sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

2ª etapa UFMG 2010

QUESTÃO 01
Analise este trecho:
A Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco é uma das maiores do País, tanto em área quanto em número de população que a habita, mas não em quantidade de água. [...] O que dá ao Rio São Francisco um caráter singular, para o sertanejo, é o fato de parcela considerável dos demais rios da região, a partir da Bahia, ser basicamente intermitente – só existe na estação chuvosa. E o Velho Chico permanece com vastos volumes de água, nunca menos de 600m3/s, mesmo nos anos e nos meses mais secos.
Retrato do Brasil, n. 10, p. 49, maio 2008. (Adaptado)

A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,
1. CITE uma bacia hidrográfica brasileira que possui volume de água maior que o da Bacia do São Francisco e APRESENTE o principal fator responsável pelo volume de água maior na bacia hidrográfica citada.
Bacia Hidrográfica: Bacia Amazônica.
Fator: Além de possuir um regime de alimentação mista (pluvial e nival) está inserida dentro da região climática Equatorial que apresenta pluviosidade muito alta, ente 2000 a 2500 mm, regularmente distribuída pelos meses do ano.

2. EXPLIQUE por que o Rio São Francisco permanece perene, “com vastos volumes de água, [...] mesmo nos anos e nos meses mais secos”.
O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, região de Clima Tropical, tem 36 tributários de porte significativo, dos quais 19 são perenes. Os principais contribuintes são os da margem esquerda, rios Paracatu, Urucuia, Carinhanha, Corrente e Grande, que fornecem cerca de 70% das águas em um percurso de apenas 700 km. Na margem direita, os principais tributários são os rios Paraopeba, das Velhas, Jequitaí e Verde Grande. Além disso, suas barragens controlam a vazão durante o ano.

QUESTÃO 02
Analise, neste mapa, as pirâmides que representam as estruturas etária e de gênero da população das três regiões geoeconômicas brasileiras em 2000:

A partir dessa análise e considerando outros conhecimentos sobre o assunto, IDENTIFIQUE uma característica marcante da configuração da pirâmide populacional de cada uma das três regiões geoeconômicas brasileiras e APRESENTE uma razão que justifica a característica identificada em cada uma delas.
• Amazônia
Característica: base larga
Razão:relaciona-se as altas taxas de natalidade.
• Centro-Sul
Característica: ápice mais significativo.
Razão: a região apresenta uma maior longevidade.
• Nordeste
Característica: a proporção de homens adultos é restringida.
Razão: esta redução pode ser explicada pela elevada migração masculina em busca de melhores oportunidades de trabalho e qualidade de vida em outras regiões.

QUESTÃO 03
A 5ª Cúpula das Américas, evento continental que reuniu 34 líderes das Américas, em abril de 2009, em Trinidad e Tobago, reacendeu e levou para a mídia a temática dos organismos de integração e desenvolvimento regionais que atuam nesse Continente.
Um jornal, à época, relacionou os seguintes órgãos: Comunidade do Caribe (Caricom); Sistema de Integração Centro-Americano (SICA); Alternativa Bolivariana para as Américas (ALBA); Organização dos Estados da América Latina e Caribe (Oealc), também chamada, não sem uma dose de ironia, de OEA do B; União das Nações Sul-Americanas (Unasul); Organização dos Estados Americanos (OEA). E pode-se, ainda, citar alguns outros  por exemplo, Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta) e Mercado Comum do Sul (Mercosul).
Considerando essas informações, analise esta afirmativa:
Avalia-se que a proliferação de tantos organismos de cooperação, integração e desenvolvimento regionais é desfavorável ao desenvolvimento sustentável do Continente.
Você CONCORDA com essa afirmativa? Sim.
JUSTIFIQUE sua resposta. Tecnicamente, o conceito de sustentabilidade está relacionado à capacidade de um sistema em propiciar meios de subsistência a determinada população em intervalos espaço/temporais definidos. Tantos organismos de integração numa mesma região geográfica, com propostas distintas acaba sendo um entrave considerável ao desenvolvimento sustentável. Além disso, as rivalidades históricas, o personalismo de alguns líderes regionais e as diferenças evolutivas contribui de forma decisiva para não integração.

QUESTÃO 04
Analise este mapa de uma região considerada uma das mais populosas do mundo:

No momento atual, na região mostrada nesse mapa, vivenciam-se duas expectativas no cenário mundial:
● uma, gerada por economias que vêm enfrentando a crise financeira com menos retrocesso, por exemplo, em relação aos países da União Européia, é a de que tais economias podem amenizar efeitos dessa crise em nível global; e
● a outra é a de que o crescente poderio bélico-nuclear de alguns países pode, enfim, ameaçar a segurança e a paz mundiais.
Nas duas situações – melhor desempenho econômico e corrida armamentista –, há países tanto capitalistas quanto socialistas e, nesses dois grupos, em maior ou menor medida, políticas de Estado são adotadas em detrimento de direitos sociais e políticos básicos das populações, o que chega, inclusive, a extremos de desrespeito a direitos humanos.

Considerando essas informações,
A) CITE um país dessa região que se enquadra, mais especificamente, em cada uma das duas situações caracterizadas; e, para cada país citado,
B) IDENTIFIQUE o sistema econômico nele adotado;
C) APRESENTE um procedimento do Estado, nele ocorrido, que evidencia desrespeito a direitos humanos.
1. A) País cujo desempenho da economia pode amenizar os efeitos da crise financeira global: China.
B) Sistema econômico adotado nesse país: socialismo de mercado.
C) Procedimento do Estado que desrespeita a população nacional: censura dos meios de comunicação, pena de morte, proibição de associações trabalhistas, proibição de manifestação.

2. A) País que tem aumentado seu poderio nuclear: Coréia do Norte.
B) Sistema econômico adotado nesse país: socialismo.
C) Procedimento do Estado que desrespeita a população nacional: isolamento internacional, responsável pela fome, trabalhos forçados, prisões discricionárias, impedimento da livre circulação de pessoas, censura aos meios de comunicação, falta de eleições livres.

QUESTÃO 05
Analise esta imagem noturna, em que está retratada parte do Continente Sul-Americano:

A partir da análise dessa imagem e considerando outros conhecimentos sobre o assunto,
1. A) IDENTIFIQUE um fator de ordem física que justifica a distribuição espacial das regiões continentais escuras – ou seja, sem registro de luminosidade noturna – da área emersa retratada;
Fator: área onde está localizada uma extensa floresta equatorial; altitudes elevadas.
B) CITE uma região geográfica, entre as mostradas na imagem acima, em que está presente o fator identificado.
Região geográfica: Região Amazônica e Região Andina.

2. EXPLIQUE por que ocorre maior concentração de luminosidade noturna em Buenos Aires e em São Paulo, bem como nas imediações de ambas as cidades.
Essas duas cidades são as maiores metrópoles em seus respectivos países (Argentina e Brasil), áreas de grande concentração econômica, energética e populacional. Seus entornos formam regiões metropolitanas, que atraem muitos trabalhadores.

Um comentário:

Unknown disse...

Muito obrigada pela ajuda!