sábado, 12 de maio de 2007

Exercícios: meio ambiente.

1 - Demonstre as razões do verdadeiro desastre ecológico que ocorreu na área do Mar de Aral e seus efeitos.
Devido ao cultivo irrigado do algodão nesta região semi-árida. Para isto, foram canalizados os rios Amu-Darya e Sir-Darya, que desembocam no Mar de Aral. Em face da diminuição do débito fluvial destes rios no mar e da maior evaporação da água canalizada para irrigação, o Mar de Aral está secando e assim diminuindo em extensão e profundidade. Suas águas estão mais salgados e estão morrendo os peixes.

2 - Demonstre como o desmatamento DA AMAZÔNIA pode iniciar um processo futuro de desertificação.
O ciclo hidrológico torna-se mais rápido , já que ocorre mais evaporação que infiltração de água nos solos (antes usada pelas plantas ao longo do tempo na medida de suas necessidades) e mesmo a água em circulação diminui na área desmatada, pois ela foi escoada para os rios e daí para os oceanos e mares. As chuvas tornam-se mais escassas e irregulares.

3- Como se pode explicar a sobrevivência das árvores e a perenidade dos rios do cerrado, durante o período da prolongada estiagem (seca)?
Nos cerrados as árvores e arbustos apresentam galhos e troncos retorcidos – para diminuir a ação do calor do Sol; as raízes profundas – em busca de água nos lençóis freáticos, são, também, adaptações à pobreza dos solos. Podem apresentar xeromorfismo com as folhas cobertas de cera, a fim de diminuir a evapotranspiração durante o inverno seco. Durante o inverno ocorrem incêndios naturais que não destroem as plantas - sua casca grossa de cortiça é como um escudo protetor - a planta fica apenas chamuscada pelo fogo.

4 - Identifique e explique a causa principal e conseqüências do aquecimento global.
Causa principal do efeito-estufa: aumento de dióxido de carbono (CO2). Conseqüências: dificulta a dispersão do calor emitido pela superfície terrestre e aumentando a temperatura no planeta. O nível do mar está subindo lentamente; descongelamento anormal dos glaciares;o campo de gelo que recobre a Antártida diminui; desaparecimento de áreas urbanas e agrícolas próximas ao litoral.

5 - Identifique e, em seguida, justifique os condicionamentos do efeito-estufa ao nível de microclima urbano.
ilhas de calor: As construções urbanas (edifícios e ruas pavimentadas), a ausência de biomassa (áreas verdes), o maior uso de combustíveis fósseis (pelos veículos automotores) e concentração de gases e de material particulado (fumaça, pó, fuligem) na área central das metrópoles faz com que se absorva mais insolação (calor do Sol) e a irradie mais do que nas áreas periféricas.

6 - Demonstre um dos motivos da semiaridez do Sertão do Nordeste do Brasil.
Os ventos alíseos de sudeste se carregam de umidade no Oceano Atlântico; as nuvens, ao subir as encostas do Planalto de Borborema, deixam a umidade em suas encostas (de barlavento, voltadas para o mar) – são as chuvas orográficas. Aí está a Zona da Mata com clima tropical úmido. No alto da Borborema situa-se uma área de transição, o Agreste. Do outro lado da Borborema, na encosta de sotavento, as nuvens já perderam quase toda a umidade contida em seu interior, daí o clima ser o semi-árido, com chuvas escassas e irregulares e a vegetação espinhenta da caatinga no SERTÃO.

7 - É paradoxal a Bacia Amazônica constituir o maior potencial hidrelétrico do Brasil, mas seu rio principal ser um autêntico rio de planície. Comente geograficamente as razões deste paradoxo.
Devido aos seus afluentes, sobretudo os da margem direita (ao sul do Amazonas) que, ao descerem dos planaltos formam cachoeiras e corredeiras. O rio Amazonas é um autêntico rio de planície – o Baixo Amazonas é uma hidrovia natural.

8 - A Floresta Amazônica não é singular, mas plural pela sua diversidade florística e pela tripla morfologia, conforme o relevo e a hidrografia regional, em 3 matas diferentes. Identifique e localize estas três matas.
No Baixo Amazonas, constantemente inundada, situa-se a Mata de Igapó; só inundada durante as cheias, está a Mata de Várzea. A parte da floresta nunca inundada é a Mata de Terra Firme.

Um comentário:

nhá...emooxinhá disse...

eu gostaria de saber quais sao as vantagens da existência de aelc..
por favor mande para o meu e-mail,para eu poder fazer meu trabalho.
desde já grata.
mayra.