Sob o ponto de vista político, o unipartidarismo é uma marca até hoje presente em países como Cuba;
III - Sob o ponto de vista social, a grande herança deixada pelos socialistas foi um significativo aumento das taxas de analfabetismo.
Assinale:
a) Se apenas a afirmativa I for correta.
b) Se apenas a afirmativa II for correta.
c) Se apenas a afirmativa III for correta.
d) Se apenas as afirmativas I e II forem corretas.
e) Se todas as três afirmativas forem corretas.

10 - (Ufscar) Observe o mapa
A regionalização do mundo adotada nesse mapa corresponde a
a) um espaço descontínuo baseado inteiramente nos fluxos econômicos e político-militares.
b) um espaço contínuo baseado nos traços fisiográficos de cada área (relevo e clima, principalmente).
c) um espaço descontínuo fundamentado nas relações de poder entre Estados.
d) um espaço contínuo fundamentado em traços históricoculturais e econômicos comuns a cada área.
e) um espaço contínuo-descontínuo alicerçado na inovação tecnológica e nos recursos humanos de cada área.


11 - (UFLA) A relação entre a massa de ar atuante no Brasil e suas características está CORRETA na alternativa:
a) Tropical Atlântica (fria/seca) - Atua com mais intensidade nas Regiões Sul e Sudeste. Provoca chuvas de inverno no litoral do Nordeste e quedas de temperatura na Amazônia.
b) Equatorial Continental (quente/úmida) - Atua na Amazônia Ocidental e nas demais regiões do Brasil (no verão) provocando chuvas.
c)Tropical Continental (quente/úmida) - Atua principalmente no litoral das Regiões Norte e Nordeste, formando os ventos alísios de nordeste.
d) Equatorial Atlântica (quente/seca) - Atua no litoral

12 - (Fatec-SP) As secas constituem a principal causa do subdesenvolvimento nordestino e também a grande razão da vinda de migrantes desta região para São Paulo e Rio de Janeiro.
Esta afirmativa é
a) verdadeira: porque a área da seca ocupa quase 90% da região Nordeste.
b) falsa: além de uma estrutura industrial pouco avançada, a estrutura fundiária bloqueia o acesso das famílias à terra.
c) verdadeira: porque o governo não cria nem ao menos “frente de trabalho” para as famílias dos flagelados pela seca.
d) falsa: as pessoas saem hoje não mais para o Sudeste, mas sim para a Amazônia, onde existe muita terra para plantar.
e) verdadeira: porque a região possui elevado índice de analfabetos, e estas pessoas não têm condições de criar métodos para conviver com a seca.

Resposta B: Israel e Califórnia são áreas desertas com grande desenvolvimento econômico, invalidando o determinismo geográfico do texto acima.

13 - (UFSJ)
Geopolítica da Amazônia
"A floresta só deixará de ser destruída se tiver valor econômico para competir com a madeira, com a pecuária e com a soja. Mesmo com os grandes avanços na sua proteção, a questão de manter a capacidade sustentável da floresta ainda não foi solucionada. Florestas e terras são bens públicos e, por isso, são trunfos que estão sob o poder do Estado, que tem autoridade para dispor deles, segundo o interesse da nação." (Bertha K. Becker) (Disponível em http://www.scielo.br/scielo.php acessado em 15 de julho de 2008)
Assinale a alternativa que apresenta a proposta CORRETA para o desenvolvimento da região amazônica em bases mais sustentáveis.
a) Desenvolvimento de políticas para a integração do índio à população local, diminuindo assim o tamanho das reservas e garantindo a soberania do nosso território.
b) Incentivos à pesquisa e à utilização da biodiversidade e do conhecimento - fruto da diversidade cultural dos povos da floresta para o desenvolvimento da biotecnologia.
c) Erradicação da pecuária e da agricultura da região evitando, assim, o desmatamento de novas áreas para a formação de pastagens e cultivos.
d) Criação de uma nova legislação ambiental, visto que as leis em vigor no Brasil são pouco rígidas, o que incentiva o desmatamento.

14 - (FUVEST

A crítica contida na charge visa, principalmente, ao
a) ato de reivindicar a posse de um bem, o qual, no entanto, já pertence ao Brasil.
b) desejo obsessivo de conservação da natureza brasileira.
c) lançamento da campanha de preservação da floresta amazônica.
d) uso de slogan semelhante ao da campanha “O petróleo é nosso”.
e) descompasso entre a reivindicação de posse e o tratamento dado à floresta.

15 - O pressuposto da frase escrita no cartaz que compõe a charge é o de que a Amazônia está ameaçada de
a) fragmentação.
b) estatização.
c) descentralização.
d) internacionalização.
e) partidarização.

16 - (UFAC) Podemos distinguir na floresta Amazônica três níveis de vegetação em relação ao relevo e às margens dos rios. Cite-as.
A mata de Igapó, a mata de Várzea e a mata de Terra Firme.

17 - (UFG-GO) - A Região Centro-Oeste tem uma posição peculiar do ponto de vista geográfico. É a única do Brasil sem litoral, central em relação ao país e ao continente, fazendo fronteira com todas as demais regiões nacionais. Seguem-se algumas afirmativas:
1. O clima dominante na região é tropical, com duas estações: verão chuvoso e inverno seco.
2. O clima dominante na região é o tropical, com uma estação bem definida: a chuvosa, graças à sua proximidade com a região amazônica.
3. A pecuária é a atividade principal, embora intensiva.
4. A pecuária é a atividade principal, embora extensiva.
5. Os solos de cerrado possuem poucos elementos orgânicos, têm uma tendência à formação de latossolos pouco férteis, e são recobertos por uma camada dura de pequenos seixos ferruginosos, a chamada "canga laterítica" de cor avermelhada pela oxidação.
Assinale a alternativa que contém as afirmações corretas
a) 2-4-5 d) 2-3-5
b) 1-3-4 e) 1-2-5
c) 1-4-5

No item 2 o erro está em apontar apenas uma estação bem definida, quando, na realidade, são duas. Já no item 3, a pecuária não é leiteira.

03. (FGV–SP 2000) Assinale a alternativa que completa na ordem correta as lacunas do texto.
A cobertura vegetal desenhada na figura acima pertence à classificação do bioma terrestre denominado __________ que inclui __________ e __________.
Manchas de variadas extensões da vegetação nativa em destaque são encontradas em vários Estados do Brasil, mas sua principal área de ocorrência localiza-se na Região __________ em áreas de clima __________.
a) Savana/ Cerrados/ Caatingas/ Centro-Oeste/Tropical, com verões úmidos e invernos secos.
b) Estepe/ Campos/ Cerrados/ Nordeste/ Tropical Semi-Árido.
c) Savana/ Cerrados/ Caatingas/ Sudeste/ Tropical úmido, com chuvas bem distribuídas durante o ano.
d) Estepe/ Campos/ Cerrados/ Centro-Oeste/ Tropical, com verões secos e invernos chuvosos.
e) Pradaria/ Campos/ Caatingas/ Nordeste/ Tropical Semi-Árido.

Resposta: A. Savana, palavra originária da África, é o nome do bioma terrestre.

04. (FGV-2000) A ilustração da questão anterior corresponde a um dos vinte e cinco hot spots da biodiversidade, ou seja, os ecossistemas mais ameaçados do planeta. Das 10 mil espécies de plantas que compõem sua vegetação, 4.400 são endêmicas (que só existem naquele local).
São exemplos de impactos ambientais causados por atividades econômicas que têm colocado sob ameaça este importante domínio natural
a) Extinção de espécies animais e contaminação das águas e dos solos por agrotóxicos, causadas por garimpos e pela produção agrícola intensiva nos minifúndios.
b) Erosão acelerada dos solos, outrora básicos e ricos em nutrientes, causada por queimadas sucessivas para a formação de pastos e exportação de madeiras de lei como a peroba e o jacarandá.
c) Destruição da metade das florestas aciculifoliadas que cobriam a região e sua respectiva fauna regional, em razão de atividades extrativas predatórias.
d) Destruição de matas ciliares e morte de espécies animais devido a queimadas e implantação de projetos agropecuários baseados na monocultura de grãos.
e) Extinção de metade da floresta pluvial que caracterizava esse ecossistema, bem como o afogamento das respectivas espécies animais, devido à produção de carvão vegetal e implantação de hidrovias como a Paraná–Uruguai.

Resposta: D. A ação antrópica provoca a destruição desse ecossistema.

09 - A Região Nordeste é comumente dividida em 4 subregiões. Cite-as e dê suas características principais.
* Clima, relevo, vegetação e hidrografia.
* Agricultura ontem e hoje. (latifundio, monocultura e a mão de obra)
* A mineração e a indústria.
* Os centros urbanos, turismo e os meios de transportes.
* A pobreza e a prostituição infantil.
Agreste:
* Clima, relevo, vegetação e hidrografia.
* Agricultura (minifundio, policultura e a mão de obra.
* Os centors urbanos, indústria e os meios de transportes.
* A produção agricola, subssist~encia e o comércio
Sertão:
* Clima, relevo, vegetação e hidrografia.
* O polígono da seca. A pobreza e a seca.
* O que produz? Agricultura e Pecuária.
* O Sertão e os grandes proprietários de terras.
* O Sertão é o pequeno proprietário.
* As conseqüências sociais e os meios para enfrentá-la.

Meio Norte:
* Clima, relevo, vegetação e hidrografia.
* Nordeste ou Amazônia.
* Atividade Econômica - destaque.
* Desenvolvimento regional: Os centros urbanos e o turismo.

10 - (UFSJ) Observe o mapa abaixo.
A partir da análise do mapa, é CORRETO afirmar que
a) a frente fria desloca-se pelo território brasileiro influenciada pelas diferenças de pressão atmosférica.
b) a alta pressão atmosférica sobre a Região Sudeste favorece o avanço da massa de ar em direção ao Estado de Minas Gerais.
c) as elevadas altitudes do relevo na Região Centro-Oeste orientam o deslocamento da frente fria em direção ao sudoeste da Amazônia.
d) a porção central da Argentina e o oceano Atlântico são regiões ciclonais que atraem a f rente fria.

11 - Caracterize a mEc.
Massa Equatorial Continental (mEc), Quente e úmida, com centro de origem na parte ocidental da Amazônia.

avaliação 2º ano 1ª março

01 - É consequência, ou efeito colateral, do processo de globalização:
a) estados cada vez mais fortes e centralizadores.
b) diminuição do comércio internacional.
c) concentração de renda em todos os níveis.
d) diminuição dos conflitos mundiais.
e) maiores investimentos em pesquisas para qualidade de vida.

02 - A proposta política que acompanha a globalização das relações internacionais e que prega uma menor influência do Estado nas questões econômicas é conhecida como:
a) globalismo político.
b) neoliberalismo.
c) social democracia.
d) capitalismo de Estado.
e) socialismo político.

03 - Não podemos considerar como consequência da globalização:
a) a melhor distribuição de rendas entre países e pessoas.
b) o aumento do número de transnacionais.
c) o fortalecimento de empresas em relação aos Estados.
d) a formação de blocos econômicos por todo o planeta.
e) o surgimento de produtos mundiais (globais).

04 - A política neoliberal chegou ao auge com a globalização das relações mundiais. O neoliberalismo não prega:
a) o fortalecimento dos Estados e a ampliação de sua atuação.
b) aumento dos benefícios assistenciais oferecidos à sociedade.
c) a criação de um governo mundial para decidir sobre assuntos importantes.
d) menor atuação do Estado em assuntos econômicos.
e) a militarização das relações internacionais no planeta.


05 - A lógica da economia global e a exclusão social. Revista de Estudos Avançados, set/dez 1998.)
A análise do texto e da tirinha permite afirmar:
a) o texto aborda o desemprego típico do taylorismo-fordismo. A partir dele, valorizou-se mais a estatística relativa ao número de trabalhadores sem emprego, à qual a tirinha faz referência.
b) na tirinha, a personagem Mafalda faz alusão ao desemprego enquanto indicador econômico-estatístico. O texto demonstra que a lógica da globalização reduz a oferta de empregos e amplia a exclusão social.
c) o texto aponta o aumento da informalidade, o que amplia a taxa de desemprego referida na tirinha, visto que o trabalhador informal pertence exclusivamente à população inativa.
d) o aumento da taxa de desemprego referida na tirinha aumenta a pobreza e a exclusão social, sobretudo em países desenvolvidos, onde o avanço tecnológico mais intenso é responsável pelo desemprego conjuntural.
e) a lógica da globalização é fracionar e dispersar as atividades produtivas no espaço e não reduzir os postos de trabalho. Assim, as regiões que recebem muitos investimentos diretos não apresentam aumento da taxa de desemprego à qual a tirinha faz referência.

06 - (UCS-RS) No período histórico que se estende entre os séculos XVI e XVIII, com o fim do feudalismo e a consolidação dos Estados Nacionais, a doutrina econômica dominante foi o mercantilismo.
Assinale a alternativa que apresenta uma de suas características.
a) Laissez-faire ou liberdade de comércio e de produção: o Estado não deveria intervir nas atividades econômicas ou, no máximo, poderia atuar de forma subsidiária e complementar em setores cuja exploração não fosse lucrativa ou não interessasse aos particulares.
b) Livre-câmbio: pregava a abolição das tarifas alfandegárias protecionistas, defendendo que cada país deveria se especializar na produção daqueles artigos que pudesse produzir em melhores condições que os outros, dando início à divisão internacional do trabalho.
c) Inviolabilidade da propriedade privada: a propriedade privada era um direito natural do ser humano, sagrado e inviolável, e o que fosse herdado ou adquirido conferia ao indivíduo o direito de usá-lo em seu proveito.
d) Liberdade de contrato: o montante do salário e a extensão da jornada de trabalho deveriam ser fixados livremente através de negociação direta entre o empregador e o empregado, sem nenhuma interferência do governo, da legislação ou dos sindicatos.
e) Balança Comercial Favoráve l: o esforço era para exportar mais do que importar; dessa forma entrariam mais moedas do que sairiam, deixando o país em boa situação financeira.


07 - (FUVEST) "Da armada dependem as colônias, das colônias depende o comércio, do comércio, a capacidade de um Estado manter exércitos numerosos, aumentar a sua população e tornar possíveis as mais gloriosas e úteis empresas."
Essa afirmação do duque de Choiseul (1719-1785) expressa bem a natureza e o caráter do:
a) liberalismo.
b) feudalismo.
c) mercantilismo.
d) escravismo.
e) corporativismo.

08 - (IBMECSP) Assinale a alternativa correta sobre as modificações ocorridas no mundo do trabalho a partir da Revolução Industrial:
a) Desde o início da industrialização sindicatos e partidos comunistas já se colocavam à frente dos operários para reivindicar melhores condições de trabalho.
b) Os artesãos foram desaparecendo à medida que o número de trabalhadores fabris aumentava pela multiplicação das máquinas.
c) Havia profundas diferenças entre os operários das fábricas e os artesãos, pois estes últimos estavam estabelecidos no campo de onde forneciam seus produtos para as cidades.
d) Apesar das privações passadas pelos operários a presença constante dos patrões dentro das fábricas aliviava as tensões grevistas.
e) As condições de trabalho do campo e da cidade eram as mesmas, existindo em ambas a figura do capataz, o regime de privações, e a igreja como refúgio espiritual.

09 - (IBMECRJ) "A expressão Revolução Industrial tem sido utilizada para designar um conjunto de transformações econômicas, sociais e tecnológicas que teve início na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Em pouco tempo, essas mudanças afetariam outros países da Europa e outros continentes, alterando definitivamente as relações entre as sociedades humanas." FIGUEIRA, D. G. "História". São Paulo: Ática, 2005. p. 193.
Sobre esse tema são feitas as seguintes afirmativas:
I - A produção de tecidos foi um dos primeiros setores a desenvolver o processo industrializador.
II - Ao aumentar a produtividade de cada trabalhador, aumentou a oferta de mercadoria e, por consequência, possibilitou uma redução nos preços dos produtos.
III - O sucesso da Revolução Industrial foi tão significativo que originou um apoio à utilização de máquinas, processo que ficou conhecido como ludismo.
Assinale:
a) Se apenas a afirmativa I for correta.
b) Se apenas a afirmativa II for correta.
c) Se apenas a afirmativa III for correta.
d) Se as afirmativas I e II forem corretas.
e) Se as afirmativas II e III forem corretas.

10 - (PUCMG) As mudanças do sistema capitalista a partir de 1870/1880, nas sociedades mais industrializadas, tiveram como característica principal:
a) Fortalecimento da democracia como regime mais racional na condução dos povos civilizados.
b) Fortalecimento das práticas de livre-cambismo devido à concorrência perfeita desenvolvida no capitalismo da época.
c) Aumento da concentração e da centralização do capital monopolista dentro da lógica do imperialismo.
d) Aparecimento de uma nova esquerda, fundadora de uma ética mais humanista e voltada para os interesses populares.

11 - (PUCRJ) "... A natureza distribuiu desigualmente no planeta os depósitos e a abundância de suas matérias-primas; enquanto localizou o gênero inventivo das raças brancas e a ciência da utilização das riquezas naturais nesta extremidade continental que é a Europa, concentrou os mais vastos depósitos dessas matérias-primas nas Áfricas, Ásias tropicais, Oceanias equatoriais, para onde as necessidades de viver e de criar lançariam o clã dos países civilizados. Estas imensas extensões incultas, de onde poderiam ser tiradas tantas riquezas, deveriam ser deixadas virgens, abandonadas à ignorância ou à incapacidade? (...) A humanidade total deve poder usufruir da riqueza total espalhada pelo planeta. Esta riqueza é o tesouro da humanidade ... " (SARRAUT, A. "Grandeur et Servitude Coloniales". Paris, 1931, pp.18 e 19)
O documento acima se refere à "Era do Imperialismo", ocorrida no final do século XIX e início do século XX, quando os países capitalistas conseguiram dominar a África e grande parte da Ásia.
A partir do texto acima e de seus conhecimentos a respeito do assunto:
INDIQUE a ideia central que o documento apresenta como justificativa para o Imperialismo europeu.
O documento apresenta como justificativa para o Imperialismo europeu a desigual distribuição das riquezas e matérias primas no mundo, concentradas na África, Ásia e Oceania, áreas habitadas por "raças incultas, ignorantes e incapazes" de usufruir destas riquezas; e a escassez destes produtos na Europa, habitada pela raça branca, superior pela sua maior capacidade intelectual, inventividade e domínio científico, que a capacitariam para o melhor usufruto destas riquezas. Como estas riquezas são vistas como domínio de toda humanidade, o texto defende, então, o direito ao usufruto comum das mesmas.

12 - (UNIFESP) "A partir da Conferência [de Berlim, em 1885, a corrida ao continente africano foi acelerada, num gesto inequívoco de violência geográfica por meio da qual quase todo o espaço recortado ganhou um mapa para ser explorado e submetido a controle. A demarcação das fronteiras prosseguiu, estendendo-se até depois da Primeira Grande Guerra".
(Leila Leite Hernandez. "A África na sala de aula". São Paulo: Selo Negro Edições, 2005.)
Relacione o expansionismo europeu no século XIX e seus objetivos na colonização da África.
O expansionismo europeu do século XIX, decorreu das demandas geradas pela Segunda Revolução Industrial e do Capitalismo Monopolista. Ao colonizarem territórios na África e na Ásia (neocolonialismo), as potências industriais buscavam fontes de matérias-primas, novos mercados consumidores e áreas para a expansão de capitais. No caso das potências européias, pode-se acrescentar ainda a busca de áreas para geração de trabalho e envio de excedentes populacionais, objetivando evitar tensões sociais motivadas pela crise de superprodução verificada na década de 1870.

13 - (UFSJ) Concentração de capital em grandes conglomerados de empresas (trustes e cartéis), a emergência da Alemanha e dos Estados Unidos como potências industriais e uma nova base tecnológica fundamentada na eletricidade, no motor a explosão e na Química.
As características acima correspondem ao período da história da economia mundial denominado
a) Capitalismo mercantil.
b) Escravismo colonial.
c) Capitalismo monopolista.
d) Capitalismo globalizado.

14 - Uma das maiores preocupações da OMC é combater o chamado protecionismo, que se caracteriza por uma série de medidas postas em práticas por diversos países.
a) O que significa OMC?
Organização Mundial de Comércio
b) Qual órgão ela substituiu?
Gatt (Acordo Geral de Tarifas)

15 – Quais são os países que fazem parte do G8?
EUA, Japão, Alemanha, Reino Unido, França, Itália, Canadá e Rússia.

16 - (Umtm) Observe o mapa a seguir para responder a questão.
Os países destacados no mapa constituem
a) a OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) aliança militar anti-terrorista que reúne as maiores potências do Hemisfério Norte.
b) a Zona do Euro, que reúne países nos quais a moeda da União Européia pode circular e ser aceita junto com a moeda local.
c) os países da OCDE(Org. para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico), cuja missão é auxiliar economicamente os países mais pobres do globo.
d) o G8 (Grupo dos Oito), bloco que une os sete países com as maiores economias do globo, além da Rússia, admitida em 1997 por sua importância geopolítica.
e) os países desenvolvidos industrializados, que se caracterizam pelo alto investimento em tecnologia e por apresentarem alto IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

17 - Leia o texto Disneylândia para responder as 2 próximas questões..
1 - “Filho de imigrantes russos casado na Argentina com uma pintora judia, casou-se pela segunda vez com uma princesa africana no México.
2 - Lanternas japonesas e chicletes americanos nos bazares coreanos de São Paulo.
3 - Imagens de um vulcão nas Filipinas passam na rede de televisão em Moçambique.
4 - Multinacionais japonesas instalam empresas em Hong-Kong e produzem com matéria prima brasileira para competir no mercado americano.
5 - Literatura Grega adaptada para crianças chinesas da comunidade européia.
6 - Relógios suíços falsificados no Paraguai vendidos por camelôs no bairro mexicano de Los Angeles.
7 - Turista francesa fotografada seminua com o namorado árabe na baixada fluminense.
8 - Filmes italianos dublados em inglês com legendas em espanhol nos cinemas da Turquia.
9 - Crianças iraquianas fugidas da guerra não obtêm visto no consulado americano do Egito para entrarem na Disneylândia.” Disneylândia, In TITÃS, Titanomaquia, WEA, 1993.

(Unifal) Esses nove “versos” são do texto Disneylândia, cuja música é dos Titãs em parceria com Arnaldo Antunes. Marque a alternativa que apresenta características do espaço geográfico mundial no período atual da globalização e que podem ser identificadas nos versos enumerados acima.
A) Todos os versos tratam de características do espaço geográfico mundial na década de 1990, quando se intensificou a globalização do capitalismo, mas essas características não existem mais.
B) Os versos 3, 8, 6 e 9 referem-se à circulação de pessoas que buscam trabalho e melhores condições de vida, migrando dos países subdesenvolvidos para os países desenvolvidos. Os demais versos tratam todos da produção e circulação de bens materiais.
C) Os versos referem-se a um mundo em movimento intenso, com maior circulação de pessoas, informações, capitais e de mercadorias, tanto bens materiais como culturais, em diferentes lugares, países e regiões do globo. Porém o verso de número 9 contraria a idéia de “um mundo sem fronteiras”.
D) Os versos 2, 4, 6 e 9 não estão relacionados ao fim das fronteiras nacionais para a livre circulação de mercadorias e pessoas pelo mundo.

18 - (UFOP) “São as empresas globais e não as nações que definem as estratégias globais nas quais as atividades são localizadas em muitos países.” (PORTER, M. E. A vantagem competitiva das nações. Rio de Janeiro: Campus, 1993, apud JANSEN et al. Estratégias de sobrevivência para pequenas e médias empresas em ambientes globalizados: um estudo de caso do setor eletroeletrônico. Gestão & Produção, v. 12, n. 13, p. 405-416, set./dez. 2005).
A afirmativa transcrita acima expressa uma opinião corrente acerca do atual processo de globalização da economia. Sobre essa questão, assinale a afirmativa incorreta.
a) A economia mundial conseguiu tornar-se verdadeiramente global com base na nova infra-estrutura, propiciada pelas tecnologias da informação e da comunicação.
b) As nações subdesenvolvidas estão criando restrições à entrada de capitais por meio de barreiras comerciais e do aumento da regulamentação dos seus mercados financeiros e de trabalho.
c) O processo atual de mundialização da economia capitalista é acionado pelas corporações transnacionais, apoiadas pelos governos dos países capitalistas centrais.
d) Um fator determinante para a incorporação ao processo de globalização econômica é a adoção de políticas de desregulamentação e de liberalização postas em prática pelos governos e pelas instituições internacionais.

19 - (IBMECRJ) Desde o início dos anos 80 o mundo assiste a uma "onda neoliberal" em toda a economia, processo que hoje vive uma crise de proporções ainda indefinidas. Sobre o neoliberalismo são feitas as seguintes afirmativas:
I - Cabe ao Estado, nesse processo, o papel de gestor e interventor.
II - Desprezar qualquer tipo de preocupação com os gastos públicos é uma característica marcante do neoliberalismo.
III - A ocorrência de fusões de empresas e bancos permitiu o surgimento das empresas transnacionais, atuantes nos mais diversos setores da economia.
Assinale:
a) Se apenas a afirmativa I for correta.
b) Se apenas a afirmativa II for correta.
c) Se apenas a afirmativa III for correta.
d) Se as afirmativas I e II forem corretas.
e) Se as afirmativas II e III forem corretas.

20 - (UERJ)
A estrutura desse sistema internacional de circulação alcançou tal grau de complexidade que ultrapassa a compreensão da maioria das pessoas. As fronteiras entre funções diferentes como as de bancos, corretoras, serviços financeiros, financiamento habitacional, crédito ao consumidor etc. tornaram-se cada vez mais porosas, ao mesmo tempo que novas transações futuras de mercadorias, de ações, de moedas ou de dívidas surgiram em toda parte, introduzindo o tempo futuro no tempo presente de maneiras estarrecedoras. DAVID HARVEY. Adaptado de "Condição pós-moderna". São Paulo: Edições Loyola, 1992.
O texto faz referência a características de um dos mais importantes aspectos do atual estágio do capitalismo.
Dois fatores que contribuem para o fenômeno destacado pelo autor do fragmento estão apontados em:
a) aumento da especulação financeira - maior eficiência das redes de transportes
b) controle do Banco Mundial sobre o sistema financeiro - formação da União Monetária Mundial
c) desregulamentação dos mercados financeiros - disseminação das tecnologias da informação
d) padronização dos horários de funcionamento dos centros financeiros - surgimento dos bancos globais

21 - (FGV)
Se fosse dado um outro título que interpretasse a tabela, esse título poderia ser:
a) Economia-mundo se ressente da crise.
b) Emergentes impulsionam a economia mundial.
c) Países desenvolvidos permanecem na liderança.
d) A zona do Euro puxa crescimento mundial.
e) A força dos países agrícolas no crescimento da economia mundial.

22 - (Ufba/Ufrb)
No contexto da economia mundial globalizada, a disputa econômica entre as empresas tem como palco o mercado mundial. Vivemos rodeados por produtos das mais diversas origens, fabricados por empresas multinacionais bastante conhecidas.[Elas] ampliaram seus mercados, vendem produtos em praticamente todos os países, aumentaram o número de filiais em todo o globo e compraram muitas empresas em vários países, principalmente nos subdesenvolvidos. (LUCCI, E. A.; BRANCO, A. L.; MENDONÇA, C. Território e sociedade no mundo globalizado: geografia geral e do Brasil: ensino médio. São Paulo: Saraiva, 2005, p. 128-129).
Considerando o texto, indique três regiões geográficas onde estão concentradas as maiores corporações industriais, financeiras e comerciais e cite duas vantagens oferecidas pelos países que visam à instalação de empresas multinacionais em seus territórios.
*As maiores corporações industriais, financeiras e comerciais estão concentradas nos Estados Unidos (Região dos Grandes Lagos, Extremo Oeste e Nordeste), Europa Ocidental (Vale do Reno, dentre outros), Japão, China e Coréia do Sul.
As funções agregadas pelos países visando a atuação das grandes empresas envolvem:
*Instalação de empresas estatais, ligadas principalmente ao setor de infra-estrutura, como o siderúrgico e o petroquímico.
*Construção e manutenção de equipamentos de infra-estrutura (rodovias, ferrovias, viadutos, portos, aeroportos, usinas e redes de distribuição de energia elétrica, etc.).
*Incentivos fiscais.


23 - (Uea) A respeito das mudanças ocorridas na economia mundial, após 1970, assinale a afirmativa incorreta.
a) O sistema financeiro hoje globalizado tem seus pontos nodais localizados nos países de capitalismo mais avançado.
b) A transmissão das informações em tempo real entre diferentes lugares “comprimiu” as noções de tempo e espaço.
c) A revolução tecnológica no campo da microeletrônica possibilitou a reestruturação da produção e da organização do trabalho.
d) A interdependência das economias nacionais tornou possível a emergência de economias competitivas na orla do Pacífico.
e) O sistema monetário internacional mantém constante o valor das moedas nacionais tendo o dólar como moeda de referência.

24 - (Uemg) A expansão, em escala planetária, das atividades das multinacionais fez crescer entre essas
empresas a disputa por partes cada vez maiores de um mercado consumidor atualmente integrado pelo processo de globalização. Assinale, a seguir, a alternativa em que NÃO foram apresentados elementos característicos das empresas multinacionais.
a) Diminuição do tamanho das unidades de produção, com o uso de alta tecnologia.
b) Otimização dos processos de produção, diminuindo, por exemplo, os desperdícios com
matérias-primas.
c) Aumento dos investimentos em marketing e propaganda, divulgando informações a respeito de serviços e produtos.
d) Concentração do processo produtivo e comercial em um único país.

avaliação 1º ano ensino médio 1ª Março

1) Estabeleça a relação entre o movimento de rotação da terra com o fato de existirem diferentes horários em nosso planeta.
Existem diferentes fusos horários devido ao movimento de rotação da Terra , já que ela é esférica , algumas partes são atingidas pela luz solar antes do que outras.

2)Fuso horário e horário de verão são a mesma coisa? Justifique.
Não. Fuso horário é diferença de horário entre os meridianos tendo como ponto zero o meridiano de Greenwich, lembrando que para Oeste as horas diminuem e para Leste as aumentam. Já o horário de verão é um sistema adotado por alguns estados de adiantarem seus relógios em uma hora com a intenção de prolongarem o dia, assim aproveitando ao máximo a luz solar e também economizando energia. Lembrando que no Brasil não são todos os estados que adotam o horário de verão, são os estados da região Sul, Sudeste e Centro-oeste.

3 - Sabendo-se que são 12 horas em São Paulo, localizada no segundo fuso horário brasileiro, que horas serão na cidade de Manaus, localizada no terceiro fuso horário brasileiro? O território brasileiro possui 3 fusos diferentes (-2.-3,-4 em relação ao meridiano inicial). São Paulo, assim como Brasília (possui a hora oficial do Brasil), fica a -3. Manaus fica a -4 e assim sendo, possui uma hora a menos do que São Paulo. Serão então 11 horas.

4 - Um avião parte de Brasília rumo a Rio Branco, no Acre. O tempo de vôo é de 3 horas. Partindo às 16 horas, o avião deverá chegar às:
Obs: chegada no horário local e não considere o horário de verão.
a) 16 horas
b) 17 horas
c) 18 horas
d) 19 horas
e) 20 horas

5 - Um navio que, navegando pelo Atlântico, cruza o Trópico de Câncer e segue do norte para o sul, de tal forma que, observando-se no mapa, a trajetória percorrida é representada como uma reta.Esse percurso descrito no enunciado revela que o navio…
I – Seguirá passando por latitudes cada vez maiores até cruzar a linha equatorial.
II – Estará modificando constantemente a latitude, porém permanece na mesma longitude.
III – Estará se aproximando cada vez mais do meridiano de origem.
IV – Estará navegando pelas águas do hemisfério austral.
V – Estará se distanciando cada vez mais do círculo polar ártico.
Estão corretas as afirmações:
a) II e V, apenas.
b) I, II e IV.
c) I, III e V.
d) II e III, apenas.
e) III, IV e V.

6 - Observe os mapas.
A respeito destas projeções cartográficas é correto afirmar que
(A) na projeção de Mercator, os meridianos e os paralelos são linhas retas, que se cortam em ângulos retos, provocando distorções mais acentuadas nas áreas continentais de baixas latitudes.
(B) a de Peters é frequentemente apontada como uma projeção que expressa o poderio do Norte sobre o Sul, visto que superdimensiona as terras do Norte.
(C) a de Peters é muito útil na navegação, pois respeita as distâncias e os ângulos, embora não faça o mesmo com o tamanho das superfícies.
(D) a projeção de Mercator é, comumente, utilizada em cartas topográficas e, no Brasil, é adotada como base do sistema cartográfico nacional.
(E) a projeção de Peters utiliza a técnica de anamorfose, o que explica o alongamento dos continentes no sentido Norte – Sul, mantendo a fidelidade à proporção de áreas.

7 - O saber geográfico está presente hoje na tomada de grande parte das decisões e nas muitas questões que afetam o futuro da humanidade. Assinale a alternativa que NÃO apresenta um saber geográfico

(a)organização de estratégias de guerra por parte dos estados nacionais
(b)discussão de questões ligadas á preservação do meio ambiente
(c)compreensão da organização regional nacional e mundial
(d)compreensão dos aspectos da natureza tais como o clima, a vegetação e o relevo
(e)domínio de técnicas medicinais que visam á cura de doenças infecto-contagiosas

8 - Pucrs) Um viajante saiu da Austrália para o Brasil atravessando a LID (Linha Internacional da Data - 180°). No meridiano 175° Leste, o seu relógio estava marcando 13 horas do dia 21 de setembro.
Quando chegar a um lugar a 178° Oeste, legalmente, que horas e dia serão para esse viajante?
a) 13 horas do dia 20 de setembro.
b) 13 horas do dia 21 de setembro.
c) 11 horas do dia 20 de setembro.
d) 12 horas do dia 21 de setembro.
e) 12 horas do dia 20 de setembro.

9 - Uma das características mais importantes do espaço geográfico é que ele
(a)é semelhante em toda a superfície terrestre
(b)sofre cada vez menos influência da tecnologia
(c)tem total dependência da natureza
(d)está em constante transformação
(e)depende cada vez menos das relações sociais

10 - Como é denominada a escala de um mapa representada na forma: 1:20.000?
(a)Gráfica
(b)Distancial
(c)Numérica
(d)Altimétrica
(e)Angular

11 - Nos mapas topográficos, as curvas de nível permitam visualizar a
(a)legenda
(b)longitude
(c)latitude
(d)altitude
(e)escala

12 - A integração entre as regiões brasileiras ocorreu devido ao crescimento do processo de industrialização que, desde seu início, esteve concentrado na região.
(a)Nordeste.
(b)Sudeste.
(c)Norte.
(d)Centro-Oeste.
(e)Sul.

13 - (UERJ) Se uma imagem vale mais do que mil palavras, um mapa pode valer um milhão – mas cuidado. Todos os mapas distorcem a realidade. (...) Todos os cartógrafos procuram retratar o complexo mundo tridimensional em uma folha de papel ou em uma televisão ou tela de vídeo. Em resumo, o autor avisa, todos os mapas precisam contar mentirinhas. MARK MONMONIER Traduzido de How to lie with maps. Chicago/London: www.nationalgeographic.com The University of Chicago Press, 1996.
Observe o planisfério acima, considerando as ressalvas presentes no texto.
Para deslocar-se seqüencialmente, sem interrupções, pelos pontos A, B, C e D, percorrendo a menor
distância física possível em rotas por via aérea, as direções aproximadas a serem seguidas seriam:
a) Leste – Norte – Oeste
b) Oeste – Norte – Leste
c) Leste – Noroeste – Leste
d) Oeste – Noroeste – Oeste

14 - (UFMA) A figura abaixo representa uma rede geográfica de uma determinada área da superfície terrestre. Quais as coordenadas geográficas das cidades A e B, respectivamente?
20º 30’ de longitude leste; 2º 00’ de latitude sul e 22º 00’ de longitude leste; 0º 30’ de latitude sul

15 - (UCS-RS) Quando observamos o céu, temos a impressão de que nosso planeta está parado e que os outros astros é que se movem. Entretanto, a Terra realiza diversos movimentos, que afetam nossas vidas. O movimento de translação e a inclinação do eixo terrestre, por exemplo, determinam a desigualdade na distribuição de luminosidade e calor na Terra, conforme os períodos do ano.
Assinale a alternativa, no quadro abaixo, que apresenta corretamente os dados do movimento de translação com relação às estações do ano.
B

16 - (UESPI) Observe a figura e as afirmações a seguir.

1. A inclinação do eixo da Terra não é uma das causas principais do mecanismo das estações do ano verificadas nas áreas de latitudes médias.
2. A situação indicada na figura corresponde à época em que o Hemisfério Boreal se encontra no verão.
3. Na época considerada na figura, o Pólo Sul encontra-se na Grande Noite Polar, ocasião em que as temperaturas baixam consideravelmente.
4. Um observador que esteja situado no ponto A verá o Sol nascer antes do observador B, que se encontra ao Sul do Equador geográfico.
Estão corretas apenas:
a) 1 e 4
b) 2 e 3
c) 1 e 2
d) 1 e 3
e) 2, 3 e 4

17 - (UNICAMP) "Nos primeiros dias do outono subitamente entrado, quando o escurecer toma uma evidência de qualquer coisa prematura, e parece que tardamos muito no que fazemos de dia, gozo, mesmo entre o trabalho quotidiano, essa antecipação de não trabalhar..."
(Fernando Pessoa, "Livro do Desassossego". Campinas: Editora da Unicamp, 1994, vol. II, p. 55).
Compare as características do outono em Portugal (terra natal de Fernando Pessoa) com o outono da região nordeste do Brasil.
As estações ocorrem, em datas diferentes pois são localizadas em hemisférios opostos. O outono em Portugal, hemisfério norte, entre 23 de setembro e 21 de dezembro possui temperaturas amenas e marca o início das chuvas do inverno mediterrâneo. A Região Nordeste, no hemisfério sul, tem outono entre 21 de março e 21 de junho marcado pelo início do período chuvoso, importantes para o Sertão.

18 - (PUCRIO) Levando-se em consideração que, no dia em que esta foto foi tirada, o Sol se pôs exatamente atrás da estátua do Cristo Redentor, podemos AFIRMAR que:

a) o Pão de Açúcar está situado ao norte da parte frontal da estátua do Cristo Redentor.
b) o braço direito do Cristo Redentor está apontando para a direção sul.
c) o leste está na direção da parte de trás da estátua do Cristo Redentor.
d) a enseada de Botafogo está ao sul da parte frontal da estátua do Cristo Redentor.
e) o braço esquerdo do Cristo Redentor está apontando para a direção oeste.

19 - (UFJF) Em Geografia, o que representa o espaço concreto dominado e apropriado por uma sociedade ou por um Estado e identificado pela posse é:
a) a natureza.
b) a paisagem.
c) a região.
d) o lugar.
e) o território.

20 – Observe a imagem.
Relacione o uso dos barcos a vela com as mudanças na cartografia e no conhecimento geográfico da Terra no início da Idade Moderna.
O início da Idade Moderna foi caracterizado pelas Grandes Navegações (XV - XVI) promovidas inicialmente pelas nações ibéricas, utilizando os barcos a vela, revolucionários para a época, pois possibilitavam a ampliação das distâncias e portanto das áreas conhecidas.

21 - (PISM 2003) Observe a figura, na qual algumas pessoas estão observando o pôr-do-sol:
Levando-se em consideração os pontos cardeais, marque a alternativa CORRETA:
a) Lucas localiza-se ao sul de Pedro.
b) Rafael localiza-se a leste de Maria.
c) Pedro localiza-se ao norte de Rafael.
d) Maria localiza-se a oeste de Lucas.
e) Lucas localiza-se a oeste de Rafael

22 - (PAS 2007) Um elemento bastante utilizado em Cartografia é a escala, que nada mais é que um procedimento matemático para estabelecer relação entre uma distância real e uma distância gráfica. Tendo as informações abaixo:
• Cidades A e B como referência em um mapa;
• Distância entre as duas cidades = 20 milímetros em linha reta, no mapa.
• Escala utilizada no mapa – 1:25 000 000
A distância real entre as cidades, a distância medida no mapa e o tipo de escala utilizado são, respectivamente,
(A) exatamente 250 km, 500 cm, e escala gráfica.
(B) aproximadamente 125 km, 2 m, e escala explícita.
(C) aproximadamente 500 km, 2 cm, e escala numérica.
(D) exatamente 225 km, 15 cm, e escala gráfica.

23 - Qual projeção encontra-se representada neste mapa?
a) Projeção plana: valorizando as áreas polares e de médias latitudes e deformando as áreas de baixas latitudes.
b) Projeção cônica: mostra melhor as áreas do hemisfério sul, distorcendo as regiões do hemisfério norte.
c) Projeção cilíndrica de Mercator: quanto maior a altitude, maior será a deformação da área, ampliando os países situados em áreas temperadas.
d) Projeção cilíndrica de Peters: é do tipo equivalente e a intenção é mostrar as dimensões reais das superpotências reduzidas e o hemisfério sul na parte central.

24 - Considere este desenho que explora a rosa dos ventos:
a) O personagem encontra-se situado entre:
b) o ponto cardeal oeste; entre os colaterais NO e SO e aos subcolaterais, que não se encontram registrados: ONO e OSO.
c) O ponto cardeal leste; entre os colaterais NE e SE e aos subcolaterais, que não se encontram registrados: ENE e ESE.
d) o ponto cardeal oeste; entre os colaterais NE e SO e aos subcolaterais, que não se encontram registrados: ENO e OSE.

gabarito prova 8ª série (9º ano)

01 - Aldeia global = ___________ + tecnologia. O termo que completa a lacuna é:
a) capitalismo.
b) multinacionais.
c) desenvolvimento.
d) ciência.
e) tempo real.

2. Faz parte do G-7:
a) China.
b) Austrália.
c) Alemanha.
d) Espanha.
e) Coreia do Sul.

1 - ________________ = tempo real + tecnologia. O que completa a lacuna é:
a) capitalismo.
b) aldeia global.
c) transnacionais.
d) ciência.
e) divisão internacional do trabalho.

2 - Faz parte do G-7:
a) Nova Zelândia.
b) China.
c) Espanha.
d) Itália.
e) Austrália.

3 - Por que podemos afirmar que os setores econômicos primário (agropecuária) e secundário (indústria) vêm gerando cada vez menos postos de trabalho?
A falta de emprego nos setores primário e secundário é atribuída a modernização da produção(máquinas no campo, robôs nas fábricas), que tem provocado au¬mento na taxa de desemprego.

4 - Em relação ao processo de globalização, comente um aspecto positivo e um aspecto negativo que esse processo vem trazendo ao planeta.
Aspectos positivos da globalização: desenvolvi¬mento industrial e tecnológico, com a moderni¬zação dos equipamentos, e novas descobertas e avanços das pesquisas científicas.
Aspectos negativos da globalização: aumento das desigualdades entre os países ricos e os países po¬bres, agravando-se os problemas sociais, como o avanço da pobreza e o aumento do desemprego.


5 - Explique o que é capital humano.
Por capital humano, devemos entender o conjunto de investimentos destinados à formação educacional e profissional de determinada população. O índice de crescimento do capital humano é considerado um dos indicadores (no caso, o mais importante) do desenvolvimento econômico.

6 – Transportar significa “levar além”. A necessidade de transportar e ser transportado é, na maioria das vezes, a necessidade de sobrevivência, de crescimento, de aumentar as relações.
Os meios de transportes podem ser classificados como coletivo ou individual. Faça uma definição e dê exemplos de cada um deles.
O individual ou particular, é o transporte que pertence ao indivíduo, como por exemplo, carros, motos. E o coletivo é o meio de transporte usado por mais de uma pessoa, como ônibus, metrô, trem.


7 – Leia o trecho da música.
A cidade
A cidade se apresenta centro das ambições
Para mendigos ou ricos e outras armações
Coletivos, automóveis, motos e metrôs
Trabalhadores, patrões, policiais e camelôs
A cidade não pára, a cidade só cresce
O de cima sobe e o de baixo desce.
Chico Science
A partir dessa análise, é INCORRETO afirmar que, nesse trecho de música, o autor:
a) Considera a exclusão social como uma característica marcante das sociedades urbanas.
b) Denuncia a pequena mobilidade econômica das classes sociais no meio urbano.
c) Exalta a melhoria na qualidade de vida urbana pela diversidade de meios de transportes.
d) Inclui o contigente populacional urbano presente no mercado de trabalho informal.

8 – Como a propaganda (das agências de publicidade) influencia nossas vidas?
As mídias (meios de comunicação de massa) influenciam diretamente na vida das pessoas uma vez que pregam uma
“vida melhor” através do consumo.


9 - As principais cidades responsáveis pela circulação de informações sobre mercados financeiros internacionais são
(a)São Paulo e Dallas
(b)Nova Iorque e Londres
(c)Brasília e Moscou
(d)Tóquio e Sidney
(e)Rio de Janeiro e Havana

10 - O modelo de desenvolvimento baseado na tecnologia de informação provocou uma redistribuição dos investimentos de capital produtivo e especulativo e fez surgir novos complexos científico-produtivos. Entre esses, destaca-se o do Vale do Silício, localizado no estado norte-americano
(a)de Nova Iorque
(b)da Flórida
(c)do Colorado
(d)da Califórnia
(e)do Texas

11 - Um dos fatores recente que favoreceu a maior expansão do capitalismo financeiro por todo globo foi
(a)o fim da Guerra Fria
(b)a independência das colônias africanas
(c)a substituição do carvão pelo petróleo
(d)a crise de 1929
(e)a Conferência sobre o meio ambiente, em 1992

12 - O desenvolvimento dos meios de comunicação de massa trouxe benefícios e prejuízos para a humanidade. Que fator positivo eles proporcionam ao homem?
(a)o acesso á informação
(b)a melhoria na distribuição de renda
(c)a redução do consumo
(d)a redução da violência
(e)a elevação da taxa de natalidade

13 - Desde o final do século XX, no mundo todo, cresceu a globalização financeira que se destaca
(a)pela perda de valor do dólar americano.
(b)pelo crescimento da especulação nas bolsas de valores.
(c)pela pequena concorrência entre bancos.
(d)pela estabilidade das bolsas de valores.
(e)pelo reduzido fluxo de dinheiro em circulação.

14 – Atualmente...
“Reunião dos países do G-7 para buscar soluções para a crise asiática”.
“Países do G-7 estão preocupados com a crise financeira”.
A expressão G-7 identifica o Grupo dos Setes.
(a)países mais ricos do mundo, com os Estados Unidos e a Alemanha
(b)países de economia emergente, como a Índia e o Japão
(c)Estados nacionais mais populosos do mundo, como a China e o Japão
(d)Estados nacionais com maiores dividas externas, como o Brasil e o México

15 - Hoje as imagens de televisão, as conversas telefônicas e os dados de computadores são transmitidos para o mundo todo por meio de
(a)aparelhos de faz
(b)equipamentos de telex
(c)cabo submarino de telégrafo
(d)telefones celulares digitais
(e)satélites artificiais

16 - O uso de tecnologia avançada em vários setores da economia mundial tem originado
(a)o aumento da taxa de suicídios
(b)o despertar da consciência ecológica
(c)o desemprego em larga escala
(d)a maior utilização do transporte rodoviário
(e)o crescimento da participação política dos jovens

17 - (Ucpel)
Antes mundo era pequeno
Porque Terra era grande
Hoje mundo é muito grande
Porque terra é pequena
Do tamanho da antena
Parabolicamará....
Gilberto Gil: Parabolicamará

Marque a alternativa que NÃO corresponde à globalização.
a) Os avanços tecnológicos como transporte, comunicação e informática.
b) Interdependência das economias nacionais . o fortalecimento do Estado-Nação.
c) Aprofundamento da divisão internacional do trabalho ou da produção.
d) A ampliação das desigualdades socioeconômicas norte-sul.
e) O aumento das migrações internacionais.

18 – Observe o desenho.
Além de locomotivas e barcos a vapor, cite outro meio de transporte introduzido entre 1850 e 1930.
O automóvel a gasolina, no final do século XIX, ou o avião no início do século XX

sábado, 6 de março de 2010

Exercícios extras do 1º bimestre para o 1º ano

1 - Por que o espaço geográfico é dinâmico?
Por que ele é construido e desconstruido constantemente, de acordo com as condições materiais e tecnológicas de cada época.

2 - Por que ele é o efeito da dinâmica de ação do homem (ou trabalho) sobre a natureza, conforme sua evolução histórica e tecnológica e os seus costumes.
O espaço geográfico não é estático, pois até mesmo a deteriorização de um edifício ou monumento é considerado uma alteração do espaço e automaticamente da paisagem, por isso as mudanças são contínuas e dinâmicas. O espaço geográfico é produto do trabalho humano sobre a natureza e todas as relações sociais ao longo da história.

3 - Compare o período Paleolítico com o Neolítico da Pré-História, quando às atividades humanas e às relações entre o homem e a natureza.
No Paleolítico, as condições tecnológicas eram muito precárias. O homem vivia do que a natureza lhe oferecia. No Neolítico, após a chamada "Revolução do Neolítico" o homem passou a construição ferramentas mais eficazes, dominou a agricultura e domesticou animais. Isso diminui sua dependência da natureza.

4 - De que modo avançou, cada vez mais, o conhecimento humano através dos tempos?
Através da acumulação de saberes. O homem é o único animal que consegue passar seus conhecimentos de uma geração a outra. Ou seja, o conhecimento que temos hoje é o resultado da contribuição de inúmeras gerações.

5 - Por que o trabalho pode ser definido também como um fazer produtivo?
É através do trabalho que o homem é capaz de construir e desenvolver tudo aquilo que é indispensável à sua sobrevivência. O termo “trabalho” significa todo esforço físico e mental humano com finalidade de produzir algo útil a si mesmo ou a alguém.

6 - Relacione o trabalho com as técnicas e as modificações introduzidas na natureza pelo homem.
O surgimento do homem, desde o mais primitivo, que começou a interferir no meio a partir do corte de uma árvore para construção de um abrigo e para caça, impactou e transformou o espaço geográfico. Toda modificação executada na natureza é proveniente do trabalho humano.
7 - Como e para que o capitalismo promoveu a divisão de trabalho?
O modo capitalista de produção percebeu que separar os trabalhadores em atividades permitia uma aceleração da produção, o que resultou no surgimento das funções: cortador, colador, moldador, ferramenteiro, carpinteiro, soldador.

8 - Demonstre as relações entre a divisão de trabalho e o aumento da produtividade humana.
A divisão do trabalho promoveu a especialização. Homens que passaram a realizar apenas uma função. Assim, sua produtividade aumentou enormemente.

9 - Qual é a postura do homem frente à natureza numa sociedade antiga ou tradicional?
As sociedades primitivas organizavam-se de tal maneira a garantir o consumo necessário e suficiente à sobrevivência do grupo. A vida era regulada também pelo rito mágico, associado á primeiras interpretações do homem para os fenômenos naturais [...] os primeiros agrupamentos sociais praticavam uma economia marcada pela sobrevivência simples e o homem dessa época, temeroso das manifestações do mundo natural, caracteriza-se por enxergar fenômenos naturais com espanto e os atribui a seres mitológicos envoltos em indecifráveis mistérios.

10 - Como a natureza e o trabalho se transformaram em mercadorias?
Com o tempo e a dinâmica própria das sociedades humanas, bem ainda com o desenvolvimento de técnicas e a melhor utilização de utensílios, as primitivas sociedades de subsistência foram se transformando em agrupamentos diferenciados, nos quais a produção de alimentos ultrapassava as necessidades imediatas do grupo, gerando excedentes além de suas capacidades naturais de consumo.

11 - O que representa o espaço geográfico? Como e para que ele é criado?
O espaço geográfico corresponde ao espaço construído e alterado pelo homem, pode ser definido com sendo o palco das realizações humanas nas quais estão as relações entre os homens e desses com a natureza. O espaço geográfico abriga o homem e todos os elementos naturais, tais como relevo, clima, vegetação e tudo que nela está inserido.

12 - Por que o espaço geográfico é desigual sob o ponto de vista social e econômico?
Por que cada sociedade tem sua própria dinâmica técnica, social e econômica
13 - Demonstre como o Estado capitalista intervencionista organiza o espaço geográfico?
O intervencionismo crescente do Estado, utilizando o planejamento econômico, entre cujos componentes se inclui o planejamento territorial e a mundialização da economia.
Ele divide o espaço em áreas centrais(países ricos), áreas em desenvolvimento e áreas pobres.
14 - Através de que meios o homem condiciona a organização do espaço geográfico atual?
Com o avanço tecnológico, o homem criou uma série de mecanismos para facilitar a manipulação dos elementos da natureza, máquinas e equipamentos facilitaram a vida do homem e dinamizaram o processo de exploração de recursos, como os minerais, além do desenvolvimento de toda produção agropecuária com a inserção de tecnologias, como tratores, plantadeiras, colheitadeiras e muitos outros.

15 - Até que ponto o homem é condicionado ou limitado pelas forças da natureza ou meio ecológico?
Até o ponto em que suas técnicas para vencê-la forem insuficientes.