segunda-feira, 27 de agosto de 2007

GABARITO CARTOGRAFIA 3º ANO

1. a) Na projeção de Mercator, as menores distorções ocorrem próximas ao Equador, e as maiores distorções, nas áreas próximas do pólo.

b) Ao desenvolvimento das navegações, quando as descobertas de novas áreas, o surgimento de colônias e a crescente circulação de mercadorias demandavam mapas melhores e mais precisos, que exigiram novas técnicas de orientação, mais precisas; por isso, os mapas e as cartas teriam de ser mais corretos e detalhados.

c) Trata-se da rota C. A projeção de Mercator é cilíndrica, e o globo projetado no cilindro tende a distorcer as áreas polares e a esconder o fato de que a Terra foi aberta em “gomos” esticados no sentido leste-oeste. Na rota C, num globo verdadeiro, com o “gomo” diminuído (“encolhido”), a distância é a menor.

17. a) Da América para a Ásia, os marinheiros viajam para locais com 24 horas a mais, ou seja, um dia. Os marinheiros se encontravam sob a linha internacional de data exatamente à meia-noite da sexta-feira, enquanto na ilha ainda era meia-noite da quinta-feira. Como a embarcação se encontrava navegando no sentido oeste, ela estava um dia adiantada.

b) O navio Daphne está a oeste da linha internacional de data e a ilha está a leste dessa linha, o que explica a diferença de 24 horas entre os dois. A linha do meridiano de 180°, que é a marca da mudança internacional da data, é o antimeridiano de Greenwich, ou seja, uma convenção internacional que permite a passagem de um dia para outro, evitando erros no calendário. Ela foi estabelecida numa localidade da Terra dominada na maior parte pelas águas do Oceano Pacífico, onde há poucos territórios e habitações, o que evita prováveis confusões.

c) Quando o avião sai às 21h do dia 21 de no-vembro de Rio Branco (AC), em Campinas são 23h. Como a viagem demorará cinco horas, ele chegará a Viracopos (Campinas) às 4h da madrugada do dia 22 de novembro (horário oficial do Brasil). É importante lembrarmos que, nessa data, Campinas está em horário de verão, portanto serão 5 horas da madrugada.

19. 01 + 04 + 08 + 16 = 29

GABARITO
2. e 7. a 12. e 18. a
3. c 8. e 13. d 20. c
4. a 9. b 14. d 21. b
5. d 10. b 15. b 22. c
6. b 11. b 16. e 23. d

Nenhum comentário: