terça-feira, 25 de novembro de 2008

avaliação 8ª série - prova 2 25-11-2008

01 - Assinale a afirmação INCORRETA sobre a Oceania e os países que formam esse continente.
a) O setor agropecuário na Austrália apresenta uma elevada participação nas exportações, e a pecuária constitui uma das principais fontes de riquezas.
b) A Austrália possui uma das mais baixas densidades demográficas do mundo e sua população concentra-se no litoral e nas regiões mais úmidas.
c) A agropecuária na Nova Zelândia ocupa grande parte de seu território; é uma atividade muito importante economicamente, responsável por grande parte das exportações de produtos industriais.
d) Ao todo, a Oceania é formada por 4 grandes ilhas; a maior que representa o território australiano, e 3 ilhas menores, que formam o arquipélago da Nova Zelândia e a ilha da Tasmânia, que constituiu um país independente.
e) Durante o processo de ocupação da Nova Zelândia pelos ingleses, a população nativa teve suas terras usurpadas e grande parte de sua população dizimada. Hoje a população é predominantemente branca.

02 - O termo "Oceania" costuma ser usado para identificar as terras emersas localizadas entre os oceanos Índico e Pacífico. Sobre elas pode-se afirmar que:
a) As ilhas da Polinésia, Melanésia e Micronésia são constituídas, predominantemente, por países que complementaram sua independência política na década de 1950.
b) A Polinésia tem sido a área mais utilizada pelos EUA para a realização de testes atômicos, como os da década de 1970, que destruíram o Atol de Mururoa.
c) Um traço cultural comum na Oceania é a completa adaptação das comunidades nativas aos padrões europeus e norte-americanos estabelecidos com a ocupação colonial, a partir do século XVI.
d) Austrália, Nova Zelândia e Papua-Nova Guiné são consideradas países independentes, apesar de terem como chefe de Estado a rainha Elisabeth II, do Reino Unido, ou alguém indicado por ela.
e) Em comparação aos outros continentes, a Oceania apresenta o maior número de possessões do tipo colonial, a exemplo do Havaí, Taiti e Tonga, controladas pelos Estados Unidos.

03 - Considere o texto abaixo.
Seu território apresenta na porção costeira leste e sudeste suas maiores aglomerações urbanas. As elevações mais significativas, com importantes reservas de cartão mineral, correm paralelas à planície costeira oriental, interpondo-se às massas de ar úmidas e concentrando a precipitação nestas planícies. Os ventos secos que ultrapassam esta barreira vão para a região central, onde em grandes planícies desenvolve-se a pecuária bovina e ovina. Para o oeste encontram-se grandes formações desérticas de areia e pedra. O extremo ocidental deste país tem uma cobertura vegetal do tipo savana-estepe, com pequena densidade demográfica.
Esta descrição refere-se à
a) Argélia.
b) Argentina.
c) Austrália.
d) Armênia.

04 - No texto publicado na revista "Veja", em 12/4/2000, intitulado Senso de observação, o administrador Stephen Kanitz propõe:
"Vamos começar uma vida nova, de início virando esses nossos mapas para cima, para o Cruzeiro do Sul. Vamos criar nossos referenciais, nossos pontos de apoio, nossas formas de ver o mundo. Essa é a única forma de criar uma nação. Vamos finalmente descobrir o Brasil, mas, desta vez, com nossos próprios olhos."
Kanitz ilustra sua proposta criando a seguinte representação cartográfica.
Sabe-se que os mapas constituem uma linguagem simbólica do espaço geográfico e revelam as intenções de quem os cria. Assim sendo, a partir do fragmento do texto e da ilustração, entende-se que a representação cartográfica criada por Stephen Kanitz:
a) deforma, bastante, o tamanho do nosso país, enfraquecendo sua expressão política em relação às demais áreas do hemisfério Sul;
b) não é adequada, pois situa nosso país de cabeça para baixo, contrariando as normas de correção cartográfica;
c) valoriza o papel geopolítico do Brasil, colocando-o no centro do globo terrestre, juntamente com a América do Sul;
d) afasta o Brasil da América do Norte e da Europa, nossos parceiros incondicionais em acordos políticos e econômicos;
e) iguala a América do Sul, territorialmente, à África e à Ásia, desvalorizando sua força estratégica nas políticas globais.

05 – Cite o que existe em comum e diferente nas projeções de Mercator e Peters.
As duas projeções são cilíndricas e centradas na Europa. Porém, a projeção de Mercator é cilíndrica conforme e valoriza os países do Norte. Já a projeção de Peters é cilíndrica equivalente e valoriza os países do sul, ou pobres.

06 - Leia a afirmativa abaixo e complete a lacuna.
Em 1569, o cartógrafo MERCATOR consolidou a cartografia moderna ao construir uma projeção cilíndrica. Sua projeção foi criada para facilitar a navegação, pois possibilitava a orientação pelas coordenadas geográficas.Ela exagera a área das zonas em latitudes elevadas ou médias em detrimento da área das zonas em latitudes intertropicais.

07 - Como o mundo se dividiu geopoliticamente:
a) entre 1945 e os anos 80
O mundo estava dividido na chamada ordem bipolar, tendo EUA e URSS como países hegemônicos.
b) a partir dos anos 90
A partir do anos 90, vivemos uma multipolaridade no sentido econômicos (Blocos Econômicos) e uma monopolaridade no sentido militar (EUA xerife do mundo).
08 - O fim da 2ª Guerra Mundial marcou o início da formação de dois blocos do poder mundial. Explique resumidamente a bipolarização.
A bipolarização colocou em pontos antagônicos duas superpotências: EUA liderando o bloco capitalista e a URSS liderando o bloco socialista. Em torno dessas duas potências, países de menor expressão tomavam partido de um lado ou de outro.
09– Coloque V ou F nas afirmativas abaixo sobre projeções cartográficas.
( V ) Conformidade – mantém a fidelidade aos ângulos observados na superfície de referência da Terra, conservando a forma da superfície mapeada .
( V ) Equivalência – conserva as relações de superfície, mantendo a área da superfície mapeada inalterada em relação à área real do terreno.
( V ) Eqüidistância – mantém a proporção entre a distância dos pontos representados no plano e os correspondentes na superfície de referência em determinadas direções.

10 -Os números, na linha do tempo, indicam alguns acontecimentos importantes que marcaram a geopolítica mundial nesta segunda metade do século.
Assinale a alternativa montada com figuras adiante, que represente respectivamente 1, 2, 3, 4 e 5
a) (I), (II), (III), (IV), (V)
b) (IV), (II), (III), (V), (I)
c) (I), (V), (II), (III), (IV)
d) (II), (I), (V), (IV), (III)
e) (IV), (II), (I), (III), (V)

Nenhum comentário: