terça-feira, 25 de novembro de 2008

avaliação 8ª série prova 1 - 25-11-2008

01 - A posição da Austrália, em relação às rotas de navegação, foi um dos motivos que retardou a incorporação de seu território ao horizonte geográfico europeu. Sua ocupação só viria a ocorrer de modo efetivo a partir do século XVIII, e seria marcada pela influência de fatores naturais, o que pode ser constatado pela:
a) descoberta de jazidas de ouro que atraíram milhares de imigrantes a partir de 1850.
b) existência de forte atividade madeireira, nas áreas de vastas florestas de coníferas, na porção oeste do país.
c) implantação de lavouras de exportação de cana-de-açúcar e cacau, devido à abundância de água, em todo o território.
d) ocorrência, no centro do país, de solos tropicais de alto potencial de aproveitamento para o cultivo de trigo.
e) característica montanhosa do relevo, o que impediu a integração da rede de transportes no sentido norte-sul.

02 - A Austrália realizou, em novembro deste ano, um plebiscito para escolher entre Monarquia e República. Sobre a Austrália e sua organização política, é INCORRETO afirmar que:
a) está ligada à Inglaterra pela Commonwealth Britânica
b) tem como chefe de Estado a rainha Elizabeth II
c) é uma monarquia parlamentarista
d) apesar de ser um país independente, seu Primeiro-Ministro é o mesmo que o da Inglaterra
e) foi uma colônia inglesa e tornou-se independente no século XX

03 - A população da Nova Zelândia é de 4 milhões de habitantes; os Maoris são 15% dela; 8 em cada 10 Maoris vivem em áreas urbanas. Entre 1994 e 1998, houve um aumento de 60% no número de Maoris com formação universitária; há Maoris nos ministérios, no Parlamento, entre o empresariado, nas repartições públicas, dando aulas nas escolas e em qualquer outro segmento da sociedade neozelandesa.
(Veja, 30-07-2003: 93. Adaptado)
O texto acima se refere aos sinais do processo de integração da população Maori à sociedade neozelandesa. A população nativa foi, por mais de um século, dominada pelos ingleses em nome da superioridade cultural.
A idéia de cultura superior está associada ao fenômeno denominado
a) etnocentrismo.
b) imperialismo.
c) nacionalismo.
d) tradicionalismo.
e) sionismo.

04 - OBSERVE:
1. Cartografia é a arte de representação gráfica da superfície da Terra, em parte, ou no seu todo, de acordo com a escala.
2. A representação de uma superfície esférica, num plano (a exemplo do mapa), traz forçosamente deformações que podem ser de distâncias, de áreas e de ângulos.
3. Nos mapas de grandes escalas, as deformações são muito sensíveis, enquanto nas cartas de pequenas escalas as deformações se tornam cada vez menos importantes.
4. As curvas de nível são linhas imaginárias que ligam os pontos situados na superfície da Terra a igual altitude.
5. Em toda elevação as cotas das curvas de nível diminuem da periferia para o centro, segundo uma proporção constante.
Estão corretos apenas os itens:
a) 1, 2 e 3;
b) 2, 3 e 4;
c) 1, 2 e 4;
d) 3, 4 e 5;
e) 2, 3 e 5;

05 - Considere o mapa e as afirmativas.
I. Cartograficamente, o mapa demonstra uma forma equivocada de ver o mundo, pois a localização do Brasil junto ao Trópico de Câncer não condiz com a realidade demonstrada pelo globo terrestre.
II. Geopoliticamente, é um mapa verdadeiro, pois quer representar a inversão de valores cartográficos, já que o Brasil, ficando no Hemisfério Norte da Terra, juntamente com outros países pobres, transmitirá a impressão de deter o poder sócio-político.
III. Com o Brasil no centro da representação, o mapa questiona o eurocentrismo e valoriza a percepção de um observador brasileiro perante a imagem do globo.
IV. Mesmo com essa representação, a Antártica continua localizada ao Sul de todos os outros continentes.
Pela análise das afirmativas, conclui-se que somente estão corretas
a) I e II
b) II e III
c) I, II e IV
d) I, III e IV
e) III e IV

06 – Coloque V ou F nas afirmativas abaixo sobre projeções cartográficas.
( V ) Conformidade – mantém a fidelidade aos ângulos observados na superfície de referência da Terra, conservando a forma da superfície mapeada .
( V ) Equivalência – conserva as relações de superfície, mantendo a área da superfície mapeada inalterada em relação à área real do terreno.
(V ) Eqüidistância – mantém a proporção entre a distância dos pontos representados no plano e os correspondentes na superfície de referência em determinadas direções.

07 – Leia a afirmativa abaixo e complete a lacuna.
Essa projeção foi elaborada em 1952 pelo historiador alemão ARNO PETERS e publicada pela primeira vez em 1973. Trata-se de uma projeção cilíndrica equivalente e, embora continue expressando uma visão eurocêntrica do mundo, acabou dando um destaque relativo aos países de baixa latitude.

08 - "Podemos tranqüilamente afirmar que a difusão de algumas línguas faladas em grande parte do planeta (português, espanhol, inglês) tem relação direta com a EXPANSÃO COLONIAL EUROPÉIA".
Interprete a afirmação acima destacando o fato escrito em maiúsculo.
A Expansão Marítima levou povos europeus a colonizar diversas partes da Terra. Essa colonização dizimou povos e culturas locais, impondo a cultura européia.

09 - Os números, na linha do tempo, indicam alguns acontecimentos importantes que marcaram a geopolítica mundial nesta segunda metade do século.
Assinale a alternativa montada com figuras adiante, que represente respectivamente 1, 2, 3, 4 e a) (I), (II), (III), (IV), (V)
b) (IV), (II), (III), (V), (I)
c) (I), (V), (II), (III), (IV)
d) (II), (I), (V), (IV), (III)
e) (IV), (II), (I), (III), (V)

10 - Como o mundo se dividiu geopoliticamente:
a) entre 1945 e os anos 80
Bipolaridade - EUA X URSS.
b) a partir dos anos 90
Multipolaridade no sentido econômico, demonstrada pelos Blocos Econômicos e monopolaridade, devido ao enorme poder militar dos EUA, que não encontra rival neste quesito.
_________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário: