quinta-feira, 18 de setembro de 2008

prova 8ª A - dia 18-09-2008

01 - Observe o deslocamento dos ventos de monções na Ásia Meridional:
Assinale verdadeiro (V) ou falso (F):
a) ( ) São ventos sazonais, responsáveis por períodos de chuvas no verão e secas no inverno.
b) ( ) São ventos direcionados pelas diferenças de pressão atmosférica entre o oceano e o continente.
c) ( ) No inverno as chuvas aumentam, pois as massas de ar chegam da Sibéria e o frio provoca a condensação do vapor d’água.
d) ( ) Além de soprar no sul e sudeste asiático, esses ventos são comuns no Oriente Médio, contribuindo para a formação dos desertos.

a) V; b) V; c) F; d) F.

02 - A urbanização cresceu rapidamente no continente asiático, mas suas regiões e países apresentam particularidades. Associe corretamente:
I. Apresenta alguns dos menores índices de urbanização do continente, exceto em um de seus países.
II. Percentualmente, têm pequena população urbana, mas somam mais de 700 milhões de habitantes nas cidades.
III. Vários países têm mais de 50% da população vivendo em cidades, geralmente situadas em áreas mais úmidas.
( ) Oriente Médio
( ) China e Índia
( ) Sudeste Asiático
III; II; I.

Leia o texto que relata aspectos de Bangladesh, na Ásia meridional:
Todos os anos milhares de pessoas morrem e milhões ficam desabrigadas por causa das inundações em Bangladesh. As chuvas começam em junho e se estendem pelo menos até setembro, provocando o transbordamento dos três principais rios nacionais — Ganges, Bramaputra e Megnha. Durante esses meses, cerca de 75% do país (área total de 144 mil km²), um dos mais povoados do mundo, com mais de 1.000 hab./km², fica inundado.
Em conseqüência disso, a maior parte das colheitas (arroz, juta e chá) fica perdida. Estradas são destruídas e, às vezes, cidades inteiras ficam sem uma única construção em pé. A falta de água potável provoca constantes doenças, sendo muito comum a disenteria endêmica. Praticamente todos os anos organizações internacionais como a ONU e outras ajudam a alimentar a população por pelo menos dois meses. Além disso, o país precisa sempre de todo tipo de ajuda material, financeira e médica.
Agora responda às questões 3, 4 e 5.
3 - Caracterize o clima da região onde se localiza esse país.
O clima da região em questão é quente e úmido, sujeito ao regime das monções, ou seja, apresenta chuvas concentradas no verão em função das monções oceânicas.
4- Quais elementos do texto sugerem que este país é subdesenvolvido?
O texto apresenta seguramente dois elementos indicativos de uma situação de subdesenvolvimento: a ausência de estoques reguladores de alimentos, remédios, combustíveis e as graves deficiências sociais relacionadas à saúde e ao saneamento básico.
5 - Qual é, aproximadamente, a população absoluta do país? Como você chegou a esse número?
A população total do país é de pelo menos 144 milhões de habitantes. Isso é calculado pela multiplicação do número de habitantes por km2 (“mais de 1.000 hab./km2”, segundo o texto) pela área total do país (144 mil km2, também segundo o texto).

6 - Milhares de pessoas chegam anualmente a Benares para purificar seu espírito nas águas do rio sagrado. Durante as cheias, suas águas depositam grande quantidade de limo nas margens, fazendo com que as terras cortadas pelo rio sagrado sejam talvez, as mais férteis do mundo, concentrando-se aí cerca de 150 milhões de pessoas cuja maioria vive de agricultura e, portanto, do benefício direto e indireto do sagrado rio.
Entre as alternativas abaixo, o texto melhor se aplica ao rio e ao país:
a) Tigre, Irã.
b) Ganges, Índia.
c) Meckong, Vietnã.
d) Eufrates, Iraque.

7 - Os cereais constituem as mais importantes culturas agrícolas da China. Entre os principais, destacam-se:
a) o trigo e o milho
b) o arroz e o trigo
c) o milho e a cevada
d) a cevada e a aveia

8 - O clima árido e semi-árido ocorre nas seguintes regiões da Ásia, exceto:
a) Península Arábica.
b) Oriente Médio.
c) Magreb.
d) Noroeste da China.

9 - Grande densidade da população obrigando a plantar em pequenos espaços, a fim de que estes produzam muito, com presença de mão-de-obra abundante, caracterizam a agricultura:
a) rotativa na Europa Ocidental
b) de jardinagem na Ásia Meridional
c) mecanizada nos estados Unidos
d) de plantation na América Central

10 - 10 - “A pobreza em recursos naturais, a escassez de terras agrícolas e a forte pressão demográfica caracterizavam esse país como áreas totalmente inviáveis para o crescimento econômico. No entanto, a atitude da sociedade em relação ao desenvolvimento, a frugalidade da população, o talento humano e a abertura da economia para o comércio exterior superaram as entraves das condições iniciais.” O texto melhor se aplica:
a) ao Japão;
b) à Índia;
c) a Israel;
d) ao Reino Unido;

Um comentário:

Unknown disse...

Tambem acho meu amigo a professora nem te respondeu falta de educação b