sexta-feira, 31 de agosto de 2007

gabarito prova do dia 31/08/2007 2º ano

01 - (Ufg) Dá-se o nome de imperialismo à nova fase do capitalismo. Essa fase baseia-se na existênciados monopólios, no domínio do capital financeiro, na exportação de capitais excedentes para asáreas periféricas e na disputa entre os países pelo domínio de colônias e zonas de influência. Explique dois desdobramentos da política imperialista no início do século XX, no que diz respeito àspolíticas de aliança entre os países europeus e às disputas territoriais.
Resposta
– Formação de alianças entre países motivadas por rivalidades políticas e para garantia deinteresses econômicos (Tríplice Entente: Inglaterra, França e Rússia. Tríplice Aliança: Itália, Império Austro-Húngaro e Alemanha);– Luta pela posse de colônias, o domínio das fontes de matérias-primas e de mercados definem ojogo político no século XIX;– Conflitos envolvendo as novas potências que se formaram ao longo do século XIX (Alemanha eItália) e as disputas pelos territórios coloniais na África e na Ásia.– Crescimento dos nacionalismos, que levou à Primeira Guerra Mundial;– Desmembramento dos antigos impérios (otomano, austro-húngaro, alemão e russo).

02 - (Uff) Os processos de expansão da economia mundial no final do século XIX abriram caminho para a política imperialista com reflexos em áreas que permaneciam em regimes econômicos incompatíveis com a modernização industrial.
Assinale a alternativa que melhor identifica essa nova situação.
a) As industrializações alemã e japonesa ratificam o processo de mundialização do capitalismo e os incentivos às transformações industriais. b) As industrializações brasileira e norte-americana demonstram a capacidade de ampliação dos mercados produtores. c) As industrializações italiana e portuguesa atestam as novas diretrizes das nações industrializadas em direção aos mercados africanos. d) As industrializações indiana e francesa indicam o declínio da hegemonia inglesa no cenário mundial. e) As industrializações argentina e mexicana que decorrem, em parte, desses processos de transformação da economia mundial, tiveram como fator decisivo a revolução agrária.

03 - (Uce) Os povos de grande parte da África vivem sob catástrofes das guerras, da desertificação e da fome. A mídia destaca esses fatos somente quando chega ao extremo de milhares de mortes por inanição. Sobre essa realidade no continente africano, podemos dizer que é verdadeiro:
a) o sistema tribal sempre contribui para essa situação de fome e de pobrezab) a desestruturação da economia ancestral, tribal e de autoconsumo, decorre de um processo histórico normal em sem interferência de colonizadoresc) a fome e a pobreza só têm destaque na África semi-árida do Sahel, por contingência da própria naturezad) a pobreza na África é, antes de tudo, uma herança do colonialismo.

04 - (Fuvest) Responda a partir do gráfico:
a) Qual desses países teve mais gastos militares em relação ao PIB, em 2003? Justifique. b) Qual país repassou mais recursos, em relação ao PIB, a países pobres em 2003? Justifique. c) Relacione a busca de paz mundial aos dados da tabela.
Resposta
a) Em posição bem à frente dos demais, destacam-se a Grécia e os EUA, seguidos de longe pelo Reino Unido, Austrália e França. Como justificativa para os gastos da Grécia podemos citar a proximidadecom o Oriente Médio, península Balcânica e Chipre. Quanto aos EUA, os gastos justificam-se pela invasão do Iraque e manutenção de suas tropas naquele país desde 2003 e no Afeganistão desde 2001.b) O pais que passou mais recursos aos países pobres, em relação ao PIB, foi a Suíça. Este repasse se justifica por sua posição histórica de neutralidade política (não participação) em conflitos mundiais,destinando então, verbas para o desenvolvimento social de economias mais frágeis.c) De acordo com o gráfico apresentado, a busca pela paz mundial fica quase impossível, se levarmos em consideração que os gastos governamentais com despesas militares são bastante superiores àajuda ao desenvolvimento de países mais pobres. Isso, de certa forma, mantém as desigualdades sócio-econômicas em níveis cada vez mais alarmantes, tornando-se estopim de conflitos em diversaspartes do mundo, inclusive nos países ricos, como França e Austrália.

05 - (Urca) Quando o mundo vivia o período da Guerra Fria, o poder era assentado na capacidade militar das duas superpotências; atualmente no mundo multipolar Pós-guerra Fria, o mesmo poder é medido através de novos padrões de influência no mundo. Assinale a opção que não corresponde a esses novos padrões:
a) disponibilidade de capitais;b) índices de competitividade;c) avanço tecnológico;d) qualificação da mão-de-obra;e) posse do maior arsenal nuclear.

06 - (Pucpr) O presidente dos EUA, George W. Bush, praticou a doutrina de ação militar preventiva contra inimigos, para justificar a guerra contra o Iraque em 2003. No pós-Guerra Fria, como intervenções norte-americanas: I. Os EUA lideraram a coalização internacional que expulsou tropas iraquianas do Kuait (1991).II. Em conseqüência dos atentados de 11 de setembro de 2001 em Nova Iorque, os EUA derrubaram o governo fundamentalista do Taleban no Afeganistão.III. Em 1995, os EUA enviaram tropas para o Vietnã do Sul no combate contra os comunistas do Vietnã do Norte. IV. A CIA forneceu ajuda ao presidente da Colômbia, Hugo Chávez, ameaçado de perder o cargo por causa de uma greve de funcionários da empresa estatal de petróleo daquele país (2002).
Estão corretas:a) Apenas I e III.b) Apenas I e II.c) I, II e IV.d) II, III e IV.e) Apenas II e IV.
07 - (Ufpr)
"A Geografia é, antes de mais nada, um saber estratégico intimamente ligado a um conjunto de práticas políticas e militares e são essas práticas que exigem a acumulação articulada de informações extremamente variadas." (LACOSTE, Y. A Geografia - isso serve, em primeiro lugar, para fazer a guerra. São Paulo: Papirus, 1989. p.21-30.)
Aplicando essas considerações de Lacoste aos recentes conflitos que têm ocorrido em diversos continentes, é correto afirmar:
(01) As estratégias de guerra implicam uma análise precisa de combinações geográficas entre elementos heterogêneos para planejar a ocupação de determinada área, para torná-la inabitável ou mesmo para levar a cabo um genocídio. (02) As zonas de tensão do mundo atual são espaços geográficos onde ocorrem, de forma aguda, conflitos étnicos, nacionalistas e separatistas. Esses conflitos são conduzidos por grupos organizados nacional ou internacionalmente. (04) Durante a Guerra Fria, os Estados Unidos e seus aliados da OTAN intervinham militarmente em países estrangeiros para manter ou expandir sua hegemonia política. Com a derrocada do comunismo, essas intervenções passaram a ser feitas para evitar que tensões localizadas tenham repercussões econômicas e geopolíticas mais amplas, que podem afetar os interesses desses países e a dinâmica econômica mundial, como no exemplo da Guerra do Golfo. (08) O emprego das novas tecnologias bélicas utilizadas no Vietnã, na Sérvia, no Iraque e no Afeganistão independe do conhecimento das condições ambientais, pois os fatores geopolíticos é que são decisivos.
Resposta: V V V F

08 - (Mack) Em 1944, foram lançados os fundamentos da “economia do dólar”, ou seja, a transformação do dólar na moeda do mundo. Foi organizado um padrão monetário baseado na equivalência entre o dólar e o ouro. Essa estratégia econômica ficou conhecida como
a) Acordo Geral de Tarifas e Comércio. b) Plano Marshall. c) Conferência de Bretton-Woods. d) Plano Colombo. e) Tratado de Maastrich.

09 - (Urca) Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que representa alguns dos elementos que aceleraram a crise da União Soviética e o desaparecimento do socialismo burocrático estatal:
a) Baixa produtividade econômica, corrupção, ausência de liberdades, atraso tecnológico, conflitos étnicos; b) Presença de empresas capitalistas internacionais, as eleições diretas para cargos cruciais, ocupados por dirigentes corruptos;c) A cúpula do partido soviético estava aguardando a chegada ao poder de um líder democrático e inovador, o que encontraram na figura de Mikhail Gorbatchev. O mesmo implementou com tranqüilidade diversas mudanças, que contaram com o amplo apoio das demais lideranças do partido;d) Combate tecnológico com os Países da OTAN, autonomia de diversas repúblicas, ampla participação democrática da população, que assim promoveu a deposição do então presidente soviético Gorbatchev.e) Com um desenvolvimento econômico considerável, e União Soviética se encaminhou para a economia de mercado, deixando o sistema socialista obsoleto. Nesse sentido foram criados diversos cargos e instâncias para garantir a existência de um Estado livre da burocracia e da corrupção.

10 - (Unaerp) Após a Segunda Guerra Mundial, foram afastadas as duas soluções práticas para as divergências, as negociações e o confronto direto. As relações internacionais entre esses dois países passam a se orientar pela necessidade de exercerem, cada uma sobre outra, uma pressão permanente para a qual se mobilizam todos os meios, excluindo-se apenas a declaração de guerra direta. Passou a existir então uma confrontação econômica, diplomática, cultural, política, propagada entre ambos, que questionavam de modo incessante a distribuição mundial dos fluxos de influência e poder.
O texto acima faz referência:
a) à Guerra Fria, entre os EUA e a URSS.b) à Crise dos Mísseis, entre os EUA e Cuba.c) à Guerra das Malvinas, entre a Inglaterra e a Argentina.d) ao Conflito Árabe-Israelense, entre a Palestina e o Estado de Israel.e) à Guerra do Golfo, entre o Iraque e o Kuwait.

11 - (Uepb)
Assinale a alternativa que faz a correta leitura do tema sobre o qual a charge faz uma crítica explícita:
a) A substituição da Inglaterra pelos Estados Unidos na hegemonia mundial do capitalismo.b) O processo de descolonização da África após a II Guerra Mundial.c) O fim da Guerra Fria entre Estados Unidos e ex-União Soviética.d) A formação da União Européia.e) A liderança exercida pelos Estados Unidos sobre os demais países americanos com a formação da ALCA.

12 - (Fgv) Durante o período da Guerra Fria, o cenário internacional foi marcado:
a) Pela expansão de regimes comunistas no interior da América Latina e pela Europa Ocidental. b) Pela bipolarização do poder mundial envolvendo as duas superpotências, União Soviética e Estados Unidos da América. c) Pela militarização da Alemanha, a despeito das decisões das conferências de Yalta e Potsdam.d) Pela polarização do mundo em dois blocos compostos por URSS, Inglaterra, EUA e França, contra Alemanha, Itália e Japão.e) Pelo equilíbrio de forças entre os países desenvolvidos e os países do chamado Terceiro Mundo.

13 - (Fgv) Após as mudanças ocorridas no Leste Europeu a partir de 1989, as organizações supranacionais passaram a assumir papéis diferentes daqueles para os quais foram criados. Comprova a veracidade desta afirmativa, a seguinte ação:
a) O bombardeio da Iugoslávia (25/03/1999) não ocorreria na ordem bipolar, embora a intervenção nos conflitos internos de qualquer país soberano constituísse um dos objetivos básicos oficiais da OTAN. b) A ONU tornou-se mais ativa ao ampliar o Conselho de Segurança, dando direito de veto às potências emergentes do mundo subdesenvolvido industrializado. c) Formado essencialmente por países capitalistas avançados, o G-7 mudou sua sistemática de organização ao incluir a China, considerado um país socialista de economia aberta ao mercado. d) A OTAN ampliou sua esfera de poder, admitindo o ingresso de países que já fizeram parte do Pacto de Varsóvia, aliança militar equivalente do bloco socialista, extinta no início dos anos 90.e) Após as severas críticas recebidas pelo envio de tropas aliadas para a Guerra do Golfo, a ONU concentrou suas atividades no FMI e BIRD, em busca de uma estabilidade monetária internacional.

14 - (Fgv) Mais de uma década após a queda do Muro de Berlim em 1989, novas fronteiras político-estratégicas e econômicas vêm sendo delineadas na Europa.
As afirmações a seguir revelam o movimento atual dessas fronteiras, EXCETO que:a) a extinção da fronteira estratégica da "Cortina de Ferro" tem permitido a expansão de estruturas do bloco ocidental para os territórios do antigo bloco soviético.b) o alargamento do bloco ocidental europeu significa, por sua vez, o aprofundamento da influência estratégica norte-americana na Europa.c) Ucrânia e Belarus, integrantes da Comunidade dos Estados Independentes, funcionam como uma faixa estratégica entre o bloco ocidental e a Rússia.d) o espaço Centro-Europeu vem sendo reconstituído pelos investimentos alemães em países ex-socialistas como a Polônia, a República Tcheca e a Eslováquia, além de outros.e) após sua integração formal à Comunidade dos Estados Independentes, os Estados Bálticos, por intermédio da Polônia, estreitaram relações com a Europa Central.

15 - (Pucrs) Responder à questão com base na charge a seguir, referente à organização do mundo hoje.
A charge acima
a) representa uma divisão esquemática do mundo, representada pela linha do Equador, definida pela pobreza do Sul e riqueza do Norte.b) caracteriza uma realidade vivenciada no capitalismo industrial, onde a poluição foi o fator dominante devido à falta de tecnologia preventiva.c) mostra um conflito ideológico, e não econômico, já que representa a bipolarização da Guerra Fria e a preocupação com a ecologia.d) indica que, embora o Sul fique separado do Norte por uma linha imaginária, há uma nítida ruptura causada pelas diferenças em administrar problemas ambientais.e) evidencia um antagonismo entre ricos e pobres, num conflito onde a população pobre dos países do Sul é dominada pelo poder ideológico e econômico do Norte.

16 - O fim da URSS levou a corrida armamentista ao fim. Mas os armamentos nucleares, outrora soviéticos, representam hoje outra ameaça. Faça comentários sobre os problemas atuais relacionados aos armamentos da ex-URSS.
RESOLUÇÃO: O governo das atuais repúblicas que integravam a ex-URSS não possui controle total sobre os antigos armamentos soviéticos e, através do tráfico internacional de armas, eles podem chegar a países periféricos ou a grupos terroristas em todo o mundo.

17 - UnB)
I. Existiam dois tipos de estabelecimentos rurais na ex-União Soviética: as fazendas cooperativas (kolkhozes) e as fazendas estatais (sovkhozes).
II. A maior parte da ex-URSS fica em latitudes muito elevadas: metade de seu território encontra-se ao
norte do Círculo Polar Ártico.
III. O Cáucaso é uma região que se industrializa graças às jazidas de petróleo, carvão e manganês.
Estão corretas:
a) todas
b) nenhuma
c) apenas I
d) apenas II
e) apenas I e III

18 - (VUNESP) No fim da década de oitenta e início dos anos noventa a bipolaridade mundial declinou; da polaridade ideológica e militar leste/oeste passou-se para a econômica norte/sul. Isto significa dizer que atualmente há uma oposição entre:
a) O oeste rico e industrializado e o leste pobre e agrário.
b) O oeste pobre e agrário e o sul rico e muito industrializado.
c) O leste pobre e agrário e o norte rico e industrializado.
d) O sul rico e industrializado e o norte pobre e agrário.
e) O norte rico e industrializado e o sul pobre e em processo de industrialização.

19 - (Fuvest-SP) Qual das seguintes afirmações explica, sinteticamente, o fim da União Soviética?
a. O regime entrou em colapso porque os dirigentes estavam desmoralizados, desde as denúncias de Kruschev no XX Congresso do Partidob. O regime deixou de ser sustentado pelo Exército, adversário tradicional do Partido Comunistac. A vitória militar dos Estados Unidos na Guerra Fria tornou inviável a manutenção do regimed. O colapso do regime deveu-se à crise generalizada da economia estatal, combinada com o fracasso da abertura controlada de Gorbatchove. Os líderes soviéticos abandonaram a crença no socialismo e decidiram transformar a União Soviética em um país capitalista
20 - (Fatec-SP) Em 1842, Hong Kong foi cedida para o Reino Unido pelo Tratado de Nanquim. No ano de 1984, após inúmeras negociações, um comunicado conjunto (China - Reino Unido) aceita a reintegração de Hong Kong à China a partir de 1997.A reincorporação:a. gerou forte oposição da Rússia, que se sentiu ameaçada pela economia chinesa;b. ocasionou o boicote, pelo Japão, aos produtos vindos de Hong Kong, por temor da concorrência;c. ocasionou um acordo recusado pela população de Hong Kong, que se declarou anexada à Formosa;d. fez com que Hong Kong, após anos de domínio imperialista americano, finalmente voltasse a fazer parte do território chinês;e. gerou apreensão nos habitantes de Hong Kong, receosos de medidas chinesas de restrição aos direitos democráticos e à economia capitalista.
21 - (Mackenzie-SP) “Quando, em agosto de 1991, os conservadores tentam derrubar Gorbatchev, Yeltsin intuiu o momento político e colocou-se à frente da resistência aos golpistas.”
História Moderna e Contemporânea – Alceu l. Pazzinato e Maria Helena Senise
O texto acima relaciona-se exceto com:
a. o contexto de estruturação da Nova Ordem Internacional e fim da URSS; b. a desintegração da URSS e o surgimento de quinze estados independentes; c. substituição da URSS pela CEI; d. insatisfação da população soviética com o desequilíbrio entre produção e consumo; e. desintegração da Rússia e criação do COMECON.
22 - O que quer dizer “conflito norte x sul”?
É um conflito de origem econômica. Os países ricos cada vez mais se distanciam dos países pobres. Essa desigualdade levou a divisão dos países do Norte, os desenvolvidos, e os do Sul, subdesenvolvidos.

23 - A partir de que década os soviéticos passaram a perder forças, e por quê?
A partir da década de 70, os soviéticos começaram a perceber que sua economia socialista estava perdendo forças em frente à economia capitalista. Os Estados Unidos e Japão começaram a investir na robótica e pesquisas para melhorar e aumentar a produção de seus produtos, enquanto a União Soviética continuava no mesmo ritmo, com produtos de qualidade inferior. A pobreza começou a fazer parte da vida da maioria dos soviéticos.

24 – O que é a CEI?
A CEI foi formada em dezembro de 1991, e é composta de ex-republicas soviéticas. Significa Comunidade de Estados Independentes. Esses países mantêm um vínculo econômico, militar e político entre si.
25 - Como o mundo ficou dividido em meios geopolíticos e ideológicos após a segunda guerra mundial?
Foi iniciado o conflito leste x oeste. De um lado, ocidental, ficavam os ideais capitalistas liderados pelos Estados Unidos. Do outro, oriental, estavam os conceitos socialistas, juntos com a União Soviética.
26- A Conferência de Bandung propôs uma oposição crescente entre “Norte e Sul” no lugar da disputa “Leste X Oeste”. Quais eram os argumentos para esta proposta?
Para os líderes de Bandung, as diferenças econômicas e tecnológicas entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos tendiam a ser cada vez maiores e eram mais importantes que as disputas ideológicas.

segunda-feira, 27 de agosto de 2007

GABARITO CARTOGRAFIA 3º ANO

1. a) Na projeção de Mercator, as menores distorções ocorrem próximas ao Equador, e as maiores distorções, nas áreas próximas do pólo.

b) Ao desenvolvimento das navegações, quando as descobertas de novas áreas, o surgimento de colônias e a crescente circulação de mercadorias demandavam mapas melhores e mais precisos, que exigiram novas técnicas de orientação, mais precisas; por isso, os mapas e as cartas teriam de ser mais corretos e detalhados.

c) Trata-se da rota C. A projeção de Mercator é cilíndrica, e o globo projetado no cilindro tende a distorcer as áreas polares e a esconder o fato de que a Terra foi aberta em “gomos” esticados no sentido leste-oeste. Na rota C, num globo verdadeiro, com o “gomo” diminuído (“encolhido”), a distância é a menor.

17. a) Da América para a Ásia, os marinheiros viajam para locais com 24 horas a mais, ou seja, um dia. Os marinheiros se encontravam sob a linha internacional de data exatamente à meia-noite da sexta-feira, enquanto na ilha ainda era meia-noite da quinta-feira. Como a embarcação se encontrava navegando no sentido oeste, ela estava um dia adiantada.

b) O navio Daphne está a oeste da linha internacional de data e a ilha está a leste dessa linha, o que explica a diferença de 24 horas entre os dois. A linha do meridiano de 180°, que é a marca da mudança internacional da data, é o antimeridiano de Greenwich, ou seja, uma convenção internacional que permite a passagem de um dia para outro, evitando erros no calendário. Ela foi estabelecida numa localidade da Terra dominada na maior parte pelas águas do Oceano Pacífico, onde há poucos territórios e habitações, o que evita prováveis confusões.

c) Quando o avião sai às 21h do dia 21 de no-vembro de Rio Branco (AC), em Campinas são 23h. Como a viagem demorará cinco horas, ele chegará a Viracopos (Campinas) às 4h da madrugada do dia 22 de novembro (horário oficial do Brasil). É importante lembrarmos que, nessa data, Campinas está em horário de verão, portanto serão 5 horas da madrugada.

19. 01 + 04 + 08 + 16 = 29

GABARITO
2. e 7. a 12. e 18. a
3. c 8. e 13. d 20. c
4. a 9. b 14. d 21. b
5. d 10. b 15. b 22. c
6. b 11. b 16. e 23. d