terça-feira, 29 de dezembro de 2009

UFLA PAS I -2009-2011

Questão 1

Pela composição apresentada acima, percebe-se um conceito muito importante para a Geografia.
Assinale a alternativa que apresenta esse conceito.
(A) região
(B) país
(C) território
(D) lugar
Resposta letra D.
Lugar é um conceito para a geografia que mostra a importância da noção de relação afetiva, cultural, social, ética e moral que o indivíduo deve ter com aquele espaço, para que ele seja considerado um lugar.


QUESTÃO 2
Observe o mapa.

Com base no mapa, assinale a alternativa INCORRETA a respeito das unidades do relevo brasileiro.
(A) a letra T corresponde à Depressão da Amazônia Ocidental.
(B) a letra X corresponde aos Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba.
(C) a letra V corresponde à Planície e Tabuleiros Litorâneos.
(D) a letra W corresponde ao Planalto da Amazônia Oriental.
Resposta letra B.
A região(X) apresentada no mapa é classificada como Planaltos e Serras do Atlântico Leste-Sudeste. Os Planaltos e Chapadas da Bacia do Parnaíba se localizam na região Nordeste.


QUESTÃO 3

Em regiões montanhosas, há uma grande variação altitudinal da vegetação, como nas proximidades do Equador e nas baixas altitudes do sopé da Cordilheira dos Andes. Fonte: Geografia, João Carlos Moreira e Eustáquio de Sene, Ed. Scipione. pág.144-Adaptado
Sobre as formações vegetais apresentadas no quadro e no texto acima, é INCORRETO afirmar:
(A) À medida que aumenta a altitude e diminui a temperatura, os solos ficam mais rasos e a vegetação, mais esparsa.
(B) Podem-se encontrar as áreas de rocha exposta coberta por gelo e neve nos pontos mais altos.
(C) Devido à baixa latitude, há o predomínio de vegetação rasteira, de ciclo vegetativo extremamente curto.
(D) Nas áreas ao sopé das montanhas, surgem as florestas e, nas regiões mais altas, os campos de altitude.
Resposta letra C
Em nosso planeta possuímos diferentes tipos de vegetações. Fatores como altitude, latitude, pressão atmosférica, iluminação e forma de atuação das massas de ar são fundamentais para sabermos qual a espécie de vegetação que se encontra em cada parte do planeta Terra. Nas áreas de baixa latitude encontram-se as florestas equatoriais, como por exemplo, a floresta Amazônica, no Brasil.


QUESTÃO 4
Observe o quadro sobre os tipos de indústrias.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA sobre os tipos de indústrias representadas nas colunas I, II e III, respectivamente.
(A) Coluna I: Indústrias de bens de produção.
Coluna II: Indústrias de bens de capital.
Coluna III: Indústrias de bens de consumo.
(B) Coluna I: Indústrias de bens de capital.
Coluna II: Indústrias de bens de consumo.
Coluna III: Indústrias de bens de produção.
(C) Coluna I: Indústrias de bens de produção.
Coluna II: Indústrias de bens de consumo.
Coluna III: Indústrias de bens de capital.
(D) Coluna I: Indústrias de bens de capital.
Coluna II: Indústrias de bens de produção.
Coluna III: Indústrias de bens de consumo.
Resposta letra A
A indústria de base ou de bens de produção atua na transformação de matéria-prima bruta em produtos a serem utilizados por outras indústrias; Indústrias de bens de capital desenvolvem atividades voltadas para o incremento de máquinas e equipamentos direcionados para outras indústrias; Indústria de bens de consumo divide sua atuação em: Indústria de bens de consumo duráveis (Indústria de automóvel, de eletrodoméstico, de móveis) e Indústria de bens de consumo não-duráveis (confecção de roupas, de cosmético, alimentos).


QUESTÃO 5
Observe o seguinte gráfico:

São análises possíveis, com base nas informações apresentadas no gráfico, EXCETO:
(A) O percentual de crianças/jovens no Brasil apresenta contínua redução no período analisado.
(B) O percentual de mulheres no Brasil, em todas as faixas etárias, vem apresentando constante elevação.
(C) O percentual projetado de adultos no Brasil será superior ao de crianças/jovens e de idosos.
(D) O percentual de idosos no território nacional apresenta uma elevação gradativa.
Resposta letra B
O gráfico não faz referência ao comportamento da população por gênero (homem X mulher) por isso não é possível inferir que o número de mulheres vem apresentando constante elevação.


QUESTÃO 6
Observe os itens abaixo sobre um tipo de trabalhador rural atuante no ambiente rural brasileiro.
* O trabalhador rural faz um acordo com o proprietário da terra para utilizar toda a propriedade e, posteriormente, divide a produção com o proprietário.
* A proporção da produção agrícola destinada ao proprietário pode ser a meia (metade), a terça (terça parte) ou a quarta (quarta parte) da produção.
* Esse tipo de trabalhador atua, predominantemente, nas culturas temporárias, sendo ainda encontrado em certas áreas do Brasil, como, por exemplo, em certas áreas da Região Nordeste.
Assinale a alternativa que se associa a esse tipo de trabalhador rural.
(A) Trabalhador Assalariado
(B) Arrendatário
(C) Parceiro
(D) Agregado
Resposta letra C
O trabalhador assalariado do campo é o chamado “bóia-fria”, morador da periferia das cidades que sai bem cedo para a área rural; Arrendatários são aquelas pessoas que arrendam ("alugam") a terra de um proprietário e pagam em dinheiro; e o agregado é aquele que “vive” e trabalha na propriedade rural .


QUESTÃO 7
Relacione a Coluna II de acordo com a Coluna I, sobre as técnicas de conservação de solos agricultáveis.
Coluna I
Terraceamento (1)
Curvas de Nível (2)
Associação de Culturas (3)
Coluna II
( ) Consiste em arar o solo seguindo as cotas altimétricas do relevo, o que reduz a velocidade de escoamento superficial da água da chuva.
( ) Em cultivos que deixam boa parte do solo exposto à erosão, plantam-se, entre uma fileira e outra, espécies leguminosas por exemplo, que recobrem bem o terreno. Além de evitar a erosão, essa técnica favorece o equilíbrio orgânico do solo.
( ) Consiste em fazer cortes nas superfícies íngremes para formar degraus – terraços. Esse procedimento possibilita a expansão das áreas agrícolas em regiões acidentadas.
A associação CORRETA é:
(A) 2 – 3 – 1
(B) 2 – 1 – 3
(C) 1 – 2 – 3
(D) 1 – 3 – 2
Resposta letra A
O objetivo fundamental do terraceamento é reduzir riscos de erosão hídrica e proteger mananciais (rios, lagos, represas); Curva de nível é um sistema de cultivo, seguindo as cotas altimétricas da região em questão. As curvas ajudam a reter os elementos solúveis do solo, permitindo a intensificação da produção. A água das chuvas, ao encontrar os sulcos com as plantas, não escorre e se infiltra no solo, deixando-o úmido e evitando a erosão; A rotação de culturas traduz-se pela sucessão de diferentes culturas num mesmo terreno. A consociação de culturas implica uma associação de culturas no mesmo terreno ou policultura, estando as plantas suficientemente próximas. Algumas vantagens relacionam-se com o melhor combate às pragas e menos ervas infestantes


QUESTÃO 8

Assinale a alternativa que NÃO apresenta uma característica do país em destaque no texto.
(A) A Índia tem atraído muitos investimentos estrangeiros, devido a um processo de abertura ao capital estrangeiro, combinado com uma política de desregulamentação e de privatização.
(B) Apenas uma pequena parte da população indiana é, de fato, consumidora, já que sua maioria está abaixo da linha internacional da pobreza.
(C) O país, cada vez mais, dispõe de indústrias de alta tecnologia, sendo um dos maiores exportadores de softwares do mundo, além de máquinas, produtos eletrônicos e produtos químico-farmacêuticos.
(D) O país enfrenta a conciliação entre a crescente abertura econômica, embora ainda fortemente controlada pelo Estado, e a manutenção de um regime político fechado.
Resposta letra D
A democracia da Índia é a maior do mundo pela sua população, e o sistema político é parlamentar. Há duas câmaras, a câmara baixa ou "Câmara do Povo" (Lok Sabha) com 544 membros e a câmara alta ou "Conselho de Estados" (Rajya Sabha) co 245 membros, esta última não pode ser dissolvida. Há um Chefe de Estado e um Chefe de Governo, diversos partidos políticos e sindicatos atuando. Quanto à miséria ela ainda é muito grande, apesar do crescimento da economia do país.


QUESTÃO 9
“O termo globalização é empregado para esconder a realidade das atuais atividades das multinacionais, ou seja, o objetivo de “transnacionalizar” o mundo, em particular, o mundo em desenvolvimento”. Enciclopédia do Mundo Contemporâneo. Ed. Terceiro Milênio. págs. 63 e 64.
Entre as características da globalização apresentadas abaixo, assinale a que se relaciona diretamente com o texto acima.
(A) Fragilização dos Estados Nacionais, isto é, diminuição do papel do Estado como administrador das economias nacionais.
(B) Internacionalização da produção e concentração do capital em conglomerados transnacionais.
(C) Crescimento das discussões internacionais sobre o meio ambiente, em razão da atuação das ONGs e da ampliação da consciência ecológica.
(D) Alteração da divisão internacional do trabalho, com a criação de uma nova divisão da produção dentro das empresas transnacionais.
Resposta letra B
Apesar da evidente concentração das indústrias de maior investimento tecnológico, a industrialização mundial vem vivenciando nas últimas décadas um verdadeiro processo de dispersão geográfica, favorecido principalmente pela abertura de filiais das grandes empresas nos países subdesenvolvidos.


QUESTÃO 10

As coordenadas geográficas funcionam como “endereços” de qualquer localidade no planeta. Sobre esse sistema, julgue as seguintes proposições:
I – As coordenadas geográficas têm origem no encontro entre os paralelos e meridianos.
II – Os paralelos determinam a latitude, que varia de 0° a 90°, tanto a leste quanto a oeste.
III – A longitude é determinada pelos meridianos e tem como referência o Meridiano de Greenwich.
IV – O ponto X, representado no esquema, encontra-se no Hemisfério Norte e no Hemisfério Oeste.
V – O ponto Y apresenta uma latitude de 10° Norte.
Assinale a alternativa CORRETA.
(A) Somente as proposições I, II, III e IV são corretas.
(B) Somente as proposições I, III, IV e V são corretas.
(C) Somente as proposições I, III e IV são corretas.
(D) Somente as proposições I, II e V são corretas.
Resposta leetra C
A afirmativa II corrigida deveria ser assim: Os paralelos determinam a latitude, que varia de 0° a 90°, tanto para Norte quanto para o Sul.

Nenhum comentário: