sábado, 30 de junho de 2007

CALENDÁRIO DA RECUPERAÇÃO

Atenção alunos do Colégio Dom Cabral para as matérias da prova de recuperação:
8ª série: Os dois últimos capítulos: Globalização mundial: realidade, possibilidade ou utopia? e Estudo de casos;Prova 6ª feira dia 06-07-2007
1ª série do ensino médio: o último capítulo: Recursos naturais e crescimento econômico.Prova 6ª feira dia 06-07-2007
2ª série do ensino médio: os dois últimos capítulos: produção de alimentos X fome? e população mundial.Prova 3ª feira dia 03-07-2007
3ª série: grandes temas da Geografia.Prova 3ª feira dia 03-07-2007

quinta-feira, 28 de junho de 2007

EXERCÍCIOS ESPECIAIS PARA 1º ANO

1 - Por que o espaço geográfico é dinâmico?
2 - Por que ele é o efeito da dinâmica de ação do homem (ou trabalho) sobre a natureza, conforme sua evolução histórica e tecnológica e os seus costumes
3 - Compare o período Paleolítico com o Neolítico da Pré-História, quando às atividades humanas e às relações entre o homem e a natureza.
4 - De que modo avançou, cada vez mais, o conhecimento humano através dos tempos?
5 - Por que o trabalho pode ser definido também como um fazer produtivo?
6 - Relacione o trabalho com as técnicas e as modificações introduzidas na natureza pelo homem.
7 - Como e para que o capitalismo promoveu a divisão de trabalho?
8 - Demonstre as relações entre a divisão de trabalho e o aumento da produtividade humana.
9 - Qual é a postura do homem frente à natureza numa sociedade antiga ou tradicional?
10 - Como a natureza e o trabalho se transformaram em mercadorias? Até que ponto o homem é condicionado ou limitado pelas forças da natureza ou meio ecológico?
11 - O que representa o espaço geográfico? Como e para que ele é criado?
12 - Por que o espaço geográfico é desigual sob o ponto de vista social e econômico?
13 - Demonstre como o Estado capitalista intervencionista organiza o espaço geográfico?
14 - Através de que meios o homem condiciona a organização do espaço geográfico atual?
15 - Esquematize as etapas de integração regional na formação dos megablocos?

segunda-feira, 25 de junho de 2007

GABARITO POPULAÇÃO 2º ANO

Questões de vestibular

Q1. a) Porque não houve o descompasso anunciado por Malthus entre a produção de alimentos e o crescimento populacional. Com a evolução das técnicas agrícolas, a produção de alimentos também cresceu em progressão geométrica.

b ) O discurso alarmista neomalthusiano tende a inverter a relação entre a causa e a conseqüência do problema. O crescimento populacional é colocado como CAUSA da pobreza, quando, na verdade, a pobreza CAUSA a alta natalidade na medida em que as famílias não têm recursos para a aquisição de contraceptivos e ainda vêem os filhos como forma de aumentar o rendimento familiar.

Q2. A política do bem-estar social foi criada como uma resposta à crise capitalista de 1929. Procedeu-se de acordo com o pensamento de que, quanto maior o mercado consumidor, maiores seriam as garantias de produção e de lucro. Logo, garantir condições satisfatórias de desenvolvimento social e econômico para as famílias era a condição para se manter a saúde do próprio capitalismo.
Os estados europeus promoveram a política do bem-estar social através da arrecadação de impostos.
Com o tempo, as famílias européias e seus descendentes passaram a gozar de uma qualidade de vida melhor e, automaticamente, passaram a fazer o planejamento familiar evitando famílias numerosas e, desta forma, mantendo o padrão de vida adquirido.

Q3. a
É a alternativa que melhor traduz as informações do quadro.

Q4. a) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), avalia com mais precisão as condições humanas e sociais de um país. A noção de desenvolvimento humano está ligada às condições sociais em que as pessoas vivem. O IDH procura fazer uma síntese utilizando 3 (três) indicadores básicos que refletem as condições sociais e classifica cada país numa escala que vai de 0 a 1.

b) Indicadores básicos: expectativa de vida ao nascer; escolaridade (taxa de alfabetização de adultos; taxa de matrículas nos níveis primário, secundário e superior) Produto Interno Bruto per capita. (Renda per capita.)

Q5. c
É a alternativa que melhor explica a rápida queda da fertilidade (políticas de controle de natalidade) e mortalidade (melhorias fito-sanitárias).

Q6. b
A alternativa 2 está incorreta porque as condições naturais e climáticas não interferem diretamente nos deslocamentos populacionais na atualidade.
A alternativa 5 está incorreta porque houve aumento da xenofobia e do terrorismo no mundo atualmente.
A alternativa 6 está incorreta porque a desintegração soviética de fato levou a um aumento da migração para a Europa, mas isso ocorreu na década de 1990 e, no caso do Afeganistão, apesar da guerra, as populações afegãs (atingidas pela guerra) não entram na Europa (não conseguem asilo nos países daquela região).

Q7. c
O quadro 1 retrata uma pirâmide etária de países subdesenvolvidos (em geral, com altas taxas de natalidade e baixa expectativa de vida), ao passo que o quadro 2 retrata uma pirâmide etária de país que já passou pela transição demográfica (redução da natalidade e aumento da expectativa de vida).

Q8. d
É a alternativa que melhor traduz os princípios da teoria reformista.

Q9. e
É a alternativa que melhor traduz os princípios da transição demográfica.

Q10. b
A alternativa II está incorreta porque a população masculina é superior à feminina na faixa até 10 anos.
A alternativa IV está incorreta porque o topo estreito indica baixa expectativa de vida e não investimentos em programas de previdência social.

Q11. a
É a única alternativa que relaciona corretamente as teorias populacionais às alternativas e propostas de cada uma.

A Multiplicação da Pobreza

Para definir a taxa de fecundidade "ideal", que aponta para a estabilização do crescimento populacional de um país, demógrafos partiram de um pressuposto simples: o de que crianças são geradas por duas pessoas que, um dia, irão morrer e deverão, portanto, ser substituídas por outras duas. A chamada "taxa de reposição" é, por esse motivo, de 2,1 filhos por mulher. O Brasil já teve uma média quase três vezes superior a essa. Hoje, as famílias têm, em média, 2,3 crianças – índice bem próximo do necessário para o equilíbrio populacional. Mas este número esconde uma outra preocupante realidade na Demografia Brasileira :o fato de que persistem no mapa brasileiro regiões onde as mulheres têm um bebê por ano e chegam ao fim de sua vida fértil com mais de vinte filhos, reproduzindo um quadro semelhante ao exibido por países tão miseráveis quanto Somália e Uganda, na África. Mais grave que isso: diferentemente do que ocorria até pouco tempo atrás, esses bolsões de descontrole populacional não se situam apenas em rincões, mas nos grandes centros urbanos também – as favelas se tornaram ilhas de explosão demográfica dentro das metrópoles.
Um dado extraído do Censo do IBGE indica que, na última década, a população de favelas aumentou num ritmo quase três vezes superior à média brasileira. As maiores expansões ocorreram nas cidades de São Paulo, Belém e Rio de Janeiro. No Rio de Janeiro, enquanto a população cresceu a uma taxa de 0,74% ao ano na década passada, o número de habitantes de favelas aumentou a um ritmo de 2,4%. De acordo com os pesquisadores do IBGE, os fatores que podem ser apontados como responsáveis pelo crescimento populacional nesses bolsões, são: (com peso de 35%) foi o aumento da fecundidade, seguido pela imigração (com peso de 17%).Há outros elementos que, isoladamente, tiveram influência menor, como o aumento da expectativa de vida e a chegada de pessoas empobrecidas da própria cidade. Uma projeção feita pela Fundação Getúlio Vargas indica que a população favelada brasileira irá mais do que dobrar nos próximos dez anos caso o ritmo de crescimento populacional nessas áreas permaneça estável, poderá chegar a 13,5 milhões de pessoas.
Os números comprovam, porém, que existe um vínculo estreito entre o crescimento populacional e o desenvolvimento de uma economia. As mais pobres regiões brasileiras são as que têm as mais altas taxas de fecundidade. Nas mais ricas, é o oposto. A cidade com o menor índice de fecundidade do Brasil, São Caetano do Sul (SP), é a que apresenta a segunda maior renda per capita do país. O mesmo ocorre no âmbito das famílias: em lares onde a renda per capita não supera um quarto de salário mínimo, há em média cinco filhos, segundo o IBGE. Quando essa renda ultrapassa cinco salários mínimos, predomina o filho único. O alto número de filhos seria a razão da pobreza ou sua conseqüência? As duas coisas, respondem especialistas. Com muitos filhos, uma família com renda já escassa fica com o orçamento ainda mais espremido. As crianças são forçadas a largar os estudos para trabalhar e, assim, diminuem suas chances de superar a condição de pobreza. Sabe-se também que mulheres que não tiveram acesso ao estudo têm até três vezes mais filhos do que as que cursaram a universidade. "As altas taxas de fecundidade funcionam como uma espécie de combustível que faz girar um ciclo perverso de miséria", observa o economista Marcelo Neri, da FGV.

A Desaceleração do Crescimento Populacional
A Desaceleração

O processo de urbanização foi um dos fatores que contribuíram para refrear o aumento populacional no Brasil. Ao trocarem o campo pela cidade, as pessoas passaram a ter acesso a serviços públicos como saúde e educação. A universalização da previdência também influenciou na redução dos nascimentos, sobretudo porque fez arrefecer a crença, até hoje persistente em áreas rurais, de que a única fonte de renda na velhice viria do trabalho dos filhos – o benefício fez diminuir o temor dos brasileiros de chegar à velhice sem nenhum tostão. Um estudo feito na década de 70 chegou à curiosa conclusão de que as telenovelas foram outro fator a ajudar no encolhimento dos lares. "Como a maioria delas exibia famílias de dois filhos, o padrão acabou influenciando os casais", diz a demógrafa Elza Berquó, do Núcleo de Estudos da População da Unicamp, que participou da pesquisa na época.
Planejamento FamiliarA história das políticas de planejamento familiar é cheia de idas e vindas. Embora a distribuição de preservativos pelos hospitais públicos tenha começado nos anos 70, foi só a partir de 1996, por força de lei, que camisinhas e anticoncepcionais começaram a chegar sistematicamente às regiões mais pobres e distantes das grandes cidades. Agora, o governo federal está preparando um pacote de medidas, a ser anunciado ainda neste mês, que promete aumentar a opção de anticoncepcionais ofertados pelo Estado e dobrar o número de hospitais públicos que fazem esterilizações, hoje disponíveis em menos de 10% dos municípios brasileiros. A interferência governamental exige precisão cirúrgica para que não cause danos difíceis de reverter. O Brasil já exibe uma queda consistente nas taxas de crescimento populacional. Uma ação generalizada poderia acelerar perigosamente essa tendência. Demógrafos afirmam que é muito mais fácil diminuir a taxa de fecundidade do que aumentá-la.
A Situação da EuropaHá anos a Europa assiste à diminuição de sua população. A situação é particularmente grave em países como Itália, Espanha, Alemanha e Suíça, todos com crescimento populacional próximo de zero. Diante da perspectiva de diminuir, esses países passaram a implantar programas de estímulo à natalidade, que incluem de abatimento no imposto de renda a licença remunerada de até um ano para os candidatos a pais. Na Itália, que junto com a Espanha tem a menor taxa de natalidade da Europa (1,2 filho por casal), o problema ganhou proporções tão dramáticas que a Igreja resolveu interferir: "Italianos, façam filhos", foi o slogan da campanha lançada há dois anos. Nem o incentivo da Igreja Católica nem as benesses oferecidas pelo governo estão dando resultados. Projeções indicam que tanto a Itália quanto a Suíça estão prestes a ter crescimento populacional negativo. Ou seja, encolherão de fato. Assim como a Alemanha, a Itália já afrouxou as exigências para a entrada de imigrantes dispostos a trabalhar – a única maneira de manter a economia funcionando nos níveis atuais.
A Situação no BrasilNo Brasil, embora o crescimento populacional continue caindo, as regiões pobres e, sobretudo, as favelas vêem agravar-se fenômenos que apontam na direção contrária, como o aumento da gravidez na adolescência, por exemplo. O último censo mostrou que mulheres de baixa renda estão tendo filhos cada vez mais cedo. Nos últimos dez anos, aumentou em 42% o número de mães pobres na faixa de 15 a 19 anos. "A ação do governo tem de ser precisa e baseada em estudos que ataquem problemas localizados como esse", diz o demógrafo Paulo Murad Saad, da Divisão de Populações da Organização das Nações Unidas. Ou seja, regiões com diferentes níveis de instrução e riqueza têm de ser alvo de políticas específicas.

A bomba demográfica não vai explodir
A explosão malthusiana não aconteceu, o seu poder de detonação se esvaziou nas últimas três décadas. Texto original de Donald G. Macneil JR./ The New York Times pulbicado no jornal O Estado de São Paulo 5 de setembro de 2004
A População Mundial
Desde 1968, quando a Divisão de População da ONU previu que a população mundial, que esta agora em 6,4 bilhões, chegaria no ano de 2050, com no mínimo de 12 bilhões, este órgão tem constantemente revisado suas estimativas para baixo. Agora a previsão é que em 2050 a população mundial chegue a 9 bilhões. O que aconteceu ?Milhões de bebes morreram, de diversas causas, como, aids, malária, diarréia, pneumonia e até sarampo. Muito milhões foram abortados, para evitar o nascimento, ou, como na China e Índia, evitar uma menina, pois com o uso da tecnologia da ultra-sonografia é possível saber o sexo da criança. Mas os verdadeiros milhões que estão faltando são os bebes que nunca foram concebidos, pois no ocidente rico as mães estão trabalhando ou na faculdade e decidiram que não haveria recursos financeiros para manter três filhos na faculdade. Quase metade das pessoas do mundo vive nas cidades, e a criança não tem mais o mesmo significado da zona rural, quando uma criança significava mão de obra para o trabalho no campo. Além disso, medidas simples de saúde pública tais como represas para fornecer água limpa, vitaminas para as grávidas, lavagem de mão das parteiras, soro caseiro, vacinas e antibióticos ajudaram a dobrar a expectativa de vida no século XX, de 30 para 60 anos. Significando mais crianças, menos incentivo para gravides com mais freqüência. No final da década de 70, a taxa de natalidade média mundial era de 5,4 filhos por mulher, chegando em 2000 em 2,9.
Taxa de Reposição
Em condições normais (sem guerras, doenças etc.) um país precisa de uma taxa de fecundidade de 2,1 filhos por mulher para manter sua população estável. O exemplo mais conhecido de redução da população é a Itália, cujas mulheres antes eram símbolos de fecundidade em parte por causa das tradições camponesas do país e em parte por causa do catolicismo romano que não aceita o controle de natalidade. Em 2000, a taxa de fertilidade foi a mais baixa da Europa Ocidental - 1,2 nascimento por mulher. A expectativa é que até 2050 a população esteja 20% menor. A rica, liberal e protestante Dinamarca também ficou abaixo do nível ideal para substituição da população, que em 1970 apresentava uma taxa de 2 filhos por mulher, chega em 2001, com apenas 1,7 filhos por mulher. Na Albânia, o país mais pobre da Europa, a taxa de fecundidade era de 5,1 filhos por mulher em 1970, chega em 1999, com 2,1. Mesmo ao norte da África, região considerada a grande exceção da tendência ao encolhimento as taxas caíram. No Egito, por exemplo, onde a taxa foi 5,4 filhos por mulher em 1970, hoje não passa de 3,6. Na Tunísia e no Irã os números estão próximo de dois filhos.

China Reduz Taxa de Natalidade
As antigas idéias sobre a fertilidade asiática também são falsas , pois a China baixou a taxa de natalidade para o nível da França. A população do Japão esta diminuindo, a Coréia do Sul, um país essencialmente agrícola nos anos 50, com uma média de 6 filhos por mulher, após cinco décadas de industrialização, tem agora 1,7 filhos por mulher, uma taxa abaixo da taxa ideal para reposição da população, o que significa redução da população a médio prazo. Algumas populações podem desaparecer? Alarmados com essa tendência de redução da população, muitos países estão pagando para suas mulheres engravidarem. A Estônia paga um ano de licença maternidade. A Austrália propôs para o orçamento de 2004 uma ajuda de custo de US$ 2 mil por bebe nascido. No Japão as prefeituras começam a atacar o problema organizando excursões para solteiros. Metade do crescimento da população mundial esta em seis países: Índia, Paquistão, Nigéria, Indonésia, Bangladesh e China (apesar da redução da taxa de natalidade).

domingo, 24 de junho de 2007

Recursos naturais EXERCICIOS COMENTADOS

Questões de vestibular

Q1. D. É a única que associa corretamente a localização com o mineral.

Q2. a) Destinada, predominantemente, à exportação.
b) Desmatamento; retirada de solo fértil; assoreamento e contaminação dos cursos de água.

Q3. B. A região em destaque corresponde ao Quadrilátero Ferrífero, em Minas Gerais.

Q4. D. É a alternativa que melhor demonstra os resultados (não) alcançados pelo Projeto Grande Carajás.

Q5. E. Essa é um dos maiores riscos que corremos na atualidade: a perda de conhecimentos desenvolvidos por populações cujos saberes são pouco valorizados socialmente no Brasil;

Q6. D. A questão da biodiversidade assim como a dos mananciais de água nos trazem para o centro das discussões políticas e econômicas no século XXI.

Q7. a) 1880 – 1920. Concorrência da borracha asiática e produção irregular do Brasil.

b) A homogeneização da vegetação dificultou o crescimento das plantas, que ficaram mais expostas ao Sol; por outro lado, uma cultura homogênea aumenta as perdas de solos devido à intensidade e freqüência das chuvas na região, empobrecendo-os rapidamente; uma cultura homogênea favorece o desenvolvimento de predadores naturais.

Grandes temas da Geografia - EXERCÍCIOS CORRIGIDOS E COMENTADOS

Q1. A
Com o aumento do dióxido de carbono, há intensificação do efeito estufa, que se agrava quando se associa às ilhas de calor das grandes metrópoles.

Q2.
a) Porque as questões ambientais afetam o planeta como um todo, portanto não são problemas restritos a determinadas áreas, são globais.

b ) Efeito estufa: aumenta o calor em escala planetária; ocorrem, às vezes, bem distantes dos locais de emissão de poluentes, devido à circulação das massas de ar.

Q3. B
O regime político ditatorial, às vezes, até favorece maior degradação ambiental, uma vez que não é permitida contestação ou questionamento das decisões do Estado.

Q4. C
É a alternativa que melhor traduz as informações da tabela.

Q5. C
Caso uma nação viole os direitos humanos, não é justo, mas há a possibilidade de a nação adversária utilizar os mesmos métodos.

Q6. a) O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) mede o acesso da população de uma determinada região aos bens considerados mínimos para se manter um padrão de vida (segundo a ONU), são eles: renda per capita (corrigida pelo poder de compra), nível de escolaridade e expectativa de vida.

b) O Brasil, apesar de apresentar o maior produto interno bruto em relação aos demais países listados, possui um dos mais fortes sistemas de concentração de renda no mundo. Mesmo gerando muita renda, a ausência de sistemas distributivos mais equânimes dificulta o acesso à renda e repercute nos níveis de investimento social em programas de saúde e educação de grande abrangência, gerando déficits sociais e bolsões de pobreza. Os demais países citados, apesar de apresentarem PIBs inferiores ao do Brasil, possuem uma melhor distribuição de renda e, conseqüentemente, um melhor posicionamento no ranking mundial,
exceto a Colômbia.

Q7. A
As estratégias e exigências sugeridas têm aumentado o retorno de capital para os investidores.

Q8. O crescente intervencionismo inglês nas questões americanas, associado ao apoio concedido pela Inglaterra aos países que conseguiam a independência política.

Questões de vestibulares

Q1. A resposta dependerá da argumentação dos alunos.
Caso a resposta seja “NÃO”, a argumentação deverá enfocar, sobretudo, a ingerência dos EUA nos assuntos latino-americanos; as grandes desigualdades sociais e econômicas entre os países latino-americanos, assim como suas expressivas dívidas externas.
Caso a resposta seja “SIM”, a argumentação deverá enfocar aspectos associados à articulação de blocos regionais.

Q2. A
O poema escancara um dos maiores problemas da América Latina: a superexploração dos trabalhadores e a exploração predatória dos recursos naturais.

Q3. VVVF
A alternativa 4 é falsa, porque, com a Revolução Cubana, aumentaram as pressões dos EUA sobre a ilha, inclusive com a imposição de um boicote econômico que se mantém até os dias de hoje.

Q4. E
As economias latino-americanas, em geral (com algumas exceções, como o Brasil), possuem uma economia pouco diversificada e forte concentração em um determinado produto (café, na Colômbia: petróleo, na Venezuela, etc.).

Q5.
a) Queda nas exportações; fuga de capitais; crise econômica aguda.
b) Proximidade geográfica, interesses comerciais, união para o fortalecimento da região no contexto da Alca.

Q6. E
É a única alternativa que aponta corretamente os países assinalados no mapa.

Q7. A
O big stick foi uma política de intervenções na América Latina, durante o primeiro governo Roosevelt.

Q8. A
A crise dos mísseis está associada à aproximação entre Cuba e URSS em 1962.

EXERCÍCIOS DA 8ª SÉRIE - ESTUDO DE CASOS

2. Os movimentos separatistas eclodiram porque cada povo queria ou quer ser reconhecido e respeitado e não dominado.

3. a) Os limites da antiga Iugoslávia são:
ao norte – Itália, Áustria e Hungria;
a leste – Romênia e Bulgária;
ao sul – Albânia e Grécia;
a oeste – Mar Adriático.

b) A Croácia ficou com quase todo o litoral do Mar Adriático, deixando uma pequena parte para Montenegro-Sérvia.

4. No conflito da Bósnia, a comunidade internacional se envolveu na guerra com ajuda humanitária e o envio de uma missão de paz entre 1992 e 1995. Os capacetes azuis da ONU conseguiram refrear, em parte, a limpeza étnica e a formar cordões de segurança ao
redor das cidades bósnias em conflito.

5. Em Kosovo, quem manda de fato na área são as tropas da OTAN e uma missão da ONU.

7. a) O marechal Tito foi responsável pela manutenção da paz e da união da Iugoslávia durante anos. Adiversidade étnica não foi empecilho para o seu governo e, enquanto Tito esteve no poder, a Iugoslávia conseguiu um desenvolvimento econômico acima da média dos países do Leste europeu.
Quando se analisa a extensão dos ódios guardados pelos povos que viviam na Iugoslávia com a eclosão do conflito separatista, a avaliação do governo do marechal Tito ganha ainda maior importância. Por isso, ele é considerado o homem do século por Verissimo.

b) Eram os sérvios, croatas, macedônios, kosovares, eslovenios e bósnios.

c) Resposta pessoal.

Agora é com você

Q8. Letra A

Q9. (1) F
(2) F
(3) F
(4) V

Q10. Letra B

Q11.a) Esses países estão situados na Península Balcânica.
São respectivamente: a) Eslovênia; b) Croácia; c) Bósnia – Herzegovínia; d) Sérvia.
b) Conflitos étnicos, religiosos e os antagonismos entre grupos nacionais.
Desagregação Tito morre em 1980. O poder passa a ser exercido por um colegiado com representação de cada república e província e presidência rotativa. Slobodan
Milosevic, chefe do Partido Comunista Sérvio, anula a autonomia de Kosovo e Voivodina em 1989. Ao mesmo tempo, a Iugoslávia inicia uma transição para a economia de mercado, numa situação marcada pela queda do Muro de Berlim (1989) e pelo fim da URSS (1991).
Agravam-se as divergências entre a Sérvia e as demais repúblicas. Milosevic, eleito presidente sérvio em 1989, rejeita as declarações de independência da Eslovênia e da Croácia, aprovadas em 1991. O Exército iugoslavo, controlado pelos sérvios, invade brevemente a Eslovênia e ocupa um terço do território croata, iniciando uma guerra
que dura até 1992. A seguir, a Macedônia declarasse independente e Montenegro, em plebiscito, decide permanecer na Iugoslávia. Governada desde 1990 por uma coligação de bósnios muçulmanos, sérvios e croatas, a Bósnia-Herzegóvina proclama autonomia em março de 1992, após plebiscito boicotado pela minoria sérvia. Começa a guerra civil na república. A Iugoslávia não participa oficialmente, mas fornece apoio financeiro e
militar às milícias sérvias. Em maio de 2006, em um novo plebiscito, Montenegro opta por separasse da Sérvia.

c) São países importantes que poderão fazer parte da União Européia como a Eslovênia que já integrou ao bloco. A proximidade geográfica com os demais países da Europa.

12. Letra E

13. Letra D

14. Porque não está respeitando os direitos humanos.
15. Os desenhos representam exatamente a fragmentação da Iugoslávia. Hoje representada por 5 países: Eslovênia, Croácia, Bósnia-Herzegovínia, M

quarta-feira, 20 de junho de 2007

PROVA 1º ANO DIA 20-06-2007

01 – (FAAP) Algumas regiões brasileiras apresentam elevada porcentagem de população ativa ligada ao setor primário.
São atividades relacionadas:
a) à indústria de tecidos e alimentares.
b) à indústria automobilística e extrativismo.
c) à indústria petrolífera e à agricultura.
d) ao comércio e a agricultura.
e) à agricultura e à extração mineral.

02 - (FUVEST)

Assinale a alternativa que explica a tabela acima:
a) Devido à grande industrialização nas cidades, o período de 1940-1950 registrou as maiores taxas de crescimento da população urbana.
b) O intenso processo de modernização do campo explica o acentuado esvaziamento da população rural entre 1950 e 1960.
c) A forte industrialização registrada, no campo e na cidade, explica as taxas iguais de crescimento da população urbana e rural entres 1950 e 1960.
d) Após 1950, o processo de industrialização gerou forte migração da população do campo para a cidade, praticamente invertendo sua distribuição no final dos anos 80.
e) O avanço da industrialização no campo, interrompido nas duas últimas décadas, justifica a redução, pela metade, da população rural.

03 - (FUVEST) Considerando-se a distribuição da população mundial por atividades econômicas, é incorreto afirmar que:
a) a repartição da PEA pelos setores de atividades reflete o grau de desenvolvimento econômico;
b) o setor terciário apresenta-se em expansão em quase todos os países do mundo;
c) em diversos países subdesenvolvidos, o número de pessoas empregadas no setor secundário vem aumentando devido à existência de um processo de industrialização;
d) os países subdesenvolvidos apresentam geralmente um setor terciário hipertrofiado;
e) em todos os países subdesenvolvidos, de economia capitalista, o predomínio dos setores primário e secundário reflete o elevado poder aquisitivo da sociedade.

04 - (FAAP) A população do Brasil é:
a) irregularmente distribuída, predominando etnicamente o branco e etariamente o adulto;
b) de elevado crescimento vegetativo, elevado nível cultural e com predominância étnica do negro;
c) de alto crescimento vegetativo, com predominância dos mestiços e elevado consumo de energia;
d) regularmente distribuída, predominando os brancos e etariamente o jovem;
e) de grande crescimento vegetativo, etariamente jovem e com a predominância do branco.

05 - Sobre a imigração alemã (1850 – 1870) não é certo afirmarmos:
a) Radicou-se principalmente em Santa Catarina, no Vale do Itajaí e no Rio Grande do Sul, no Vale do Jacuí e Vale dos Sinos.
b) Praticaram a policultura, introduziram no país os minifúndios, ou pequenas propriedades.
c) São Leopoldo (RS), Novo Hamburgo (RS), Itajaí (SC), Brusque (SC), Joinville (SC), Colatina (ES) e Santo Amaro (SP) são localidades em que se fixaram um grande número de alemães.
d) Integrou-se facilmente na comunidade brasileira, especialmente nos estados sulinos de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
e) Influenciaram a alimentação, as construções e costumes, notadamente em Santa Catarina.

06 - (UNOPAR) Dos imigrantes que vieram para o Brasil, a maior contribuição populacional foi dada pelos:
a) portugueses e japoneses
b) italianos e alemães
c) alemães e espanhóis
d) japoneses e espanhóis
e) portugueses e italianos

07 - (Ufba) Com base na tabela e nos conhecimentos sobre populações e espaço geográfico, é correto afirmar:
(01) A atual taxa de crescimento da população mundial é maior nos países mais pobres do mundo subdesenvolvido, concentrados na África, na América Latina e na Ásia, sendo que, nesse último continente, se encontra a maior parte da população mundial.
(02) Os elementos fundamentais da dinâmica populacional são a fecundidade e a imigração, sendo o aumento acentuado do número médio de filhos, por mulher, o fator determinante do crescimento da população brasileira a partir dos anos 80 do século XX.
(04) A população da América do Sul, entre as décadas de 70 e 80, do século XX, viveu pressionada pela presença de ditaduras militares em vários de seus países, o que levou ao desaparecimento de milhares de cidadãos, vítimas de perseguição política.
(08) Na população da Oceania, verifica-se, nas duas últimas décadas, o processo de inclusão social das populações autóctones, especialmente a dos maoris da Nova Zelândia.
(16) A população da maioria dos países desenvolvidos da Europa, entre 2000 e 2005, passará a apresentar um crescimento vegetativo de 0%, e, como peculiaridade, deverá ter predominância de adultos e idosos em sua estrutura etária.
(32) Os países da América Anglo-Saxônica estão com sua população praticamente estável, e, graças à imigração, apresentam taxas de crescimento próximas de 1%/ano, as maiores entre as nações desenvolvidas do mundo.
(64) O crescimento demográfico da Europa é semelhante ao da América Latina, enquanto a Oceania se aproxima do crescimento populacional da África.
Resposta: 61

08 - (Ufc) Os riscos que o crescimento demográfico representa para a humanidade são diferenciados. Dependem dos interesses econômicos, do desenvolvimento social e das políticas internas que os diferentes países adotam para controlar a natalidade e a dimensão das famílias. Acerca dos riscos das diferentes formas de crescimento demográfico, e das intervenções dos governos para evitá-los, é possível afirmar, corretamente, que:
a) as altas taxas de natalidade aliadas à redução da mortalidade ocasionam a explosão demográfica manifestada, em especial, entre os países mais desenvolvidos.
b) os baixos índices de natalidade, associados à elevada mortalidade decorrente do envelhecimento da população, ocasionam as implosões demográficas, típicas de países ricos.
c) A redução da natalidade, motivada pelas políticas demográficas, em médio prazo leva à carência de mão-de-obra, ocasionando graves prejuízos à economia dos países onde ocorre.
d) A atual redução do crescimento populacional em áreas marginais aos rios e mares decorre do risco de furacões, enchentes e inundações a que estas áreas estão sujeitas.
e) A queda da mortalidade resulta da melhoria do padrão de vida das populações, mas ocasiona o crescimento demográfico que resulta em desemprego e déficit habitacional.

09 - (Espm) Comparando as três pirâmides etárias do Brasil, podemos afirmar que:
a) Houve uma forte queda de natalidade a partir dos anos 40.
b) O crescimento vegetativo aumentou na última década.
c) A revolução sanitária da globalização provocou drástica queda da mortalidade e o conseqüenteaumento do crescimento vegetativo.
d) O estreitamento da base indica diminuição percentual da população jovem.
e) O afunilamento do topo verificado no final do século XX indica aumento de expectativa de vida.

10- (Unifesp) Observa-se no Brasil atual um desequilíbrio entre gêneros na população brasileira, causado
a) pela maior presença de mulheres no mercado de trabalho, que gera violência doméstica contra mulheres, resultando em mais homens no Brasil.
b) pela violência urbana e pela maior exposição dos homens a acidentes, resultando no predomínio de mulheres no Brasil.
c) pelo crescente desemprego estrutural e de separações, o que leva ao aumento de suicídio de mulheres e ao predomínio masculino entre a população brasileira.
d) pela escolaridade mais elevada e pelos melhores salários pagos às mulheres, o que leva homens aos negócios ilícitos e à sua morte, levando à maior presença feminina.
e) pelo extermínio de homens líderes sindicais e pelo confinamento de mulheres como escravas brancas, que geram um saldo populacional positivo de mulheres no país.

11 - (Uem) Leia com atenção a notícia que se segue:
França pagará 750 euros mensais por terceiro filho
O governo francês irá pagar uma licença de 750 euros (cerca de R$ 2.050,00) por mês durante um ano a famílias que decidirem ter um terceiro filho, anunciou ontem o primeiro ministro do país, Dominique Villepin. Folha de S. Paulo, 23/09/2005. Folha mundo, p. A-16.
A medida anunciada pelo governo francês está diretamente relacionada
a) à política anti-imigração (xenófoba) e de purificação racial adotada pela França nas últimas décadas.
b) às elevadas taxas de natalidade verificadas no país e em toda a Europa.
c) à sobrecarga no sistema de previdência social francês, em que um número cada vez menor de jovens precisa sustentar um número cada vez maior de aposentados.
d) à aproximação do governo francês com as idéias da Igreja Católica, que proíbe o uso de métodoscontraceptivos não naturais.
e) à idéia imperialista de que o poderio econômico de uma nação está diretamente ligado ao tamanho de sua população.

12 - (Pucpr) Leia o texto a seguir:
“...Por causa da retração observada entre as famílias da classe média e alta, a cidade São Paulo está próxima de ver o que há pouco tempo se imaginava impensável: reduzir sua população. É uma tendência que já se percebe em algumas metrópoles brasileiras. Como chegam menos imigrantes e nascem menos crianças, o crescimento populacional paulistano está abaixo de 1,9%, fronteira da chamada taxa de reposição – morre mais gente do que nascem crianças ou chegam imigrantes. Os mais abastados, com as famílias encolhidas, sentem-se ilhadas diante da pobreza crescente, com as famílias ampliadas. ...”(DIMENSTEIN, Gilberto. A geração dos filhos únicos. Folha de São Paulo, 09/11/2003.)
A respeito do tema tratado e com base no conteúdo do texto, é correto afirmar:
I. Embora não ocorra na mesma proporção nas famílias de diferentes classes sociais, tem-se constatado nos últimos recenseamentos uma redução no número de filhos por casal.
II. Já se percebe uma mudança de tendência no crescimento populacional de algumas metrópoles brasileiras, inclusive em São Paulo, a maior entre todas, onde há uma acentuada desaceleração no ritmo do crescimento vegetativo da cidade.
III. Em conseqüência do aumento de postos de trabalho, decorrente da tendência neoliberal da economia brasileira, na última década do século XX e no início do século XXI registra-se um significativo aumento de novos imigrantes em São Paulo, provenientes principalmente do interior do Nordeste do país.
IV. A diminuição do tamanho das famílias, sobretudo as das classes média e alta, se relaciona, entre outras causas, com o fato de a população brasileira ser cada vez mais urbana, bem como com o crescente enquadramento da mulher no mercado de trabalho.
V. A redução do número de filhos se manifesta como um fenômeno temporário, de curto prazo, associado diretamente à crise econômica atual que aflige o país, mas que não pode ser avaliado como uma tendência ou uma nova característica da demografia brasileira.
Estão corretas:
a) apenas I e III.
b) apenas I, II e III.
c) apenas I, II e IV.
d) apenas II, III e V.
e) II, III, IV e V.

PROVA 2

01 - (UNIVALE) Sobre a ‘população’ a alternativa verdadeira é:
a) Densidade demográfica é a divisão da população relativa pela área do local.
b) A população relativa é o número total de habitantes de um local.
c) Pode-se chamar uma área ou região de populosa quando ela possui uma grande população absoluta.
d) As áreas onde a população absoluta é grande são chamadas de áreas de grande concentração populacional.
e) As áreas anecumênicas são aquelas de grande concentração populacional. Geralmente são áreas urbanas, de grande concentração industrial.

02 - (UNISA) Lendo as frases seguintes:
I. Será subpovoado o país que oferecer mais empregos anualmente aos indivíduos que se apresentam no mercado de trabalho, fazendo com que o aumento da população não crie pressões sobre a produção.
II. Será superpopuloso, mesmo com densidade demográfica reduzida, o país que não absorver a mão-de-obra posta à venda no mercado de trabalho.
Verificamos que o Brasil:
a) está no caso I;
b) está no caso II;
c) está no caso I ao norte e no caso II ao sul;
d) está no caso I no interior e no caso II nas zonas litorâneas;
e) esteve no caso II até a década passada, encontrando-se na caso I atualmente.

03 - (FGV)
Estudos recentes sobre a população brasileira explicam a situação apresentada na tabela acima, como resultado da:
a) diminuição da entrada de imigrantes, desde 1950, e da concentração da renda nacional;
b) queda da taxa de fecundidade das mulheres, associada a um mínimo de programação familiar;
c) grande concentração da renda após 1970, acentuando o aumento da taxa de mortalidade infantil;
d) queda do índice de fertilidade da mulheres, nas duas últimas décadas, e o aumento da taxa de mortalidade infantil.
e) diminuição da entrada de imigrantes, desde 1950, associada à saída de brasileiros para o exterior, em busca de melhores condições de vida.

04 - Escolha as alternativas corretas e que justificam a diminuição acentuada na imigração do Brasil a partir da década de 1930.
(1) A crise da Bolsa de Valores de Nova York e a conseqüente crise econômica do Brasil.
(2) As medidas constitucionais de 1934 e 1937 regulamentando e restringindo a imigração.
(4) A cota dos 2%, medida segundo a qual a partir de 1934 só poderia entrar no Brasil 2% do total de imigrantes de cada nacionalidade entrados nos últimos 50 anos.
(8) Dificuldades impostas pelos países de emigração para evitar a saída de indivíduos.
(16) A Lei Eusébio de Queiroz, proibindo o tráfico de escravos.

SOMA: 31

05 - (MED. ABC) “Muitos colonos gaúchos e catarinenses estão ajudando na conquista de uma nova fronteira agrícola: a região de Dourados, responsável por 50% da produção de soja de Mato Grosso do Sul. Rondônia, nossa última fronteira, recebeu, nos últimos três anos, cerca de 200.000 migrantes. Só 10% de sua população economicamente ativa nasceu ali.” (Jornal da Tarde,de 16/5/81)
Identifique, no mapa abaixo, a seta que corresponde à direção do fluxo populacional descrito no texto anterio

a) 5
b) 3
c) 3
d) 1
e) 4

06 - PUC) Entre os fatores que impulsionaram a migração européia para o Brasil entre 1870 - 1930, podemos excluir:
a) o desenvolvimento da cafeicultura;
b) as iniciativas dos fazendeiros de auxiliar colonos;
c) a abolição da escravatura e a conseqüente liberação da mão-de-obra;
d) a unificação política e industrialização tardia da Itália;
e) a Primeira Guerra Mundial.

07 - (Ibmec)
“As casas dos peninsulares apresentavam ainda um caráter mais definitivo que as dos japoneses. Eram pequenas, mal dando para abrigar as famílias, tinham poucos móveis, mas denotavam uma preocupação com a higiene e a estética, como chama a atenção um observador nipônico: (...) Os italianos eram os primeiros no conservar a casa limpa, especialmente a cama, enchendo o colchão com bastante palha de milho e forrando-o com lençol alvíssimo (...) Nesse ponto diferiam muito dos japoneses dispostos a economizar o que quer que fosse. Estes, quase sem exceção sacrificavam o presente na pressa que tinham pelo futuro. Além disso, com a diferença no modo de viver, nem sabiam como dispor os móveis da casa e muito menos, como os imigrantes italianos, exibir ostensivamente camas esplêndidas em locais visíveis”. (ALVIM, Zuleika. Imigrantes: A vida privada dos pobres do campo. In: SEVCENKO, Nicolau (org.). História da vida privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. pp. 258-259.)
A partir do fragmento acima pode-se dizer que:
a) a vida do imigrante, no Brasil, foi marcada pelo contraste existente entre os costumes das diferentes nacionalidades imigrantes e destes com a nova terra.
b) a chegada dos imigrantes ao Brasil foi marcada por constantes dificuldades, entre elas a longa viagem e a quarentena obrigatória na Hospedaria dos Imigrantes.
c) a estadia das famílias imigrantes era definida pelos cafeicultores, que construíram grandes galpões para servirem de dormitório a todos os trabalhadores estrangeiros.
d) o cotidiano dos imigrantes estava marcado pela facilidade com que se ambientaram às novas terras e aos novos costumes, sobretudo na moradia e na alimentação..
e) o trabalho do imigrante estava ligado a uma vida dura no interior das fábricas recém implantadas nos bairros de São Paulo, tais como Mooca, Brás e Barra Funda.

08- (Unifesp) O lamentável episódio que culminou no assassinato do brasileiro Jean Charles de Menezes em Londres remete à lembrança de que o Brasil é um país de emigrantes. Os principais destinos de brasileiros geraram denominações como “brazucas”, “dekasseguis” e “brasiguaios”, que são associados, respectivamente, a brasileiros que foram para:
a) Estados Unidos, Japão e Paraguai.

b) União Européia, China e Bolívia.

c) Reino Unido, Coréia do Sul e Paraguai.

d) Estados Unidos, Coréia do Sul e Bolívia.

e) Reino Unido, Japão e Equador.

09 - (Ufsc) Com base na tabela que trata da população absoluta e relativa dos países mais populosos do mundo, e nos seus conhecimentos sobre esse assunto, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
OS PAÍSES MAIS POPULOSOS DO MUNDO

01. O Brasil é um país bastante povoado. 02. O Brasil é um país populoso. 04. O Brasil é um país populoso e bastante povoado. 08. Comparado aos principais países mais populosos do mundo, o Brasil possui uma baixa população relativa. Resposta:10

10 - (Puc-rio) A taxa de crescimento populacional atual da Rússia é negativa: a população do país diminuiu em 286 mil pessoas no primeiro quadrimestre deste ano. O número de mortes no país é, em média, 70% superior ao número de nascimentos. A diminuição vem ocorrendo desde o desmantelamento da União Soviética, em 1991.
Essa situação é decorrência:
a) dos fluxos migratórios em direção à Europa Ocidental;

b) da rigorosa política de governo de controle da natalidade;

c) do aumento da mortalidade na base e no corpo da pirâmide etária;

d) do elevado número de idosos e da baixa taxa de fecundidade;

e) das mudanças ocorridas na economia do país a partir da desestruturação da União Soviética.

11 - (Mack)
Os dados citados nas colunas I, II e III da tabela representam, respectivamente,
a) taxa de urbanização, percentual da população com mais de 60 anos e esperança de vida. b) percentual da população com mais de 60 anos, taxa de fecundidade e esperança de vida. c) percentual da população com mais de 60 anos, taxa de mortalidade infantil e esperança de vida. d) percentual de trabalhadores no setor primário, taxa de mortalidade infantil e índice de urbanização. e) índice da PEA (População Economicamente Ativa), taxa de crescimento vegetativo e índice de urbanização.

12 - (Uerj)
As mudanças na estrutura demográfica brasileira projetada no gráfico, de natureza quantitativa, exigem do Estado a implementação de novas políticas sociais. Uma mudança demográfica evidenciada pelo gráfico e um adequado programa social para o seu enfrentamentoestão apresentados na seguinte alternativa:
a) redução do total de jovens – promoção da saúde da mulher

b) declínio do crescimento populacional – planejamento familiar

c) queda da taxa de fecundidade – requalificação de mão-de-obra

d) diminuição do índice de mortalidade – incentivo ao aumento da natalidade

terça-feira, 19 de junho de 2007

Gabarito prova 3º ano 19-06-2007

01 - (Uel) De acordo com o IBGE, entre 1976 e 2002, a participação das mulheres na população economicamente ativa passou de 29% para 43%, embora a proporção daquelas empregadas formalmente não tenha aumentado significativamente. Essa situação não é peculiar ao Brasil, pois em termos mundiais, predomina a participação feminina no setor de serviços.
Com base nos conhecimentos sobre o tema, é correto afirmar que o poema e o texto:
a) Apontam que, apesar das conquistas femininas ao longo do século XX, permanecem condições de subordinação e desigualdade de oportunidades nas relações de gênero no Brasil. anulada
b) Contrapõem-se, pois enquanto o poema aponta o caráter essencialmente positivo das conquistasfemininas no mercado de trabalho formal, o texto critica a inércia das mulheres frente à sua condição social.
c) Dissimulam a situação histórica da mulher brasileira, enaltecendo sua maior participação nosetor de serviços.
d) Convergem no fio condutor da abordagem, por advertirem que a resignação feminina aprisionaas mulheres em um círculo de carências materiais pronunciadas.
e) Enfatizam a proeminência do apreço à liberdade pelo gênero feminino, o que resulta na opçãopreferencial das mulheres pelo trabalho informal.

02 - (Uepb)
Mecatrópolis (Rilves Lisoul)[...] Realmente sinto-me pra trás.E ciente cada vez maisDe que a evolução é insustentávelAos calos das minhas mãos.Não conheço o toque das teclasSinto-me despido!Hoje fui despedido.Como enfrentar minha esposa,Meus filhos... Coitados!
Observe a perspicácia com a qual o poeta traduziu a realidade do momento atual e assinale com V ou com F as proposições, conforme sejam respectivamente verdadeiras ou falsas em relação à leitura do fragmento do poema.
( ) A revolução técnico-científica está constantemente criando novas profissões e oportunidades de emprego.
( ) A revolução técnico-científica reduz os postos de trabalho e exclui o trabalhador menos qualificado, expandindo o desemprego e o sub-emprego.
( ) O domínio da ciência e da técnica na sociedade contemporânea exige das pessoas maior qualificação e constante atualização, tornando-se excludente para aqueles que não tiveram condições de acompanhar tal processo.
( ) O discurso dos atores hegemônicos nos faz crer que o desemprego e a pobreza são conseqüências do despreparo da mão-de-obra para enfrentar o mercado globalizado, levando o trabalhador a assumir a culpa por um problema que, na verdade, é estrutural.
A seqüência correta das assertivas é:
a) F V V F
b) V V V F
c) V F F F
d) F F F V
e) F V V V

03 - (Pucrio) As últimas décadas do século XX assistiram a uma revolução nos sistemas de produção e de trabalho. As opções abaixo apresentam algumas das conseqüências dessas mudanças, À EXCEÇÃO:
a) da substituição do trabalho humano por robôs flexíveis e programados.
b) da substituição, na ocupação da mão-de-obra, do setor de serviços pelo setor industrial.
c) do comando de sistemas de produção por computadores e programas sofisticados.
d) da produção altamente concentrada combinada com uma flexível integração de empresas subcontratadas.
e) do redimensionamento da escala de produção em função de mega-mercados ou mercados mundiais.

04 - (Uem) Assinale o que for correto sobre a educação formal e a informal, a formação profissional e o emprego nas sociedades modernas.
01) O aumento do desemprego evidencia-se nos países menos desenvolvidos, nos quais não houve adequação da formação profissional às inovações tecnológicas. Nos países desenvolvidos, porém, a qualificação profissional permite o acesso de toda a população ativa ao trabalho.
02) As universidades não são mais os únicos agentes de transmissão e de atualização de conhecimentos técnicos de nível superior. Muitas empresas preferem atualizar ou treinar os seus funcionários através de programas desenvolvidos dentro da própria organização.
04) O conceito de alfabetização está mudando, no Brasil. Antes, era considerado alfabetizado aquele que sabia ler e escrever o básico. O analfabeto dos novos tempos será o indivíduo que, embora sabendo ler palavras, for incapaz de, por exemplo, compreender um manual de instruções.
08) Cada vez mais, as empresas exigem que os funcionários se enquadrem em uma estrutura de ensino permanente, capaz de mantê-los atualizados para o desempenho das suas funções.
16) A informática fez surgir novas profissões e atividades diversas, muitas delas ligadas à divulgação de informações e de imagens, ao marketing e ao comércio eletrônico, entre outras.
32) A globalização e a robotização criaram novas frentes de trabalho, nos países desenvolvidos. É nesse contexto que grandes levas de africanos e de sul-americanos são requisitados para ocupar vagas de emprego junto à Comunidade Européia.
Resposta: 2 + 4 + 8 + 16 = 30

05 - (Uerj) "Não parecem ter desaparecido plenamente todas as formas tradicionais e degradantes do trabalho, muitas vezes constituindo-se justamente como fonte geradora de maiores ocupações.(...) O capitalismo tenderia a produzir ocupações precárias em profusão, a despeito da geração de empregos com conteúdo de trabalho mais elevado." (Adaptado de POCHMAN, Marcio. "O emprego na globalização". São Paulo: Boitempo, 2001.)
A partir da associação entre a charge e o texto, uma causa e uma conseqüência identificáveis nas tendências do mercado de trabalho brasileiro, ao longo das últimas décadas, são respectivamente:
a) desemprego e tentativa de inserção no setor formal
b) instabilidade econômica e busca de trabalho informal
c) retração industrial e retorno a ocupações no setor primário
d) crescimento urbano e desenvolvimento de estratégias coletivas de sobrevivência


06 - (Ibmec) A Revolução Industrial, ocorrida a partir de meados do século XVIII, se caracterizou em seu início pelo desenvolvimento tecnológico em algumas áreas. Dentre elas podemos destacar:
a) o desenvolvimento da indústria química e da mineração, com o uso do aço na indústria pesada e aproveitamento do carvão como combustível.
b) desenvolvimento da indústria têxtil com aproveitamento das máquinas a vapor e da indústria naval com o desenvolvimento do aço e alumínio.
c) incremento da indústria com o aproveitamento da energia elétrica e da ferrovia como meio de transporte.
d) crescimento do setor de mineração e metalurgia com ferro, aço e alumínio, além do início do uso do petróleo como combustível.
e) o desenvolvimento da máquina a vapor, dos teares mecânicos (algodão), da mineração (carvão) e da metalurgia (ferro).

07 - (Fgv – economia) Observe a tabela para responder à questão.

A leitura da tabela e os conhecimentos sobre o contexto econômico mundial permitem afirmar que
a) a diminuição das desigualdades mundiais deverá ocorrer com a liberalização econômica e o crescimento do comércio entre blocos.
b) há uma forte relação entre o processo de concentração da produção industrial e o aumento das diferenças sociais no mundo.
c) o crescimento econômico não é suficiente para promover a distribuição mais eqüitativa da riqueza, pois a China continua apresentando o maior percentual de pobreza do mundo.
d) atualmente, a teoria neomalthusiana é retomada para explicar os desequilíbrios sociais contemporâneos, pois as populações mais pobres são as de maior crescimento natural.
e) o processo de globalização é assimétrico e, nestas últimas décadas, tem aumentado a desigualdade socioeconômica mundial.

08 - (Puccamp) Observe a charge e as afirmações abaixo.
I. Atualmente, os habitantes dos países situados no hemisfério Norte têm condições de existência muito superiores àqueles que vivem no hemisfério Sul.
II. A revolução técnico-científica-informacional realizada nos países ricos aprofundou o abismo socioeconômico existente entre o Norte desenvolvido e o Sul subdesenvolvido.
III. A pobreza e a desigualdade social têm origem no sistema capitalista que possibilita a alguns concentrar riqueza.
IV. As pressões exercidas pelas populações do Sul permitirão que, já na próxima década, ocorra um equilíbrio entre o consumo de bens pelos habitantes do Norte e do Sul.A charge e seus conhecimentos sobre a economia mundial permitem concluir que estão corretas SOMENTE
a) I e II
b) I e III
c) I e IV
d) II e III
e) III e IV

09 - (Unicamp) A imagem ao lado ilustra “o encolhimento do mapa mundo graças a inovações nos transportes que ‘aniquilam o espaço por meio do tempo’”. (David Harvey, A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993, p. 220.)
a) De acordo com a imagem e o texto acima, qual o significado da expressão “encolhimento do mapa mundo”?
b) Relacione o uso dos barcos a vela com as mudanças na cartografia e no conhecimento geográfico da Terra no início da Idade Moderna.
c) Além de locomotivas e barcos a vapor, cite um outro meio de transporte introduzido entre 1850 e 1930.
a) O desenvolvimento dos meios de transporte, sobretudo o aumento da velocidade e capacidade, encurtou o tempo das viagens, gerando a noção de “encolhimento do mapa do mundo”
b) O uso de barcos a vela, sobretudo as caravelas e velas latinas, no início da Idade Moderna possibilitou viagens mais longas e ultramarinas, resultou em novas rotas para o oriente e descobrimento da América. Assim permitiu o desenvolvimento e aprimoramento dos conhecimentos geográficos e mapas mais precisos e completos a partir de uma nova visão do planeta.
c) Automóvel ou avião.

10 - (Urca) Assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas, e indique a opção que as apresenta na ordem correta:
( ) globalização consiste em uma crescente interdependência das economias de todas as nações;( ) revolução técnico-científica representa uma nova fase do processo de modernização industrial e tecnológica, baseada na informática, na biotecnologia, na robótica e na microeletrônica;
( ) costumava-se dividir o espaço mundial em: Primeiro Mundo ou países periféricos; Segundo Mundo ou países capitalistas e Terceiro Mundo ou países socialistas;
( ) pode-se dizer que a Guerra Fria intermediava e obscurecia a oposição Norte-Sul, pois os países periféricos eram vistos apenas como um campo de disputas entre o capitalismo e o socialismo;
( ) por ser um país de dimensões continentais e distante do continente asiático, o Brasil não foi afetado pelas mudanças econômicas ocorridas com a globalização econômica.
a) V; V; F; V; F;
b) V; F; V; V; V;
c) F; V; F; F; V;
d) V; F; F; F; V;
e) F; F; V; V; F.

PROVA 2

01 - (Uem) Sobre o papel desempenhado pela mulher na sociedade e no mercado de trabalho, assinale aalternativa INCORRETA.
a) Entre os pressupostos defendidos pelo movimento feminista que, durante o século XX, eclodiu em diversas regiões do mundo, destaca se a idéia de que a subordinação do sexo feminino é, na maioria das vezes, uma opção da mulher e que, assim, deve ser respeitada.
b) A participação feminina na população economicamente ativa é elevada nos países centrais ou desenvolvidos e baixa nos países periféricos, tendo sofrido significativo aumento nos países subdesenvolvidos industrializados.
c) Profissionalmente, as mulheres ocupam cada vez mais setores antes reservados aos homens. Emmuitos países, entretanto, a discriminação e a condição de submissão persistem.
d) Entre as condições ainda desfavoráveis às mulheres, podemos citar a “dupla jornada de trabalho”, na qual agregam trabalho remunerado ao trabalho doméstico não remunerado.
e) As regiões onde a desigualdade entre os sexos é mais extrema e com forte submissão femininasão a África e a Ásia, em geral, salvo algumas poucas exceções.

02 - (Uepb)


Observe a foto e assinale a alternativa que faz a correta leitura da realidade aí retratada:
a) A mão de obra infantil é importante na complementação de renda das famílias pobres, daí a necessidade de regulamentação do trabalho infantil.
b) A dificuldade do primeiro emprego exige que os jovens cedo procurem uma profissionalização.
c) O trabalho infantil evita que a criança fique na rua, exposta ao tráfico e ao crime, daí sua importância na formação de um adulto correto.
d) Crianças do terceiro mundo são obrigadas a trabalhar desde cedo, em muitos casos em regime de semi-escravidão ou mesmo de escravidão, sofrendo maus tratos, sem remuneração e em atividades insalubres.
e) Crianças a partir de dez anos que exercem atividades remuneradas já passam a compor a populaçãoeconomicamente ativa do país.

03 - (Uerj) A eliminação do trabalho infantil é um dos principais desafios para os países em desenvolvimento, pois tem impacto direto sobre os seguintes indicadores sociais:
a) redução do índice de analfabetismo e retração da mortalidade infantil.
b) aumento da taxa de escolaridade e redução do crescimento populacional.
c) aumento da taxa de crescimento populacional e elevação da renda per capita.
d) elevação do índice de desenvolvimento humano e aumento da taxa de fecundidade.

04 - (Mack) Com a informatização e o desenvolvimento de novas tecnologias, é o setor que mais emprega mão-de-obra no mundo e continua apresentando crescimento acelerado. Nele podem observar-se os efeitos da revolução técnico-científica na qualificação da mão-de-obra, onde o homem deixa de ser uma engrenagem, em vez de tarefas mecânicas pode exercer um trabalho mais criativo.
O setor referido no texto é o
a) de tecnologia de ponta.
b) siderúrgico.
c) de micro-informática.
d) terciário.
e) eletro-eletrônico.

05 - (Unirio) Mudanças nas estruturas sócio-espaciais de um país podem ser sentidas por meio da dinâmica de seu mercado de trabalho. Com relação ao mercado de trabalho brasileiro, podemos afirmar que
a) a modernização do parque industrial condicionou um significativo aumento relativo da população empregada no setor Secundário.
b) o emprego industrial tem mais importância relativa no Rio de Janeiro do que em São Paulo, onde a administração pública tem maior participação na absorção da força de trabalho.
c) a expansão do emprego nas metrópoles brasileiras a partir da década de 1980, refletem uma situação da conjuntura econômica do país.
d) o mercado de trabalho, na era da informação, exige menor qualificação, a capacidade de manipular programas de computador e o conhecimento rudimentar da língua inglesa.
e) as formas de absorção da mão-de-obra feminina pelo mercado de trabalho configuram um padrão de integração discriminatório da mulher na economia.

06 - Ufsc) A partir dos gráficos abaixo e com base na economia mundial, assinale a(s) proposição(ões) CORRETA(S).
01. As maiores empresas transnacionais têm sede nos países desenvolvidos.
02. O FMI e o Banco Mundial financiam recursos para os países subdesenvolvidos.
04. Entre as dez maiores dívidas externas, existem países dos cinco continentes.
08. Apesar da dívida externa da Argentina estar entre as dez maiores do planeta, o país sempre apresentou grande estabilidade econômica.
16. Em face do tamanho da sua dívida externa, o Brasil vem apresentando nos últimos anos dificuldades de investimento em várias áreas, dentre elas, o setor social.
Resposta: 1+ 2 (3)

07 - (Uft) É INCORRETO afirmar que a globalização da economia mundial se caracteriza, na atualidade,
a) pela atuação de corporações transnacionais, que estendem suas redes produtivas, comerciais e administrativas por diversos países.
b) pelo acirramento da concorrência em escala planetária, em razão da crescente liberalização dos mercados nacionais.
c) pelo crescimento dos fluxos globais de mercadoria, em decorrência, sobretudo, do crescimento dos investimentos diretos no estrangeiro.
d) pela perda de importância da divisão internacional do trabalho, acompanhada, de perto, pela extinção das especializações produtivas das economias nacionais.

08 - (Unicamp) A imagem ao lado ilustra “o encolhimento do mapa mundo graças a inovações nos transportes que ‘aniquilam o espaço por meio do tempo’”. (David Harvey, A condição pós-moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1993, p. 220.)
a) De acordo com a imagem e o texto acima, qual o significado da expressão “encolhimento do mapa mundo”?
b) Relacione o uso dos barcos a vela com as mudanças na cartografia e no conhecimento geográfico da Terra no início da Idade Moderna.
c) Além de locomotivas e barcos a vapor, cite um outro meio de transporte introduzido entre 1850 e 1930.
a) O desenvolvimento dos meios de transporte, sobretudo o aumento da velocidade e capacidade, encurtou o tempo das viagens, gerando a noção de “encolhimento do mapa do mundo”
b) O uso de barcos a vela, sobretudo as caravelas e velas latinas, no início da Idade Moderna possibilitou viagens mais longas e ultramarinas, resultou em novas rotas para o oriente e descobrimento da América. Assim permitiu o desenvolvimento e aprimoramento dos conhecimentos geográficos e mapas mais precisos e completos a partir de uma nova visão do planeta.
c) Automóvel ou avião.

09 - (Uerj) Nos últimos doze meses, a taxa de desemprego de fevereiro também foi a mais alta. O pico anterior ocorreu em outubro do ano passado, mês seguinte aos atentados terroristas aos EUA. (Jornal do Brasil, 28/03/2002)
O gráfico indica a variação do desemprego, durante o período assinalado, e estabelece uma relação entre a dinâmica do desemprego na Região Metropolitana de São Paulo e os atentados terroristas de setembro nos EUA. Isso sugere uma possível relação entre os dois processos, num contexto de economia globalizada.
Os EUA têm enorme influência econômica no restante do mundo, fundamentalmente, porque:
a) exportam armas e veículos de guerra para os países periféricos
b) importam bens manufaturados das áreas metropolitanas do Hemisfério Sul
c) centralizam parte significativa do comércio e dos fluxos de capital no mundo
d) distribuem ajuda humanitária para as economias emergentes do Terceiro Mundo

10 - (Fgv) Observe a figura para assinalar a alternativa correta.
Na figura acima estão representados:
a) Os centros econômicos do capitalismo mundial e os fluxos das maiores rotas aéreas.
b) Os pontos da rede geográfica global, inseridos em territórios nacionais, e os fluxos econômicos e informacionais que interligam a rede.
c) Os centros econômicos do capitalismo mundial e os fluxos internacionais conhecidos como "migração de cérebros".
d) Os pontos da rede geográfica global, inseridos em territórios nacionais, e os fluxos das maiores rotas aéreas.
e) Os maiores centros operadores de Bolsa de Valores no mundo e os fluxos econômicos e informacionais que interligam a rede.

quinta-feira, 7 de junho de 2007

PROVA 2º ANO DIA 06-06-2007

01 - (Ufjf) Leia, com atenção, o texto a seguir:
“Segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA, 2005), este tipo de agricultura produz hoje 40% da riqueza gerada no campo no Brasil, correspondente a aproximadamente R$ 57 bilhões. São cerca de quatro milhões de agricultores (84% dos estabelecimentos rurais brasileiros) que vivem em pequenas propriedades e produzem a maior parte da comida que chega à mesa dos brasileiros. Quase 70% do feijão vêm desta atividade, assim como 84% da mandioca, 58% da produção de suínos, 54% do leite bovino, 49% do milho e 40% das aves e ovos. Além disso, é um importante instrumento para manter os trabalhadores no campo.Em 2003, o PIB do setor cresceu 14,31% em relação ao ano anterior. Além de ser a base de importantes cadeias de produtos protéicos de origem animal, sendo majoritária no caso do PIB da Cadeia Produtiva dos Suínos (58,8% do PIB total desta cadeia), do Leite (56%) e das Aves (51%).” Fonte: www.mda.gov.br
Marque o conceito que adequa-se CORRETAMENTE às informações:
a) Latifúndio de exploração
b) Monocultura de subsistência
c) Agricultura familiar
d) Agricultura de plantatione) Agricultura de terraceamento

02 - Numere a 2ª coluna de acordo com a 1ª :
I – Plantation
II - Agricultura coletivista ou socialista
III – Agricultura itinerante
IV – Agricultura de jardinagem
V – Agricultura extensiva
VI – Agricultura intensiva

(IV ) Sistema tradicional com técnicas um pouco mais aprimoradas (irrigação, adubação), propriedades muito pequenas e mão-de-obra numerosa. Apesar de o arroz ser predominante é também um sistema policultor.
( I ) Sistema agrícola baseado na monocultura latifundiária com mão-de-obra numerosa e produção em larga escala voltada para o mercado externo.
( III ) Sistema agrícola arcaico que utiliza técnicas rudimentares (queimada, enxada, rotação de terras) e apresentando baixa produtividade. É uma policultura rudimentar de subsistência.
( V ) Agricultura caracterizada pela elevada mecanização, mão-de-obra reduzida e qualificada, presença de “cinturões” (áreas especializadas em determinados produtos e
produção em larga escala para o mercado.
(VI ) Sistema agrícola baseado na pequena e média propriedade, mão-de-obra qualificada, elevada utilização de adubos químicos, boa produtividade, boa mecanização e técnica de rotação de culturas.
(II ) Agricultura baseada na apropriação coletiva ou estatal da terra e da produção.

03 - (Ufmg) Considerando-se a agricultura comercial praticada no Brasil, é INCORRETO afirmar que
a) o agronegócio constitui um canal de entrada do capital internacional na agricultura brasileira e, assim, contribui para a subordinação de grande parte dessa atividade aos interesses estrangeiros.
b) a agricultura de exportação reúne, em reduzidos espaços, grande diversidade de culturas visando a atender às exigências do mercado.
c) as áreas agrícolas de incorporação recente apresentam estrutura fundiária concentrada e exigem elevados investimentos por hectare cultivado.
d) as últimas safras agrícolas justificam a expressão .celeiro mundial. atribuída ao País e contribuem para a liderança deste na exportação de vários produtos alimentares.


04 - “No Brasil, a fronteira é um espaço ainda não estruturado, gerador de realidades novas e dotado de” elevado potencial político. O dado fundamental da “fronteira” é sua potencialidade: dependendo da forma de apropriação das terras livres, das relações sociais e dos tipos e interesses dos agentes sociais aí constituídos ter-se-á a formação de projetos políticos distintos.”
Está implícito no texto que a fronteira é:
a) uma região estratégica tanto para o Estado como para o capital, que se empenha em sua rápida estruturação e integração ao espaço global.
b) um esforço de iniciativa privada, no sentido de garantir a efetiva ocupação do espaço e deste modo inserir o país na Nova Ordem Mundial.
c) um fenômeno isolado que, neste final de século, representa uma ação geopolítica de interesse do Estado.
d) a mais importante alternativa para o desenvolvimento de latifúndios e grandes empresas agroindustriais.
e) sinônimo de terras devolutas cuja apropriação é franqueada a pioneiros.

05 - (Pucrio) A expansão da produção da soja no Brasil atende a numerosos interesses. Assinale a afirmativa que NÃO apresenta corretamente interesses relacionados com a produção da soja:
a) sua exportação contribui para a obtenção de superávits na balança comercial;
b) sua ligação com o mercado de trabalho garante numerosos postos de trabalho;
c) seu preço no mercado mundial envolve os mercados de ações e grupos financeiros;
d) sua produção está associada aos complexos agroindustriais e ao agronegócio;e) seu cultivo exige grandes investimentos em insumos e máquinas produzidos pelas transnacionais.

06 - (DESU) A criação de um mercado consumidor de produtos agrícolas determina, por conseqüência, a harmonia ou interação da economia agrícola com a economia industrial. O agricultor trabalha cada vez mais para alimentar o mercado de consumo urbano, mas também ele se torna um consumidor de produtos vindos da cidade.
O trecho acima demonstra
a) a auto-suficiência do campo.
b) a modernidade do meio rural.
c) a dependência da economia industrial.
d) a interdependência entre o campo e a cidade.

07 - (Unifesp) A partir do gráfico, está correto afirmar que a produção agrícola brasileira, no período de 1975 a 2003,
a) teve um crescimento vertiginoso, mantendo as áreas de cultivo, que é destinado à exportação.
b) manteve-se estável, apesar do crescimento da área cultivada, gerando desmatamento elevado.
c) apresentou crescimento na produção e declínio na área cultivada, sem prejuízo das exportações de alimentos.
d) cresceu, pelo cultivo de cana-de-açúcar para produzir álcool, triplicando a área cultivada.
e) aumentou mais que o dobro, enquanto a área cultivada expandiu-se pouco, indicando uma maior produtividade.

08 - (Uerj)
Radiografia do século XX no seu final
Metade da população do mundo – cerca de 3 bilhões de pessoas – vive subalimentada, enquanto outros 10% sofrem graves deficiências alimentícias, totalizando 60% dos habitantes com algum tipo de problema de nutrição. De outro lado, 15% das pessoas do mundo estão superalimentadas. Alimentos não faltam, há excedentes agrícolas – conforme os critérios de mercado, não das necessidades humanas – de 15%. (Adaptado de SADER, Emir. In: MOCELLIN, R. e CAMARGO, R. de. Passaporte para a História. São Paulo: Editora do Brasil, 2004.)
Com base nos dados apresentados no texto, um aspecto marcante da conjuntura macroeconômica mundial do final do século passado e início deste milênio é:
a) aumento da desigualdade social, devido ao desenvolvimento diferenciado entre os países.
b) elevação das taxas do desemprego estrutural, em decorrência da concentração industrial nos países desenvolvidos.
c) baixa produtividade agrícola, em função do acelerado crescimento demográfico nos países do hemisfério sul.
d) distribuição desigual de alimentos, pelo esgotamento de áreas agriculturáveis nos países subdesenvolvidos.

09 - (DESU) Café, cacau, cana-de-açúcar e seringueira – produtos da agricultura tropical – constituem um sistema de cultivo que pode ser classificado como
a) plantation.
b) latifúndio tropical.
c) agricultura moderna em países novos.
d) agricultura mecanizada com irrigação.

10 - (Uerj) O MST é uma coletividade de párias, certamente a única organizada, a mais consciente em relação a sua identidade e a seu sentido, e por isso a mais competente: é uma coletividade de condenados que se fez sujeito da história para revogar a sua condenação. Essa contradição mostra que os parias deixam de ser párias quando se organizam, pois organizar-se é, antes de mais nada, inocular-se a substância social e ocupar um espaço social.
(Adaptado de BISOL, José Paulo. In: A questão agrária no Brasil. São Paulo: Atual, 1997.)
O texto acima apresenta reflexões sobre a origem e a identidade dos movimentos sociais organizados.Um componente da nossa sociedade que explica o surgimento desses movimentos e uma característica de sua organização, respectivamente, estão indicados em:
a) luta pela inclusão social – centralização sindical
b) concentração da riqueza nacional – unidade partidária
c) expropriação dos meios de produção – ativismo político
d) contestação do sistema representativo – coerência ideológica

11 - (DESU) A revolução nas técnicas de agropecuária propiciadas pelo advento da indústria, provocou transferência de força de trabalho do setor primário para os setores secundário e terciário.
Podem-se citar como conseqüências desse fato:
a) o progressivo despovoamento do campo e a urbanização crescente das sociedades.
b) o aumento da produção industrial e o desenvolvimento do transporte aeroviário.
c) a formação de um sistema fechado de produção no campo e a urbanização acelerada.
d) a concentração de mão-de-obra não qualificada no setor terciário e a formação de favelas.

12 - (Uel) O aumento crescente da demanda por produtos livres de agrotóxicos tem impulsionado a agricultura orgânica no Brasil. Esse sistema agrícola que se apóia no manejo sustentável, dispensa o uso de agrotóxicos sintéticos, privilegia a preservação ambiental, a biodiversidade, os ciclos biológicos e a qualidade de vida do homem. Com uma área plantada de 842 mil hectares, o setor movimentou cerca de US$ 1 bilhão em 2003. O país tem 19 mil propriedades e 174 processadoras espalhadas em diversas regiões. (Disponível em: www.agricultura.gov. br.> Acesso em: 19 Jun. 2005.)
Com base no texto e nos conhecimentos sobre agricultura, considere as afirmativas a seguir.
I. Na agricultura orgânica, a forma de produzir demanda uma maior utilização de mão-de-obra para colocar em prática o controle biológico e o manejo integrado de pragas, constituindo-se em alternativa para o desenvolvimento da agricultura familiar.II. O crescimento do mercado para os produtos orgânicos não se limita ao Brasil, o que tem permitido aos agricultores aumentar a receita, por unidade de produção, a uma razão superior à da agricultura convencional.III. O crescimento do número de propriedades rurais em que se pratica a agricultura orgânica invalida o debate sobre os impactos do consumo de agrotóxicos no Brasil.IV. O sistema de agricultura orgânica é impraticável nas pequenas propriedades rurais, pois a eliminação do uso de fertilizantes e de pesticidas químicos proporciona um aumento dos custos de produção, o que, conseqüentemente, diminui a renda da unidade produtiva agrícola.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a) I e II.
b) II e III.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, III e IV.

13 - (Uepb) O poema e as proposições a seguir são radiografias da estrutura fundiária do Brasil. Analise-os e identifique a resposta correta.
“Malditas sejam/ todas as cercas / Malditas sejam / todas as propriedades privadas / que nos privamde viver e de amar/ Malditas todas as leis / aprovadas por mãos/ que amparam as cercas e os bois/ e fazem da terra escrava / e escravizam o homem”. (Ariovaldo Umbelino)
I. A distorção da estrutura fundiária vem se acentuando no Brasil com a modernização agrícola. A violência e os assassinatos são uma constante na vida daqueles que buscam o direito de possuir a terra.II. Desde o início do processo de colonização, a terra no Brasil representou um bem social, uma mercadoria cara e fundamental para o desenvolvimento do Estado.III. Nas regiões Norte e Nordeste, o latifúndio está concentrado nas mãos das oligarquias locais e grupos econômicos que impõem relações de trabalho tradicionais e algumas bem próximas à escravidão.
Está(ão) correta(s)
a) Todas as proposições
b) Apenas a proposição I
c) Apenas a proposição II
d) Apenas a proposição III
e) Apenas as proposições I e III

14 - (Fatec) Considere os textos a seguir:
I. Os canaviais paulistas devem crescer dos atuais 3,3 milhões de ha para 4,3 ha em 4 ou 5 anos. Asperspectivas para o agronegócio sucroalcooleiro passam por uma boa fase, especialmente por causa do preço do petróleo e já se prevêem possibilidades de novas expansões capazes de dar ao Brasil posição geopolítica relevante no mundo.II. Cerca de 40 mil migrantes, a maior parte deles nordestinos, representam a mão-de-obra utilizada noscanaviais da região de Ribeirão Preto.A produtividade média por homem tem crescido rapidamente, mas a remuneração pelo trabalho continua evoluindo em ritmo lento.
A leitura dos textos e os conhecimentos sobre a agricultura brasileira permitem afirmar que
a) o crescimento tecnológico do setor agrícola ainda está restrito aos estados do Sudeste e do Sul do país, justamente onde a mão-de-obra é mais numerosa.
b) o agronegócio ligado à produção de açúcar e álcool é, atualmente, o único em expansão no país justamente por concentrar-se na região que mais recebe migrantes.
c) uma das principais características do agronegócio no Brasil é sua grande capacidade de gerar novosempregos, sobretudo para mão-de-obra migrante.
d) a modernização do campo aumentou a competitividade do país em nível internacional, mas ainda não foi suficiente para aprimorar as relações de trabalho no setor agrícola.
e) a ampliação das atividades agrícolas modernizadas tem sido responsável pela criação de novas oportunidades de emprego para as populações rurais mais carentes.

15 - (Ueg) A agropecuária no Brasil apresenta duas faces diferentes. Uma – denominada agronegócios (agribusiness) – é a da modernidade e da elevada produtividade, que a coloca entre as mais competitivas do mundo, apesar das barreiras encontradas pelos produtos agrícolas brasileiros nos principais mercados internacionais. Outra se caracteriza pela miséria dos trabalhadores rurais, que perdem seus empregos e suas terras e tornam-se incapazes de prover a própria subsistência. LUCCI, Elian A.; BRANCO, Anselmo L.; MENDONÇA, Cláudio. Geografia geral e do Brasil. São Paulo: Saraiva, 2003, p. 133.

De acordo com o texto acima e seus conhecimentos sobre a atividade agrícola brasileira, julgue as proposições abaixo marcando V (verdadeiro) ou F (falso).
( ) Parte da exploração agrícola está entre as mais modernas do mundo, competindo em produtividade e preço com a produção dos países centrais, além de constituir um dos maiores setores de exportação do país.
( ) A constituição de cadeias produtivas que integram vários setores da economia, como fornecedores de insumo, produção, processamento, transformação e distribuição de produtos agrícolas, são denominados agronegócios.
( ) O avanço dos cultivos comerciais, principalmente da soja, do algodão e da pecuária bovina em áreas de agricultura tradicional, tem como conseqüência a expropriação do pequeno agricultor e a degradação ambiental, entre outros fatores. ( ) No espaço rural brasileiro são percebidas duas realidades que se contrapõem. De um lado, o meio ífico/informacial e, de outro, o tradicional.
Marque a alternativa CORRETA
a) F, F, F, V
b) V, F, F, F
c) V, F, V, F
d) V, V, V, V
e) V, F, F, F

16 - (Uel)
Considerando a perspectiva do cartunista sobre o campo brasileiro, a charge evidencia:
a) A proliferação dos minifúndios em virtude das sucessivas partilhas por herança e conseqüente insustentabilidade econômica das propriedades.
b) O amplo acesso à terra decorrente da distribuição eqüânime entre as diferentes estirpes familiares desde os primórdios da colonização.
c) A legitimidade tanto do uso das armas quanto da consolidação de milícias privadas para a manutenção do patrimônio fundiário intra-familiar.
d) O acelerado processo de desconcentração fundiária decorrente das sucessivas vendas de terra entre uma mesma linhagem familiar.
e) O bloqueio do acesso democrático à terra em virtude da ausência de limites máximos de extensão das propriedades.

17 - (Uff) A "Revolução Verde", implementada em países latino-americanos e asiáticos nos anos 60 e 70, tinha como objetivo suprimir a fome e reduzir a pobreza de amplas parcelas da população. Entretanto, as promessas de modernização tecnológica da agricultura não foram cumpridas inteiramente, o que contribuiu, decisivamente, para a geração de novos problemas e aprofundou velhas desigualdades.
Assinale a opção que faz referência a efeitos da "Revolução Verde"
a) coletivização das terras, implemento da agroecologia e expansão do crédito para os agricultores.
b) distribuição eqüitativa de terras, difusão da policultura e uso de defensivos biodegradáveis.
c) expansão de monoculturas, uso de técnicas tradicionais de plantio e fertilização natural dos solos.
d) reconcentração de terras, crescimento do uso de insumos industriais e agravamento da erosão dos solos.
e) estatização das terras agrícolas, trabalho em comunas e produção voltada para o mercado interno.

18 - (Ufrj)
"Todas as nações do chamado Terceiro Mundo usam seu solo arável para exportações, e em todas há fome. Quanto mais exportam, mais longe estarão de resolver seu próprio problema alimentar. As nações ricas tendem a usar cada vez mais seu solo para a produção de alimentos essenciais, deixando para as nações pobres a produção complementar de matérias-primas para processamento industrial..." OLIVA, Jaime e GIANSANTI, Roberto. "Temas da geografia mundial". São Paulo, Atual, 1995. p.228.
A exemplo do Terceiro Mundo, o equívoco brasileiro resulta.
a) da pequena produtividade dos seus solos aráveis.
b) da sua insuficiente capacidade agrícola, frente à população nacional.
c) da destinação prioritária da sua produção agrícola subsidiada.
d) da importância secundária que dá ao seu setor primário.
e) da incapacidade agrícola nacional, frente à produção dos países ricos.

19 - (Uerj) O mapa acima mostra a distribuição espacial de conflitos em torno da propriedade da terra no Brasil.
Observando a diferenciação por estados e regiões e traçando um paralelo com as características da agricultura brasileira, é possível afirmar que os conflitos ocorrem principalmente em:
a) áreas em processo de modernização agrícola e expansão da agroindústria.
b) estados administrados pela oposição ao governo federal e em crise econômica.
c) regiões de maior densidade demográfica e crescimento populacional acelerado.
d) periferias das grandes metrópoles e áreas urbanas em processo de rápida expansão.

20 - (Ufrs) Sobre a agricultura brasileira são feitas as seguintes afirmações.
I. A mecanização da agricultura é uma das manifestações da modernização agrícola, e trouxe consigo o êxodo rural.II. A estrutura fundiária brasileira mantém-se excludente, na medida em que privilegia o grande capital e as culturas de exportação, em detrimento da agricultura familiar.III. A reforma agrária é atualmente uma das grandes questões sociais e políticas do Brasil, congregando vários setores da sociedade e partidos políticos.
Quais estão corretas?
a) Apenas I.
b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) I, II e III.

21 - Leia os trechos atentamente:
1. “O fortalecimento da agricultura familiar depende de políticas de crédito estáveis, assistência técnica, infra-estrutura, escoamento, seguro, garantia de mercado e preço e políticas sociais voltadas para aproximar a qualidade de vida no campo à das cidades (saúde, educação, cultura, lazer, energia)”.
2. “Ao mesmo tempo em que investe na qualificação do pequeno produtor, o governo está procurando apoiar projetos de integração produtiva, que possibilitem a redução de custos e agregação de valor aos produtos. É a partir dessas iniciativas de inclusão dos pequenos produtores no mercado, somado ao crédito, à preservação da terra e às condições para melhorar a produção, que o governo Lula acredita estar começando uma verdadeira revolução no campo brasileiro”. (ADAPTAÇÃO)Nelson Breve - 20/9/2004 Agência Carta Maior
Considerando as informações presentes nesses trechos, exponha quais são os problemas que o governo tem considerado na expectativa de minimizar as questões agrícolas no Brasil?

O o governo busca adotar uma política agrícola que persista ao longo do tempo, à medida que valoriza o trabalho familiar, capacita e qualifica o trabalhador e sua família para a autonomia, para compreensão dos mecanismos de concorrência e demando no mercado nacional e internacional. E a outra questão é a preocupação com a infra-estrutura para escoar a produção e proporcionar conforte e atrativos para se manter a família produtora na área rural com qualidade de vida e condições de sustentabilidade, inibindo êxodos, favelização e aumento da violência.