sábado, 24 de abril de 2010

Provas da 8ª série(9º ano)

Leia o texto que se segue e responda às questões 01e 02 propostas sobre o mesmo.
“Nas zonas onde os raios solares caem inclinados, o aquecimento das terras e das águas é menor nas zonas onde os raios solares caem perpendicularmente. Assim, nas médias e altas latitudes, a atmosfera possui temperaturas baixas e, nas áreas de baixa latitude, as temperaturas são elevadas, não considerando, neste caso, as elevadas altitudes. Tais características definem as qualidades térmicas das massas de ar”.
01) Quais são as zonas onde os raios solares caem inclinados?
As zonas polares e temperadas.

02) O que é zona de baixa latitude?
É aquela localizada próxima à linha do Equador.

03 - “Meteorologistas alertam para mudanças no clima - Mudanças perigosas na composição da atmosfera provocadas pelas atividades humanas estão ocorrendo de forma bastante rápida, colocando seriamente em risco algumas formas vivas da Terra, a saúde das pessoas, o surgimento de água e a produção de alimentos.”
(O GLOBO - 23/03/94)

O gráfico mostra o aumento da emissão de gases (CO2) provocado pela queima de combustíveis fósseis, através de queimadas, poluição industrial, etc. A concentração desses gases na atmosfera, gera uma “capa” que impede a fuga do calor, provocando um aumento da temperatura do planeta (o efeito estufa).

04 - Segundo a Climatologia Dinâmica, o clima deve ser entendido como:
a) Uma situação ou combinação passageira dos estados de tempo.
b) Uma sucessão habitual dos tipos de tempo, durante um longo período.
c) O conjunto de fenômenos atmosféricos que caracterizam o estado médio da atmosfera em um ponto qualquer da superfície terrestre.
d) O deslocamento das massas de ar que assumem as características da superfície terrestre, onde estacionaram.
e) Uma situação passageira dos fatores do clima.

05 - Todas as alternativas apresentam características climáticas das regiões intertropicais, EXCETO
a) Amplitudes térmicas anuais maiores do que as diárias, as quais são bastante reduzidas.
b) Diversidade climática que resulta mais dos diferentes regimes e totais pluviométricos do que dos regimes térmicos.
c) Influência quase permanente dos anticiclones subtropicais, dos ventos alísios e das baixas pressões equatoriais
d) Médias mensais superiores a 18ºC, exceto nas regiões de planaltos elevados e nas áreas montanhosas.
e) Mudanças de tempo resultantes da atuação de massas e frentes polares, ciclones e linhas de instabilidade.

06 - Os desertos são regiões naturais de escassa precipitação e cobertura vegetal praticamente nula ou muito pobre. São ambientes áridos e inóspitos, porém muitas vezes diversificados. Podem ser quentes (Saara) ou frios (Patagônia) e normalmente de ocupação humana escassa e rarefeita.
As atividades humanas tradicionais são pastoreio nômade (cabras, carneiros, etc.) e a lavoura de jardinagem (nos oásis). Modernamente sobressaem a extração mineral (petróleo, ouro, etc.) e a agricultura irrigada (desertos de neve, do Colorado, etc.).
Os principais desertos do mundo são: Saara e Kalahari (África), Arábico, Gobi, Thar (Ásia), Australiano (Oceania), Colorado e Atacama (América). A maior parte dos desertos encontra-se ao longo ou nas proximidades dos trópicos.
A leitura atenta do texto anterior, SOMENTE permite afirmar que as regiões desérticas:
a) apresentam, invariavelmente, déficit hídrico; apesar de conterem formas vivas diversificadas.
b) não possibilitam a ocupação humana em larga escala; apesar de serem áreas potenciais produtivas.
c) distribuem-se, praticamente, por todos os continentes; apesar de estarem restritas à faixa intertropical.
d) são ambientes de marcado rigor climático; apesar de coexistirem e se associarem a todos os tipos de climas possíveis.

07 - Complete o desenho, identificando os principais círculos da esfera terrestre e as chamadas zonas térmicas.

Círculos:polar ártico, trópico de câncer, equador, trópico de capricórnio e polar antártico.
Zonas térmicas: polar norte, temperada norte, intertropical, temperada sul e polar sul.


08 - O solo é um dos elementos da crosta ter¬restre. É resultado da ação de outros elementos da natureza como a chuva, o calor, os ventos e os seres vivos sobre os diferentes tipos de rochas e minerais. Ao longo do tempo, esses agentes do intemperismo provocam a erosão das rochas da superfície.
O solo é composto de 4 elementos básicos. Quais são?
Matéria orgânica, matéria mineral, água é ar.

09 - A água é uma substância renovável gra¬ças à seu ciclo. O mundo está acabando com a água doce própria para consumo. Sem água, o mundo acaba.
Justifique essa afirmativa levando em consideração as mudanças espaciais nos ambientes urbanos.
As transformações espaciais que ocorrem com o processo de urbanização e degradação de espécies vegetais causam a diminuição da quantidade de água infiltrada no solo e au¬mentam as condições de escoamento super-ficial, o que ocorre em função do excesso de pavimentação do solo.

10 - Nos últimos 50 anos, ocorreu grande crescimento da utilização da água no mundo. Qual atividade humana mais consome água?
69% na agricultura, 21% na indústria, 6% nas cidades e 4% em perdas nos reservatórios.

11 – São os elementos do clima ou atributos cli¬máticos, exceto
a) Umidade relativa do ar,
b) pressão atmosférica,
c) temperatura atmosférica.
d) Latitude

12 – Complete.
As_________________________ são extensas massas de água que se deslocam pelos oceanos com características próprias de temperatura, salinidade e pressão.
Correntes marítimas

13 - É o clima das regiões polares com temperaturas muito bai¬xas no inverno, com médias térmicas em tor¬no de –35 °C, e no verão podem atingir 10 °C.
Assinale a alternativa que contém o clima descrito acima.
a) Temperado
b) Polar
c) Subpolar
d) de Montanha
e) Subtropical.

14 – Descreva o fenômeno El Niño.
El Niño é um fenômeno climático natural. O aumento da temperatura do oceano provoca maior intensidade da evaporação, com o aumen¬to do índice de chuvas em algumas regiões do planeta e ocorrência de estiagens em outras.

15 - (MACK) No mapa-múndi, estão assinalados:

a) os desertos
b) as regiões de grandes altitudes
c) as regiões florestais
d) os grandes adensamentos populacionais
e) as regiões carboníferas

16 - Identifique e relacione o tempo com o clima.
O tempo representa a condição momentânea da atmosfera, enquanto o clima representa sucessão habitual dos tipos de tempo, cujos elementos são a temperatura, a pressão e a umidade atmosférica.

17 - Em que medida a insolação diferente nas terras e águas influi nas temperaturas e, portanto, nos climas? (continentalidade e maritimidade)
A proximidade do mar influi nas temperaturas e climas da Terra, pois o calor específico da hidrosfera é maior que o da litosfera, portanto o mar se aquece e perde calor mais lentamente que o continente, daí as áreas continentais terem uma amplitude térmica diária e anual maior que as litorâneas, bem como serem menos chuvosas que elas.

18 - (UNIFEI) À medida que crescem a população e as cidades, ocorre também uma crescente demanda pela água, que é utilizada de diversas formas como, por exemplo, no uso doméstico, nas indústrias, na agricultura e pecuária. Com relação à demanda de água, assinale a alternativa que mostra onde a água é requerida em maior quantidade.
a) No uso doméstico, pelas atividades cotidianas como as de limpeza e lazer.
b) Na agricultura, principalmente na irrigação de lavouras.
c) Na pecuária, na dessedentação de animais.
d) Na indústria, principalmente nos parques industriais para, por exemplo, mover máquinas, resfriar peças e gerar energia.

19 – (Unifal)
“O crescimento demográfico não é causa primeira do subdesenvolvimento, mas ele contribui poderosamente para o desenvolvimento das contradições econômicas, sociais e políticas. O número de camponeses sem terra e dos desempregados não cessa de crescer, certamente para o maior lucro, a curto prazo, dos industriais e proprietários fundiários, mas as tensões sociais não param de se ampliar. O aumento da população não é excessivo senão em relação a um crescimento econômico restrito, e o impulso demográfico não teria tomado tal velocidade e engendrado tais dificuldades se a natalidade tivesse progressivamente sido reduzida pelos efeitos de um desenvolvimento econômico e social.”
Adaptado de Lacoste, Ives. Geografia do subdesenvolvimento. 7 ªed. São Paulo: Difel, 1985. p.119-126.
A partir desse fragmento e das teorias sobre esse assunto, considere as afirmativas abaixo.
I - O autor retrata as idéias da teoria neomalthusiana, que se caracteriza pela explícita oposição às idéias malthusianas.
II - O autor propõe a adoção de uma política antinatalista rigorosa sem a qual não seria possível o desenvolvimento socioeconômico.
III - A solução para os problemas sociais e econômicos não pode basear-se, unicamente, na limitação dos nascimentos e, sim, em uma melhor distribuição de renda, o que melhora a qualidade de vida da população.
Marque a alternativa correta.
a) Apenas I e II estão corretas.
b) Apenas II está correta.
c) Apenas III está correta.
d) Apenas I e III estão corretas.

20 - (Unimontes) O livro intitulado “Ensaio sobre o Princípio da População”, de Thomas Robert Malthus, mostra uma teoria demográfica que
a) defende que o avanço tecnológico provoca a fome e o desemprego estrutural.
b) explica que o crescimento populacional será reduzido com a urbanização.
c) afirma que a fome é provocada pela desigualdade socioeconômica entre as pessoas.
d) relaciona crescimento populacional com a fome.

21 – (Ufpe) Levando-se em consideração a importância de se estudar e compreender o comportamento e a dinâmica de uma população, algumas afirmativas foram colocadas para que sejam analisadas. Coloque V para verdadeira e F para falsa nas seguintes afirmativas:
( ) No Brasil, além do Recenseamento que foi realizado no ano 2000, o IBGE, em 2007, fez uma Contagem Populacional, investigando um subconjunto de características da população em um universo que não correspondeu a todo o território nacional mas apenas os municípios com até 170.000 habitantes.
( ) O pós Segunda Guerra Mundial foi o período de maior e mais rápido crescimento demográfico, em virtude da grande elevação que houve nas taxas de natalidade, apesar da manutenção das altas taxas de mortalidade.
( ) O tamanho médio das famílias varia nas diversas partes do mundo. Assim, na África e na Ásia elas são maiores do que na América do Norte e na Oceania.
( ) Ao contrário dos Neomalthusianos que vêem no ainda elevado crescimento populacional dos países periféricos , o principal obstáculo ao desenvolvimento, os adeptos da teoria demográfica Reformista ou Marxista consideram que é a própria condição de fome e de miséria que acarreta o grande crescimento populacional naquele grupo de países.
( ) Existem países que podem ser classificados como populosos mas que não são densamente povoados. É o caso, por exemplo, do Canadá.
Resposta: VFVVF

22 - (Unifesp) Na Espanha, casais recebem 2500,00 euros caso gerem um filho ou adotem uma criança. Além disso, o governo socialista legalizou cerca de 3 milhões de imigrantes ilegais nos últimos anos. Estas ações podem ser justificadas pela
a) pressão popular para cumprir promessas de campanha.
b) participação de mulheres no alto escalão do governo.
c) estagnação do crescimento econômico no país.
d) ausência de mulheres em idade reprodutiva.
e) necessidade de repor mão-de-obra.

23 - (Ufal) Desde o século XIX, as taxas de mortalidade de vários países da Europa começaram a diminuir. Esse processo só chegou aos países subdesenvolvidos após a Segunda Guerra Mundial. Essa rápida queda da taxa de mortalidade
a) foi acompanhada na mesma intensidade pela diminuição das taxas de natalidade e de fecundidade.
b) promoveu um forte crescimento populacional que os neomalthusianos denominaram explosão demográfica.
c) deu início à transição demográfica adotada pela maior parte dos países africanos e asiáticos.
d) deu início à estabilização da população mundial que passou a crescer menos desde os anos de 1960.
e) representou mudanças na estrutura etária da população dos países pobres que passaram a ter altas porcentagens de velhos.

24 - (Ufrr) O envelhecimento da população está mudando radicalmente as características da população da
Europa, onde o número de pessoas com mais de 60 anos deverá chegar nas próximas décadas a 30% da população total. Graças aos avanços da medicina e da ciência, a população está cada vez mais velha.
Isso ocorre em função do:
a) Declínio da taxa de natalidade e aumento da longevidade.
b) Aumento da natalidade e diminuição da longevidade.
c) Crescimento vegetativo e aumento da taxa de natalidade.
d) Aumento da longevidade e do crescimento vegetativo.
e) Declínio da taxa de mortalidade e diminuição da longevidade.

Nenhum comentário: