quinta-feira, 18 de outubro de 2007

HIERARQUIA URBANA

Quando se analisa da rede urbana de qualquer país, esta conduz a certas observações importantes:
1- existência de cidades de diferentes categorias dimensionais, isto é, de diferentes tamanhos quanto ao contingente populacional;
2 - cidades que possuem funções urbanas definidas, isto é, portuárias, industriais, religiosas, centros políticos-administrativos, turísticos ou ainda aquelas que possuem múltiplas funções;
3 - cidades que se diferenciam das outras pelo desenvolvimento de seu setor terciário, isto é, que possuem a rede de serviços diversificada e desenvolvida e, assim sendo, exercem influências sobre outras cidades e sobre o espaço rural o sobre a região.
Cada cidade possui um mercado consumidor não só interno mas também externo (relativo à região).
À medida que uma cidade consegue desenvolver, ampliar ou diversificar os produtos ou serviços para atender às necessidades de consumo da população, ela exercerá maior influência sobre uma região.
Analisando-se a rede urbana, observa-se que as cidades possuem produtos e serviços de consumo muito freqüentes; as cidades grandes possuem produtos e serviços de consumo raro.
Como exemplo, pode-se citar o caso de se precisar de um especialista em cálculo de concreto para grandes edificações. Numa cidade pequena dificilmente será encontrado tal profissional.
Assim sendo, podemos classificar as cidades brasileiras da seguinte forma:
a) as metrópoles nacionais: Rio de Janeiro e São Paulo, que concentram praticamente todas as principais funções e atividades de maior importância que se possa imaginar, polarizando todo o país.
b) as metrópoles regionais: cidades de grande porte que polarizam vasta área circunvizinha, como Belo Horizonte, Belém, Porto Alegre, Curitiba, Salvador, Recife e Fortaleza.
Há de se ressalvar que neste caso existem as metrópoles incompletas ou centro submetropolitanos, como Vitória, Manaus, Florianópolis, Goiânia, Campinas, Ribeirão Preto, Cuiabá, Juíz de Fora etc.
c) as capitais regionais: são polarizadas pelas metrópoles regionais, mas comanda grande número de cidades de porte médio e pequeno ao seu redor. Citam-se: Londrina, Caxias do Sul, Blumenau, Campina Grande, Montes Claros,
d) os centros regionais: cidades médias que polarizam outras menores, como Jales-SP, Andradina-SP, Formiga-MG, Governador Valadares-MG, ou São João da Barra- RJ.
e) as cidades pequenas ou locais: as demais cidades, aos milhares existentes no país.

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.