sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Exercícios para 9º ano -8ª série

1 - Observe os mapas a seguir:
O MUNDO BIPOLAR DE 1945 ATÉ OS ANOS 80

O MUNDO MULTIPOLAR DOS ANOS 90

A partir da sua observação e dos seus conhecimentos sobre o assunto, estabeleça um paralelo entre o mundo bipolar até os anos 80 e o mundo multipolar dos anos 90.
Até por volta dos anos 80, o mundo era bipolar tanto do ponto de vista político-militar como no aspecto econômico. Havia de um lado a área ocidental ou capitalista, liderada pelos Estados Unidos e, de outro lado, a área socialista, liderada pela União Soviética. Existiam na prática dois mercados internacionais: a divisão internacional capitalista do trabalho onde havia um centro – Estados Unidos (principalmente), Europa Ocidental e Japão (secundariamente) e inúmeras periferias (América Latina, África, Ásia); e o comércio entre os países do Segundo Mundo, representado pelo COMECON. Mais de 90% do comércio mundial era realizado por países capitalistas, sendo que os países de economia planificada eram quase auto-suficientes.
Hoje a situação é completamente diferente. Sob o ponto de vista econômico – e também, em parte, político – o mundo de hoje não é bipolar e sim multipolar. Os Estados Unidos continuam sendo um importante pólo econômico, mas há outros: o Mercado Comum Europeu, onde se destaca a Alemanha, e o Japão com sua periferia imediata ou países por ele liderados – os “Tigres Asiáticos”, a Austrália, Nova Zelândia.

2 - O desemprego é um problema que vem ganhando força em todos os países do mundo seja ele desenvolvido ou subdesenvolvido.Que relação existe entre desemprego e revolução tecnológica?
A revolução tecnológica mudou a lógica da produção. Ocorreu a chamada "robotização" das fábricas(resultado da revolução tecnológica) o que diminui a necessidade de mão-de-obra. Isso trouxe o aumento do desemprego (o chamado desemprego estutural).

3 - A OMC foi criada em 1994, em substituição ao antigo Gatt (Acordo Geral de Tarifas e Comércio), com o propósito de universalizar as normas reguladoras do comércio, a partir das novas condições geradas pelo processo de globalização da economia mundial.
a) O que significa OMC?
Organização Mundial de Comércio.
b) Na sua opinião ela favorece mais os países desenvolvidos ou em desenvolvimento? Justifique.
A OMC foi criada nos anos de 1990 em substituição ao GATT. O Gatt foi criado pelos países vencedores da 2ª Guerra Mundial, EUA à frente. Assim, percebemos que a tendência é de que os países ricos tenham maior poder dentro da OMC.

4 - O conceito de desenvolvimento sustentável tem ocupado uma posição central nas discussões sobre os modelos de desenvolvimento da sociedade mundial contemporânea. As bases consensuais do desenvolvimento sustentável referem-se ao ideal de harmonizar o desenvolvimento econômico com a proteção ambiental e considera que "O desenvolvimento sustentável é aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem as suas próprias necessidades."
De que forma nossa sociedade consumista vai contra o cenceito de desenvolvimento sustentável?
A lógica do capitalismo é a do lucro a qualquer custo, mesmo que colocando em risco os recursos naturais do planeta. Veja a questão do Protocolo de Kioto que os EUA não assinaram e nem parece que irão assinar.O Desenvolvimento Sustentável é o desenvolvimento capaz de suprir as necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade de atender às necessidades de gerações futuras.

5 - A globalização é um fenômeno contraditório, pois ao mesmo tempo em que promove o crescimento econômico integrando os mercados e derrubando barreiras, também promove o aumento do desemprego estrutural, difunde a cultura de massa e aumenta as desigualdades entre os povos.

a)RELACIONE a globalização mundial com o crescimento do terrorismo e fundamentalismo no mundo.
Antes dos atentados em setembro de 2001, os Estados Unidos se constituiram o maior poder econômico, cultural e militar, e isso, a despeito dos investimentos que o país estabeleceu, nos últimos anos, não sofreu alteração significativa nos últimos anos.
O mundo, na verdade, não mudou, pois continua-se a assistir a supremacia dos Estados Unidos nos âmbitos econômicos, culturais e militares. Apesar do país não conseguir, com eficiência, solucionar crises nessas áreas, muitas vezes geradas pela insatisfação que essa dominação traz a diferentes culturas e formas de organização política e social.
b)DESCREVA como os Estados Unidos tem agido para combater o terrorismo no mundo.
Sob o pretexto de liderar uma luta sem tréguas ao terrorismo, em âmbito internacional, a “Doutrina Bush” impulsionou e justificou a postura intervencionista da política externa dos Estados Unidos.
Inicialmente as ações mais incisivas dirigiram-se contra o governo do Talibã, do Afeganistão e contra o regime autoritário de Saddam Hussein, no Iraque, logo, essas se estenderam a outros países que não necessariamente opunham-se a Washington, como a Coréia do Norte e o Irã, mas entre aqueles que não se submetiam aos interesses estadunidenses mais imediatos, caso da Venezuela, Zimbábue e Sérvia.

6 - (UNICAMP 2006)
A imagem abaixo ilustra "o encolhimento do mapa mundo graças a inovações nos transportes que 'aniquilam o espaço por meio do tempo'". (David Harvey, A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993, p. 220.)

De acordo com a imagem e o texto acima, qual o significado da expressão "encolhimento do mapa mundo"?
O "encolhimento do mapa mundo" está ligado ao processo de pulverização das distâncias pelo aumento da velocidade dos meios de transporte e comunicação.